super.byke
New Member
Planeamento
A ideia de fazer o Caminho Francês apareceu depois de ler várias crónicas sobre o mesmo e depois de ter feito o Caminho Português em 2011.
O Planeamento começou em Outubro de 2011 com a recolha de toda a informação possível sobre percurso, etapas, altimetrias, bagagens a levar, transporte para Saint Jean Pied de Port (SJPP), albergues, etc.
Deste levantamento considero relevantes os seguintes endereços:
endereços visitados
http://www.forumbtt.net/showthread....Sean-Jean-Pied-de-Port-Santiago-de-Compostela
http://www.forumbtt.net/showthread....-8-1-Etapas-Saint-Jean-gt-Santiago-Finisterra
http://caminhacomigo.wordpress.com/
http://caminodesantiago.consumer.es/camino-en-bici/etapas/#camino-frances
http://www.gronze.com/camino-de-santiago/camino-frances.htm
http://www.mundicamino.com/rutas.cfm?id=15
http://www.mapacaminosantiago.es/caminofrances/06-estella-losarcos.htm
http://www.elcaminosantiago.com/PDF/Profiles_Camino_Frances_27_Etapas.pdf
https://sites.google.com/site/oswaldovdpl/caminho-de-santiago/breve-historia/1a-jornada
http://acaminhodesantiago.wordpress.com/
http://www.dobrarfronteiras.com/moc...iago-material-necessario-peregrino-portugues/
Em conversas com amigos surgiu a disponibilidade do amigo Override em me acompanhar, pelo que o planeamento da viagem foi feito a pensar em 2 “bicigrinos”!!!
A viagem para SJPP
As datas escolhidas foram condicionadas pela atividade profissional, pelo que se escolheu a semana de 15 a 23 de Junho de 2012.
O objetivo era fazer o caminho em 8 dias… sempre me disseram que seria pouco tempo, mas eu pensava e mantenho “mais vale fazer em 8 dias do que não fazer!!!”
O objetivo seria fazer os kilometros possíveis, iniciando a jornada por volta das 07h30 e terminar por volta das 18h00, sendo que no primeiro dia apenas andariamos de tarde e no último pretendiamos chegar a Santiago por volta das 12h.
O comboio foi a escolha para a viagem do Porto até SJPP. Os bilhetes para os mesmos forma comprados com antecedência para evitar filas. De notar que o Sud Express termina em Hendaya e de Hendaya para SJPP tem que se apanhar 2 comboios (Hendaye – Bayonne e Bayonne – SJPP)
Os bilhetes Porto - Coimbra B e Coimbra B - Hendaye foram comprados na estação de Campanhã. Os bilhetes para Hendaye – SJPP foram comprados on-line no site da SFCF (http://www.tgv-europe.com), tendo os mesmos sido enviados por correio para a minha casa de forma gratuita (bom serviço!!!)
Desta forma foi possível apanhar os seguintes comboios:
Campanhã – Coimbra B 16h52 – 17h59
Coimbra B – Hendaye 18h51 – 07h10
Hendaye – Bayonne 07:20 – 07:59
Bayonne – Saint Jean Pied de Port 08:20 – 09:38
Desta forma chegamos por volta das 10h a SJPP …
Atendendo a que não alugamos a “carruagem cama” em regime familiar, tivemos que desmontar as bikes de tal forma que embaladas não se identificasse que eram bikes. Isto obrigou-nos a desmontar as bikes todas (suspensão, guiador/avanço, pedaleira, desviador, suporte alforges, etc) tendo as mesmas ficadas com o aspeto da foto.
No site da CP informam que cada passageiro pode transportar no máximo 3 embalagens, que era o nosso caso, contudo o revisor mal nos viu disse logo “vocês têm bagagem a mais!!!”… contudo lá nos safamos e conseguimos acomodar tudo no vagão cama.
A viagem no vagão cama foi desconfortável, não conseguimos dormir quase nada, pois apesar de ir deitado, o barulho era muito (mesmo usando tampões nos ouvidos)… contudo para quem viaja nos assentos normais acho que deve ser muito mais desconfortável… a vantagem é que não perdemos 1 dia para fazer a viagem, visto a viagem ser feita à noite, o que me permite trabalhar no próprio dia.
Alforges ou mochilas?
Em 2011 fiz o caminho Português com mochila, achei aceitável, pois apenas fazia ums 40/50 km por dia (demorei 5 dias do Porto a Santiago)
Em 2012 fiz o caminho Português com mochila em apenas 2 dias, com o objetivo de ver como seria fazer 120/130 km por dia com mochila, e confesso que não me senti confortável, daí ter decidido levar alforges.
