Caminhos da costa & primitivo 2015

Ricast

Member
Boas companheiros do Pedal

Em 2015, quero fazer o Caminho da Costa e logo a seguir o Caminho Primitivo de Santiago.

O meu programa é bastante simples, Começo pelo Caminho da Costa e ao terminar em Santiago, inicio a Viagem para Oviedo para o Caminho Primitivo, no dia seguinte.

Se houver aqui alguém que já tenha feito o da Costa, e que me possa dar mais informações deste Caminho, agradecia.

Obrigado
 

Ricast

Member
Boas P7
Do Caminho da Costa, tenho uma dúvida, ao chegar à fronteira, vi que há duas opções:
- 1ª Apanhar um Ferry,
- 2ª Ir até Valença e ir na direcção da costa para subir para Vigo... Mas também li algures, que nem sempre há o Ferry.

Do Caminho Primitivo, há mais informação e vou aproveitar para ler o teu Relato
 

Ricast

Member
Vocês (P7), fizeram o Caminho todo pelo Caminho, ou houve alguma ocasião que optaram ir pela Estrada?
 

nfh

Member
Só um pequeno à parte: no tópico que o P7 mencionou referem que a Rota dos Hospitais é mais dura. Na realidade é ao contrário, a variante por Pola de Allande é mais dura quer na distância, quer na altimetria.
O que a Rota dos Hospitais pode ter de mais agreste é o facto de não ter povoação nenhuma durante uma extensão considerável de quilómetros e não ter sombras em comparação com a outra variante. Isso é particularmente importante para quem vai a pé, mas para quem vai de bicicleta 10-15km representa 1h-1h30 de percurso, o que não é crítico.

Contudo, o facto de o percurso se manter sempre na crista do monte na variante dos Hospitais faz com que a altimetria seja mais suave que a outra variante, sendo que esta última desce ao vale onde está Pola de Allande e depois nos faz subir 750m em 10km para nos reencontrarmos com o percurso comum com a variante dos Hospitais.

A Rota dos Hospitais tem uma outra vantagem para além de ser mais suave para as pernas :) : é muito comum ver por lá cavalos (semi) selvagens mas que estão habituados à passagem de pessoas (aproximam-se com facilidade dos peregrinos). Com algum "azar" podem é avistar algum urso, pois já li relatos de pessoal que jura a pés juntos que os viu :). Mas segundo consta é coisa rara isso acontecer.
 

Ricast

Member
Boas,
neste momento tenho de recuperar de uma Lombalgia Intensa, talvez tenha sido provocado da longa viagem que acabei de fazer, e o corpo não descansou o suficiente.
Agora estou muito indeciso no tipo de carga é que levarei, para esta nova aventura de 2015. Adorei a experiência da mochila, só vantagens, mas também nunca tive problemas com os Alforges. Será que devo repensar no assunto? Pela avaliação do médico,tive um entorse e uma distensão lombar.... Nunca tive nada parecido

cumprimentos
 

Ricast

Member
Bem, isso de haver Ursos no Caminho é um super incentivo de pedalar hiper depressa, assim o Caminho fazia-se num instante, eh eh eh, se vir, espero que estejam bem longe.
Estou super ansioso de começar a fazer as etapas e a gestão das viagens. Vou estudar bem esses dois troços que o P7 e o NHF falam.
 

nfh

Member
Olha, no meu caso, que passo o ano inteiro a trabalhar às 10 e 12h diárias em frente a um computador, o facto de fazer os Caminhos com mochila são terapêuticos para mim: parece que me corrige a postura.
Não te sei dizer se esse problema que tiveste nas costas está relacionado com a mochila, ou se foi um azar que poderá ter sido motivado por outra coisa qualquer. Para mim alforges não são opção, pela (boa) experiência que sempre tive. Contudo, se não te incomodam os alforges, à falta de mais pistas sobre a causa do problema vai pelos alforges.
 

