29er Cannondale Flash 29" / 27",5

Patitos

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Após tanta discussão sobre os diversos tamanhos de rodas, resolvi equipar a minha Cannondale para uma experiencia no mínimo interessante.
Antes de mais, aqui vai um pequeno exemplo dos vários tamanhos de rodas:
rodasssdsd.jpg

Resolvi colocar uma Roda tamanho 29" na lefty á frente , e uma tamanho 27,5 atrás.
Após alguns km, aqui fica a minha análise e conclusão.
Optei por colocar roda 29" á frente de vido ao facto de esta ser maior e poder passar obstáculos técnicos a descer e a rolar com maior facilidade, e colocar uma tamanho intermédio atrás para possibilitar em ter um poder de arranque superior relativamente á 29".
Durante este treino procurei todo tipo de terreno para testar esta combinação , a qual ( combinação)por incrível que pareça revelou-se extremamente viável sob o ponto de vista prático.
Realmente a descer esquecemo-nos que temos um tamanho diferente atrás , e lançamo-nos á desgarrada monte abaixo com uma facilidade assustadora, realmente a roda 29” passa por cima de toda a folha. Quando começamos a subir , e como a tração é traseira e com uma roda de menor dimensão , consegue-se ter uma tração excelente não perdendo velocidade de aceleração para uma 26” ao invés da 29” atrás ( tb experimentei uma flash 29” ).
A conjugação de dois tamanhos diferentes sobrepõem-se em termos de desempenho a uma bike toda 29”
Como é logico em termos estéticos não é nada agradável, no entanto desde que seja eficaz é o que conta. Na minha opinião depois de mais investigação neste campo este poderá ser o futuro das bikes de competição.
Para finalizar coloco aqui uma frase que para bom entendedor meia palavra basta .
Na minha opinião, É um erro colocar uma roda de tamanho diferente (ex. 27,5") em um quadro/suspenção projetado para outro tamanho (ex. 26"). Fazendo-se isso modifica-se vários parâmetros da geometria (como ângulos, distâncias, etc.), e o prejuízo disso pode ser maior do que o suposto benefício da roda maior.
 

huppy

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Patitos, sabes que o 27,5 nao fica exatamente entre a 26 e a 29?
É que esse desenho\grafico e muito bonito, mas acima de tudo enganador.....

Já agora explica-me em que consistiu o teste, e que pelo que li testaste coisas, mas que coisas? Em que quadro? Em que cenario? Em que condiçoes? Quanto tempo?
Se usas uma roda 29 num 26 não conseguis-te usar todo curso da suspensão? Se não usas as potencialidades todas, serve de que?
 

Medroso#78

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Boas caros camaradas do pedal :)

....Excelente analise amigo "patitos". Muito obrigado pela partilha. Pelo que li, a conclusão a que chego é: para quem quer rolar "sem pressas" e curtir a fundo os trilhos (que de um modo geral não são 200% tecnicos). Uma bike com roda 29 (atrás e à frente) hade ser algo simplesmente fantástico....... Pois tal como refere acima, a roda 29 na frente galga tudo....... certamente com a 27,5 na frente, já não será a mesma coisa. Por isso como a grande maioria de nós quer é máxima segurança/confiança, a 29 será a melhor escolha.

ps: ainda não testei uma 29 tal como queria, andando apenas uma volta pequena...... Mas digo lhe, pelo pouco que andei, (só senti a roda da frente "muito perto do nariz" lol) de resto fantástica. Quero uma!!!!! :D
 
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FiCaçador

Elos Rápidos
Agora fiquei chateado! É que já estava com a ideia de no futuro colocar uma bicicleta 26" com roda 650b atrás e 29er à frente, mas com forqueta. Assim já não vou ser pioneiro :(

A lefty de 26" dá de facto para colocar uma roda 29er, mas não te esqueças de a modificar para que não faça os últimos 3 cm de curso, caso contrário o pneu pode bater na coroa e o resultado disso não se adivinha bonito.

E fotos! Quero ver como é que isso fica!
 