Tenho a dizer que ao 2º dia de viagem já nem damos por ela que levamos alforges, já estamos adaptados. Só damos por ela que os temos quando temos de desmontar e empurrar as bikes.
Acabei por levar um camelback que acabou por viajar quase sempre amarrado aos alforges, servindo o mesmo apenas para guardar alguma alimentação uma vez que os meus alforges eram muito pequenos.
Para mim foi a escolha acertada!!!
Material a levar
Da informação recolhida e da experiencia com as 2 idas do Porto a Santiago foi elaborada a seguinte lista de material:
Bolsa amarrada ao guiador
Cartão do cidadão, Dinheiro, Multibanco, Cartão europeu de seguro de doença
Credencial do peregrino (caso não existissem em SJPP estas seriam o backup).
Mapas com informação do percurso, Máquina fotográfica, Telemóvel e benurom/brufen para SOS
Camelback
carregador de telemóvel e da máquina fotográfica
1 lanterna de mão + navalha para cortar pão
O resto do espaço foi ocupado com barras/sandes/bananas
Alforges
1 calças finas + 1 par boxers + 1 par meias + 1 par sapatilhas + 1 camisola fina + polar - material a levar vestido
1 camisola fina para dormir + 1 pares de boxers
2 equipamentos de ciclista (1 camisola + 1 calções + 1 camisola interior + 1 par meias)
1 par manguitos + pernitos
1 corta vento + 1 capa da chuva + impermeável da mochila/alforge
1 par chinelos (para tomar banho e andar com eles calçados o resto do dia)
1 par de luvas
1 toalha + 1 sabonete
Escova dos dentes + gilete da barba
Protector solar
6 Molas da roupa para por roupa a secar
Halibut, Creme assos
Tampões para ouvidos para dormir
Sais para colocar no bidon
saco cama
Capacete
Oculos + lentes suplentes
Pulsómetro/fita
Saco ferramenta
1 kit “tapa furos”
1 camara de ar, desmontas, embalagem com óleo, descrava corrente, 2 elos rápidos, braçadeiras de serrilha, 2 metros de corda (fio)
2 cadeados
Chaves para montar bikes, 1 alicate
1 dropout, 1 cabo de aço para mudanças
Bomba de ar, Campainha
Pano para limpar corrente
Bidom de água
O peso total (alforges, camelback, ferramenta, saco cama e bolsa de guiador) pesava 7kg
A ideia de fazer o Caminho Francês apareceu depois de ler várias crónicas sobre o mesmo e depois de ter feito o Caminho Português em 2011.
O Planeamento começou em Outubro de 2011 com a recolha de toda a informação possível sobre percurso, etapas, altimetrias, bagagens a levar, transporte para Saint Jean Pied de Port (SJPP), albergues, etc.
Deste levantamento considero relevantes os seguintes endereços:
endereços visitados
http://www.forumbtt.net/showthread....Sean-Jean-Pied-de-Port-Santiago-de-Compostela
http://www.forumbtt.net/showthread....-8-1-Etapas-Saint-Jean-gt-Santiago-Finisterra
http://caminhacomigo.wordpress.com/
http://caminodesantiago.consumer.es/camino-en-bici/etapas/#camino-frances
http://www.gronze.com/camino-de-santiago/camino-frances.htm
http://www.mundicamino.com/rutas.cfm?id=15
http://www.mapacaminosantiago.es/caminofrances/06-estella-losarcos.htm
http://www.elcaminosantiago.com/PDF/Profiles_Camino_Frances_27_Etapas.pdf
https://sites.google.com/site/oswaldovdpl/caminho-de-santiago/breve-historia/1a-jornada
http://acaminhodesantiago.wordpress.com/
http://www.dobrarfronteiras.com/moc...iago-material-necessario-peregrino-portugues/
Em conversas com amigos surgiu a disponibilidade do amigo Override em me acompanhar, pelo que o planeamento da viagem foi feito a pensar em 2 “bicigrinos”!!!
A viagem para SJPP
As datas escolhidas foram condicionadas pela atividade profissional, pelo que se escolheu a semana de 15 a 23 de Junho de 2012.
O objetivo era fazer o caminho em 8 dias… sempre me disseram que seria pouco tempo, mas eu pensava e mantenho “mais vale fazer em 8 dias do que não fazer!!!”
O objetivo seria fazer os kilometros possíveis, iniciando a jornada por volta das 07h30 e terminar por volta das 18h00, sendo que no primeiro dia apenas andariamos de tarde e no último pretendiamos chegar a Santiago por volta das 12h.
