Campeonato da Europa de XC0 2011 - Dohnany (Eslováquia), 4-7 de Agosto

Patitos

Active Member
Caro micx, foi o proprio Rúben Almeida que o confirmou.
Para evitar especulações seria pertinente saber as razões para as quais foi desconvocado.
Se estava a andar demais ou não.....se as analises determinaram alguma coisa ou não, nada se sabe...por enquanto.
O Proprio Rubém fechou-se em copas e nada diz.
WAIT AND SEE .
 

Patitos

Active Member
Caro Gonçalo o que foi escrito acima é o que nos vêm á ideia automaticamente quando se soube...a diferença é que uns têm coragem de darem a sua opinião outros são hipocritas e dão palmadinhas nas costas.
 
Patitos, cada um é livre de ter a sua ideia, agora não é livre de a vir colocar publicamente e dar a entender coisas que não consegue provar!! Isso chama-se difamação! Não conseguem atingir que podem estar a prejudicar um atleta somente com esses comentários de quem está sentado á frente um teclado e diz tudo o que lhe apetece sem medir as consequências do que escreve e sem respeito pela pessoa e pelo atleta? Continuo sem perceber o porquê de esses comentários virem logo á baila só porque não foi convocado, podem existir mil e uma razões, mas a primeira é logo que está "a andar demais"! Tenham bom-senso, exijam explicações sim, mas só no fim das terem é que comentem! Eu tenho muitas opiniões sobre muitas coisas e não as venho aqui dizer publicamente só porque me apetece! Em Portugal um anda mais que o outro é logo porque há alguma coisa por detrás! Se de facto existir, provem, accionem os meios existentes, judicias e legais, não venham é levantar suspeitas se não as podem provar! E mais grave, sem haver uma explicação oficial para o que se passou!
 

luisoporto

New Member
boas,
Não sou de expor alguns pensamentos neste local, mas no entanto depois do que li, acho pertinente expor alguns, e talvez refresque algumas memórias...e não querendo defender nem acusar ninguém...

Quanto a um post que diz qualquer coisa como: "...o ruben chegou a moreira e a oliveira a andar demasiado...";
1- Analisem bem o que estão a dizer, pk tal como alguém também disse aqui, podem estar a prejudicar um atleta sem qualquer tipo de culpa, e que para conseguir o k consegue, sofre muito, e depois vê-se nestes julgamentos, ñ deve ser nada bom..
2- Por um lado também concordo com o que outro "blgr" diz, concordo que se exponham ideias, porque tenh observado coisas feias no btt nacional, pessoas que dão palmadas nas costas, e quand essa pessoa vira costas, falam logo do pior...enfim, pessoas insignificantes. Mas no entanto ñ podemos andar por aí a escrever coisas sem fundamentos...sem nenhuma análise válida, foi isto que fizeram....
3- Analisem bem este atleta antes de falar (rubén). Analisem: historial; época presente; técnica; terrenos favoritos...etc etc..
Depois de tudo analisado, conseguem perceber que ñ existe nenhuma supresa em relação a ele nas provas que descreveram...
Por exemplo no CN, ñ foi campeão pk teve uma pequena avaria, estava numa pista á sua maneira, pelo que observ, reparem que ele é mt rápido a descer ao contrário do david, e tenh a certeza que quando escrevem que ele aparecu rápido nas provas que referiram, compararam ao david, o que é errado, são atletas diferentes, e ambos podem ganhar, e ambos podem perder...
4- Se querem expor pensamentos publicamente, inteiramente de acordo, mas que sejam pertinentes, muit sinceramente também gostava de saber o que se passou, mas parece-me que é algo do lado da fpc.

Observem melhor, porque talvez estejam a deixar escapar coisas mais suspeitas...mas é a minha opinião...

Parabéns a todos os atletas, e desejo-lhes SORTE :p

cumprimentos
4-
 

Jorge Dias

New Member
Viva,

Sou novo na modalidade, não no Desporto, onde já ando há mais de 30 anos, e onde aprendi que o Respeito pelos outros é primordial.

Também sou de opinião que aqui se escreve demasiado rápido, e não se pensará muito bem no que se escreve.

