Cannondale 2012 ???

zanetti

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Nova cannondale trigger 2013 ,120-70mm de curso ,vem substituir a rz 120mm ,inspirada na jeckyll .

jekyll2013004.jpg


jekyll2013002.jpg
 

HaTrED

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Uiiii... estou p/a ver! Mas só se for na vertente 26" porque na 29" as alterações parecem-me meramente "cosméticas"??!??
 

ricabike

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Entao ?


Mas as leftys nao sao resistentes? pois quem as tem, comentam que sao de outro patamar ... tinha como objectivo ter uma ... mas cada vez que venho ao forum é defeitos nos quadros, é a suspensao a colocar ar como nos pneus ...

RM
 

Duck

Member
Entao ?


Mas as leftys nao sao resistentes? pois quem as tem, comentam que sao de outro patamar ... tinha como objectivo ter uma ... mas cada vez que venho ao forum é defeitos nos quadros, é a suspensao a colocar ar como nos pneus ...

RM

Eu estou a pensar ter uma cannondale Com Lefty 2013, mas nunca ouvi falar de defeitos no quadro e colocar ar na suspensão.. Devo andar distraido aqui no forum.

Abraço
 

danielsilva

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Quanto a estes quadros recentes não posso comentar mas a minha Lefty de 2006 ainda mete muita suspensão actual a um canto ....
 

Jorgeramos2002

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Cannondale

Viva a todos,
Para os aficcionados Cannondale, estou presentes a concretizar um sonho e agora deparo-me com a indecisão de comprar uma Cannondale scalpel 3 2012 ou uma Cannondale RZ One Twenty XLR 1 Branco 2012.

Se puderem dar o vosso contributo, certamente vão ajudar-me nesta decisão.
Um Abraco,
Jo
 
Last edited:

Gun_Hugo_Dale

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agora é que o zanetti falou bem...

para o amigo que quer comprar entre a Scalpel 3 e a RZ 120, eu indicaria a Scalpel, mas depende do que quer fazer, se for Maratonas e afins, a 1ª, se fores daqueles que gostas de dar uns saltos com mais curso, será a RZ120, se bem que a Scalpel tb dá saltos lol
 

Jorgeramos2002

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Antes de mais obrigado pelo contributo.

Eu tb estou inclinado para a Scalpel e verdade é que faço o misto, sempre fora de estrada e com uns saltos pelo meio.
A RZ vem mais bem equipada, mas a Scalpel é de carbono e sempre se consegue menos peso.
Venham dai mais umas opiniões
 
Se queres uma bicicleta que seja mais para o confortável para uma condução mais relaxada RZ 120, agora se queres algo mais nervoso e rápido Scalpel. Eu possuo uma montagem de um quadro Scalpel de 2009 com um Fatty e adoro o comportamento nervoso da mesmo. Scalpel tem o comportamento de uma rigida, mas é mais confortável nas pancadas mais duras. Nada como experimentares as duas e tirares as tuas próprias conclusões.

Cumps
 

Rui Marçal

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Olá Jorgeramos2002,

O que o Gun_hugo_dale e o edudias999 disse eu tenho de subscrever.

Realmente eles tem 100% de razão. Tudo vai depender do que queres fazer.

A RZ é mais pesada, menos veloz, menos nervosa, sobe pior mas desce melhor, mas também salta melhor. É uma bike como tantas outras do género, mas melhor porque tem uma lefty e isso faz toda a diferença acredita. A RZ vem realmente melhor equipada. O nível de equipamento dela é o da Scalpel 2.

Depois tens a Scalpel 3, o equipamento está 1 nível abaixo da RZ, mas sempre o podes ir trocando a teu gosto ao longo do tempo, é o que tenho feito na minha Scalpel 2. O material vai-se desgastando ou partindo e leva logo uns upgrades mais leves e a gosto, é porreiro.

Falando da Scalpel 3, só tenho uma palavra, é única. No mercado não tens qualquer bike com estas características. Como disse o Edudias999, a Scalpel pode ter muitas mutações, basta afinares o amortecedor traseiro e mexer no bloqueio da lefty. Passo a explicar.