JPSpecial

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Boas:

Se olharmos para as duas rodas a motor, a solução aqui apresentada é usada a uns anitos. Existem alguns modelos de motos no mercado que utilizam jantes de 21" à frente e 18" atrás, pelos mesmo motivos apresentados pelo Patitos. A diferença não chega a ser de 3" porque a altura do pneu traseiro é ligeiramente superior à do pneu dianteiro.

O maior diâmetro à frente facilita a transposição de obstáculos e melhora o controlo, em oposição, a dimensão inferior na roda traseira permite um aumento no poder de aceleração (fisicamente comprovado)...



Contudo tenho que concordar, em parte, com o huppy. Esta solução, embora implementada há muitos anos nas motos, foi estudada como um todo, pois todos os componentes foram desenvolvidos em conjunto de forma a aproveitar ao máximo as "potencialidades todas" de cada um.

Agora temos de concordar que esta proposta tem "rodas para andar"...:D

Cumps
 

Kirtz

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Eu sei que pode parcer estúpido esta afirmação, mas isso não podera estar a contribuir para o mau funcionamento da geometria do quadro visto que é usado para 29ers. Tal como o colega JP referiu os componentes foram testados e desenvolvidos para a tal aproveitamento. Mas é uma boa ideia, a minha pergunta não é para ofender, apenas para esclarecer dúvida. ;)
Cumps
 

Dadupe

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A velha discussão. lol

Esperimentem lá uma 29 com rodas leves e digam-me onde é que elas são lentas em acelerações...

E a roda 29 não é só uma questão de suplantar obstáculos. Depois mantem velocidades de cruseiro com muito maior facilidade, logo diminuir o tamanho atrás só iria prejudicar.

Não posso opinar sobre 27,5 porque não experimentei nem tenho curiosidade, mas uma coisa posso dizer. 26 nunca mais...

Isto sem fundamentalismos (lol)... :cool:
 

daSilva15

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certamente que concordo com o JPSpecial, porque andando eu de moto praticamente desde que nasci, tenho outras teorias que trazemos de outros vicios, como eu levo das motos para as bikes... e esta ideia já me passou á "anos" pela cabeça, nunca houve foi Mom€ntos para tal...
ja agora tambem gostava de ver como ficou ..
mas decerto que para pessoas de baixa estatura tinha mais proveito utilizar um quadro 26 com roda traseira 650b e na frente uma suspensao e roda 29 pois tornava-se agil e passava tudo sem obstaculo nenhum... mas... teorias é que nao faltam, apenas falta o mais importante, T€mpo...
mas estou a gostar e espero mais noticias
 

Patitos

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Relativamente ao uso de 26 ou 27,5 ou 29 façam o seguinte teste que eu fiz:
1º Escolham uma recta plana com cerca de 50mts
Depois de um aquecimento e com tempo cronometrado acelerem esses 50mts o mais rápido possível alternando o tamanho das rodas.
2º Depois façam o mesmo para 100mts
3º Depois de descansarem mais ou menos 10min, arranjem uma subida com 50mts e um grau de inclinação com o mínimo 10%
Acelerem o mais rápido possível por ai acima com ambos os tamanhos
Depois experimentem com cerca de 1km a subir.
Cronometrem sempre os tempos.
4º Em terreno plano com cerca de 5km, cronometrem o tempo com ambos os tamanhos de rodas.
Depois desta experiencia e com os tempos devidamente assinalados VAMOS Á ESTOCADA FINAL.
Treinem cerca de 1h em ritmo elevado alternando os tipos de terreno, subidas , descidas etc , depois desse treino, façam todos os itens acima ( 1º,2º,3º e o 4º) todos também cronometradas e vão chegar á mesma conclusão que a minha.;)
 

klaser

Well-Known Member
Já fiz uns testes e a conclusão é...não há milagres....se na 29 é mais fácil manter a velocidade (verdade) é pq tem mais inércia,consequentemente demora um pouco mais a acelerar...galga melhor os buracos,verdade,mas é mais difícil de manobrar,o guiador fica mais pesado,é preciso usar um mais largo...enfim há vantagens e desvantagens puramente pelas leias da física...Uma bike não vai andar do nada mais pelo tamanho de rodas,vai andar mais pelo ciclista em cima dela estar com uma bike com tamanho de rodas,geometria,etc mais adaptada ao estilo de condução do mesmo ciclista...
Eu tenho uns colegas que compraram 29 e nas primeiras voltas começaram andar melhor,até cheguei a pensar quede facto a 29" fazia diferença,mas depois voltaram ao normal,era na verdade o "tesão do mijo" de andar em cima de uma coisa nova,a felicidade,a disposição,isso sim conta muito....
 
