Campeonato da Europa XCO - Zoetermeer

paulo marinheiro

Utilizador Banido
Final de mais um fim de semana trágico para o Btt nacional com as habituais classificações a espelharem o trabalho que por cá se faz a todos os níveis, desde o projecto federativo à forma como os atletas são treinados, ao apoio miserável que têm das marcas que apenas lhes emprestam os quadros e material para correrem fazendo boa publicidade e facturando lucros com isso e nem um tostão dando aos atletas e pedindo a bicicleta e todo o material de volta no fim do ano de preferencia sem riscos e se tiver alguma coisa estragada o ateta paga.

Estes resultado são o espelho de demasiadas coisas negativas com que os nossos atleta têm que se debater diáriamente, normalmente contra tipos que nada sabem disto, e na maioria dos casos temos mesmo que colocar de fora qualquer responsabilidade dos atletas que se sente agora que dão efectivamente o máximo que têm para dar, não têm é outras armas que os outros têm, como o David Rosa definitivamente o nosso melhor elite que mesmo sendo dobrado (e temos mesmo que viver com isso), mas é o melhor efectivamente, e dos 2 elites da Selecção (ele e o Leão) o Rosa é o mais honesto e abnegado que luta até final corajosamente até ao limite, mesmo sabendo que vai ser dobrado, esteja em primeiro dos portugueses ou não, não jogando a fácil desistencia que pelo menos poupa o embaraço e deixa na ideia dos incautos que se tivesse acabado e tal até tinha sacado medalha como o faz o Leão de uma forma já sem credibilidade nenhuma onde nem os próprios da equipa dele já acreditam nestes "azares" como eu soube.

O David Rodrigues é valente, abnegado, humilde (se fosse eu corria o tema relay corria... espera ái... nem que me mandassem para casa) e faz efectivamente parte de uma nata do btt mundial pois 16º aqui, depois de ter corrido o incrível devaneio desgastante do team relay, é definitivamente um grande resultado e tomara em elites estarmos no top 10 mundial como estamos com o David e com o Ricardo que também já o provou várias vezes.

O Tiago quanto a mim foi brilhante, não foi dobrado numa super competição destas e acabou num honradíssimo lugar, talvez melhor que muitos dos outros que acabaram à sua frente pelas parcas condições que tem e demonstrou a coragem, valentia e abnegação de sempre.

O outro junior, tem efectivamente que explicar muito bem, ele e a sua equipa, porque em Portugal passa a voar pelo Tiago Ferreira encaminhando-se a passos rápidos para atacar o Leão em Tábua, isto depois de desfazer literalmente o David Rodrigues num circuíto identico a este europeu. Tem que explicar porque em Moreira de Cónegos mesmo com um furo que o obrigou a fazer quase uma volta a pé, ainda acabou a 1 minuto apenas do David que é top 10 mundial, tem que explicar porque no Campeonato Nacional de contra relógio, o seu primeiro contra relógio com zero de experiencia fez 3º lugar e medalha de bronze contra experimentadíssimos e experietíssimos atletas de estrada mna sua 2ª aparição no alcatrão... e depois lá fora, em Madrid baqueou todo abafado, nunca se intrometendo na guerra da frente e nunca conseguindo sequer fujir a um Ricardo lesionado e em baixa forma excepto nos últimos metros da corrida... em Banyoles ficou em 3º lugar muito longe do David e do Ricardo lutando com o melhor espanhol que aqui neste europeu fez 48º... e cá em Portugal anda mais que o Leão Pinto... PENSO QUE ISTO TEM QUE SER EXPLICADO E BEM EXPLICADO, pois, depois de em Tábua aparecer com um andamento de Julien Absalon autenticamente e TODOS VIMOS que a gasolina nunca acabava, levava 2 turbos como até o organizador disse na brincadeira, neste europeu apenas 5 dias depois, apresenta um andamento fraco e regular mais ao estilo daquilo que em 3 anos sempre o ví fazer, e ninguém perde a forma ou a ganha em apenas 5 dias, todos sabemos disso... acho que eu e muitos, exigimos e temos direito a explicações da sua parte e da equipa, a LA-MSS, para estes andamentos cá dentro que não se igualam em nada depois lá fora estranhamente... penso que todos devemos exigir uma boa explicação à equipa LA-MSS, a mesma que foi extinta do pelotão de estrada pelos motivos que se conhecem e aparece agora nos padocks de btt com o seu super autocarro de luxo da ex-equipa profissional e com andamentos brutais em Portugal por parte deste atleta à profissional... mas apenas em Portugal. Apenas exijo uma explicação, nada mais, e quem de bem, deverá para bem deste desporto, exijir o mesmo, não devendo ninguém ficar melindrado com esta minha exigencia de uma explicação, pois nada digo, apenas peço uma explicação, e não sou o único a pensar o que tenho direito de pensar, mas como sempre, o único a pedir essa explicação públicamente dando a cara.

