Caminhos de SAntiago!

mister f

New Member
amigo crucas já fiz esse caminho que pretendes fazer (atravessando o gerês) começando de braga e por coicidencia a 1 de maio de 2008.
fizemos em três dias de 90km cada.
foi um sonho que espero repetir em 2010.
quanto a gps não tinhamos, foi mais estilo road book e apanhando algumas marcações/indicações.
abraço e vai em frente
 

draker

New Member
Carissimos,

Em agosto de 2008, tive o prazer de viver uma fantastica experiencia!
Ou seja Porto / Santiago. Para quem nunca fez ... sem duvida que é uma viagem fantastica, onde podemos fazer de tudo um pouco. Desde dar ao pedal :twisted: conversar, reflectir na vida e tambem conhecer locais muito bonitos ao longo deste caminho.

p.s.
Não é necessario GPS!
É sim ... Animo, força nas pernas, e o essencial. Nada de muita bagagem, pois o peso multiplica :twisted:
 

PGMNV

New Member
Boas,

Quanto ao Caminho Francês, posso ajudar pois fiz no verão passado.

Conselhos:

- Ir o mais leve possível... eu levei 1 kg. acima do recomendado para o meu suporte (10 kg.) e arrependi-me, não que que me tivesse custado levá-los ou tivesse tido algum azar, mas porque houve coisas que não usei.
Recomendo levar 2 mudas de roupa de verão e uma de inverno (ciclismo), impermeável, uma muda de roupa "civil" sapatos e/ou chinelos (basta, passasse 2-4 horas por dia com ela), artigos de higíene (não esquecer de colocar um rolo de papel higiénico espalmado, pode dar jeito no meio do campo) e toalha de banho, saco-cama. Isto nos alforges. Forrei os alforges com sacos do lixo pretos, para os tornar estanques, e separei depois as coisas em sacos normais. Dividi roupa de um lado, tudo o resto do outro.
Levar uma bolsa de guiador de preferência que se transforme em bolsa de cintura (para se poder tirar sempre que se sai da bicicleta), onde se coloca tudo o que tenha valor ou seja insubstítuiveis (carteira, telemóvel, máquina fotográfica e Compostela).
- Não ter medo de ir... já não sou nenhum super atleta (excepto quando o fiz, subi coisas que já não subia há uns anos largos ;) ), o meu treino resume-se a FDS com voltas de cerca de 30-50 km e fi-lo. (Para além de pesar entre 90 e 95 kg.). E fui sozinho.
-Não é necessário GPS, está tudo hiper sinalizado, e mesmo quando se perde, basta dar uma volta ou perguntar que se encontra logo o Caminho outra vez!
-Só se anda o que se consegue ou se quer, não vale a pena fazer planos, pois mesmo com muita planificação as coisas no terreno nunca correm como planeado. Mas vale ir sem plano e parar quando apetece, do que stressar a seguir um plano, por vezes irreal!
-Não ter medo das avarias... Se se for um nabo em mecánica há sempre algum que pode desenrascar (passei a minha viagem a remendar pneus dos outros e até pastilhas troquei).
-E acima de tudo divertir-se e conhecer pessoas, pois o Caminho é isso mesmo!

Um abraço

Pedro Vicente

PS: Se me lembrar de alguma coisa depois acrescento.
 
Caros Confrades

Este é sem duvida um Caminho que pretendo fazer mas com partida do Convento de Vezelay ou de Le Puy só que ainda não consegui informação detalhada. Será que alguém dispõe de alguma que possa fornecer.

1 abraço e um queijo da serra
Miguel K2 Sampaio
 

Lamelas

New Member
mister f said:
amigo crucas já fiz esse caminho que pretendes fazer (atravessando o gerês) começando de braga e por coicidencia a 1 de maio de 2008.
fizemos em três dias de 90km cada.
foi um sonho que espero repetir em 2010.
quanto a gps não tinhamos, foi mais estilo road book e apanhando algumas marcações/indicações.
abraço e vai em frente

Podes-me falar um pouco mais desse percurso, sem duvida parece-me mais cativante do que o Porto-Santiago que tinha pensado fazer.
 