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Medroso#78

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Boas caros camaradas do pedal :)

Amigo "patitos", compreendo perfeitamente o seu ponto de vista. Mas repare, numa maratona, irá aparecer de tudo, muitas subidas, descidas, e muitos km a rolar. Por isso ao fim de uns bons km com terreno diverso, poderá não obter os melhores resultados......
Este será um tema sempre com opiniões diversas.... :D

obs: depois é assim, onde passa melhor uma roda 29, (neste caso uma bike com 29 na frente e 26 atrás), ao passar roda de tras 26, sentiremos mais a porrada nas costa não?!?! Ou então a geometria da bike, terá de ser construida de modo a que a traseira "compense" a dita diferença no tamanho da roda. Não sei se me fiz entender?!?!? :s
 

Patitos

Active Member
Percebi perfeitamente a tua duvida, não foi por acaso que fiz esta citação "..É um erro colocar uma roda de tamanho diferente (ex. 27,5") em um quadro/suspenção projetado para outro tamanho (ex. 26"). Fazendo-se isso modifica-se vários parâmetros da geometria (como ângulos, distâncias, etc.), e o prejuízo disso pode ser maior do que o suposto benefício da roda maior.[/B]"
 

Scubalu

Member
Boas
Tenho uma scalpel 26" que gosto muito, tive a oportunidade de experimentar uma epic 29" expert, em que fiz os percursos de treino que costumo fazer com a 26" que conheço de olhos fechados e que são bastante variados. tirei a seguinte conclusão: 29" é muito mais confortável e muito segura e rápida a descer, perde-se bastante nas subidas e mesmo a rolar nota-se muito a inercia sempre que há variação de velocidade (sençação de peso), alguma ausência de sensações e tende a ir pra onde ela quer(conservação do momento angular). A 26" menos confortável, mas o que se perde a descer ganha-se muito nas subidas e nas variações de velocidade (acelerações) para quem é tecnicamente bom a descer a 26" é sem dúvida a melhor opção, além de que para ter uma 29" com bom peso (rodas muito leves para minimizar o efeito de pasteleira) tem de se gastar uma pequena fortuna.
Quanto a 27,5 nunca experimentei, poderá ser o melhor de dois mundos, ou pouco se notar a diferença para 26" vamos ver..
Cumprimentos
 
Já usei roda 29 na frente (pneu 2.1) com forqueta rígida e roda 26 na traseira (pneu 1.85) e posso dizer que gostei. Acelerações super rápidas, muito devido ao pneu RRon 1.85, e uma melhoria no conforto e ultrapassagem de obstáculos, associado a uma baixo peso no conjunto da bicicleta... Gostei tanto que o meu objectivo agora é fazer uma montagem 'direitinha' (pois o que havia experimentado eram umas rodas de cada nação) ;)

edit: o melhor de tudo é que não alterei em nada a geometria típica com uma suspensão de 100mm, pois usei uma forqueta o mais baixo possível...
 
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Dadupe

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Scubalu.

Como é que podes tirar conclusões dessas com bikes diferentes? Como é que podes tirar conclusões dessas com equipamento diferente? Umas rodas de 1900 gramas 26 são completamente diferentes de 1900g numa 29. Da noite para o dia. O local onde o peso está concentrado nas rodas também pode influenciar. Se o peso estiver mais no cubo ou nos aros as rodas vão ter comportamentos diferentes.

Sem contar com o facto que testaste quadros diferentes com equipamentos diferentes, que rodas tinhas em ambas as bikes? Pergunto isto porque vejo muito, mas mesmo muita gente a dizer coisas que me parecem atirar barro à parede para ver se cola.