Quanto ao atleta capa de cartaz desta selecção, o Luis leão pinto, penso eu e muitos mais que nenhuma magia negra foi feita, apenas não há coragem para "perder"... este atleta que se convenceu que é muito superior a qualquer outro português, ou ganha ou sente que vai ganhar, ou encosta com alguma coisa "partida", e o caso de Madrid foi claríssimo pois o Rosa estava a desancá-lo literalmente e a explicação dele para o motivo da desistencia não é credível, pois aquele circuíto para tipos da força dele é para fazer todo em talega excepto 1 ou 2 rápidos locais que se se desmontar não se perde tempo, mas ele preferíu parar com o desviador "partido" para não perder para o David. Hoje no europeu passou-se identica situação com toda a certeza, pois na primeira volta ele fez 18m10seg e passou em 81º, e o David fez 17mn56seg e passou em 72º... isto diz tudo, o David ia ficar à sua frente e já o tinha passado mesmo partindo de trás pois o ranking do Leão é superior ao do David... e para este atleta perder para o David??? antes desistir com alguma coisa partida!!! Mas no fim, mesmo com esta nítida falta de coragem e fair-play que o leva a um balanço negro de em tantas provas de xc pela selecção ele só ter até hoje acabado 1 delas, precisamente o europeu do ano passado, onde a coisa lhe correu de feição com um 42º mas acima de tudo sem nenhum português à sua frente, algo que ele não suporta e com esse não suportar continua a tapar o lugar na selecção a outros mais corajosos e que sem desistir e sem medo de perder podiam já ir evoluíndo mais pelo menos acabando as muitas corridas que já fez e ganhando experiencia com isso, continuando a gastar dinheiro do projecto, para desistir sem razão, apeas com o simples facto de "ou ganho ou desisto e não me exponho, que assim sempre tenho margem"... em Moreira de Cónegos passou-se o mesmo pois o Rosa estava a desancá-lo... em Belas passou-se o mesmo com um super Rosa a dar tratamento a este atleta que pensa que é o maior e é uma desonra perder com outro português... o Rosa pode ganhar, mas ele sempre dirá que apenas perdeu por azar, e isso se é feio e mau perder e no caso da selecção é gastar dinheiros públicos para ir fazer birras e jogos que acho que já são demais e já ninguém dá crédito...


Penso que este projecto falíu aqui neste europeu, até porque de certeza hipotecou a pequena hipótese de a Selecção ir ao mundial e às últimas Taças do Mundo... tudo deverá ser repensado... ou então deixar estar assim, pois quem errou neste projecto, quem tem a resposabilidade do fracasso deste projecto... está bem... e tem o seu garantido... e isso é que interessa, que para estes Srs. é dito com estas palavras, a responsabilidade dos maus resultados é do "baixo nível dos atletas", e rápido vem aí outra geração de cadetes como o João Leal para eles continuarem a justificar o seu projecto "pessoal". Siga...


paulo marinheiro
 

Komrad.jan

New Member
Já que todos leram a minha pergunta ( percebendo o que estava escrito nas "entrelinhas" ) e que nínguém teve coragem de responder ( ou tentar pelo menos ), acho que a mesma será respondida no campeonato nacional da próxima semana.

aquele "limpo" abraço.
 

jkanoas

New Member
o sr. marinheiro devia ser um bocado mais humilde e nao pensar que e dono da verdade. pois segundo se sabe tambem mete grandes argoladaspensando ser um iluminado, quem nao se lembra do espigao invertido. :oops:
 

jota

Member
jkanoas said:
o sr. marinheiro devia ser um bocado mais humilde e nao pensar que e dono da verdade. pois segundo se sabe tambem mete grandes argoladaspensando ser um iluminado, quem nao se lembra do espigao invertido. :oops:

O Sr. Marinheiro sabe que errou em certos opções mas reconheceu! Não vamos "empoeirar" certas situações! Há fenómenos do Entroncamento no BTT nacional! A mim também me fazem confusão os "paraquedistas"...!
 
