Caminho D`Este- Vales Mortos (Serpa) a Santiago em Autonomia

rp23

Member
Boa noite a todos os peregrinos e bicigrinos,

Cabe-me a mim abrir este tópico para divulgar mais uma aventura de 2 Alentejanos que querem fazer o "Camino" de uma forma diferente de fazer os caminhos de Santiago, um "camino" pouco divulgado.
O caminho chama-se: Caminho D`Este.

Sei que este caminho parte da Igreja Matriz de Tavira e que passa por Castro Marim, Alcoutim, Mértola passando pela aldeia de Vales Mortos, seguindo para Serpa, Moura e por ai adiante até Santiago.

O troço de Tavira até Vales Mortos já foi efetuado em sentido contrario (Norte/Sul), falta-nos agora realizar o resto do caminho até Santiago de Compostela, mas estou com um pequeno problema, não tenho o track do caminho.

Sei que está bem marcado até Moura mas daí para Norte não tenho conhecimento algum.

Por isso peço a quem tenha o track´s do Caminho D`este e que queiram facultar o mesmo, podem entrar em contacto comigo aqui no fórum ou pessoalmente por email; (joao_elisiario@hotmail.com)
Podem facultar algum Site ou informação onde se pode encontrar.
Também é bem-vinda informação relativa ao alojamento.

O percurso que estamos a planear é:
Partida- Vales Mortos, Serpa, Brinches, Moura, Mourão, Vila Viçosa, Borba, Estremoz, Sousel, Fronteira, Alter do chão, Crato, Alpalhão, Niza, Vila Velha de Rodão, Castelo Branco, Fundão, Belmonte, Castelo Rodrigo, Vila Nova de Foz Côa, Mirandela, Valpaços, Chaves e ai apanhar o Caminho Central Português.
A disponibilidade que temos são 12 dias (23 Abril a 4 de Maio de 2014).
 

rp23

Member
Olá boa noite Rui Costa, eu sei que em Chaves posso apanhar o Caminho do Interior, o meu problema é arranjar o track do caminho D`Este da minha aldeia até Chaves.
Obrigada pelo informação
 

nunoelisiario

New Member
Bom lá vamos nós outra vez numa aventura, esta será a maior e bem maior, desta vez partiu de mim por motivos não muito agradáveis mas pronto passa à frente já passou o pior, só tenho pena do nosso outro companheiro (grande amigo) malhas não ter disponibilidade para fazer mais esta com o rp23 e comigo, fica para a próxima (aldeias de xisto) quem sabe, isto vai querer muita preparação e logística; essa fica a cargo do rp23 ele é que sabe bem como se prepara pois já na via Algarviana ele tratou de tudo e agora fica mais uma vez encarregue, agora é começar a dar ao pedal e umas corridas valentes para chegarmos em forma a abril, bom nós vamos dizendo e publicando aqui a preparação. Mas temos é que arranjar os track`s isso é bem importante pois ir à descoberta:fpalm: não deve dar resultado. :D
 

rp23

Member
Peço desculpa, tens razão, eu enganei-me quando escrevi, queria escrever Caminho do Interior e escrevi Caminho Central.
Obrigado
 

nunoelisiario

New Member
A coisa começa a ganhar forma, os dias já estão marcados, os treinos planificados:cheers: , a sério pedimos a quem conheça ou tenha alguma informação relevante acerca deste caminho se fazia o favor de nos facultar, de Chaves para a frente já temos AGORA só falta até Chaves :p
 

rp23

Member
Boas pessoal, não pensem que desisti, tenho andado ocupado a obter informação para conseguir realizar um track do Caminho D`este.
Já esta mais de 60% projetado, o resto vou ter que fazer um reconhecimento no terreno, pois não consigo arranjar informação em parte alguma.
 

rp23

Member
O projeto vai no bom caminho, já tenho o nome das localidades por onde vou passar, alguns contatos para dormir, alguma informação sobre os track`s.
Com calma e paciência tudo se realiza

Um bom ano para todos e boas pedaladas,
 

piresktm

New Member
Boa sorte para essa aventura,

Possivelmente vamos encontrar-nos em Santiago, é qe vou fazer o caminho aragonês nessa altura :D
 

rp23

Member
Boas pessoal,

Tenho uma alteração a fazer ao caminho, pois não iremos sair da Vales Mortos mas sim de Tavira.