mister f

New Member
saimos bem sedo da pousada de braga e fomos almoçar á pousada da juventude de vilarinho das furnas (recente e muito boa). depois saimos e fomos passar em portela do homem e paramos numa localidade qualquer onde fomos apanhados pelas carrinhas aconpanhantes e voltamos a vilarinho das furnas. no 2º dia saimos de lá e fomos almoçar onde já tinhamos destinado,ourense, e o pessoal á nossa espera, depois continuamos e tivemos o azar do alberge estar cheio mas já tinhamos feito contacto previo com o mosteiro de oseira onde fomos passar a noite (grande aventura pois não havia condições para dormir,dois por cama,banho foi no rio...ha fresquinho,jantamos e dormimos numa ala,antiga igrea pequena, foi das melhores esperiencias que já tive,jantar e andar de bike dentro duma igreja,á por aí alguem que se possa gabar disso.3º dia foi até santiago onde apanhamos a feira e dormimos num convento de irmãs.
descidas de 9kms seguidos feitas a 60-70km/h os 12 juntos, no fim achamos que estavamos loucos; quanto ás subidas não gosto de me lembrar.
o gerês foi magnifico.
 
Caro Confrade MisterF

O que depreendo pelo que li foi que fizeste a Geira Romana desde Braga até Portela do Homem seguindo até Ourense e então dai seguiste pela Via da Prata e Caminho Francês. Será!!

1 abraço e um queijo da serra
Miguel K2 Sampaio
 

mister f

New Member
sim foi mesmo isso.
mas como foi dois colegas que fizeram o trabalho de casa todo não domino bem essa parte; estou agora para falar com eles pois prometi a um colega do forum facultar o trabalho recolhido.
abraço
 
Caro Confrade Mister F

Já a fiz até Lobios essa importante estrada romana. O que eu queria fazer era prosseguir até Astorga aonde é o final dela. Ou seja Bracara Augusta até Asturga Augusta.

Se por acaso tiveres esse trajecto á mão apita.

Essa era uma importante estrada aonde os romanos faziam o transporta dos seus exércitos e também uma via de peregrinação a S.Tiago de Campus Stella.

1 abraço e um queijo da serra
Miguel K2 Sampaio
 

Lamelas

New Member
Miguel K2 Sampaio estás a falar ainda da Geira romana que passa no Gêres certo?

Ve se te ajuda este percurso que achei...

Caminho da Geira Romana – Porto – Braga – Caldelas – Covide – Portela do Homem – Lobios – entrimo – Ameixoeira – Castro Laboreiro – Melgaço – A Canizã – Ribadavia – Ourense – Lalin - Silleda - Santiago

Encontrei um documento interessante sobre a Geira
www.equidesafios.com/downloads/geira.doc
 
Caro Confrade Lamelas

Esse eu já conheço parte, ali nas zonas do Laboreiro mas a minha intenção era continuar de Lobios até Astorga, no entanto este dica é importante. Avé César :) :)

1 abraço e um queijo da serra
Miguel K2 Sampaio
 

Lamelas

New Member
Vou partir na sexta-feira e já tenho a rota marcada!

1º Dia -> Braga - Portela do Homem (Geira Romana)

2º Dia -> Portela do Homem - Lobios (Geira Romana)
Lobios - Xinzo de Limia (Estrada)
Xinzo de Limia - Ourense (Via da Prata)

3º Dia -> Ourense - Santiago de Compostela (Via da Prata)

Vamos em total autonomia e arrajamos credêncial do peregrino!
 

coelhone

New Member
Boa sorte e que corra tudo pelo melhor, divirtam-se que é o que é preciso.
Também vou mas é só em Junho, Vale de Cambra-Santiago
 

tarzan1964

New Member
Pelo que li aqui existe pessoas interessadas em fazer o camino de França
eu tb gostava de o fazer.
Eu vou abrir um novo topico e por ai vamos conversando e fazer palnos para o proximo ano.
ok
 
Caro Confrade Tarzan

Eu já estou alerta no caminho entre Vezelay ou Puy ou Arles ate aos Pirenéus. Ando a tentar reunir informação detalhada.

1 abraço e um queijo da serra
Miguel K2 Sampaio
 

Lamelas

New Member
Voltei e recomendo este percurso apenas com uma diferença, faria em mais dias para aproveitar as bonitas paisagens, os albergues e para visitar melhor alguns locais!

No total fiz 280km's com direito a tudo, desde estrada, estradões, single-tracks, ribeiros, lama, chuva, vento, sol e muito frio!
 
Top