Caminho Francês em Setembro

paulo_martins

New Member
Viva. muito bom dia a todos.

Vou fazer o Caminho Francês no proximo mês, de acordo com este plano:
Partida: Lisboa dia 16 de Setembro no " Sud- Express" > chegada a Handaya no dia 17 às 07h00> combio regional para Saint Jean Pier de Port > 1ª etapa ( até Pampelona )...
Prevejo fazer o caminho em sete etapas, o que me deve colocar em Santiago no final do dia 23 e permitir viajar de volta a Portugal ( Porto ) na manhã de 24.
Pretendo fazer o Caminho sem apoio de carro, levando alforges e ficando a dormir nos albergues.
O plano começou por incluir mais pessoas, mas com o tempo foram desistindo e agora provavelmente irei sozinho. No entanto, por uma questão de segurança, seria preferivel ir acompanhado. Assim, caso alguém esteja interessado em acompanhar-me peço que me contacte pelo paulo.martins@iefp.pt
Conforme se percebe pelo plano, estou a pensar fazer todo o caminho em sete etapas, o que implica, em média mais de 100km por dia, portanto vai sempre exigir alguma condição fisica...
Espero que o plano agrade a alguém e que venha a ter companhia.
Um abraço
Paulo Martins
 

Psam76

New Member
Boas,

Já fiz o Caminho Francês em 2007, para dizer a verdade acho que a tua 1ª etapa é muito ambiciosa pq vais ter de passar pelos pirenéus o que não é fácil e se levares a trouxa às costas ainda pior!!!!

A 1ª etapa vais fazer de certeza uns 27 ou 30 km isto se tiveres um andamento razoavel.....

Boa sorte e vai dando noticias
 

paulo_martins

New Member
viva Psam.
Nunca fiz o Caminho, portanto tenho apenas a referencia de outras pessoas. Neste caso tenho dois amigos que o fizeram recentemente ( regressaram na semana passada ), com quem costumo andar e fizeram precisamente essa etapa ( Saint Jean>Pampelona ).
Claro que não tenho garantia nenhuma de conseguir fazer o que eles fizeram, mas como temos andamentos semelhantes vou alimentar essa expectativa e tentar treinar para a poder concretizar. Vamos ver...
Mas obrigado pelo toque.
cumprimentos
P
 

PGVFerreira

New Member
Ola Paulo_Martins
este ano em Março fiz o caminho Portugues com saida de Coimbra acompanhado de 5 amigos ou seja eramos 6 comigo e adoramos o caminho ainda apanhamos alguns dias de chuva o que atrasou um pouco a nossa chegada a Santiago. Agora o que tu pretendes fazer já em Setembro nós estamos a projectar essa viagem mas só para o próximo ano 2011 mas mais para Maio, tambem já estive a ver que as primeiras etapas n vão ser pêra doce, um grande conselho que te dou é que n leves muita roupa leva apenas o indespensavel para o dia a dia pois no primeiro dia a saida de casa n te parece muito mas depois começa a pesar te e muito. ( eu levei alforges e a pesei a minha burra e acartei 30 kg )
 

paulo_martins

New Member
Viva, boa tarde.
PGVFerreira:
Obrigado pelo toque. É sempre importante contar com as experiências alheias, pois é uma forma mais fácil de aprender..
Quanto ao assunto do peso. Por ser uma questão Grande tenho tido alguma atenção e procuro tirar partido de alguma experiencia que tenho do montanhismo. Assim, sem contar com água ( que deve ir no CamelBack) e comida terei um pack ( suporte de espigão, alforges de 8 litros, equipamento/ outra roupa e ferramentas) que pouco ultrapassa os cinco quilos. Como vês vou no minimo...
Quanto à dureza da primeira etapa, apenas me preocupa o tempo disponivel, na medida em que a ligação Handaya > Saint Jean é feita em comboios regionais (2) com ligações muito apertadas e que acabam por levar algum. Tempo esse que te vai faltar quando for para partir de Saint Jean para Pampelona.
Os meus Amigos Resolveram o problema indo de taxi, pois assim chegarama a Saint Jean muito cedo, o que lhes permitiu ter muita luz do dia para os cerca de 80km da etapa. Contudo para mim essa solução não é opção pois custa mais de 100€...
Assim, vou tentar preparar-me o melhor possivel para, mesmo perdendo algum tempo nos transportes publicos, conseguir subir os Pirineus e ainda ter tempo para começar a descida. Se correr bem ( como, por exemplo não chover ) devo chegar muito perto de Pampelona, caso contrario existem outros albergues antes, e fico por aí. Seja como for, é minha intenção pedalar enaquanto houver luz do dia, pois a entrada nos Albergues pode fazer-se até às 20h00.
Como vês, estou a tentar cobrir todos os angulos. Vamos ver como corre...
Cumprimentos
P
 

