R.Almeida
Vamos então ver se o produto final corresponde
caruma
Nos travões acabou por não resultar muito bem, fruto do pouco interesse da empresa que fez o trabalho em prestar atenção a umas peças minúsculas. Depois acabei por comprar os Formula Oro e a coisa ficou em banho maria.
Para já vou experimentar envernizar num pintor auto. Se não aprovar vai ao ácido e anodiza-se.
Bruno
Não vai haver pintura opaca em nenhum lado. O carbono ficará em bruto (envernizado claro) e a escora inferior seguirá o mesmo tratamento do quadro. Até a colagem do carbono ao alumínio vai ficar à vista! Um pouco como a Rize 3Z com Hammerschmidt, mas com a diferença da escora ser também polida.
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//Rodas
O que tinha? Cubos DT Swiss 240s montados em aros DT Swiss XR400 de 32 furos, com raios Sapim CX Ray.
E agora? Mantém-se a montagem, sendo que agora o cubo da frente foi substituido pela versão lefty do DT Swiss 240s.
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Não me vou alongar muito na análise das rodas, uma vez que já o fiz anteriormente no tópico da Canyon. Acompanham-me há cerca de 2 anos, já sofreram todo o tipo de experiências transcendentais e sobrenaturais em todo o tipo de terrenos e/ou estrada. São senhoras de um cadastro completamente isento de qualquer tipo de problema. Lubrificação pontual do sistema de engate e estão prontas para outra!
Não lhes encontrei, por isso, defeito de tal ordem que justificasse a troca de nenhum dos componentes. Os cubos são lendários, os raios idem e os aros são o compromisso ideal entre ter olhais, peso/preço comedido e não resmungar com um ciclista a rondar os 90 quilos. Não valia a pena pensar em montagens mais leves, comprometendo possivelmente a fiabilidade.
Com a ansiada conversão para Lefty, havia necessidade de trocar o cubo frontal para um compatível com a excentricidade americana mono-perna. No mercado não existem muitas opções disponíveis (Tune, Extralite, Project 321, Cannondale, FRM, DT Swiss) e as que existem estavam feridas de contras que rapidamente as relegavam para segundo plano. Característica comum a todas as opções era o facto de não combinarem com o cubo traseiro. Como sou assumidamente paranóico com os conjuntos, era para mim importante que ambos os cubos batessem certo. Depois todos exigiam a troca de raios seja pela medida seja, por exemplo no caso do Extralite, porque os raios exigidos eram straight pull o que, em CX Ray, não é fácil de encontrar por cá.
Já que não tenho o cubo traseiro Chris King que adoraria (e aí sim, teria de obrigatoriamente fazer um conjunto heterogéneo), deixei de fora todas as restantes opções, sobrando o relativamente recente 240s em versão lefty. Com um preço em linha com os concorrentes mais baratos (115€) e sobejamente conhecida a qualidade do material da Dt Swiss, não haveria muito que contestar. Este cubo apresentava igualmente duas vantagens principais vantagens sobre todos os outros: Primeiro porque fazia o tal pandã com o cubo traseiro
e depois porque me poupou 80 euros em raios uma vez que as falanges são exactamente iguais à da versão QR 9mm que eu já tinha. Assim sendo, foi só mandar trocar de cubos e enraiar a roda de novo. Sem surpresas com stocks de raios esquisitos ou gastos extra.
Conseguir o cubo na furação que eu pretendia, 32 furos, já foi outra história! Encontrava um pouco por toda a europa o cubo em 28 furos, mas nada com os 32 dos meus aros, furação que era referida no leque de opções que constava do site da DT.
Para não dizerem que só compramos lá fora, o meu primeiro telefonema foi para o antigo importador da DT Swiss em Portugal que, julgava eu, poderia ter o melhor canal de comunicação com o actual distribuidor ibérico no sentido de agilizar a compra, uma vez que ter uma roda específica para lefty era essencial para poder sequer pensar em rolar com a bicicleta. Perante o contacto telefónico não me souberam dar resposta no imediato, situação que já esperava uma vez que eventualmente iriam consultar a Team Bike em Espanha para saber a disponibilidade e no dia seguinte seria feriado. Ficaram de me ligar com o custo do cubo bem como a previsão de entrega.
Três dias depois, farto de esperar, enviei emails para 5 distribuidores nacionais da Dt Swiss: Espanha, França, Reino Unido, Bélgica, Itália e Holanda. A R2-bike já me tinha informado que o distribuidor alemão não importava este modelo, por isso não os contactei.
O email foi enviado às 9h57m. 6 minutos depois (sim... seis!), já tinha a primeira resposta. O distribuidor Belga informa-me que tem esse cubo em stock. Não vendem ao público mas indica-me que loja vende e com quem tenho de falar. O email já vai com conhecimento para essa pessoa.
Envio um email para a loja a solicitar a encomenda do cubo. Respondem-me 45 minutos depois com toda a informação sobre o processo de encomenda, já que não irá passar pela plataforma do site uma vez que era venda única. Repondo, acertamos os pormenores e a compra fica efectivada. 2 horas depois do primeiro email para os distribuidores.
Dos contactos efectuados, apenas me responderam os distribuidores holandês e inglês informando que não arranjam o cubo e o distribuidor francês informando que o cubo seria modelo novo de 2012 e, por isso, só no final do mês é que o poderiam fornecer aos distribuidores locais. 22 dias depois, ainda continuo à espera de um telefonema em português. O engraçado é que o cubo já está montado nas rodas... vá-se lá perceber depois os queixumes que compramos tudo lá fora!
E pronto, já tenho o meu conjunto de rodas prontinhas a rolar. Como os autocolantes já estavam algo danificados, foram removidos e o aro está agora com um ar limpo e sóbrio. Não sei se voltarei a colar algo por lá. Depende do que me atravessar as ideias...
A única alteração futura será a colocação do kit de engate de 36 pontos da DT, que dá uma ajuda suplementar nas zonas mais técnicas. E não, não vou mentir! Gostava também de um pouco mais de acção sonora vinda da roda de trás!
Tenho de ver se encontro uma loja cá no burgo que o comercialize ou então, espero por uma próxima encomenda online para juntar esse pequeno extra.