Campeonato Nacional XCO - Moreira de Conegos - 16 e 17 Julho

rui_araujo

New Member
Boas! : um "off-topic" -> Por acaso ninguém tem tracks de gps para esta zona de Moreira de Cónegos onde foi realizada a prova, ou qualquer coisa do género?

Um "print screen" da área, com uma imagem do google earth/maps já servia perfeitamente...


Obrigado!
 
Last edited:

HernaniSilva

New Member
Não entendo, uns queixam-se dos percursos que são rolantes e não têm técnica, depois quando aparecem percursos técnicos queixam-se também...

Decidam-se...

Eu fiz 2 provas de XCO a nivel nacional, fiz Loulé por ser em casa e fiz Moreira de Cónegos, não sei como foram os outros, sei que este do campeonato era um percurso exigente e complicado, agora pergunto: O que raio estavam vocês á espera para uma prova que decidia quem seriam os campeões de 2011, um percurso "fácil" (se é que existem)???

O circuito era muito exigente quer fisicamente, quer tecnicamente, cabe a cada um preparar-se para enfrentar qualquer situação e qualquer terreno, se acham que não estão preparados para determinado local ou percurso, simplesmente não arrisquem ou não participem...

O BTT nacional cresceu muito de há uns anos para cá, mas cada vez vejo mais gente a criticar aqui e ali em vez de fazer melhor, é por isso que não saímos da cepa torta...
 

lpsferreira

New Member
È verdade Hernani:
"uns queixam-se dos percursos que são rolantes e não têm técnica, depois quando aparecem percursos técnicos queixam-se também..."

É pena só se achincalhar quando eram os outros que caiam e que não sabiam andar de bike e outras coisa do género que por aqui se escreveu. Sem querer ofender minguém pensem muito bem antes de escrever e além do mais não pensem que têm o rei na barriga e sejam humildes. Não digam mal dos outros por tudo e por nada apenas para se elevarem que só vos fica mal.
 

gorak

New Member
Boas pessoal,

Estive em Moreira a assistir ao campeonato nacional e aproveito o momento para felicitar os grandes campeões e também os restantes atletas, também desejo as melhoras a todos aqueles que se lesionaram.

O percurso, que tanto tem dado que falar, resume-se em dual palavras: puro e duro.
A dificuldade era bem alta, mas estamos a falar do campeonato nacional não de um passeio em que o pessoal vai com os amigos passar um bom bocado.
Se não conseguiam passar algum obstáculo ou se não queriam arriscar o que os atletas deviam fazer era desmontar. Vi muitos a fazer isso, e fizeram eles muito bem. A alternativa era essa, seguir com a bike à mão.

Deixo-vos aqui um vídeo da taça do mundo em Mont Sainte Anne. Vejam a quantidade de tombos e aqui também vai muita gente com a bike à mão e são os melhores do mundo. Há e aproveitem para ver as novidades da Scott ;)

[video]http://freecaster.tv/mountainbike/1016650/scott-launches-new-spark-and-dominates-world-cup-xco-podium-in-mont-sainte-anne[/video]

Mas depois não venham dizer "ai e tal isso é taça do mundo". Pois é, mas se os atletas nacionais querem fazer frente aos melhores do mundo então que se preparem para tudo.

O que é grave é terem acontecido falhas na assistência médica. Isso é que não pode acontecer e tem de ser revisto.

Rui: podes tirar aqui o percurso http://www.montycirclemix.com/eventos.swf
 
Last edited:

tbu

New Member
Boas,antes de mais quero dar os parabéns a todos os novos campeões nacionais de XCO,
em relação ao circuito,aquele que muitos lhe chamaram de maratona veio transformar-se num verdadeiro circuito
de XCO para um campeonato nacional,agora cada um chama-lhe o que quer...
Há uns anos anteriores os cuircuitos de XCO era só estradões não tinha técnica etc,etc eram criticados por todos...nos 2 ultimos anos de 2009 e 2010 subiu-se o nivel na construção dos mesmos e na verdade os resultados lá fora começaram a aparecer
sinal de que havia algo em portugal que estava a melhorar.
Este circuito foi baseado no nivel do ano passado sabendo que era um Campeonato Nacional.
Quem me conhece sabe bem que o que faço para o BTT é para que voçês atletas possam evoluir e mostrar lá fora
cada vez mais resultados,para mim seria mais facil fazer este circuito a passar em estradões e nem matava tanto o corpo
mas não é esse o meu objectivo perante o BTT e de certeza que tambem não será o vosso.

Boas pedaladas e até um dia deste

Ivo Antunes
 

J.M.F.F.

Member
Meus caros,

Eu tenho 41 anos, logo sou vet.B.

Depois de cerca de 5 anos a praticar BTT, este foi o meu 1º ano como federado, e fiz todas as provas de XCO c/ excepção de Loulé por ser demasido longe, (sou da Figueira da Foz).

