Campeonato Nacional XCO 2010 - Seia

pjds

New Member
Atenção:este post demora cerca de 4” a ler.

Pessoal...e já passou o Campeonato Nacional 2010 de Cross-Country em Seia.
Ainda agora acabou mas já deixa saudades,isto porque o nivél competitivo e organizativo esteve num patamar muito elevado.

Quanto à competição,vencedores,uns esperados,outros nem tanto,mas cada camisola foi bem suada e bem ganha numa pista mt exigente fisicamente,e com a parte técnica tb a dar trabalho,um dia de sorte para uns,de azar para outros.

C1 não teve grandes surpresas,José Silva(Ganda Zé,3 titulos nacionais em 2010) nos vet-A,e F.Duarte nos Vet.B correram "detrás para a frente" e ganharam, Carlos Cabrita nos Vet.C dominou "sem dificuldade"...

C2,nas Elites Femininas ganhou a lutadora e polivalente Ana Rita Vigário,que liderou sempre a corrida,a camisola assenta-lhe bem,nos restantes escalões Femininos não houve surpresas,se houve talvez apenas nas Veteranas,por último os Cadetes Masculinos,Gonçalo Amado levou a camisola,mas a ter que dar tudo na ultima volta para chegar ao 1º lugar,camisola bem suada,não consegiu na Estrada consegui no BTT.

C3,e "cabeça de cartaz",foi onde houve algumas surpresas ou nem tanto....
nos juniores,com João Leal pela Turquia,seria Paulo Cepa,vencedor da taça o maior candidato,mas um furo levou-o a desistir,e fazer outros atletas a sonhar com uma camisola inesperada,aproveitou e bem José Gaspar,que acabou por dominar a corrida,nunca se deixando apanhar pelos adversários.
no Sub-23 haviam em meu entender 4 atletas para discutir o pódium,Tiago Ferreira,Mário Costa,David Rodrigues e Ricardo Marinheiro,apenas um lá chegou,os dois ùltimos furaram e comprometeram as aspirações,embora nenhum deles me parecesse hoje com andamento suficiente para ganhar,Tiago Ferreira após 1ª volta "canhão"(record) em 00:17:05,foi traído não pela mecânica mas pelo fisico,desistiu durante a 2ª volta,e não é por não ganhar hoje que deixa de ser para mim o melhor atleta nacional de BTT....e a vitória foi para Mário Costa,que com um andamento forte,geriu mt bem as forças,e não cometeu erros,é Campeão e justamente,conforme algum dos outros tb seria.
Elites....sem surpresa David Rosa,mesmo tendo que parar cerca de 00:01:30 na Z.T. ,foi suficiente para ganhar folgadamente.

Algumas curiosidades no "sector Masculino":
Dos vencedores da Taça em 2010,apenas Gonçalo Amado e Mário Costa fizeram "a dobradinha",Campeonato e Taça.
De 2009,apenas David Rosa e Carlos Cabrita renovaram a "camisola" em 2010.
De referir o andamento nos Vet-A, que se olhasse apenas à matematica podia dizer que fizeram a Veloc./Média mais rápida,mas não digo porque correr às 10h com 27/28 graus(por ex.),não é a mesma coisa que correr às 15h com 35/36 graus.
O "azar",ou não de alguns atletas com a "mecânica" que define Camisolas para 2011,não acho(eu)que seja lógico arriscar,e tirar meio kilo à bike,optando por pneus de 300/350 grs,pneus com pressões elevadas,temperatura ambiente elevada,podia correr mal...atenção que nem todos que furaram foi por isso,mas alguns foi,e bem devem estar arrependidos da opção.
E também o nº atletas presentes,285 em Seia em 2010,...240 em Rio de Mouro em 2009.

Quanto ao aspecto organizativo,superou completamente qualquer umas ultimas edições(2006/7/8/9),quem organizar em 2011 vai ter que reunir um conjunto de condições mt boas para pelo menos igualar este Campeonato Nacional em Seia.

Boa ideia:a concentração das provas apenas no domingo,poupou imenso trabalho às equipas,não só na organização mas tb nas despesas,3 corridas/entrega de prémios feitas ás horas marcadas,apenas a C3 atrasou um bocadinho,mas nada demais.