O comboio foi a escolha para a viagem do Porto até SJPP. Os bilhetes para os mesmos forma comprados com antecedência para evitar filas. De notar que o Sud Express termina em Hendaya e de Hendaya para SJPP tem que se apanhar 2 comboios (Hendaye – Bayonne e Bayonne – SJPP)
Os bilhetes Porto - Coimbra B e Coimbra B - Hendaye foram comprados na estação de Campanhã. Os bilhetes para Hendaye – SJPP foram comprados on-line no site da SFCF (http://www.tgv-europe.com), tendo os mesmos sido enviados por correio para a minha casa de forma gratuita (bom serviço!!!)
Desta forma foi possível apanhar os seguintes comboios:
Campanhã – Coimbra B 16h52 – 17h59
Coimbra B – Hendaye 18h51 – 07h10
Hendaye – Bayonne 07:20 – 07:59
Bayonne – Saint Jean Pied de Port 08:20 – 09:38
Desta forma chegamos por volta das 10h a SJPP …
Atendendo a que não alugamos a “carruagem cama” em regime familiar, tivemos que desmontar as bikes de tal forma que embaladas não se identificasse que eram bikes. Isto obrigou-nos a desmontar as bikes todas (suspensão, guiador/avanço, pedaleira, desviador, suporte alforges, etc) tendo as mesmas ficadas com o aspeto da foto.
No site da CP informam que cada passageiro pode transportar no máximo 3 embalagens, que era o nosso caso, contudo o revisor mal nos viu disse logo “vocês têm bagagem a mais!!!”… contudo lá nos safamos e conseguimos acomodar tudo no vagão cama.
A viagem no vagão cama foi desconfortável, não conseguimos dormir quase nada, pois apesar de ir deitado, o barulho era muito (mesmo usando tampões nos ouvidos)… contudo para quem viaja nos assentos normais acho que deve ser muito mais desconfortável… a vantagem é que não perdemos 1 dia para fazer a viagem, visto a viagem ser feita à noite, o que me permite trabalhar no próprio dia.
Alforges ou mochilas?
Em 2011 fiz o caminho Português com mochila, achei aceitável, pois apenas fazia ums 40/50 km por dia (demorei 5 dias do Porto a Santiago)
Em 2012 fiz o caminho Português com mochila em apenas 2 dias, com o objetivo de ver como seria fazer 120/130 km por dia com mochila, e confesso que não me senti confortável, daí ter decidido levar alforges.
Tenho a dizer que ao 2º dia de viagem já nem damos por ela que levamos alforges, já estamos adaptados. Só damos por ela que os temos quando temos de desmontar e empurrar as bikes.
Acabei por levar um camelback que acabou por viajar quase sempre amarrado aos alforges, servindo o mesmo apenas para guardar alguma alimentação uma vez que os meus alforges eram muito pequenos.
Para mim foi a escolha acertada!!!
Material a levar
Da informação recolhida e da experiencia com as 2 idas do Porto a Santiago foi elaborada a seguinte lista de material:
Bolsa amarrada ao guiador
Cartão do cidadão, Dinheiro, Multibanco, Cartão europeu de seguro de doença
Credencial do peregrino (caso não existissem em SJPP estas seriam o backup).
Mapas com informação do percurso, Máquina fotográfica, Telemóvel e benurom/brufen para SOS
Camelback
carregador de telemóvel e da máquina fotográfica
1 lanterna de mão + navalha para cortar pão
O resto do espaço foi ocupado com barras/sandes/bananas
Alforges
1 calças finas + 1 par boxers + 1 par meias + 1 par sapatilhas + 1 camisola fina + polar - material a levar vestido
1 camisola fina para dormir + 1 pares de boxers
2 equipamentos de ciclista (1 camisola + 1 calções + 1 camisola interior + 1 par meias)
1 par manguitos + pernitos
1 corta vento + 1 capa da chuva + impermeável da mochila/alforge
1 par chinelos (para tomar banho e andar com eles calçados o resto do dia)
1 par de luvas
1 toalha + 1 sabonete
Escova dos dentes + gilete da barba
Protector solar
6 Molas da roupa para por roupa a secar
Halibut, Creme assos
Tampões para ouvidos para dormir
Sais para colocar no bidon
saco cama
Capacete
Oculos + lentes suplentes
Pulsómetro/fita
Saco ferramenta
1 kit “tapa furos”
1 camara de ar, desmontas, embalagem com óleo, descrava corrente, 2 elos rápidos, braçadeiras de serrilha, 2 metros de corda (fio)
2 cadeados
Chaves para montar bikes, 1 alicate
1 dropout, 1 cabo de aço para mudanças
Bomba de ar, Campainha
Pano para limpar corrente
Bidom de água
O peso total (alforges, camelback, ferramenta, saco cama e bolsa de guiador) pesava 7kg