Caminhos de Santiago '10 - S. Pedro de Rates (Póvoa do Varzim)/Santiago de Compostela

Há muitos praticantes de btt que já percorreram estes caminhos, há muitos locais por onde escolher para local de partida da aventura, há os Caminhos Português, Francês e um cem número de possibilidades diferentes para o fazer, quer seja em autonomia total, com apoios externos, etc... nós fizémo-lo à nossa maneira!


Juntámos um grupo de 9 amigos, alguns até àquele momento nem se conheciam entre si por serem amigos de amigos que iriam participar, mas no final atingimos o objectivo com os resultados a ultrapassarem as expectativas.
cartazsantiago.png

A logística foi o que mais tomou a nossa atenção desde que pensámos em realizar a aventura, cerca de 5 a 6 meses antes de partirmos. Preparámos e pensámos em quase todas as situações com que nos poderíamos vir a deparar e ponderámos as hipóteses e as soluções. Até criámos um cartaz e dorsais personalizados para dar mais graça a toda a situação.
joovalrio.png

Fomos 9 participantes, em representação de 4 equipas diferentes, Fôjo-Zybex BTT Team + Zona 55 Bike Team + BTT Cabeço das Águias + BTT Moita do Norte, todas elas da zona centro do país, mais concretamente dos concelhos de Abrantes (3) e de Vila Nova da Barquinha (1).
87655962.jpg
Depois de colocadas e ponderadas muitas hipóteses, acabámos por escolher à última hora (cerca de 2 semanas antes), o formato do apoio a utilizar, uma vez que não queríamos gastar muito dinheiro e queríamos voltar descansados, além de alguns só disporem de alguns dias para poderem cumprir a façanha. Arranjámos mais um elemento (não betêtista) para nosso condutor, uma vez que levámos de apoio (mecânico, dormitório, higiene pessoal, transporte até ao local de começo e regresso de Santiago) uma autocarava apetrechada com um atrelado.
capacredencialoupassapo.png

A nossa ideia ao abrir este tópico foi não só relatar a nossa aventura, mas também servir de guia para todos aqueles que nunca fizeram o camiño e não sabem muito bem como funciona toda a logística ou buscam formatos diferentes para experimentarem.
90755654.jpg
Nós optámos por começar em São Pedro de Rates, Póvoa do Varzim, para cumprir uma distância total de 220kms até Santiago de Compostela, divididos por 4 etapas por sua vez divididas por 3 dias andar e mais 2 dias para viajar em transporte, um no início desde casa até ao ponto escolhido para a partida e outro no final para regresso a casa.
92067274.jpg

Todos nós com andamentos diferentes, uns mais próximos de outros... mas todos com o mesmo objectivo! Houve um de nós que chegou a dada altura a confidenciar aos restantes: "- Esta foi até hoje a maior AVENTURA da minha vida!" E olhem que as idades do grupo oscilava entre os 25 e os 42 anos.
geral194.jpg

Não podemos dizer que chegámos a ter um dia mau, porque estaríamos a mentir. Poderíamos dizer, isso sim, que o grupo agiu coeso e no verdadeiro sentido da palavra GRUPO. Esta é uma das peças fundamentais.
blog32.jpg

Nem sequer foram esquecidas as recolhas de imagens para recordação. Levámos 3 máquinas fotográficas, além de telemóveis com câmera fotográfica e só não levámos de filmar porque nos falhou um nosso colaborador a poucos dias de arrancarmos e não nos deu tempo para arranjar outra solução. Fotografias tirámos mais de 1.500.
blog110.jpg

Bem, mas este tópico pretende ser somente para abrir o vosso apetite, uma vez que publicámos toda a reportagem nos diversos blogues das equipas participantes e não querendo ser mais que os restantes, a reportagem da equipa Zona 55 Bike Team foi a mais completa de todas, composta por 4 partes, mesmo assim resumida, que levou cerca de 1 mês a preparar a sua postagem, até que se chegasse ao formato desejado.

A todos os interessados, para ver a reportagem completa com montes de fotos magníficas e textos extensos descriminativos, deverão aceder ao nosso blogue e na coluna lateral direita do mesmo, quase no topo do blogue, encontrar Expedição BTT a Santiago de Compostela (clicar aqui).

Ficaremos a aguardar o v/ feedback.

Cumprimentos Betêtistas, Zona 55 Bike Team (Valério)
 
Top