Quanto ao circuito,o aspecto mais importante para quem compete,grande parte dos 5,5kms foi desbravado pelas matas circundantes à Zona escolar de Seia,e foi mesmo desbravar,não foi o quase habitual "espalhar fita",aproveitar as estradas rurais,e fazer 2/3 singles-tracks,não,mt mato roçado,mt terra"virada",zona de meta e assistências enorme,onde ninguém "se atropelou",ou teve falta de espaço,quem viu as fotos no bolg btt seia,ou esteve lá observou o que digo.
Parque das equipas enorme,tanto que algum diponivél dentro da Escola nem foi utilizado, este fim de semana a luta não era por um espaço,mas sim,ter um espaço ainda melhor.
Balneários dignos,e "colados"ao evento,lavagem de bicicleta se assim quisessem.
Fica a ideia que este campeonato,com este conjunto de condições"naturais",pode dar origem a eventos BTT de dimensão internacional,vai ficar "debaixo de olho" certamente como um dos melhores palcos Nacionais ,se as entidades respectivas assim o quisserem e se disponibilizem...why not?
E ainda:
Local com possiblidade de "almoço"e bebidas,e onde sentar a ver as provas,num cenário natural mt interessante.
Indicações de como chegar ao circuito,embora fosse facil,já que Seia não é uma "metrópole urbana".
Informações detalhadas sobre o evento adiantados na i.net a "tempo e horas".
E é tudo,se houve algum pormenor menos bom,foi mesmo pormenor.

Quanto aos rostos do evento,imensa gente,mt mais que imaginam,mas destacar ....Filipe Almeida/Miguel Mendes/C.M.Seia(não é um rosto mas sem €la)...missão mt bem cumprida,podem descansar,ou talvez não,possivelmente haverá mt gente a querer voltar a Seia no futuro, e haverá "que arregaçar as mangas" novamente.

PARABÉNS AOS VENCEDORES,À ORGANIZAÇÃO AO MT PÚBLICO PRESENTE.

Por ùltimo de notar a ausência nestes Campeonatos Nacionais do Presidente da U.V.P.-F.P.C,... não perguntei o motivo da ausência,não esteve em S.M.Feira,nos C.N.Estrada,não esteve aqui...esteve quem tutela o BTT mas....

E chega,foi um Campeonato Nacional,deixa saudades, mereceu um atenção mais detalhada,e quem infelizmente ainda não pode competir,está mais atento a outras situações,as opiniões são completamente pessoais.


CLASSIFICAÇÕES EM:
http://www.scribd.com/doc/34488244/Classificacoes-Nacional-XCO-2010-Corrida-C1

http://www.scribd.com/doc/34495734/Classificacoes-Nacional-XCO-2010-Corrida-C3

e brevemente tb em www.uvp-fpc.pt
P.S…e tb o motard era um multi Campeão Nacional de Enduro(Motociclismo)…Mário Patrão.
 
Last edited:

RTC

Super Moderador
Muito obrigado P. Serra pelo belo resumo que fizeste.

Desejo-te uma rápida recuperação.

René T. Caseiro
 

Espigão

New Member
pjds, bom resumo mesmo! O meu obrigado!

Parabéns a todos os campeões nacionais dos quais destaco a vitória do David Rosa que renovou muito merecidamente o título após um ano replecto de azares e de uma recuperação impressionante!

Batalhador! Sofredor! Lutador! É como posso resumir o David...

De resto, quedas, furos, problemas técnicos, físicos... tudo faz parte deste desporto. Poderá dizer-se que muitos destes problemas são injustos ou que este é também um desporto de sorte mas na verdade, tudo faz mesmo parte do mesmo!

As quedas dependem da técnica de cada um...

Os furos, dependem do risco que cada um corre (pneus de 300gr, alguns sem líquido, etc...)

Os problemas físicos, dependem de opções de gestão de esforço e de muitos outros factores...

Talvez só mesmo alguns problemas técnicos possam resultar de puro azar e possamos falar em injustiças...

É assim este desporto. Boa sorte aos azarados e aos restantes, não arrisquem tanto numa próxima.

Azarado sou eu que mesmo com pneus a rondar as 500gr e dois copos de líquido em cada roda, foi rara a Maratona este ano em que não furei... :lol:

E só quero acrescentar mais uma coisa... os Veteranos estão brutalíssimos! Cuidado com os "velhos"... :lol:

Cumprimentos

Hugo Carvalho
 

agirão

New Member
Paulo Serra!