Escudados num nick, qualquer um tem coragem de escrever o que lhe apetece, sem se preocupar se vai ofender ou prejudicar alguém, e como o que escreve não tem consequências para si próprio, terá para os outros (e se calhar esse é o objectivo escondido...), nem sequer necessita de apresentar argumentos, basta lançar a suspeição e os outros que se amanhem.

É triste termos que conviver com este tipo de realidade: por um lado os que vivem com paixão e lealdade e por outro os que vivem eternamente a ver fantasmas.

No caso em apreço, a não inclusão do Atleta Rúben Almeida na representação da NOSSA selecção no Campeonato da Europa, é óbvio que causa estranheza, até porque demonstrou que efectivamente está num bom nível. Claro que as mentes perversas logo começam a ver os ditos fantasmas. Como foi dito anteriormente
O Rúben Almeida foi uma aposta pessoal do seleccionador nacional
E porque será que foi escolhido? Não será um indício inequívoco de qualidade?

Todos nós gostaríamos de saber o que se passou, mas mal estaria o Seleccionador Nacional se por cada decisão que tomasse, ou alguém na Federação, tivesse que vir a público defender os seus argumentos para as opções tomadas.

Com certeza que o fará dentro do Grupo (Federação e/ou atletas) e as pessoas de bom senso aceitarão as decisões tomadas.

Haja SERENIDADE numa altura em que todo o apoio aos nossos atletas é pouco.

PARABÉNS ao Gonçalo Amado e Diogo Figueiredo, juniores de 1º ano, não esquecer, e BOA SORTE para o Ricardo Marinheiro, Mário Costa, David Rosa e Tiago Ferreira.

Jorge Dias
 

Narciso Magalhães

Active Member
Pessoal, vamos lá ver se nos entendemos ! ;)

Este atleta vinha a fazer uma época mais ou menos dentro do que seria previsivel. Depois chegou a Moreira de Cónegos e Oliveira de Azemeis a um nível brutal.

Acho que este meu comentário não é nenhuma barbaridade. Alguém tem dúvidas daquilo que afirmo ? O Rúben Almeida chegou mesmo a um grande nível a estas duas provas, muito provavelmente por ter apontado todo o treino para o Campeonato Nacional. Mas não foi o único... Basta ver também a grande prova realizada pelo Fábio Ferreira (3º classificado).

Em Moreira de Cónegos, como já disseram anteriormente, o Rúben estava como peixe na água (pista ao seu jeito) e acabou por colher os frutos dessa suposta preparação.

Provavelmente foi por isso que não foi convocado... Por estar a andar demasiado.

Aqui parece-me que fui mal interpretado ! Então o atleta quando tinha resultados aceitáveis era convocado e quando consegue resultados muito bons já não é ? Se calhar devia andar menos para ser convocado... :) Para o caso de ainda não terem percebido estava a ser irónico ! ;)

Como nota final, acho que a Federação e/ou seleccionador nacional deveriam dizer quais foram as razões para o atleta não ter ido ao Europeu depois de ter sido pré-convocado e de ser um dos integrantes do projecto olimpico.

Dado ser um atleta integrado no projecto olimpico e ser também actualmente o 2º atleta com mais pontos alcançados neste 2º ano de qualificação olimpica penso que a federação/seleccionador nacional/atleta deveriam apontar quais as razões que levaram à não-convocatória do atleta.

NOTA: Quem acompanha os post´s que eu já há algum tempo escrevo nos tópicos da competição conhece a minha forma de estar aqui no fórum ! Se até hoje houve algum usuário que sempre fez sugestões / criticas construtivas principalmente no que diz respeito à qualificação olimpica esse alguém fui eu ! Basta lerem atentamente o tópico "Jogos Olimpicos 2012 - Lusitânia Road to London".
E como nota final, para o user "micx" que diz saber mais do que eu penso, eu não invento informação. Tanto o Rúben Almeida como o Miguel Gaspar foram pré-inscritos pela federação neste Europeu. Os nomes dos atletas constavam nas start´s list´s disponiveis no site oficial da prova !
 

luisoporto

New Member
boas,

Caro narciso, talvez até tenhas alguma razão em alguma coisa que dizes, mas apenas em alguma coisa...imagino que não deste importância ao meu post, ñ o interpretas-t bem...

