Caminho de Celanova (Caminho de Santiago)

mmfasp

New Member
Boa tarde,

Tentei encontrar dados acerca do caminho a Santiago como Track GPs, locais onde dormir, mas nao encontro nada!
Alguem ja fez este caminho e que tenha dados para disponibilizar?

Sem mais de momento,
Miguel
 

AFP70

Active Member
Boas mmfasp,

Presumo que falamos do caminho indicado em branco.

CAMINHO PORTO-CELANOVA

Porto, por Águas Santas e Ermesinde, até Santo Tirso [mosteiro de S. Bento, fundado por S. Frutuoso ou S.Martinho de Dume]. De seguida até Guimarães [terra de mosteiros onde repousavam os peregrinos]. Depois Braga [com o Bom Jesus, Sameiro, Falperra, três locais de peregrinação], cidade que disputou com Santiago a preponderância religiosa. De Braga para S. Frutuoso de Montélios, Prado, Vila Verde e Ponte de Lima [a ponte foi construída na Idade Média, sobre a primitiva estrutura romana e era ponto de passagem obrigatória dos peregrinos]. Depois para Ponte da Barca [com o nome a relembrar a velha barca de passagem de peregrinos] para Arcos de Valdevez. Daqui para Monção/Salvaterra e/ou pela Geira Romana, com saída na Portela do Homem e entrada na Ameijoeira por Melgaço e A Cañiza.
Em alternativa, seguia-se o trajeto do rio Lima, até ao Castelo do Lindoso, por Vila Nova de Muía. Depois Ermelo, Madalena (fronteira) e, já em Espanha, Lobios, Entrimo, Santa Comba de Bande, Celanova e S.Rosendo [aqui se fixou a família do Santo; aqui levantou o Mosteiro de S. Salvador em princípios do século X, de que resta apenas a Capela de S. Miguel, o bem conhecido Mosteiro de S. Rosendo de traça barroca! Aqui pernoitou D. Filipa de Lencastre, como, aliás outros reis de Portugal nas suas viagens de e para Santiago). Finalmente, por Ourense até Santiago.

33x9aab.jpg


Realmente em pesquisas efetuadas na net apenas encontrei um track desenhado no Wikiloc mas a seguir a estrada (presumo que tenha sido efetuado por alguém em bicla de estrada).

Por que não delinear um track a partir do Google Earth com base em diversos tracks de outros users portugueses e depois a partir de Espanha delinear um track ao sabor da inspiração do momento. Pessoalmente não acho que se passar ao lado do trajeto original seja motivo de “desclassificação” :D

Boa sorte nessa aventura e por cá ficarei a aguardar o relato digno de registo.
Alexandre Pereira
 

mmfasp

New Member
Bom,

Antes demais, obrigado a todos os que responderam.

Posto isto, e uma vez que a informação encontrada foi escassa, foi decidido ir fazer o caminho de Chaves ate Santiago, em que esse sim está muito bem marcado!

Obrigado,
Miguel
 

Ricast

Member
E Fazê-lo por inteiro?
Viseu - Santiago de Compostela, o Caminho Português Interior de Santiago, o Mais duro e Belo Caminho Português.
 
Top