29er Cannondale Flash Carbon 29er

ruialexis

Elos Rápidos
Cannondale Flash Carbon 29'er 3, é esta a base na minha nova máquina.

Após cerca de 600Km e 30h a pedalar, já consigo ter uma opinião relativamente fundamentada da Flash 29er...e é muito bom ;)

Não vou entrar na discusão das 26" vs 29er agora até já se fala das 650b, mas sempre que faço comparações são relativas à minha Specialized Epic S-Works 26" que ainda mantenho e foi a minha única bicicleta de BTT no último ano.

Algumas imagens iniciais:
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Os componentes actuais:

Quadro: Flash 29'er, BallisTec Carbon, SPEED SAVE, BB30 1.5 Si head tube
Susp/Forqueta: Lefty 29'er PBR, 90mm, OPI, Solo Air
Caixa direcção: Cannondale HeadShok Si
Avanço: Cannondale OPI adjustable, -15 degree, 31.8
Guiador: Ritchey WCS UD Carbon Flat 10° 31.8 MTB
Punhos: ESI Grips Chunky White
Travões: Avid Elixir 9, 180/160mm
Desviador dianteiro: SRAM X7, direct mount
Desviador traseiro: Shimano XT caixa longa
Manípulos mudanças: Shimano XT
Cassete: SRAM PG-1030, 11-36, 10-speed
Corrente: KMC X10SL, 10-speed
Pedaleiro: SRAM S1400, BB30, 39/26
Rodas: NoTubes ZTR Crest black 29er. Cubos DT 240s/Lefty disc. Raios Sapim CX-Ray
Pneu dianteiro: Schwalbe Racing Ralph Evo, 2.25" tubeless ready
Pneu traseiro: Schwalbe Racing Ralph Evo, 2.25" tubeless ready
Selim: Fizik Tundra 2 Carbon Saddle white/black
Espigão selim: Cannondale C2, 27.2x400mm
Pedais: Look Carbon Ti

As fotos actuais:

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Peso inicial c/ pedais grades bidon e suporte Garmin: 10,550 Kg
Peso actual c/ pedais grades bidon e suporte Garmin: 9,700 Kg

Não sou de todo um "weight weenie", valorizo acima de tudo a resistência e a fiabilidade associadas sempre que possível a um peso baixo ;)

As primeiras impressões:

Quadro: simplesmente impressionante! A minha primeira e enorme dúvida tinha a ver com o conforto, as HT 26" (inclusive a Flash) em qualquer prova com mais de 2/3 horas (faço maratonas e ultra/maratonas) eram um problema para as minhas costas, acima de tudo representavam um tipo de sofrimento que não aprecio... Estando eu perfeitamente adaptado à Epic S-Works pensava que tinha o auge do conforto e nada seria melhor!
No entanto estava semi enganado, passo a explicar: Não posso dizer que a Flash 29er é mais confortável que a Epic, porque não é. No entanto permite um tipo de condução completamente diferente que associada a um quadro que absorve por si grande parte das irregularidades do terreno com a melhor suspensão que experimentei até hoje permite 3/4 horas a fundo com muuuuito conforto. Já fiz inclusive um treino de 7 horas na Arrábida e cheguei ao fim sem uma única dor (sem contar com o natural empeno ;))

Suspensão:Que enoooooorme surpresa! Já tive 2 Fox e uma E100 da Specialized c/ brain e pensava que nada seria melhor que a sensibilidade das Fox's e a rigidez da E100. Confesso que sempre que surgiam alguns amigos com a conversa das Lefty's...isto é muito bom e tal, é muito rigido é o melhor aqui do bairro, é diferente etc... pensava "estes gajos lá porque tem uma suspensão que lhe falta uma bocado pensam que descobriram a pólvora" ;)
No entanto faço aqui publicamente para a malta do Fórum um "mea culpa" porque tudo aquilo que diziam é irritantemente verdadeiro e admito que nunca experimentei uma suspensão que permitisse uma leitura do terreno tão perfeita, tão linear. Que tivesse uma rigidez simplesmente impressionante e já agora que tivesse uma peso tão baixo para 29er (1,400 Kg). Mas creio que esta é daquelas questões que só experimentando é que conseguimos ter uma noção perfeita do que é uma Lefty...