Consegui convencer os meus 2 companheiros de aventura a sair de Tavira, sendo assim fazemos o caminho na sua totalidade.
O numero de dias mantêm-se (13) mas com mais uma etapa.
Já temos planificado as primeiras etapas:

-Tavira-Vales Mortos--134 km
-Vales Mortos- Terena ou Alandroal-- Mais ou menos 120/130 km
-Terena ou Alandroal- Crato--100/110 km
Crato-Castelo Branco--80 km

O resto vem a seguir
 

nunoelisiario

New Member
Bom agora já não há volta a dar, contagem decrescente.
São só 3 semanas e começa a odisseia que vai ser a nossa aventura que será ligar Sagres-Santiago de Compostela, depois de dia 5 de Maio então virá o relato desta aventura.
Agora é começar a fazer a check list arrumar as coisas e ver se não esquecemos de nada, e esperar que chegue dia 22 para começar a pedalar...
 

J.Chaíça

New Member
Boas.
Tambem vou ter o prazer de participar nesta aventura com a companhia do João e Nuno Eliziario, fazer o caminho D'este que Liga Tavira a Santiago de Compostela.
Para mim vai ser mais uma perigrinação a Santiago mas está será a maior em nº de Km em dificuldades naturais pois vai ser pelo interior do pais e em autonomia total.
 

rp23

Member
Boas camaradas foristas, os dias passam a correr, só faltam 3 semanas.
Não tenho tido tempo para dizer algo, porque a preparação tem me tirado muito tempo.
Já temos as etapas previamente planeadas, mas é nossa intenção parar para pernoitar quando quisermos, começamos a pedalar de manhã e vamos sem destino em relação à dormida.
Vou levar os contactos dos locais possíveis de dormida.
Quanto às etapas já fizemos algumas alterações para desviar às estradas nacionais.
A 1º Dia; Tavira-Vales Mortos-130km.
Esta etapa vai ser feita com algumas alterações; Sair da igreja de Santiago em Tavira para o ponto mais a Sueste de Portugal, à Foz do rio Guadiana em Vila Real de Santo António, dai até Alcoutim vou seguir as marcações, em Alcoutim vou evitar a estrada nacional que vai até Mértola e vou atalhar para o Pomarão com passagem do rio Guadiana de Barco.

No Pomarão vou em direcção a Mina de São Domingos e ai retomo novamente as marcações até à minha aldeia onde vou dormir.

Neste dia tenho mesmo que ir dormir a Vales Mortos, não posso ficar antes.

Mais informo que o Caminho D`este só está marcado de Tavira até à saída de Serpa, depois só volta a estar marcado na entrada do conselho de Alter do Chão.

2º Dia; Vales Mortos-Alandroal-140km

Sair de Vales Mortos em direcção a Serpa, Brinches, Moura, Povoa de São Miguel, Mourão, Monsaraz sempre por alcatrão, em Monsaraz vou por terra batida até Cabeça de Carneiro e dai até ao Alandroal por alcatrão.
Se não consegui chegar ao Alandroal, temos contactos para ficar em Terena ou Monsaraz.

3º Dia; Alandroal-Crato 105km

Do Alandroal até à entrada do conselho de Alter do Chão tenho que ir por estrada, no conselho de Alter vou entra nas marcações até ao Crato.

4º Dia; Crato-Soalheira 85km

Daqui para a frente já temos o percurso marcado com as setas amarelas até à Guarda.

5º Dia; Soalheira-Belmonte-65km (parece pouco não é????...Muito duro!!!)

Daqui para a frente vamos fazer o que o nosso corpo deixar.
Já temos uma breve ideia, mas vai ser muito difícil de concretizar.
Temos que avaliar dia à dia.
Isto é uma previsão,

6º Dia; Belmonte-Figueira de Castelo Rodrigo-90km

7º Dia; Figueira de Castelo Rodrigo-Mirandela-90km

8º Dia; Mirandela-Laza-110km

9º Dia; Laza-Cea -77km

10º Dia; Cea-Santiago 87km

11º Dia;Santiago-Finisterra-100km.

Fazer o caminho todo nestes dias, fica-nos a sobrar um dia.
Temos 13 dias, mas o ultimo não conta porque é para visitar Santiago.
Tenho 11 etapas e 12 dias para pedalar, vamos ver o que vai dar…
Em breve vou mostrar algumas fotos do material que vou levar.
 
Last edited:
Top