shelltox

Super Moderador
Boas primeiro que tudo, força nisso. Não sei se és o Paulo Martins que conheço mas cá vai meu bitaipe.
Eu já fiz os caminhos Portugues (2x) e o Françês... oxalá seja possível fazer outros.
Fiz o Francês no ano passado, sei que é preciso alguma força para nos lançarmos, quando começares e sentires o ambiente, vais gozar. No caminho Francês o espírito e disposição dos peregrinos é diferente do Português, que por exemplo repeti este ano embora desta vez prolongando até Fisterra (no primeiro ano do Português, no regresso de Santiago..senti pena de ter terminado a aventura e ao lembrar as experiências dos peregrinos na oficina, desejei o Francês, tive oportunidade de o fazer e no final, mesmo sentindo "los caminos me matam" ficou-me a ida a Fisterra atravessada...este ano fui gostei...mas adorei o Francês).
Vais fazer o caminho nos mesmos moldes que eu gosto e fiz questão de fazer, em autonomia, a ficar em albergues, fazer as minhas refeições,etc.
Tentar ser sucinto embora seja uma experiência que me faça perder no relato, fica sempre algo por dizer e nostalgia enorme. Nunca te sentirás sozinho, vais ver que é incrível e vais encontrar de tudo, só talvez após 16h porque a maioria dos peregrinos, a pé, por essa hora já costumam estar instalados. A grande diferença que senti do caminho Português para o Françês é mesmo a pre-disposição dos peregrinos, talvez por no Françês as pessoas acabarem por ser mais solitárias ou a 2 na aventura logo tende-se a agruparem e partilharem, conviver,etc. No Português, por ser mais curto, vai grande parte em grupos numerosos que ficam por conviver entre eles, deitam-se e levantam-se todos juntos=a caldeirada de barulho.(no ano passado em albergue cheio, acordei com as srªs da limpeza porque todos já tinham se posto a caminho e eu não dei por nada!). Engraçado nós de bike irmos passando pelos pedestres durante a manhã..mas não te admires de em subidas a pé também eles passarem por ti..há pessoas a fazer 10km por dia e outros a 40 e mais!. Vais encontrar assim com o teu ritmo vestidos de licras, como em bikes de cidade vestidos tipo safari, desde o tipo que leva o cão e dorme na rua com ele, ao tipo que só leva o VISA. Vais ter trilhos para gozar, sofrer, ires deslumbrado como retas de 13km de gira-sois á direita e cereal á esquerda, vais ver pessoal como novo, outros todos rotos a andar nos calcanhares e de manhã se fazem ao camino ..epá...encontrei tudo.
Acho que estás a preparar bem a aventura..7 dias é ambicioso mas saberás melhor, penso que estás a cobrir os ângulos, também sempre utilizei camelbak e alforges de 9L e achei suficientes, basicamente: 2 mudas completas roupa bike;1 muda á civil calçado=chinelo dedo;higiene pessoal+ sabão azul para lavar a roupa(muito mais pratico que o detergente em grão). Ferramentas e suplentes da bike(camara,elo,dropout,pastilhas,remendos,braçadeiras,fita cola,cordel), kit 1os socorros.. agora os extra das experiências : linha + agulha(alças rebentadas,rasgos de roupa,bolhas,picos encravados,etc,etc); impermeável/corta vento(indispensável em todas vezes e sempre fiz entre os meses julho/agosto).
Isso dos albergues é mais ou menos, cheguei a ficar pelas 22h,as vantagens de ir a solo!
Leva lista das distancias entre cidades/vilas
Muitos albergues são em vilas pequenas, sem super ou mercearia..lema, levar sempre uma refeição(lata salsichas ou atum e pão), algo para comer. Ao fim de semana, fecha quase tudo!
Os albergues pequenos, para quem vai solo, são os mais acolhedores(parei em um que o jantar foi feito para todos com a sua contribuição do que tinham, antes da refeição nos apresentamos..e deu para ver que a lingua portuguesa é mesmo complicada,lol)
Tem muita atenção nas cidades, principalmente as maiores, as marcações ficam meio fora de mão ao pessoal das bikes, pois além da confusão as marcações são por vezes discretas,do lado esquerdo da via e a velocidade e condução da bike nos faz passar pelas marcações sem dar por ela...segue os tipos das mochilas,lol.
Nos albergues pelo caminho, são sempre bons locais para se usar os wc's e abastecer ou até descansar um pouco.
O desconforto e corpo dorido vão ser teus maiores adversários..usa a cena do mudar de posição,etc..mas não te livrarás,podes é retardar.
Nunca abuses da condução técnica, uma queda pode deixar tudo a perder, a bike está pesada, tu pesado e talvez cansado.