Conclusão adoro pistas tecnicas, e adorei esta, fiz tudo em cima da bike inclusivé o ultimo drop. Quem não consegue por qualquer motivo fazer aquelas zonas de descidas mais tecnicas,deveria optar por descer á mão, e até nem perdia assim tanto tempo, pois eu vi os prós a fazerem-no e ficaram bem á minha frente que fiz 12º. Há, e só não fui trabalhar na segunda feira porque estou de férias. Há.... e tambem tenho dois filhotes para criar, e que vibraram c/ o velho a ultrapassar aquele ultimo drop.

Rapaziada, estas pistas só são perigosas se nós a fizermos perigosa, pensem nisso, pois não somos profissionais. Eu fiz c/ que fosse perigosa e sai-me bem c/ alguns sustos pelo meio, outros nem por isso. As melhoras aos acidentados.

Nota 1: Na minha opinião a pista de Cucos estava bem mais perigosa, e os comissáros e directores nada fizeram.

Nota 2: Penso ter sido o 1º class. dos atletas c/ mais de 80kg, eheheheheh

Abraço
Jorge Faria
 
Last edited:

VÍRUS

New Member
Boa noite!
Estive a ler os vossos comentários, ataques, desabafos e opiniões. Eu estive em prova, mas não conheço nenhum de vós. No entanto considero que as palavras do nhunho, e apesar de não ter lá estado, são deveras as que mais indicadas. Claro que o circuito foi feito com o maior gosto, empenho e dedicação; pensado no melhor e em encontrar os justos e merecedores Campeões Nacionais. No entanto, e com o maior respeito por todos, citando as palavras do referido nhunho: "Não é uns dias antes com umas pás e enxadas que se constrói um percurso de xco!!!" Claro que ele tem toda a razão!!! A pista construída assim faz com que se degrade com muita facilidade e, o resultado foi o que se viu. E cito novamente: "Num percurso com pouca ou nenhuma compactação, solos poucos consistentes em zonas de travagem ou tracção..." O restante, nós, os que lá deixamos o suor e alguns algo mais, já sabemos o final!!
Para terminar não cito ninguém, mas digo: A pista estava carregada de armadilhas escondidas debaixo daquela enorme quantidade de pó!! Não sei como não parti a cabeça!! E logo eu que sou um azelha!!
Parabéns aos campeões porque , esses, foram fantásticos!!!
 

NUMOPI

New Member
As fotos por mim tiradas, o que não é hábito por falta de tempo, estão a ser carregadas para o álbum, já disponível no blog do Clube BTT Seia. Ficará totalmente carregado até à manhã de hoje; já passa da meia noite...
Tenho mais noutra máquina, mas o tempo não dá para tudo, assim que estiverem prontas aviso!
 

Narciso Magalhães

Active Member
Vídeo do Campeonato Nacional de XCO 2011 de Moreira de Cónegos. Filmagem realizada aproximadamente ao Km 1,5 durante a 1ª volta da Corrida C3 (Elites, Sub-23 e Júniores Masculinos). A subida parece fácil mas acreditem que não era ! :)

[video=youtube;9yWdCW0Pzms]http://www.youtube.com/watch?v=9yWdCW0Pzms[/video]
 

Rogério Matos

New Member
Olá pessoal, tal como vários colegas já aqui o referiram, julgo que o que falhou neste circuito de Moreira de Cónegos foi mesmo o facto de ter sido aberto muito cima da data da prova.

Devo ser dos Vet.A com mais dificuldades nas zonas técnicas a descer, mas na sexta feira, quando pude ir fazer o reconhecimento à pista, fiz todo o percurso sem ter de desmontar, mas regressei a casa preocupado com o desgaste rápido a que muitas das zonas da pista iam ceder quando toda a gente fosse também fazer o seu reconhecimento...
Infelizmente o que previ, aconteceu mesmo e na corrida de domingo vários pontos da pista estavam demasiado detiorados e perigosos, e os resultados estiveram à vista de todos.

Se nós, atletas, temos de nos preparar para uma prova, com antecedência, pois não basta treinar apenas na semana anterior, o mesmo deveria acontecer com quem organiza a prova, pois também e felizmente, não é apenas na semana anterior à prova que tem conheciemnto que será o organizador...

Com isto quero apenas dizer, que se o circuito tivesse sido preparado com uns meses de antecedência, seguramente que o espectáculo e a competitividade da prova teriam sido muito superiores. Seguramente que no futuro não serão cometidos os mesmos erros. Pelo menos eu assim o espero, porque acredito em muitas das pessoas que vão dirigindo e organizando provas para todos nós podermos praticar o desporto de que tanto gostamos.

Parabéns a todos os novos campeões nacionais e a todos os presentes na prova e que deram o seu melhor em pista e boa e rápida recuperação para aqueles que se aleijaram no meio de tantas quedas.
 