O que vale é que a verdade custa a ouvir/ler a algumas pessoas e quando essas mesmas são confrontadas não gostam e logo criticam! Eu mandei uma boquinha em relação ao andamento do Mário Costa e logo fui "calado" disse que bastava compararem resultados e logo vieram uns quantos dizer que andava a ver mal! Mas o que vale é que isto de normal não tem nada! ninguém passa de 8 para 80 tanto de um ano para o outro como de uma semana para a outra! :roll:
Mas já que assim é preparem-se porque para a semana vai voltar ao 80! loool Só faço votos para o verdadeiro homem do xco em portugal, o ricardinho, lhe tire as tripas pa fora e o faça comer o posinho que anda a precisar! Bora Marinheiro!

E porque não foi o Mário Costa fazer a prova do Team Relay em vez do David Rodrigues!?

Se calhar o Seleccionador já se arrependeu em bom de não ter levado o Ricardo Marinheiro!

E os azares do Luis Pinto já começam a ser um quanto ao pouco estranhos não!? é que não falha uma! Se calhar está na altura de ceder o seu lugar a quem vá la fora fazer alguma coisa mais que encostar a primeira volta! digo eu!
Atenção que não lhe estou a tirar valor nenhum, todos sabemos que anda bem e é um dos melhores atletas nacionais, mas é bom é para as maratonas, não foi feito po xco!

abraços e bons treinos!
 

Komrad.jan

New Member
Espigão invertido???

Eu não tenho nada a ver com esse assunto, mas ficam todos informados e a saber que a posição com o espigão invertido não acarreta NENHUM problema físico. O único senão é o facto do atleta não usufruir do braço ( termo de física newtoniana ) todo para transferir energia.
Ou seja, a tal história antiga do fio de prumo desde o eixo do pedal até ao ponto de rotação do joelho continua actual e serve para tirar o máximo de rendimento do braço ( entenda-se perna ) possível, uma vez que a parte que fica à frente do fio de prumo fica sem servir para nada, não transfere força.

O erro que existiu, foi o facto de o atleta treinar intensivamente numa posição e competir noutra. Se ele tivesse a mesma posição "avançada" na bicicleta de estrada, nunca teria tido quaisquer problemas. Só que não poderia entrar em provas de estrada sem recuo no selim, uma vez que o recuo mínimo permitido é de 5cm.

Só outro aparte, sabiam que o Armstrong, que até não subia nada mal, competia com um recuo de 6cm nas etapas em linha e 8cm nas de montanha?
Reflictam sobre isso...
 

crosseiro

New Member
Pelos resultados salienta-se um facto impressionante: As Elites femininas andam masi rápido por volta do que os melhores elites portugueses!!! Ainda por cima fazem 6 voltas, coisa que o Rosa não pode fazer por ter sido dobrado mais cedo.
Estámos muito muito muito longe do ritmo competitivo das outras nações.
 

paulo marinheiro

Utilizador Banido
Crosseiro, olhaí, tem calma, algo mudou concerteza que a actual campeã do Mundo Marga Fullana correu já muitas vezes com o Ricardo no Open na mesma corrida e leva bilhetes monumentais desde que ele era cadete e ainda agora este ano em Avilles ele em partíu 1 minuto atrás das meninas e a meio da volta agarrou a espanhola que liderava a geral da corrida e ela ainda tentou reagir feita louca mas nem conseguíu agarrar a roda... e o Leão a o Rosa andam mais fisicamente que o Ricardo pela própria idade... os tempos da corrida de elites foram muito baixos em relação a todos os outros tempos, logo houve algo que mudou no tempo mas ainda não ví fotos mas foi de certeza...
 

artsite

New Member
Os nossos atletas são fracos....andam pouco....as Elites femeninas andam mais que os nossos elites......mas, eles trabalham? Que eu saiba, e pouco pois admito que não estou muito dentro do assunto, mas os nossos atletas mesmo para irem lá fora tem de meter férias, ou faltar, assim que chegam têm trabalhos á espera, e treinar é nas horas vagas, pois fora disso existe 8h de trabalho 5 dias semana, essa é a realidade em Portugal.
Tudo bem que já existe Juniores a fazerem melhor que os Elites, mas muitos elites já começaram tarde, e espero que os Juniores de agora, quando forem elites ou Veteranos ainda estejam no BTT, pois se estivem é por AMOR ao BTT, pois o BTT em Portugal ainda oferece muito pouco ao atletas, tanto de topo, como es restante que se esforçam para estar o melhor possivel.

