Após cerca de 1 ano de Flash 29" e alguns milhares de kms, uma pequena actualização:
Quadro: As normais marcas de utilização, mas continua a ser a "alma" desta máquina! Excelente rigidez e um conforto fenomenal são os pontos altos.
Suspensão: Fiz o "reset" dentro das horas previstas e a revisão completa ás 100 horas. A revisão é cara (já estava avisado) porque não é feita em Portugal, no entanto ao fim de uma semana está pronta a entregar.
Após a revisão ainda não consegui encontrar a afinação mais correcta, o que já me causou alguns dissabores. Está menos sensível e com a frente mais instável...vou em breve fazer novos testes com novas pressões e valores de sag para ver se consigo voltar à excelente afinação que já tive.
Transmissão: Mudei recentemente a transmissão (corrente SRAM PC 1091 e cassete SRAM PowerGlide 1070), a anterior que vinha de origem portou-se muito bem e só agora com a lama é que entregou a alma ao criador.
Pedaleiro XX e desviador frente XX, sem comentários...muito bom!
Desviador traseiro XT e shifters XT, continuo surpreendido. Funcionam muito bem, rápidos e precisos ao ponto de não ter vontade de voltar a ter Grip Shift, quando tiver que fazer algum upgrade aqui, provavelmente mantenho Shimano e evoluo para XTR.
Travões: Como disse no início da análise, tenho má impressão dos Avid, não pela potência mas acima de tudo pela sua fiabilidade. No entanto até ao momento não tenho nenhuma razão de queixa...trocar pastilhas e siga!
Rodas/pneus: Alguns amigos perguntam frequentemente pela rigidez e acima de tudo fiabilidade destas rodas (ZTR Crest, DT Swiss 240, Sapim CX Ray).
A rigidez apesar de ser óptima, admito que possa não ser igual por exemplo a umas Mavic Crossmax SLR, já tive Fulcrum Red Metal Zero e já andei com rodas de carbono para 26" e 29" e de facto nota-se a diferença. No entanto garanto que estamos a falar de diferenças mínimas para a maioria de nós.
Já em relação à fiabilidade, apenas uma palavra: Excelente! O kit tubless sem alterações nem preocupações, zero manutenção, zero empenos e apenas um raio partido!
Os pneus Maxxis Crossmark 2.1 (convertidos p/ tubless) também têm correspondido ás expectativas, apenas um furo, ou melhor um enorme rasgão que na pedra onde foi, creio que rasgava qualquer pneu UST.
Selim: Já sabia que selins de carbono para BTT é sempre um risco, mas arrisquei...e correu mal.
Um carril partido que obrigou a desistir aos 20Km numa prova que queria tanto fazer. A garantia funcionou bem, troquei para o mesmo selim (Fizik Tundra 2) mas com carris em Kium. Esta versão pesa 190g, mais 30g que a versão em carbono.
Fica a análise, em breve coloco umas fotos mais actuais para avaliarem o desgaste do material.
Boas voltas,
RA