Boa recuperação!

Excelente texto! Fica tudo dito (fizeste bem o trabalho de casa, com todos os dados certinhos e direitinhos).

Subscrevo as tuas palavras, e acredito que está lançada a ideia de uma competição internacional neste espaço e com esta organização.

Força Btt Seia!

Forla Paulo!
 

suedish

New Member
Grande Paulo Serra, excelente crónica, acho que ficou tudo dito.

Sei ou imagino como te sentis-te ontem por não poderes competir, mas rápidas melhoras.

O desafio está lançado, quando estiveres em condições vem fazer a pista connosco.

Rápidas melhoras.

Aquele abraço e um muito obrigado

Miguel Mendes

CLUBE BTT SEIA
 

sempreafundo

New Member
Sr pjds.por último os Cadetes Masculinos,Gonçalo Amado levou a camisola,mas a ter que dar tudo na ultima volta para chegar ao 1º lugar,camisola bem suada,não consegiu na Estrada consegui no BTT.

Pois juntando ja agora a Camisola de Campeão Nacional de btt a vitoria na Taça de Portugal de Btt, a Taça de Portugal de estrada, Vice Campeão Nacional de contra relogio, Vencedor do Trofeu Iberico de Cadetes, dezenas de corridas esta epoca tanto em estrada como em btt, so faltou mesmo a camisola de estrada ,mas essa para o Lider do ranking do Plotão nacional de cadetes seria quase impensavel por qualquer movimento não passava em branco,dai a vitoria não ter sido de nenhum dos favoritos.
Quanto a esta prova de btt uma corrida tactica e programada , onde ataca na ultima volta e termina com grande vantagem, numa categoria que para mim tem dos maiores valores de sempre.
Ja agora Boa sorte Neca para a Volta a Portugal de Cadetes a realizar dentro de dias.
Parabens a todos os cadetes Diogo, Helder e todos os outros mas principalmente estes dois que fizeram desta a categoria mais competitiva do ano onde qualquer um deles poderia ter sido um justo vencedor ,demonstrando um valor digno de campeões.
 
Last edited:

skareb

Member
E é tudo,se houve algum pormenor menos bom,foi mesmo pormenor.

.

Assim de repente lembro-me de 2 situações que de pormenor não têm nada e mudaram por completo a história destes nacionais, a começar por porem os atletas 30 min à espera num "curral" com um calor abrasador de 38º , já vi animais serem melhor tratados, depois outro promenor, foram os vidros no chão 500 metros após a meta que "vitimou" cerca de 40 e tal atletas......e muitos deles com fortes possibilidades de serem campeões Nacionai.....enfim são "pormenores"....o que é que interessa andar a abdicar de muitas coisas,trabalhar a sério se depois há falta de respeito para com os atletas??? enfim são "pormenores"....................................

Abraços e beijinhos
 

João Marinho

New Member
Olá a todos,

Foram poucos os CN que não participei desde que me iniciei nestas lides, mas este foi um deles...a agenda não dá para tudo :(

Queria apenas desejar a todos os vencedores, vencidos, organização e espectadores os parabéns por terem estado em Seia.

Até para o ano ;)
 

suedish

New Member
Assim de repente lembro-me de 2 situações que de pormenor não têm nada e mudaram por completo a história destes nacionais, a começar por porem os atletas 30 min à espera num "curral" com um calor abrasador de 38º , já vi animais serem melhor tratados, depois outro promenor, foram os vidros no chão 500 metros após a meta que "vitimou" cerca de 40 e tal atletas......e muitos deles com fortes possibilidades de serem campeões Nacionai.....enfim são "pormenores"....o que é que interessa andar a abdicar de muitas coisas,trabalhar a sério se depois há falta de respeito para com os atletas??? enfim são "pormenores"....................................

Abraços e beijinhos

Boa tarde.

Lamento mas tenho que discordar com estes dois "pormenores".
Que eu saiba não vi nenhum curral, e os que foram campeões, julgo que estavam também no mesmo sítio, ou não?... estariam esses numa caravana com Ar Condicionado...
As circunstâncias climatéricas foram iguais para todos, agora não arranjem desculpas para um dia menos bom que todos podemos ter.