Para finalizar, fiz 11 dias casa-caminho-casa! tracei a meta dos 70 meia por dia, houve dias de 50 e tal.. outros mais de 100..mas cumpri a média.(se os repetisse e pudesse faria em uns 13-15..mas não seria a mesma coisa, foi mais)

epá...acho que já escrevi imenso, cada vez sinto que mais por dizer...Desculpa/desculpem a seca mas hoje deu-me para isto. qualquer coisa apita.

Minhas fotos
 

Salvado

New Member
Nunca me canso de ler um bom relato sobre os caminhos expecialmente o françês tambem ando com ideia de o fazer só não sei quando LOL
 

shelltox

Super Moderador
Opà falar dessa experiência do caminho Francês carregou-me de nostalgia,mais umas coisas que lembrei.
Quando em certas terras os albergues ficam cheios,a protecção civil,abre o pavilhão desportivo..foge deles!eu tive de dormir uma noite ao relento(no bom estilo à porta da igreja)e foi muito melhor que uma no pavilhão. Aqui normalmente é onde ficam os grupos grandes,além de pagares na mesma,é uma anarquia.
Não sei se sabes,acho que é assunto pouco focado,pelo que apercebo o pessoal tuga come nos restaurantes,nos albergues,tens fogão,tachos,talheres,pratos grande parte com frigorífico e os peregrinos vão deixando restos de temperos(sal e azeite,nunca dei falta).
Em aldeias espalholas é frequente não se encontrar mercearia,existem é vendedores ambulantes:a carrinha do pão,do peixe,dos congelados,dos legumes e frutas..apalha-los é uma questão de sorte. Vivi uma situação.. um dia estava com dificuldade em abastecer-me,apanhei uma carrinha de fruta e abasteci-me. Enquanto guardava as coisas,comia algo,fumava o cigarro a carrinha da fruta arrancou e passado alguns segundos aparece peregrino a correr com mochila e pergunta se eu vi a carrinha..disse-lhe que já tinha arrancado,ainda ofegante ele demonstrou desânimo e lá se pôs a caminho,eu entretanto arranquei e lembrando da fome que tinha passado até encontrar a dita carrinha, ao passar por ele,lhe dei uma maçã e um pêssego,desapareci no horizonte dele ainda a ouvir seu agradecimento..só vivido se sente.
No equipamento da bike leva campainha,dará muito jeito e acham piada ao cumprimento do trim-trim.
Um dos pontos altos dos dias,é passar por quem teve contigo do albergue (digo isto porque fui sempre dos últimos a partir :) ).
Outra curiosidade é se encontrar barracas de pessoal que ali está a oferecer um chá,café,bolachinhas,local para sentar um pouco,mesmo uns mais comerciais que outros,eram do troca de donativo.
..lembrei de outra,na subida de uma montanha o dia estava escaldante e eu pensei alto,bom,bom era uma cerveja.nem que fosse espalhola,avisto uma casa de pedra com um Mercedes ML à porta!resolvi bater para pedir água..convidado a entrar e me servir da torneira,foi-me oferecida uma cerveja :) ,cigarrilha e estive um pouco na conversa possível com o simpático senhor.
 