Last edited:

Lordebiker

New Member
Na minha classe sou o que tenho a licença mais alta, portanto, sou um aprendiz e este foi a meu primeiro "Nacional". Ou seja não tenho nenhum "estofo" para atrever-me a tecer grandes comentários. O meu senso comum e algumas opiniões que li permitem lançar-me numa pequena observação, concordante com o comentário do Rogério Matos, que sublinho, se não estou em erro, o percurso dos JO 2012 já está pronto ou quase pronto...se queremos nivelar por cima, esse esforço deve ser estruturante. Perdoem-se se estou errado mas a base (ou seja a estrutura) deste percurso em Moreira é de DH...e o campeonato era de XCO. Sublinho contudo a minha concordância com o essencial, se queremos chegar mais além temos que copiar quem faz, neste momento, melhor que nós...mas sem exageros pois esta linha por vezes é ténue em nem sempre claramente definida. Mas é a minha opinião.
 

filks

New Member
Acho que vocês andam a baralhar tudo, não corri em Moreira de Cónegos este ano, nem conheci essas novas partes do circuito, mas existem duas coisas que podemos ter num circuito que é partes técnicas e neste caso parte perigosas, as partes técnicas onde os atletas mais dotados tecnicamente ganham tempo em relação aos menos dotados, ou seja não é com esse tipo de drop's que passamos a ter uma zona técnica, isso é sim uma zona perigosa, pois quem o fizer a pé faz tão ou mais rapidamente que quem faz montado, ai é uma questão de ter sorte e não "virar o barco", tal como aconteceu por exemplo com o marinheiro que desperdiçou a hipótese de fazer um bom resultado na prova ao tentar fazer esse drop, em que tantos atletas muito menos dotados tecnicamente lá passaram sem cair! neste caso parece-me que era uma questão de colocar o rabo para traz e deixar ir, a técnica necessária é zero e a sorte é 100!! deixo-vos um exemplo daquilo que penso ser uma parte técnica num percurso e ai sim da para ver a diferença entre atletas mais dotados tecnicamente e os menos!!


http://www.youtube.com/watch?v=EMJQdcYXcio&feature=player_detailpage

cumprimentos!
 

Oscarfilipegmbh

New Member
Boas para evitar que as pistas se degradem a menhor solução era colocar alcatrão , mesmo em terrenos muito compactos se chover o terreno fica degradado e acho que as alteraçãoes de terreno fazem parte do proprio BTT , meus amigos sejam duros :)))
 

NUMOPI

New Member
Só agora vi o cartão da outra máquina e vejo que não tem fotos, da prova.
Quem andou com ela, deve ter feito muita coisa, mas tirar fotos não foi uma delas.
O outro álbum, já está todo publicado, espero que gostem!
 

edumague

New Member
boas eu fiz a prova na classe de veterenos b ,e gostei muito,apesar de ter caido e ter levado 4 pontos na canela,note-se que cai porque na ultima volta nao quis arriscar no drop das pedras e so cai porque tentei descer a pe,mas acabei a prova. Das provas que fiz so gostei de loule e esta ,a outra que fiz foi a de seia e essa mais parecia uma maratona. EU é a primeira vez que sou federado,mas ja fasso passeios de btt a 11 anos e ajudo na organizaçao de alguns passeios,por isso quando leio as criticas do percurso so estar aberto nos ultimos dias,fico a pensar se o pessoal pensa que os terrenos da prova sao da organizaçao e que la podemos andar nos terrenos de qualquer pessoa em qualquer altura do ano. Querem pistas vitalicias e compactas so se os terrenos serem nossos.
 

Lordebiker

New Member
Obrigado pelo contributo do FILKS para fundamentar com imagens a minha interpretação de exigência técnica de alto nível...é "só" uma prova da taça do mundo. Aqui sim quem tiver que desmontar vai perder tempo para quem tem capacidade para fazer em cima...e não "roleta russa". Ainda que perceba a ironia, não me choca, podem por o referido alcatrão...desde que seja sinónimo de dificuldade técnica selectiva. Ou acham que as pedras que aparecem naquela zona técnica já lá estavam? Quanto ao "percurso definitivo" percebo que não seja fácil e a minha ideia não seria cada organização ter "bike park" privativo...mas então não andamos num trilho, ou parte, de DH já feito? Se no DH há percursos, na maior parte da extensão, permanentes, porque não no XCO um misto com partes permanentes, pensadas. Atenção que não estou a fazer "crítica pela crítica", que o percurso não foi bem pensado, muito menos a quem muito trabalhou para proporcionar e preparar o percurso que tinha tudo, e teve, para garantir que o campeão nacional fosse um atleta completo, não fosse a degradação previsível mas que não se prevê o seu estado "ao minuto" exactamente pela "virgindade" do terreno. É apenas um ponto de vista com a intenção de TODOS evoluirmos cada vez mais...aliás um forum é isso, é partilha e liberdade de expressão! Se nem sempre é, a culpa é de que não usa o forum com respeito, pelo outro e pela opinião contrária...e muitas vezes por culpa do orgulho de admitir que não somos donos da razão.
 
Last edited:
Top