29er Cannondale F29 C3 2014 M "Factory Racing" - Diário de bordo de uma perneta

Eu atirei-me de cabeça para o 1x11 e não me arrependo nada, estou super satisfeito, já nem me vejo com outro sistema.
Quanto a numeros, ainda só troquei a corrente uma vez, era uma XX1 e fez cerca 950kms, a K7 ainda é a mesma e já deve levar uns 1200kms e obviamente que ainda tem de aguentar pelo menos mais uma corrente.
Eu não faço assim tantos kms de btt, durante um ano fiz apenas 2800 se não estou em erro, o resto foi estrada.
 

edununo

Well-Known Member
Eu acredito que a cassete faça 6000 kms.
A minha já vai acima dos 3000, na 2a corrente e tudo trabalha lindamente.
 
Eu não gosto muito de arriscar na transmissão, como ainda faço algumas maratonas por ano e nunca tive stresses mecânicos tento andar sempre o mais "seguro" possivel.
Eu meti nova corrente ainda à pouco tempo e já ando a pensar como vou fazer no primeiro fim de semana de Março em que vou participar no ABC.
 

edununo

Well-Known Member
Eu fiz +- 2500 kms com a 1ª corrente mas fui medindo o esticamento. Não ia nem a meio com esses kms. A loja disse para andar mais alguns kms. Acabei por trocar. A 2ª corrente vai a caminho dos 1000 kms. Nos primeiros 200 ou 300 kms o ruído da transmissão era grande mas a performance estava impecável. Não saltava em nenhum carreto. Neste momento o ruído é reduzido e tudo continua ok.
Provavelmente vou fazer mais uns 300 ou 400kms com esta corrente e coloco outra. Faço mais uns 1000 com a 3ª corrente e volto à 2ª e com sorte talvez dê para fazer mais alguns com a 3ª corrente.
Desta forma espero atinguir +- os 6000 kms. Para mim são 2 anos de BTT já que também tenho uma fininha e vou dividindo os kms.


Outra loja aconselhou-me a ter 3 correntes em rotação:

1ª +- 1000kms
2ª +- 1000kms
3ª +- 1000kms
1ª +- 1000kms
2ª +- 1000kms
3ª +- 1000kms.
 

Jocas22

Active Member
Mr. Sa eu ja usei correntes com milhares de kms mas não é obviamente o ideal, é pra partir, neste caso era tudo material pra "deitar fora"... agora com cassetes, pratos, correntes mais caras e frageis é outra historia.

Obrigado Ednuno, vou fazer essa das 3 correntes, que já tinha ouvido falar. Tenho uma xt encostada com 900kms, na nova vou já por outra que tenho aqui. 2500kms com uma corrente não é muito? até quero trocar a cassete mas usava isto como experiência.. :cool:

Fabio, desculpa la o offtopic. ;)
 

Jocas22

Active Member
assim cada corrente faz 2000kms e a cassete 6000. com uma corrente ela nao faz 6000, e depois dos 2000 se quiseres meter outra corrente ela não acama. Assim a cada 1000kms as correntes vao trocando pra se ajustaram ao desgaste da cassete
 
Obrigado, percebi a ideia.
Normalmente as minhas cassetes fazem 2 correntes, mas a segunda durante algum tempo tem dificuldade em acamar e já me aconteceu algumas mudanças não entrarem ou saltarem.
 
Eu mudo as correntes consoante a "bitola" e pelo menos nesta segunda corrente na K7 x01 entrou na perfeição e nunca saltou nem falhou.
Eu como sou um NabodaMecanica(eheh :p) prefiro trocar as correntes quando manda a "lei" e a k7 igual, assim não me preocupo muito em trocar e ando sempre mais seguro, ou pelo menos penso que ando mais seguro, as correntes novas também partem mas felizmente até agora nunca me aconteceu.
 

JFNeves

Member
Boa tarde!
No passado mês de dezembro, adquiri umas rodas ztr crest com cubos New Race. O cubo da frente é lefty. Após cerca de 250 km, o roda da frente começou a oscilar ligeiramente, como se tivesse os rolamentos gripados. Tive conhecimento que os rolamentos de origem das ZTR, não valem um caracol. e aliado ao meu peso ( 84 kg ), será normal isto acontecer tão cedo?
 

Pedrorof

Member
JFNeves... Tem muito a ver com a limpeza e pelos trilhos que andas, mas 250KM é muito pouco Km.
Podes ter tido o azar de ter entrado água possivelmente aquando de uma limpeza (água com muita pressão) e adeus rolamentos.

Quando entra água para o interior dos cubos se aquilo não estiver bem lubrificado não há grandes milagres e digo isto tendo em conta que compraste no mês de Dezembro...

As minhas ZTR Crest mudaram os rolamentos com cerca de 3.000 Km fruto da única limpeza no Elefante Azul. :D

Verdade que os cubos da New Race não são nenhuns DT Swiss que mal precisam de manutenção, mas pelo preço estão muito bem.

Mete rolamentos novos e certifica-te que estão muito bem lubrificados.
 

JFNeves

Member
Boa noite, sim, irei colocar rolamentos novos ! Realmente lavei uma vez com a máquina de pressão . :( Vou começar a lavar a bike com o cubo protegido com um plástico , tem que ser. Obrigado pela resposta.
Cumprimentos
 
Para ser sincero até me esqueço que tenho aqui o tópico da máquina e acabo por não dizer nada sobre a perneta, mas a verdade é que também não faço nem tenho previsto fazer nenhuma alteração "WWOOOWWW".
Mas aproveito para dizer que as ultimas duas provas que fiz foi o ABC e a maratona do sobral de monte agraço no passado domingo, a bike esteve sempre à altura, nunca comprometeu em nada. Quer dizer, furei o racing ralph no ABC mas nada de grave. Aproveitei e troquei por um Vittoria Saguaro, fiquei surpreendido pela positiva, excelente grie e muito bom rolador, não é leve mas parece-me MUITO resistente.
Já estou a pensar na terceira corrente XX1, esta vai apenas com 750kms mas apanhou bastante lama portanto já vou começar a medir para ver se a K7 aguenta a terceira corrente.
Estou a pensar trocar também os esi grips, parece que estão a tornar-se desconfortáveis. Agora há uns Monkey parecidos aos esi, que dizem?

Ficam umas fotos:




Descidas invertidas eheh
 
Pequena alteração:


Sairam os ESI que já estavam bastante gastos e decidi meter estes "macacos" eheh. Revelaram-se tão ou mais confortáveis que os ESI.
De resto já vou na terceira corrente XX1, ao inicio assustei-me porque começou a ranger muito quando pedalava em forças mas já acamou e funciona perfeitamente.
Uma foto em ação no Epic Portalegre:


A máquina esteve impecável nestes 3 dias de pedra e porrada, apenas uma queda no ultima dia que me entortou o dropout é que deixou mazelas, de resto máquina do aço!
Já agora, Vitorria Saguaro atrás, aconselho MUITO!
 

PN79

New Member
Boas Fabio.

Tens ai uma bela maquina, os meus parabéns, está brutal.

Em relação a suspensão, o que me dizes dela? E a manutenção da suspenção é de quanto em quanto tempo? Desculpa tanta pergunta. Eu ando indeciso a comprar a flash ou fsi.
Abraço.
 
Top