Em relação ao vidros no chão, acho mesmo muito estranho, a Corrida 1 e 2 terá sido feita noutro circuito???, Acho que foi no mesmo...E que eu saiba nessas corridas não se ouviu falar de furos. Aceito que com a passagem de tantos atletas, o que antes era um terreno patricamente "virgem", começou a ser desbravado e tenham aparecido as pedras que estavam no subsolo.
Mas isso é melhor fazerem Campeonatos Nacionais de BTT na Marginal de Cascais ou na Foz do Porto, ai não furam de certeza.

Azar todos temos, mas acho que melhor do que saber ganhar é saber perder e reconhecer que os outros também lutaram pelo seu lugar ao sol.

Já agora tenham mais atenção aos pneus, o peso não é tudo.

Mas pronto são pormenores...

Estão sempre á vontade para proporem a Organização de uma prova deste género e aguardo por fazerem melhor do que tentamos.

Abraços

Miguel Mendes

CLUBE BTT SEIA
 
boas
certo todos estivemos no "curral" e os campeoes tambem
mas e demais, estar um atleta aquele tempo todo ao sol.
todos fomos afectados por isso, mas alguns dao se melhor com calor que outros, e para apanhar calor na cabeça ja chegou o tempo que la andamos a pedalar, quanto mais a meia hora parados ao sol

quanto aos vidros nao podem dizer que nao la estava porque estavam, na altura em quem o mario costa passou por mim , ele nao tinha conhecimento da garrafa que la estava e eu e que o avisei, senao era mais um a furar

a prova foi boa o percurso era duro, mas e terrivel meterem os atletas ao sol meia hora.
secalhar se isto nao tem acontecido o tiago ferreira nao tinha desistido, e outros atletas que podiam ter feito uma melhor prova nao a fizeram.
mas pronto como dizes os campeoes nao foram afectados, e os outros que se lixem.

ps: parabens a todos os atletas que terminaram a prova, e a todos os novos campeões
 

skareb

Member
Boas Miguel

Eu também não disse que os que foram campeões não estavam lá, eu estava a falar no geral, foi uma falta de respeito na minha opinião(acho que posso te-la, não tou a ofender ninguem) chamarem os atletas tão cedo para as boxes, sabendo que não estavam reunidas as condições para se efectuar a partida na hora prevista.Nesse tempo que lá estivemos podiamos estar a aquecer ao invés de estarmos a desidratar...

Isso do peso dos pneus e serem ou não tubeless não cola, vi muito pneu tubeless e bem pesados a furarem no mesmo sitio....e aquilo que vi no chão não eram pedras,eram vidros e obviamente que com a corrida da manhã e a do meio dia, os vidros ficaram mais expostos....ahh e de manha também houve furos.

De salientar que não tenho nada contra a organização, só foquei dois pontos que acho que podiam ter sido evitados com um bocado de bom senso, de resto teve tudo impecável.

Abraços leves
 

Caruma biker

New Member
boas

Antes de mais, quero deixar os parabéns a todos os atletas que participaram, e em especial aos campeões.

Quando a prova, foi do melhor, com muitos atletas a caracterizar o percurso, como de nivel mundial.
Calor... esse foi igual para todos, ate para quem estava dar assistência, que mesmo a sombra, aquilo não foi facil. Já agora a zona de assistência numa subida foi muito bem escolhida, dava tempo para fazer tudo com calma ate receber os bidons em mão dos atletas :D.

o unico pormenor que não gostei, e que podia ter estragado o espectáculo que foi esta Campeonato, era o amontoar de publico junto da meta, levando a quem ainda tivesse em prova, fosse obrigado a fazer slalom entre o publico... já não bastava o esforço de fazer a subida ainda tinham que se desviar das pessoas. Cheguei mesmo a dirigir-me ao "Speeker" para ele avisar as pessoa que não estivesse no meio da prova. Mas o mais triste foi me aperceber que a maior parte dessas pessoas, eram outros atletas que ja tinham corrido, nas outras corridas, bem como elementos tecnicos de outras equipas...
É pena que isto aconteça, pois demostra o respeito que temos uns pelos outros.
Ja no final da prova comentei esta situação com o Sr, Delmino e com o Sr. Filipe Do BTTSeia, tendo lhes dito que tinha sido a unica coisa que falhou.

