Caminho da Costa Português

hugo almeida

New Member
Boas caros amigos e colegas das duas rodas, queria saber se alguem tem informações e track deste Caminho de Santiago que passa por Esposende, Caminha, Bayona, Vigo e redondela, sendo apartir deste ponto comum ao tradicional Caminho Santiago.

Agradeço desde já atenção dispensada
 

bttist@

New Member
Boas Companheiro.

So agora vi o teu post.

Já fiz esse caminho, é espectacular!

Se quiseres consigo o track

Boas pedaladas
 

caçudras

New Member
Boas caros amigos e colegas das duas rodas, queria saber se alguem tem informações e track deste Caminho de Santiago que passa por Esposende, Caminha, Bayona, Vigo e redondela, sendo apartir deste ponto comum ao tradicional Caminho Santiago.

Agradeço desde já atenção dispensada
Boas amigo
Não tenho o track, mas talvez ajude no blogue http://bttapulia.wordpress.com, há um relato pormenorizado do grupo que fez o Caminho aquando da inauguração oficial em 2010
Boas pedaladas
 

nirvugo

New Member
Boas,

Se precisarem de alguma informação específica da zona entre Viana e V.N. Cerveira podem mandar por PM que eu ajudo no que puder.
Bom Caminho
 

norbertocosta

New Member
Boas,

Excelentes informações dadas pelo lagarto...
Apesar de já não ser ano Xacobeo, é muito importante manter o espirito!

Como sugestão, deixo aqui o link do Porto Canal que fez uma bela série sobre os caminhos de Santigo no último verão.
Que apresentou uma outra via de sair do Porto até à Maia, e depois sim pelo caminho central.
http://portocanal.by4us.org/programas-televisao-desc.php?id=4#
(Falta um episódio, do 1 episódio cliquem logo no 3º episódio, os que ficam no meio estão com problemas)

Saudações
 

SandraS

New Member
Boas,

Excelentes informações dadas pelo lagarto...

PelA lagarto :p I ´m a woman ;)

Esses links estão nos meus favoritos, pois este ano queria ver se fazia esse caminho com o meu marido.

Vamos lá ver se vamos. De qualquer maneira, o caminho AINDA não é muito "rodado" , pelo menos quanto o central , claro.

Já procurei por tracks , mas não encontrei. De qualquer maneira não me preocupo , pois desde que o caminho, esteja bem marcado, não é preciso GPS ;) , basta seguir as setinhas e conchas :D

Digo isto, pois já fiz o caminho Português e não precisamos levar nada , foi só estarmos atentos e seguirmos as setinhas ;)
 

old_fox

Member
Daquilo que me apercebo, este Caminho está muito mal marcado no terreno, pois a marcação com setas é insuficiente :(
Há dois anos atrás fiz este Caminho desde o Porto até Valença mas como estávamos sempre a perder o trilho acabámos por seguir pela EN13...
 
Por norma nos meus passeios apanho parte deste caminho, entre leça e a povoa de varzim. Sinceramente n recomendo a fazer para já sem GPS... a marcação é bastante má.
 

Sanctos

New Member
Boas
Também gostava de fazer este caminho. Já fiz o Central a partir do Porto, a Via da Prata a partir da Régua e o Francês a partir de Leon.
Tenho procurado info sobre este caminho e encontrei um user no wikiloc com o track de Viana do Castelo a Santiago http://pt.wikiloc.com/wikiloc/user.do?name=fjacrespo. Se bem que a partir de Redondela junta-se ao Central por isso está bem marcado, não sendo necessário Gps.
No blog "O'Luis" http://www.caminador.es/?page_id=117 está bem detalhado o caminho entre o Porto e Caminha (e também a alternativa Caminha-Vila Nova de Cerveira-Valença que evita o ferry e se junta ao caminho Central em Valença).
Passei os mapas para o G.Earth e deu nisto http://www.gpsies.com/map.do?fileId=xbqrrborsaybdjro
Espero que ajude. No entanto é de ter em conta que os caminhos têm por vezes alternativas e podem também estar obstruídos em zonas (obras, queda de pontes, avanço do mato, etc).

Buen Camino!
 
Last edited:

curdius

New Member
Boas!

Calculo que já va tarde, mas eu fiz este Caminho em Abril e foi muito facil de seguir. Fiz em 3 dias desde o porto:
1 - Porto - Viana
2 - Viana - Porriño
3 - Porriño - Santiago

Tenho os tracks na minha página do garmin connect (so não tenho do ultimo dia, que com a alegria de chegar a Santiago não desliguei o GPS e fiquei sem bateria :))
Dia 1 -http://connect.garmin.com/activity/81694773
Dia 2 - http://connect.garmin.com/activity/81694872
 

super.byke

New Member
Realmente hoje tentei fazer um pouco do caminho em Viana do Castelo. Mal entrei na cidade (final da ponte) perdi as marcações e só as voltei a encontrar à saída (perto do hospital). Daí para a frente enquanto o segui pareceu-me bem marcado. Um GPS e o respectivo track talvez seja aconcelhado :D
 

curdius

New Member
Boas!