Ricast

Member
Adorei a experiência da Mochila, a bike anda mais solta. Só vejo vantagens, tanto a rolar, como a subir e a descer. A descer, valha-me Deus, fiz descidas que nunca tinha feito sem bagagem nas costas. (Talvez tenha sido por ser 29r)

Este problema que tive, deve ter sido de certeza, do corpo estar-se a ressentir da viagem. Só pode, qualquer das formas, ainda tenho uns bons meses para fazer uma dieta, e repensar no peso que irei levar para as próximas viagens
 

P7

New Member
nós atravessamos de ferry, mas depende das horas pois se estiver na hora do baixa-mar pode não haver travessia
 

P7

New Member
isso é muito peso , eu utilizo sempre mochila e nunca passa dos 6 kg´s , um "segredo" para uso de mochila é utilizar uma que tenha fivelas na cinta e ajustar bem essa e aliviar as dos ombros
 

Ricast

Member
Pois, foi isso mesmo que levei
Ora vê
IMG_20140610_091810.jpg


6kg, muito bom, o que levas? Partilha aí, sff
 

nfh

Member
Bem, por norma também é 10KG que carrego na mochila (já com a água) quando faço os Caminhos no verão, com mochila. Só em tralha eletrónica (carregadores, pilhas, telemóvel, GPS, máquina fotográfica, etc) são uns 2KG, mas o acompanhamento em tempo real e as reportagens diárias de cada edição do projeto Rumo a Santiago a isso obrigam.

De resto não levo assim grande extravagâncias.
 

Ricast

Member
nhf - Bem, por norma também é 10KG que carrego na mochila (já com a água) quando faço os Caminhos no verão, com mochila. Só em tralha eletrónica (carregadores, pilhas, telemóvel, GPS, máquina fotográfica, etc) são uns 2KG, mas o acompanhamento em tempo real e as reportagens diárias de cada edição do projeto Rumo a Santiago a isso obrigam.

Exactamente como eu, tento levar um carregador para tudo, mas mesmo assim, ñ consigo tirar peso. Até o saco cama é pequeno, e a toalha uso das de microfibra, e uso alfinetes-dama em vez de molhas... não consigo tirar mais peso, P7, diz lá o que levas de 6kg, assim, pode ser que futuramente vá mais leve
 

P7

New Member
MINHA LISTA PESSOAL


BIKE

1 camara
1 kit remendos/cola
Desmontas
1 Descravador correntes
2 elos engate rápido
1 droup out
1 par pastilhas
1 kit chaves
1 mini alicate c/corta arame
1 cabo p/desviador
2 ou 3 abraçadeiras finas plástico
1 ou 2 pares de luvas plásticas (daquelas fininhas q costuma ter nas bombas de combustível)
Bomba de ar ( garrafas de co2 se for o caso)
Óleo p/corrente
Cadeado c/chave


MOCHILA

1 kit primeiros socorros
1 impermeavel/corta-vento
1 emb. lenços de papel
Gel´s e barras energ.

Sapatos tipo vela ou havaianas
Calças (daquelas finas tipo montanhismo q tem fecho nas pernas para ficar calções)
T´shirt de manga comprida
1 ou 2 jersey´s (alem do q levas vestido)
1 ou 2 calções (igualmente) podes juntar uns pernitos ou trocar uns calções por calças
2 pares mini-meias (igualmente)
1 boxer´s
Artigos higiene pessoal
Halibutb/pantene (para as virilhas)
Comprimidos d/magnésio (p/caíbras)
Pomada p/músculos

Documentos pessoais
Multibanco
Dinheiro
Carregador tlm
Pilhas p gps/câmara fotg.


Obs todas as coisas que vão dentro da mochila devem ser colocadas em sacos plásticos e fechados para o caso de apanharmos chuva




mais alguma inf. que precises é só dizer.
BON CAMIÑO
 
Top