Mas de resto... impecável.
Secretariado a trabalhar rapido, zona de banhos proxima, lavagem de bikes, staff da prova, bombeiros (ja agora um muito obrigado ao bombeiros que me levaram ao hospital, no sabado, na consequência da minha queda, durante o reconhecimento, foram 5*). A comunicação do Evento na zona, toda a gente sabia, e estava entusiasmada com a prova.
O cumprir dos horarios das provas. tirando o atraso do inicio da corrida C3, que se deveu a concorrentes da C2, que tardavam a chegar a meta.

Por isso os meus parabens tambem ao BTT Seia, pelo optimo trabalho que fizeram.
 

suedish

New Member
boas
certo todos estivemos no "curral" e os campeoes tambem
mas e demais, estar um atleta aquele tempo todo ao sol.
todos fomos afectados por isso, mas alguns dao se melhor com calor que outros, e para apanhar calor na cabeça ja chegou o tempo que la andamos a pedalar, quanto mais a meia hora parados ao sol

quanto aos vidros nao podem dizer que nao la estava porque estavam, na altura em quem o mario costa passou por mim , ele nao tinha conhecimento da garrafa que la estava e eu e que o avisei, senao era mais um a furar

a prova foi boa o percurso era duro, mas e terrivel meterem os atletas ao sol meia hora.
secalhar se isto nao tem acontecido o tiago ferreira nao tinha desistido, e outros atletas que podiam ter feito uma melhor prova nao a fizeram.
mas pronto como dizes os campeoes nao foram afectados, e os outros que se lixem.

ps: parabens a todos os atletas que terminaram a prova, e a todos os novos campeões

Atenção não é os outros que se lixem, nunca referi isso, alias todos os atletas, até mesmo os que desistiram por uma ou por outra razão, podem-se considerar uns campeões, face ao muito calor e "dureza" do circuito.

Parabens a todos.

Aquele Abraço

Miguel Mendes

CLUBE BTT SEIA
 

RickySiMo

New Member
Boa tarde.

Lamento mas tenho que discordar com estes dois "pormenores".
Que eu saiba não vi nenhum curral, e os que foram campeões, julgo que estavam também no mesmo sítio, ou não?... estariam esses numa caravana com Ar Condicionado...
As circunstâncias climatéricas foram iguais para todos, agora não arranjem desculpas para um dia menos bom que todos podemos ter.

Em relação ao vidros no chão, acho mesmo muito estranho, a Corrida 1 e 2 terá sido feita noutro circuito???, Acho que foi no mesmo...E que eu saiba nessas corridas não se ouviu falar de furos. Aceito que com a passagem de tantos atletas, o que antes era um terreno patricamente "virgem", começou a ser desbravado e tenham aparecido as pedras que estavam no subsolo.
Mas isso é melhor fazerem Campeonatos Nacionais de BTT na Marginal de Cascais ou na Foz do Porto, ai não furam de certeza.

Azar todos temos, mas acho que melhor do que saber ganhar é saber perder e reconhecer que os outros também lutaram pelo seu lugar ao sol.

Já agora tenham mais atenção aos pneus, o peso não é tudo.

Mas pronto são pormenores...

Estão sempre á vontade para proporem a Organização de uma prova deste género e aguardo por fazerem melhor do que tentamos.

Abraços

Miguel Mendes

CLUBE BTT SEIA

Haja humildade na recepção das críticas por parte daqueles que, na pele, reclamam os erros graves cometidos. Acima de tudo, respeito pelos atletas e não pensar apenas que como "correu bem no back-office", que são os melhores. Rapidamente se dará uma queda brutal. Merecida seguramente. Falhar num objectivo do projecto com boa gestão é pior do que uma má gestão com todos os objectivos cumpridos. Difícil de entender? A maturidade permite-nos aceitar as críticas de forma construtiva e, sermos inteligentes q.b. para daí retirar uma boa lição. Assim se cresce no mundo.

PARABÉNS AO RICARDO MARINHEIRO PELA SUA DETERMINAÇÃO E FORÇA DE VONTADE, QUE COM TANTOS FUROS TERMINOU NUM EXCELENTE LUGAR! Sem dúvida, para mim, o melhor atleta Português de BTT :D!