Transmissão:
Shimano, SRAM...todos nós já experimentamos a maioria destas transmissões. Já há uns anos que usava SRAM com grip shift, no entanto a sensibilidade e funcionamento dos shifters Shimano XT estão a ser uma surpresa agradável...para já é para manter. A pedaleira é o elo mais fraco essencialmente porque é muito pesada, vamos ver se a troika deixa pensar no assunto ;)

Travões:
Sobejamente conhecidos, já tive uns Avid Elixir CR que foram muitos potentes mas poucos fiáveis. Estes Elixir 9 mantém a potência (o disco de 180mm na frente faz sentido), vamos ver a fiabilidade.

Rodas/pneus:
As rodas que vinham montadas de origem (Sun Rigle EQ25) são razoáveis, resistentes mas muito pesadas (2 Kg aprox.) e com rigidez relativa...vou mantê-las porque ainda não conheco bem a fiabilidade das ZTR.
As ZTR Crest tem cerca de 130Km, 65Km em competição e as primeiras impressões são boas: Super rolantes (sempre quis ter uns cubos DT Swiss 240 e são fantásticos), muito rígidas e francamente leves (1,450 Kg s/ fita e válvulas).
Os pneus Schwalbe Racing Ralph 2,25 TR, apesar do enorme balão (parecem pneus de tractor) são muito rolantes e ao contrário do que pensava, nestes 600 Km que incluiram vários tipos de piso tiveram zero furos!

Fica portanto uma primeira opinião sobre a Cannondale Flash Carbon 29er que irá ser enriquecida naturalmente com os Km's e com os empenos que tenho agendados e vão ser uns quantos ;)

Ps: quem tiver máquinas destas que se manifeste, porque até agora só conheço a minha e a "mota" do Gamito!
Ps2: Apesar de todo este entusiasmo continuo a achar que as 26" tem o seu lugar e o ideal é ter uma de cada!

Boas voltas,
RA
 
Que máquina :D fantástica esta esquerdina de rodas grandes, se tivesse os €€€ para investir de certeza que seria esta a minha actual escolha pois a Scalpel 29ER Carbon tem um preço muito proibitivo. Só uma questão quanto tempo esperas-te por ela? É que da ultima vez que andei a sondar o meu vendedor para uma possivél troca tinha de esperar 3 meses pois andavam esgotadas. Se quiseres melhorar ainda mais o conforto o espigão SAVE da cannondale deve ser uma boa opção, acho é que tem um preço um bocado alto, mas acredito que funcione ;). Que pedaleira tens em mente?
Isso agora quer é km em cima, vai dando feedback da mesma.

Cumprimentos
 
Viva
Bela máquina.
Essas rodas são topo de gama, eu tenho umas mas na versão, digamos não lefty, e estou satisfeito.
Boa sorte com a bike.
Marco Anileiro
 

Medroso#78

Active Member
Boas amigos do pedal! :)

Muito obrigado pelo "comparativo". Gostei, vejo que nada como experimentar para que se possa realmente ter a nossão das diferenças entre so mais diversos modelos/marcas. Confesso que as lefty me fáz imensa confusão (com tanta pancada que leva como aquilo se segurta) lol mas.... quanto ao seu bom fucionamento não tenho qualquer dúvida (embora nunca tenho experimentado) mas os mais diversos relatos falam por sim!! :)

Muito obrigado pela partilha de experiencia/conhecimento. ;)
 

lmlima

New Member
Tive mesmo mesmo para comprar essa grande maquina... acabei por ir para a stumpjumper ht carbon:)

É lindissima em todas as vertentes.. e acho piada aquele promenor das cages spec right size sem a respectiva lateral fazerem pandam com a perneta da lefty... lol

Parabens pela escolha:)
 

jaba

Member
Uma maravilha de bike! Não me agrada o verde, mas que se lixe a taça! Brutal, dá-lhe gás que ela merece!
 

RTC

Super Moderador
Pois, esse verde por acaso também não me entra no "goto" mas não é para nós gostarmos! :D
Dá-lhe kms Rui, que calculo que essa bike ainda vai fazer uns milhares este ano :p
 

nmp

Member
Parabéns pela bike Rui. Simplesmente fantástica...!! É de ficar babado só de ver...

Se fosse comprar hoje uma bike era essa que escolheria, mas na outra cor (preto/branco/vermelho)... Talvez um dia consiga realizar o sonho de ter uma na garagem...