Acho que não estás a construir bem o teu raciocínio, pois se tivesses talvez tomasses outras posições...analisas pouco as raizes das coisas, apoias.t apenas em factos superficiais, referis-t outr atleta, que pelo que percebi, achas-t estranh a sua forma no CN, mais uma vez te digo, analisa bem o atleta, (fábio ferreira), caso não saibas, é um atleta com experiência, e que pelo que observei aplicou-se para o CN, observa-se pelos resultados obtidos em provas anteriores ao CN. E mais, informo-te também que no CN10, foi também 3, ou seja, ñ considero uma grande supresa...com isto ñ quero dizer que coloco as mãos no fogo por ele e por qualquer outra pessoa, apenas ñ podemos andar por aki a difamar...

E mais uma vez, quanto ao Ruben, acho que tens razão numa coisa, embora muitas pessoas em PT pensem exactamente o contrário, e por isso que PT é o k é, a FPC devia ser mais transparente, e ñ vejo problema em justificarem as convocações no sitio oficial da FPC. Outros desportos, mais profissionalizados, as escolhas são justificadas, ás vezes até mal, mas são...no btt, ñ é necessário!! ñ sei porque...

caro narciso, aconselho-o a construir os seus mapas mentais de outra forma, porque talvez a raiz do problema ñ seja a que aponta...a maneira que faz é a mais gratuita, e correndo riscos de ser completamente inválida...no meu pensamento isto é bem mais complexo...


cumprimentos
 

FFardilha

New Member
Venho aqui na tentativa de vos tentar elucidar sobre a ausência do Rúben nesta convocatória, não que o faça mandatado por alguém mas porque vejo demasiada especulação em algo que é bem mais perceptível do que parece: caso não saibam, a FPC tem um orçamento destinado às diversas Selecções, que no caso do BTT implica uma grande ginástica por parte do Seleccionador na hora de decidir as provas em que Portugal vai marcar presença e também com que número de atletas. Como especialistas ou amantes do BTT sabem por certo que a presença em determinada prova implica uma preparação prévia para ela direccionada e por isso há uma figura chamada "pré-convocatória", que é feita com uma antecedência considerável de forma a que Seleccionador, Treinadores, Equipas e Atletas possam envidar esforços no sentido de harmonizar interesses e planos de trabalho. Ora, no caso do Europeu, essa convocatória foi feita há já algum tempo, antes do CNacional e da XCO Cup. Nessa altura o Rúben não se apresentava na fantástica forma que vimos nestas duas provas e não se sabia ainda que o Miguel Gaspar, por querer dar outro rumo à sua vida extra-desportiva, iria deixar o BTT. O que me parece que o Seleccionador terá pretendido terá sido convocar dois atletas que dessem algumas garantias internacionais para cada escalão: 2 juniores, 2 sub-23 e 2 elites, de forma a que se um estivesse num dia menos bom o outro pudesse apresentar resultados. Estou certo de que se o orçamento fosse maior o Rúben estaria certamente presente, mas há também que perceber que este tipo de Campeonatos como o Europeu são bem diferentes das provas nacionais e implicam também uma parte mental muito vincada. Ora, e não me esquecendo que ele não tem culpa disso, o Rúben participou em pouquíssimas provas internacionais e apenas numa Taça do Mundo em toda a sua vida, em que a sua ingenuidade e inexperiência vieram ao de cima numa desistência infeliz. É um atleta muito promissor, que pela sua vida académica e profissional tem grandes oscilações a nível de preparação mas a quem ainda falta estaleca internacional. Claro que poderão dizê-lo: só a adquire indo a provas destas e não posso deixar de manifestar a minha concordância. Mas isso faz-me voltar ao ponto "orçamento": o Seleccionador tem muitas limitações nas suas escolhas e a verdade é que tendo sido o Rúben uma aposta pessoal dele, que na altura foi muito criticada por muitos "Velhos do Restelo", hoje já está quase no patamar certeza mas ainda precisa de um período de maturação em relação a colegas como o David Rosa, Tiago Ferreira, Mário Costa e Ricardo Marinheiro, que já fazem das prestações internacionais ao mais alto nível eventos comuns nas suas vidas desportivas, que lhes permite já estarem psicologicamente mais tranquilos em ambientes que, reitero, são muito mas muito diferentes das provas nacionais. E já agora, não comparem as justificações das convocatórias, porque o único Seleccionador que o faz é o de futebol e a esse não há orçamento que limite, além de se tratar de um desporto com a visibilidade e peso mediático que todos sabemos. Espero ter contribuido para ajudar nesta discussão e que a partir de agora todos se concentrem em apoiar os atletas que efectivamente foram. Abraços
 

huppy

Member
FFardilha ai esta o que nos queriamos saber, obrigado!