paulo_martins

New Member
Boas.
Que belo relato Shelltox.
Espero também eu daquei por +- um mês poder fazer o mesmo.
Para já estou a tentar fazer tudo o que está ao meu alcance para me preparar bem. Ouço e registo as experinecias como a tua e treino tanto quanto posso. Hoje vou iniciar uma segunda fase dos meus treinos em que vou fazer quase exclusivamente terra, já com as mais pesadas rodas tubeless e respectivos pneus e programar não em função de Km, mas de horas de treino.
Quanto às sugestões, são todas bem vindas pois há sempre alguma coisa que nos pode escapar ( como, por exemplo a linha e a agulha ...).
Obrigado
Um abraço
PM
 

nfh

Member
shelltox, tens porventura o track GPS do caminho francês? Já encontrei alguns na net mas não tenho a certeza se dizem respeito ao caminho a 100% ou se tem alguma variante.
Este ano fiz o caminho português com um grupo de amigos mas o bichinho ficou e quero fazer o caminho francês (ou parte dele) no próximo Verão.

Se puderes ceder o track diz qualquer coisa aqui ou por mensagem privada.
 

shelltox

Super Moderador
Boas,

Sim tenho, até um track muito completo de waypoints, albergues,supermercados,etc,etc,até as fontes. O caminho francês tem quase vias completamente dedicadas aos peregrinos o track só se torna realmente util nas cidades grandes (ex:Leon;Burgos,Ponteferrada) aí sim quem vai de bike tem algumas dificuldades em conseguir seguir as marcações. Eu até o que me deu mais jeito foi uma folha com os km's entre terras,com indicação de capacidade de albergues,se cidade ou vila,se com supermercado. Também tenho um guia para bicigrinos,que se houver interesse poderei digitalizar.

Entretanto mudei de pc e neste momento não sei onde tenho o track mas logo que encontre partilho, senão envio o meu...que tem umas voltas extras..afinal também eram minhas ferias :)

Pois os caminhos têm esse bichinho, no primeiro ano desejei logo mais, no ano passado com o cansaço disse "los caminos me matam" e afinal lá fui este ano, que chegado a Fisterra até tive para comprar o pin com " nunca más" ,lol...mas o caminho do Norte ficou-me atravessado(fiz um pouco dele) e uma ida a pé também me seduz... já para não falar da jornada realmente épica que após ouvir um relato..Roma-Santiago deve ser a p*** da loucura(claro que com minha disponibilidade,seria coisa para 2 ou 3 anos, como o pessoal a pé faz muito x km este ano,continua no ano seguinte,etc)
 

shelltox

Super Moderador
Encontrei o referido track. Estão disponíveis 2 ficheiros:
- um único ficheiro track&waypoints em .gpx mas atenção que tem cerca de 23000 pontos, tem de ser dividido ou reduzido(porque duvido exista aparelho comum,que aguente com tantos pontos)
- um .zip do mesmo track e waypoints em 13 segmentos/etapas nas extensões .trk e .wpt