Quando fui ver o mundial a Silves vi diversos atletas durante a semana em treinos nos circuitos, os nossos podem fazer o mesmo lá fora?
Sei que devem existe mais atletas internacionais que devem estar na mesma situação que os Portugueses, mas são Top10???

Existe muita muita coisa ainda para se fazer em Portugal, por isso, não se pode pedir ao nossos atletas que estejam no Top10, agora se puderem, melhor
 
Inaceitável o clima de suspeição que alguns levantam, sem concretizar. Melhor fora que se se calassem.

Voltando ao tópico, os resultados não foram brilhantes, mas também não foram terríveis. O Tiago Ferreira esteve bem, e promete; o David poderia ter feito melhor (e nunca saberemos qual o resultado caso não tivesse integrado a selecção no Team Relay); o Mário Costa esteve também um pouco fora do que é capaz; já nos Elites é que a perfomance foi bastante menos positiva.

Face ao que se alcançou, terá o seleccionador e a Federação que reflectir e ajustar a vela para melhor aproveitar o vento. As teses catastrofistas sucederão sempre já que são intrínsecas à nossa maneira de ser. Impera que se encontre sempre o bom senso de seguir firme os propósitos do superior interesse do BTT nacional.
 

crosseiro

New Member
O terreno modificou-se, lama, justíssimo.
No entanto concordo com o referido previamente, a trbalhar 8 horas por dia o mérito é redobrado, no entanto nunca serão atletas comparáveis com os Internacionais mais conhecidos.
Se fosse atleta de BTT de alta competição e não tivesse outra fonte de rendimentos, por mais que me custasse iria paera a estrada, o BTT não permite salários que nos ponham á vontade para só fazer BTT. Portanto sem tempo equivale a menos treino, menos descanso, portanto menos volume e menos poder de assimilação.
 

Pedro_xpto

New Member
Quando se fala em que os resultados dos elites não foram brilhantes e que o selecionador e federação é tudo muito bonito falar... mas agora vejamos, quem é que ca em protugal ultimamente têm andado mais que o Rosa e o Leão? Creio que não ha ninguem...Refletir sim.. mas levar quem????
 

trekmen

New Member
Realmente tirando o resultado do David Rodrigues, o resto é infelizmente aquilo a que já nos habituamos nos ultimos tempos.......há que refletir o que falhou e naturalmente que o selecionador nacional terá que ser responsabilizado, pois por um atleta como a David a correr no team relay antes é algo de muito pouca visão ou mesmo burrice!!!

Quanto ao Paulo Marinheiro, mesmo que nem sempre esteja de acordo com a sua visão muito centrada no seu filho, tenho que lhe tirar o chapeu, pois o homem sabe muito e diz a verdades.....algo que ninguem gosta de houvir!!!

Boas pedaladas a todos
 
Quando digo "reflectir", estou a ser mais abrangente do que falar dos seleccionados. Aliás, o que penso é que é preciso ajustar a vela. É necessário continuar a adaptar o projecto aos resultados que se vão obtendo e à própria evolução dos atletas.

Reflectir, sim. Haverá algo de errado nisso? Não é da reflexão e da discussão que nasce a luz?
 
Caros amigos do Fórum...

Após ler tanto disparate junto sobre da prova de Zoetermeer, até me custa acreditar naquilo que eu vi lá ao vivo. :) :) :) O que já é normal aqui no fórum.

ehehe

Grande Equipa e Ambiente de Selecção. Boas prestações dos nossos atletas ao contrário do que aqui se tem escrito. E que nos devem deixar orgulhosos. Quem critica pela negativa não sabe certamente do que está a falar.

Partilho de seguida, um pouco do que vivi enquanto apoiei a 100% todos os atletas da NOSSA SELECÇÃO NACIONAL de XCO!


Apresentação das Selecções presentes
IMG_3399.JPG


Juniores (Mário e David)
IMG_3449.JPG


Mário Costa
IMG_3457.JPG


David Rodrigues
IMG_3489.JPG


Joana Barbosa
IMG_3560.JPG


Uma sequência que demonstra um pouco do que foi a prova do Tiago Ferreira (lá ninguém ficou indiferente à prova que fez este rapaz)
IMG_3629.JPG


IMG_3630.JPG


IMG_3631.JPG


Luís Pinto
IMG_3776.JPG


David Rosa
IMG_3773.JPG


IMG_3786.JPG


IMG_3788.JPG



Saudações velocipédicas,

TA

performed by... www.tiagoaragao.com
 
Top