Caminho Francês de Santiago, alguem vai fazê-lo em Setembro?

jojobeleza

New Member
Boas!! Tenho tudo programado para fazer os Caminho Francês de Santiago no dia 3 de Setembro de 2011, mas estou sozinho, se houver alguem que também vá agradeço que contacte para: jo_sucatas@hotmail.com, pois sozinho não é a melhor opção.
 
Last edited:

nfh

Member
Acabei de regressar da minha travessia do Caminho Francês. Honestamente, se não tens nenhum impedimento financeiro quanto a ires sozinho (por causa dos custos da viagem até ao ponto de partida, regresso, etc), fazer o caminho sozinho poderá ser uma boa opção. Nunca vais estar sozinho, encontras sempre alguém ou algum grupo com quem vais conversando.
No nosso caso, éramos 3, mas convivemos durante vários dias com um outro grupo de 3 tipos catalães impecáveis, e um espanhol de Tenerife acompanhou-nos durante uns 3 dias, até fazermos uma etapa mais puxada.
 

jojobeleza

New Member
Boas amigo NFH por acaso já arranjei parceiro, mas obrigado pelo incentivo, partirei no dia 3 como programei. Já agora aproveitando o nosso diálogo em quantas hetápas fizeste o caminho e qual foi o meio de transporte utilizado até França? Pois estou com algumas dúvidas.
 

nfh

Member
Fiz o caminho desde SJPP em 11 etapas (podes ver tudo em www.rumoasantiago.com), mas se tens disponibilidade, eu sugiro que faças em pelo menos 12 etapas. O ideal creio ser mesmo as 13 etapas, para conseguires uma média de 65km/dia. Mas nenhum de nós tinha um treino de campeões e fizemos em 11 etapas, pelo que entre 11 e 13 etapas a diferença reside mais no tempo que tens para visitar as coisas que vais encontrando pelo caminho.

A aumentar o número de etapas, das que fiz eu dividiria a de 110km em duas: Villar de Mazarife até Molinasseca (que tem uma praia fluvial muito gira) e de Molinasseca até Villafranca del Bierzo. Eventualmente ponderaria fazer Villar de Mazarife até Rabanal del Camino (encurtando um pouco mais a primeira sub-etapa), por duas razões: o albergue de Rabanal é muito engraçado e assim fazia a subida à Cruz de Ferro logo pela fresquinha.

Quanto ao transporte, nós fomos de carro. Como éramos duas pessoas a partir de Portugal, sai mais em conta pagar gasóleo (a dividir por 2) da viagem de ida e volta do que ir de comboio. Posso dizer que gastámos cerca de 250€ de gasóleo nas viagens Portugal-SJPP-Portugal e Portugal-Santiago-Portugal. Tendo em conta que só a viagem de comboio até Hendaye custa 240€ (compartimento cama), a que acresce as ligações até SJPP, ir de carro compensa largamente.
O problema é encontrar alguém que conduza, mas resolvemos isso com familiares. Além do mais, como foi uma viagem cheia de pormenores de organização, um dos apoios consistiu na disponibilização de uma viatura a gasóleo para usarmos na viagem, pelo que a despesa não incluiu desgaste de viatura e afins, foi mesmo só gasóleo.

Uma recomendação que te faço: dá preferência às localidades mais pequenas para pernoitares. Foi onde encontrámos os albergues mais agradáveis e acolhedores.
 
Last edited:

CANSADO

New Member
Boa noite,
espero ter condições para fazer este mesmo caminho no próximo ano.
Parabens pela "aventura" e que tudo corra bem.
Desejo-vos um bom caminho.
 

jojobeleza

New Member
Boas pessoal, depois de ter arranjado um parceiro, aqui no forum, para fazer o Caminho Francês de Santiago, este correu muito bem. Partimos no dia combinado, mas mais tarde vos deixarei um relato da viagem, boas pedaladas!!
 

nuno.fbc

New Member
Bom dia

Fico contente que tudo vos tenha corrido bem!

Venha de lá essa foto-report, estou ansioso por devorá-la.....

Bon Camiño

Cumprimentos BTTistas
Nuno Campos
 

jojobeleza

New Member
Ok
 
Last edited:
Top