Parabéns a todos os que mediantes as adversas condições, conseguiram persistir, concluir/vencer. Parabéns ao Mário Costa em particular.

Ricky
 
Last edited:

agirão

New Member
Amigos!
Tenho a felicidade desportiva de, como atleta de Btt, ter tido, até agora, duas equipas. O BTT SEIA e a ROCKY MOUNTAIN PORTUGAL!
Sorte a minha! Em ambas encontrei um Grupo de Amigos! Amigos a sério!
Tenho saudades do SEIA e adoro estar na ROCKY!
Saí do SEIA par abraçar um projecto de solidariedade e fui incentivado para o fazer, deixando portas abertas para o regresso!
Cumpri os meus objectivos, passei a pasta aos meus alunos e ingressei na ROCKY!
Três opções felizes!
Voltei a Seia para competir e para visitar Amigos! Sobretudo para isto!
Senti-me feliz por ver o trabalho feito para este Campeonato Nacional! Não estranhei! Conheço o empenho do Filipe Almeida, sempre apoiado pela Cristina, a esposa, e pelos amigos senenses! Sabia que só podia dar um evento com nível! E deu!
Claro que se pode melhorar o que é Muito Bom! Chegar-se-á ao Excelente!
Como atleta, nas cinco voltas que dei ao circuito, duas de treino e três de competição, uma frase não me saiu da mente:”Quem me dera que este circuito fizesse, um dia, parte do Campeonato ou Taça do Mundo!
Estas humildes, e trabalhadoras, gentes da Serra bem o merecem! São unidos, cerram os dentes e vão em frente!
Força, Amigos! Um abraço de uma montanha para a outra! Da Rocky Mountain para a Serra da Estrela!
Nota: Quero realçar o enorme desportivismo que sempre existiu entre mim e o Filipe, embora lutando por lugares no mesmo escalão!
Força Filipe e Companhia!
 

Rbn197

New Member
Boas

Fui mais um dos que participaram nesta prova, nomeadamente na prova de juniores. E tenho que concordar com as críticas que já foram feitas.
O início da prova fez-me lembrar o campeonato nacional de marco de canaveses em 2008, no qual também os atletas estiveram cerca de meia hora à espera para serem chamados à linha de partida. Em relação aos vidros, não posso desmentir quem diz que eles estavam presentes no circuito, pois eu também os vi. Não sei se fui o único a reparar mas assisti a uma situação ainda mais grave. Logo a seguir à partida, na parte em que rolávamos paralelamente à estrada vi uma garrafa de vidro ser atirada ao chão. Não quero acusar ninguém até porque não vi quem foi, mas acho que não sou o único a achar que tal situação podia não só ter provocado uma série de furos como também poderia ter ferido alguém.

Falando de coisas mais positivas, quero dar os parabéns a todos os novos campeões nacionais que com advertências ou não lá vestiram a desejada camisola.

cumps
 

daniel100

New Member
Boas

Fui mais um dos que participaram nesta prova, nomeadamente na prova de juniores. E tenho que concordar com as críticas que já foram feitas.
O início da prova fez-me lembrar o campeonato nacional de marco de canaveses em 2008, no qual também os atletas estiveram cerca de meia hora à espera para serem chamados à linha de partida. Em relação aos vidros, não posso desmentir quem diz que eles estavam presentes no circuito, pois eu também os vi. Não sei se fui o único a reparar mas assisti a uma situação ainda mais grave. Logo a seguir à partida, na parte em que rolávamos paralelamente à estrada vi uma garrafa de vidro ser atirada ao chão. Não quero acusar ninguém até porque não vi quem foi, mas acho que não sou o único a achar que tal situação podia não só ter provocado uma série de furos como também poderia ter ferido alguém.

Falando de coisas mais positivas, quero dar os parabéns a todos os novos campeões nacionais que com advertências ou não lá vestiram a desejada camisola.

cumps

Eu tambem reparei nesse atleta a deitar uma garrafa de vidro fora, mas penso que isso nao ia afectar ninguem acho que devia ter sido um pequeno descuido do atleta que se esqueseu da garrafa no bolso da camisola e para nao lhe ir a garrafa ali a pesar mandou a para a estrada "onde os atletas nao passavam em prova".
 
Top