Public folder
 

daraopedal

New Member
Boas!
Fiz o Caminho Francês há poucos dias (de 11 a 24 de Agosto) e foi uma grande aventura!Em relação às tuas previsões, acho que 7 dias é pouco tempo para gozar/apreciar a aventura, mas sei que por vezes não há tempo para mais. Reitero o que disse outro bttista em relação à tua 1ª etapa: é demasiado ambiciosa. Eu acabei por perder a ligação em Hendaye por causa de um controlo policial em que verificaram as identidades de todos. Ninguém passava. Quando consegui passar, fui a correr à bilheteira, mas o comboio já lá ia. Acabei por ficar 3 horas na estação até ao próximo, o que levou a que no 1º dia começasse a subir os Pirinéus às 15h. Só fiz 9km e fiquei no 1º albergue porque são precisas 6h para atravessar aquilo. Apanhei chuva, vento e frio na travessia (em pleno mês de agosto). Levei luvas fechadas, impermeável e calças e olha que mesmo assim cheguei a Roncesvalles a bater o dente. De resto correu tudo muito bem, nunca tivemos um furo, nem nada, mas ia precavido com drop out e tudo.
Em relçao a track GPS, esquece! A não ser nas cidades, onde a quantidade de cores nos impede de ver as setas, o resto está muito bem marcado.
Podes encontrar as fotos das minhas etapas no meu blog http://daraopedal.blogs.sapo.pt
Estou a preparar um relato detalhado de cada etapa, mas só será publicado quando estiver concluído.
E como se diz por lá "Buen Camino!!!!"
 

shelltox

Super Moderador
...Lembrei de outra coisa que dá muito jeito nos albergues, eu sempre levei e sempre utilizei... uma ficha tripa,daquelas pequenas ...assim já dava para por o tlm a carregar,as pilhas e o outro carregador que já la estava.
2 anos tentei usar tambem 2 painéis solares, para ter minha independência enegetica mas não tenho opinião muito favorável. Para próxima jornada multi-dias, vai ser o belo dínamo na roda :)
 

Rogério Pinto

New Member
Amigo Paulo,
Se tivesse tempo, podes crer que voltava a faze-lo contigo... não deixo de ficar preocupado com a tua viagem, mas sei o que sentes, pois seria capaz de fazer o mesmo.
Fico a torcer para que tudo corra bem e que venhas com a sensação de que valeu a pena.
Grande abraço
Mais uma vez, para quem ainda não viu, aqui fica o link da minha e da nossa aventura - Via Algarviana 2009 e Caminho Francês 2010
http://www.latebeginner.blogspot.com
 

paulo_martins

New Member
viva, muito boa tarde a todos-
Cá estou, de volta com este assunto, para vos relatar um pouco do que foi a minha experiência pelos Caminhos de Santiago.
Hoje não me vou adiantar muito, pois até nem estou em minha casa e faltam-me vários elementos para fazer um relato com pormenor e segurança. No entanto, gostaria de adiantar desde já que me foi possivel completar todo o meu plano, tal e qual o tinha imaginado- Ou seja: de Saint Jean Pied de Port a Santiago de Compostela em sete dias ( entre Domingo 19 e Sábado 25 de Setembro ), sozinho e sem carro de apoio .
Tudo correu bem. A começar pelo tempo, pois após ter dcidido adiar a partida por um dia ( estando já em Saint Jean Pied de Port ) por causa da chuva, não voltou a chover durante toda a semana.
O percurso. Era minha absoluta determinação fazer todo o percurso pelo Caminho tradicional. E assim o fiz, desde o primeiro dia, seguindo pela "rota de Napoleão" para subir ( e descer ) os Pirineus, tendo depois continuado num percurso absolutamente fantástico até Puente de la Reina, num total de 103Km em 8h30.
Apesar da dureza aparente, devo dizer que foi, sem dúvida o melhor dia, com os trilhos mais interessantes e a motivação no máximo.
Por agora não tenho possibilidade de continuar, mas pretendo muito brevemente ter oportunidade para continuar a relatar as minhas experiencias e fazer algumas sugestões para quem pretenda fazer o Caminho Francês.
Um abraço a todos e cumprimentos
PM
 
Top