Caro luisoporto, voce como novato na modalidade ja sabia disto era? E que as suas palavras ofensivas face ao narciso parecem me completamente descabidas para quem conhece a forma de estar dele no forum aqui nesta secção.
 

luisoporto

New Member
Caro huppy, não me diga que ñ sabia o que "ffardilha" acabou de referir...acho que isso todos sabiamos...

Não sei com que argumentos afirma que sou novato nisto...(a não ser que refira-se ao forum, pois aqui evito ao máximo de escrever).
E deve estar a confundir os posts, pois eu não ofendi ninguém...apenas demonstrei que o Srº Narciso, está a cometer um erro em apontar assim o dedo sem provas de nada...apenas isso. Mas isto é o meu ponto de vista...e respeito os outros quando eles ñ ofendem ninguém...

Quanto á justificação da FPC, ñ vejo qualquer tipo de problema, visto que ñ acresce nada em orçamento...mas é uma coisa que defendo há mt, ñ é d agora...

Não quero alimentar mais discussões sem argumentos...
Como "ffardilha" refere, vamos concentrar-nos em apoiar quem está lá :p

cumprimentos

Não quero alimentar mais discussões, pk ñ m leva a lado nenhum...
 

DMFT

New Member
Senhor FFardilha, ou alguem que m saiba responder....

Segundo o seu ponto de vista então n seria melhor viabilizar as verbas para os pontos UCI com o objectivo de ir ao JO, e convocar o ruben almeida em vez de um junior?!
 

reivax

New Member
Pareceu-me precipitado o Gonçalo A. e o Luisoporto terem levado as declarações do Narciso para áreas mais obscuras...se calhar andam a pensar muito nessas coisas. O Narciso que continue com a sua forma respeitadora de postar neste forum (que todos reconhecemos) e o Ruben que continue a andar os espétaculo que temos visto recentemente, venham resultados neste Europeu!!
 
F

Feito

Guest
Também não estou a conseguir ver mais.. A 1ª volta vi o o marinheiro em 35 e mario em 52
 

lpsferreira

New Member
Lá está o Italiano em grande, Não vai faltar muito para este homem dominar o XCO Mundial. É uma máquina quase perfeita ao contrário de alguns que se acham, este é mesmo.
 

Jorge Dias

New Member
Viva,

A transmissão teve muitas falhas de sinal, pelo que quase não deu para ver o desenrolar da prova.

Algo se terá passado com o Ricardo Marinheiro, pois na classificação aparece com apenas 4 voltas concluídas.

Tempos parciais do Ricardo (6 voltas no total):

1ª volta: 15'10 - 2ª volta: 15'08 - 3ª volta: 15'52 - 4ª volta: 15'52

Mais regular, com a 1ª volta ser a mais fraca (ou menos boa;), depende do ponto de vista), foi o Mário Costa, que começou em 57º e sucessivamente, 48º, 47º, 42º, 41º e, com a última volta um pouco mais lenta, desceu (ou foram os outros que subiram?) para 44º.

Parciais do Mário:

15'41 - 2ª 14'24 - 3ª 14'48 - 4ª 14'37 - 5ª 14'48 e 6ª 15'28

Como se vê muito regular no miolo da corrida, só tem que começar e acabar melhor;).

Para quem está sentadinho no computador a ver os números, até parece fácil:D, mas obviamente que este comentário é feito com muito respeito pelo atleta, treinador, família e todos aqueles que o acompanham, porque ninguém se faz sozinho. Para toda eles os meus PARABÉNS.

E venha o dia de amanhã para vermos os nossos elites, a quem se deseja a maior sorte do mundo.

Jorge Dias
 
Top