Cumprimentos e boas pedaladas
 

ruialexis

Elos Rápidos
edudias999,
não esperei tempo nenhum pela bike, encontrei por informação de um amigo uma loja que tinha feito a encomenda na apresentação da colecção no verão de 2011...e chegou no final de Janeiro!!!
Sei que a maior parte dos modelos estão esgotados e as encomendas no inicio do ano devem chegar em Maio/Junho...enfim, Cannondale no seu melhor ;)
O espigão já está encomendado, mas só chega em Abril... A pedaleira vai ser XX.

lmlima,
as grades de bidon são pesadas 43g cada, mas muito funcionais e evitam riscar o quadro...verde by Specialized :D Também pensei na Stumpjumper, mas a Flash era um sonho antigo e não havia volta a dar!

jaba, RTC, nmp,
depois de 5 Specialized's todas com o vermelho presente, foi de facto uma mudança radical. Confesso que antes de ver a bike não estava muito entusiasmado com a cor, mas depois de ver ao vivo mudei de opinião...e Cannondale tem que ser verde meus amigos!! É a mesma coisa que ter um Ferrari azul ou amarelo :cool:

Mas atenção, livre-se aquele que ousar por em causa o meu Benfiquismo ;)

RA
 

petiagos

New Member
Por isso é que a minha é branca e vermelha ... com cadito de preto, heheheh
Agora a sério, parece que as 29 estão em força ... bela máquina sim senhor.
 

JoaoPeixe

New Member
Gostei muito da máquina, as "esquerdinas" começam a aparecer em força!
Para mim, o mais importante da tua análise foi claramente em relação às rodas e aos cubos (DT swiss 240), uma vez que estou muito inclinado para comprar umas rodas ZTR alpine, com cubo dt swiss 240 e raios sapim ou dt swiss competicion, e cada vez vejo mais pessoas completamente conquistadas pelos cubos DT swiss e os aros ZTR pela leveza e rigidez!E cada vez tenho mais certeza que é o que eu quero!
Dá-lhe quilometros que "ela" quer é disso;)

Um abraço
 

ruialexis

Elos Rápidos
JoaoPeixe,

só para "chatear" este fim de semana fiz mais um treino de 4,5h (95KM) e estou cada vez mais convencido com a compra das rodas!
Excelente rigidez, a rolar nunca vi nada assim e muito leves para aquelas subidas que nunca mais acabam. Os raios continuam sem nenhuma alteração e os aros sem nenhum tipo de empeno!

A prova derradeira será no Oh Meu Deus no próximo fim de semana, 150Km c/ 3800m para testar ao máximo o material...e já agora o homem ;)

RA
 

RLUTAS

New Member
já estou a ver que ficas te mesmo "viciado" com essa menina...e a tua EPIC S-WORKS????

parece que está esquecida!!!!lolol

Abraço
 

ruialexis

Elos Rápidos
Viva RLUTAS!

Acredita que a Epic S-Works não está esquecida, felizmente pude ainda ficar com ela.
Confesso que já pensei em vender sem publicitar muito a ideia, mas como já disse anteriormente creio que as 26" principalmente FS tem o seu lugar e ainda me dão muito "gozo" a pedalar!

:eek:fftopic:
A Epic S-Works é a melhor 26" que já tive oportunidade de experimentar (modelo 2010 c/ Carbon Fact11), extremamente rigida, leve, confortável e super eficaz...nunca perdes tracção em qualquer tipo de terreno e muuuuito confortável.
:back2topic:

Mas agora também fui "infectado" pelo vírus das 29er e por isso, pelo menos nos próximos tempos, a Flash terá oportunidade de mostrar o que vale ;)

1 Abraço,
RA
 

migkubturtle

New Member
Bela máquina e muito bom feedback da mesma......eu acho que ainda vou para uma dessas, pois não vou conseguir esperar até Junho por uma Scalpel 1 29!!!!
 

petiagos

New Member
Reparei que tens o Racing Ralph 2.25 atrás e à frente ...
Eu tenho esse pneu com essa medida atrás ... e só posso dizer maravilhas.
Agora à frente desconheço o comportamento do mesmo. Gostava de saber a tua opinião.

Obrigado e cumps
 
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ruialexis

Elos Rápidos
petiagos,

nunca tinha tido RR na frente, no ínicio estava a usar pressão a mais e não me dava muita segurança.
Agora reduzi cerca de 10 Psi e está mais seguro, mas creio que existem outras opções que transmitem mais confiança. No entanto e em bom português "desenrasca" ;)

RA
 
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