O melhor mesmo é entrarem em contacto com as associações de peregrinos locais para se informarem sobre as marcações. Eu quando estive a fazer o caminho da costa falei com pessoal da associação de peregrinos de viana que disse que a câmara municipal não os deixava por setas amarelas dentro da cidade e disseram-me por que rua no centro de viana passava o caminho.
Quando planearem fazer o caminho por um sitio que não conheçam é importante entrar previamente em contacto com as enumeras associação do caminho que vão atravessar.
Abraço
 

nfh

Member
Ontem fiz o caminho entre a Apúlia e Caminha (e respectivo regresso) e de facto as marcações são insuficientes em vários locais (valeram os tracks que partilharam aqui). Além disso, tratando-se de um caminho recente, há ali uma parte na zona de Vila Praia de Âncora que tem um trilho mesmo junto ao mar (um pouco técnico) que poderia fazer parte do caminho por ser muito bonito e divertido, ou pelo menos ser uma alternativa.

De resto, o caminho é bem mais acessível que o caminho central (no percurso que fiz) e tem muitas partes de paralelo em detrimento dos trilhos de terra que o caminho central tem nesta zona.
 

super.byke

New Member
Hoje também fiz o percurso entre Viana e Caminha

Perdi-me algumas vezes por insuficiência das marcações, sendo que estas insuficiências mais notórias:
- Entre a saída da Ponte Eiffel em Viana (entrada na cidade) e a saída da mesma. Para quem se "perder" fica a referência que o caminho volta a estar marcado a partir da 1ª rua à direita após se passar o Hospital de Viana (quando se circula na N13 em direcção a Caminha, sentido Nascente-Poente), sendo que antes deste cruzamento tem uma rotunda que dá acesso ao Hospital ou ao Shopping. Salvo raras excepções, a partir daqui está bem marcado até à entrada de Vila Praia de Âncora.

- Demorei um pouco a descobrir a marcação novamente quando (algures entre Carreço e Afife) o caminho nos obriga a entrar no adro de uma igreja tendo que se passar numa cancela de acesso ao adro. A seta está logo no chão (apesar de pouco visível pelo menos para mim :)) a indicar para virar à esquerda (poente) dentro do adro no sentido de saída do mesmo (sentido oposto ao da igreja).

- Novamente perdi-me à entrada de Vila Praia de Âncora, existem vários cruzamentos sem marcação e tive de andar para a frente e para traz para descobrir as setas (quem anda a pé é mais chato). Como referência tem que se ir apanhar a rua principal de Âncora (andar em direcção Poente) e depois apanhar a marginal contra o mar. O caminho segue pela marginal em direcção a Moledo (norte).

- Novamente em Caminha a última marcação fica na entrada da praça principal (onde tem muitas explanadas). Como referência o caminho aparece novamente marcado na saída de Caminha no inicio da ponte sobre o rio Vez (isto para quem segue em direcção a Cerveira) Sentido Nordeste, pelo que é seguir em frente no sentido que a última seta aponta. Para quem apanha o ferry, o sentido é o mesmo, mas em vez de atravessar a ponte volta à esquerda para o ferry (aqui não tem que enganar:D)

Espero ter ajudado :D
 

curdius

New Member
Eu realmente só tive dificuldade uma vez e foi a 10km antes de viana, de resto nunca me perdi. Voltei a trás algumas vezes é certo, mas nada de especial.
Amigo Super.Bike, manda esses teus comentários aos colegas da associação de peregrinos de viana do castelo (https://www.facebook.com/aacsviana). Eles têm frequentemente actividades organizadas de manutenção das marcações do caminho e podem levar esses comentários em consideração.
Quanto às marcações dentro das cidades, como ja tinha dito, o pessoal de viana de castelo contou-me que a camara de viana não os deixa pintar setas dentro da cidade.
 

curdius

New Member
Há... é verdade... A saída da praça de caminha é... pela porta de Santiago. É esse mesmo o nome da porta porque temos que passar. É bom lembrar que os caminhos de Santiago são organizados pela restituição histórica de relatos de peregrinos e tipicamente passam invariavelmente por todas as igrejas e ermitas que hajam na zona. Antigamente eram essas mesmas igrejas que davam abrigo aos peregrinos. Faz tudo parte do caminho, conhecer os locais, a historia e o porque de o caminho existir naquela zona.

Abraço e bom caminho!
 

super.byke

New Member
Hoje aproveitei o bom tempo e decidi fazer o percurso do caminho da costa entre Porto e Esposende.
Tal como fiz entre Viana e Caminha, decidi fazer o percurso seguindo apenas as setas (sem GPS).

Até Rates o caminho é o mesmo do central, sendo que está logo à entrada de Rates muito bem assinalado por uma placa com cerca de 1m2 a separação dos caminhos.

De Rates até à Fão raros foram os locais que encontrei com falta de marcações, pelo que nunca me perdi :). Apenas tive dúvidas depois de Fonte Boa, numa bifurcação após passar sobre a A28, nessa bifurcação não existe nenhuma marcação, o que parecia mais lógico seria seguir pela esquerda, mas como tinha muita lama fui pela direita (e acertei) onde mais à frente lá voltaram a aparecer as setas amarelas.

Nesta altura o caminho entre Rates e Fão tem locais com bastante água e muita lama, o que para mim foi um desconsolo (detesto lama) :(, mas à parte disto está na minha opinião bastante bem marcado.

Comparativamente com o caminho entre Rates e Barcelos, o trajeto que fiz hoje (Rates - Fão) é mais interessante (pelo menos para mim), usam-se mais caminhos de terra ao contrário do trajeto para Barcelos que tem mais caminhos de paralelo.

Logo que possa faço o reconhecimento entre Fão e Viana do Castelo para assim ficar com uma "fotografia" do caminho entre Porto e Caminha :)
 
Top