A Scalpel nunca será tão confortável como as outras bikes de suspensão total. Mas é mais confortável que um semi-rígida, lol...

Se abrires o amortecedor todo e a lefty desbloqueada, a bike fica confortável quanto baste. Pedalas e não há praticamente bombeio nenhum no amortecedor. Para ele bombear no modo aberto tens de te por em pé e fazer mesmo muita força, aí bombeia cerca de 1cm e só isso. A lefty nesta situação bombeia como as outras. Mas se bloqueares a lefty, então o bombeio da lefty é mesmo nada, aquela suspensão bloqueada não mexe, é igual a uma forqueta de ferro, lol...Neste caso, em subidas bloqueia-se e nota-se logo o comportamento todo da bike alterado, é verdade. Nota-se mesmo toda a força que fazes a ser transmitida à roda traseira. A traseira fica muito mais leve e saltitona. É alcatrão ou piso em bom estado é um luxo pedalar em pé com a lefty bloqueada.
Lembro-me do último Festibike em Santarém, em que a parte final era alcatrão. Foi bloquea-la, levantar-me e pedalar. Era passar pela malta que parecia um tiro. Aqui não há coisas moles a bombear cada vez que pedalas. São as pernas e o ferro, lol...
Continuando a falar da lefty, que a RZ também tem, faz uma leitura de terreno fantástico, é como se tivesses posto um tapete por cima das pedras. Elas estão lá e sentem-se, mas estão almofadadas.

Depois tens a parte de trás da máquina. Aquele amortecedor traseiro baratucho faz muito mais do que seria de esperar. Não se deve tanto ao amortecedor mas mais à geometria da Scalpel. Enquanto outras marcas fazem os quadros e depois metem-lhe a suspensão e os amortecedores. A Cannondale pensa sempre no conjunto e prepara a futura máquina pensando sempre na lefty e até pode ter um amortecedor não tão bom atrás, pois a geometria foi trabalhada nesse sentido.

O amortecedor traseiro tem uma série de afinações. Já falamos da parte em que vais rolar quase sempre, todo aberto. Mas ainda não te falei da outra parte, todo fechado. Atenção que entre o aberto e o fechado vão 10 níveis de afinação...
Com ele todo fechado, voltaste a ter outra máquina. Passaste a uma semi-rígida se a lefty estiver desbloqueada ou a um rígida se a lefty estiver bloqueada e é mesmo assim. Se fechares tudo atrás e mesmo que mandes saltos, aquele amortecedor quase não mexe. Quanto muito faz uns 20% do curso e tem de ser um salto já bem grande. A pedalares então é que não mexe mesmo. Agora imagina a pedalar num estradão com piso bom com tudo bloqueado à frente e atrás. 100% eficaz.

Tens ainda atrás o rebound. Todo fechado, passas num salto e levas logo com o selim de volta no traseiro, o que não aconselho, todo aberto e é muito mais calma a recuperar. Mais uma vez 10 níveis de afinação. Eu uso no 7 nível, quase todo aberto.

Como podes ver, a Scalpel é uma verdadeira máquina para competição e foi pensada e projetada para isso. Bem afinada e ninguém te segura, a não ser que tenha outra Scalpel, lol...

Não tens no mercado nenhuma marca com uma bike tão leve por tão pouco dinheiro e ainda diz que as Scalpel são caras. Para mim é a mais barata de todas, lol...

Se quiseres podes consultar aqui o ensaio que tenho feito na minha.

http://www.forumbtt.net/showthread.php?37904-Cannondale-Scalpel-2-2012-(Upgrade)

http://cannondalept.com/index.php?topic=1142.0
 
Fica um videozinho onde já aparece a nova Trigger em acção :

[video=youtube;DNLPXDshX-w]http://www.youtube.com/watch?v=DNLPXDshX-w&feature=youtu.be[/video]

Cumps
 
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