Dou o meu caso. Comprei uma 29 com umas rodas de série de 2100g. Vinha de uma 26 e reconhecia-lhe como único defeito realmente os arranques que eram lentos e mudanças de direcção que eram lentas. Troquei recentemente as rodas para umas com 1600g (que é um excelente peso para 29) e a pequena fortuna que gastei foi igualzinha à que gastaria para comprar umas rodas 26 de 1400g e neste momento a bike ficou super rápida em arranques e mudanças de direcção.
Posso comparar com uma 26? Só usando quadros semelhantes e cronometrando, porque por sensações digo e afirmo que não noto diferença nenhuma nos arranques desta bike (com estas rodas) para a minha antiga 26.

Outra coisa que vejo muita vez ser afirmada por aqui é que uma 29 fica muito cara. Meus amigos! Fica tão cara como uma 26. Nem mais nem menos. Comparem o preço do material e vão ver exactamente isso. Agora, se fica barato trocar de 26 para 29? Não porque se tem de trocar imensa coisa. Mas se estiverem a comprar uma bike de raiz ela fica pelo mesmo preço a pesar mais ou menos a mesma coisa. Agora é evidente que se consegue uma 26 mais leve que uma 29, mas se a questão é só o peso porque é que não vão para rodas 24. Vão ficar mais leves de certeza...

Por isso deixem de fazer comparações incomparáveis e divirtam-se quer optem por 26, 29, 27,5 ou até um dia deste 32´´.

Agora tentarem fazer pseudo comparações sem o mínimo de kms em cima e sem o mínimo de rigor, não vale a pena...
 

jaba

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Só uma achega em relação ao valor do material, se agora o Dadupe tem razão, já há mais material disponível para 29er, à coisa de 6 meses não era bem assim. Se à 6 meses uma Reba RL custava cerca de 300€ online para 26, a mesma custava quase o dobro para 29er...o mesmo falando nas rodas. Sei porque tive durante uns meses uma 29er e "regressei" a 26.
E não, não teve a ver com uma ser melhor ou pior que a outra, deveu-se à possibilidade de adquirir um sonho antigo a valores muito, muito simpáticos...uma Cannondale...
 

mrfo

Member
Curiosamente ou não, passei de uma Spark com 11,5kg para uma 29 com 11,1kg e sinto que ganhei em quase todos os aspectos, mesmo tendo umas rodas na 29 cerca de 100g mais pesadas que na 26. Concordo que as acelerações são piores e nota-se mais a inércia das rodas. Durante muito tempo acreditei que também era pior a subir, até que comecei a comparar registos de tempo gasto nas mesmas subidas (através do Strava..) e na 29 também subo mais rápido.
A descer a confiança é muito maior, a rolar nem se fala. De um modo geral, sinto que me divirto mais com a 29, e isso para mim é o mais importante. Nunca entendi muito bem esta guerra entre os tamanhos de roda, existem diferenças sim, mas isso faz sentido para quem compete, onde cada segundo conta.
Agora para um utilizador normal, importante é escolher o que mais se adequa às suas necessidades.

Uma nota importante: quem testa uma 29 uma ou duas vezes, acredito que não goste nada e ache muito pior a subire, mais lenta e tal...isso foi exactamente o que achei no inicio! Mas não podemos esquecer que existe um tempo de adaptação à bicicleta, ajustar a nossa forma de pedalar, de usar as mudanças. Só após esse periodo de adaptação se podem tirar ilações.
 
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Scubalu

Member
Sem duvida que cada um deve escolher a bicicleta que mais lhe agrada, a comparação entre 26" e 29" não é uma guerra, mas a troca de opiniões entre pessoas que tiveram a oportunidade de experimentar os dois tamanhos e vêm aqui ao forum relatar as suas sensações e experiências, a 26" não é pior nem melhor que a 29" mas, são sem duvida muito diferentes, e é isso que que aqui se quer alertar, porque nessas diferenças há defeitos e virtudes de ambas as partes, o que é dificil é por vezes decidir o que realmente é importante para cada utilizador, e é neste aspecto que é interessante relatarmos as nossas experiências.

Boas pedaladas
 
É assim companheiros: já existem tópicos onde se discute a comparação entre rodas 26 e 29...

Este tópico, pelo que percebi, não quer lançar mais uma vez isso. Quer antes explorar uma situação 'híbrida'!!
 
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