Caminho Aragonês Março\Abril 2011

#1
Boas pessoal!!
Esta foi a minha última aventura pelos Caminhos de Santiago...
Desta vez fui sozinho realizar esta aventura e digo-vos que é uma expêriencia única!!
Já sei que muitos de vocês vão dizer que o Gajo é maluco e que não usufruiu do Caminho,mas desde já vos digo que foi fantástico, pois superei todas as dificuldades que eu próprio fui colocando a mim mesmo com as longas etapas que fui fazendo.
Ao todo foram 1151 kms com 13810 m de acumulado em 8 dias,mais de 800 fotos tiradas e um valente empeno!!
Mais uma vez desloquei-me de Camião Tir, saimos de Albergaria -a-Velha na Segunda feira dia 28 de Março pelas 19h00 indo Jantar a Vilar Formoso e depois ainda andámos mais 2 horas ficando a pernoitar em Salamanca.
Na terça Feira saimos de Salamanca pelas 9h00 indo almoçar na Briviesca, eram 18h00 e estava a passar a fronteira em Irún,optei por sair de Saint Jean de Luz e fazer a ligação a Sean Jean Pied de Port, chegando ás 21h15 m ainda a tempo de Carimbar a Credencial e ficar no Albergue da oficina do Peregrino...
Desta vez decidi fazer o Caminho de Mochila devido ao facto das minhas 2 bikes serem de Carbono e de espigão integrado,a expêriencia não podia ter corrido melhor visto que foi a 1ª vez que a utilizei e fiquei adepto da mesma.

Ligação de Saint Jean de Luz - Sean Jean Pied de Port

63kms\524mts de acumulado


Saida de Saint Jean de Luz



Albergue Accueil Pelerin



Esta Ligação devia ser feita por duas vezes visto que é durissima ( aconselho a quem a queira fazer que vá até Oloron e depois faça pelos trilhos a etapa de Oloron a Somport que é de 60kms ), eu optei por fazer por estrada esta parte mas posso vos dizer que os trilhos são fantásticos!!
Nos últimos 40 km a chuva e o frio fizeram-me companhia visto que á medida que eu ia subindo o tempo se ia alterando.

Ligação entre Sean Jean pied de Port - Somport

120kms\2237m de acumulado

Sean jean Pied de Port








Paisagem pirenaica













Aqui a temperatura começava a mudar...



A chegada ao Albergue AYSA no Puerto de Somport mal se via



Monumento ao Peregrino




Continua...
 
#2
Bom dia

Grande Aventura!
Parabéns pelo relato e pela qualidade do reporter.
Continua, quero ver o resto......parece que estava lá ao teu lado a pedalar......

Abraço
Cumprimentos BTTistas
Nuno Campos
 

abm

New Member
#4
Boas DEL9JUMBO,

Concordo com a SandraS... no mínimo devias fazer um blog, para conseguirmos usufruir das fotos todas... um vôo mais alto, passaria por fazeres um livro com todas as experiências e todos os caminhos feitos, logicamente com as melhores fotos...

abm
 
#5
Obrigado desde já a todos pelas vossa palavras...
Aqueles que me conhecem sabem que eu sinto o "Caminho" e é com enorme prazer que partilho as minhas experiencias para que outros possam usufruir dos Caminhos de Santiago!!
A ideia de um Blog parece-me uma excelente ideia e vou pensar nisso ( já tenho material com força de todas as minhas aventuras e histórias fantásticas).
Logo coloco a 1ª Etapa do Caminho já com fotos fabulosas de grandes trilhos...
E força no pedal pessoal, acreditem nos vossos sonhos que eu em Setembro lá estarei desta vez Saindo de Salamanca para realizar o Caminho Fonseca +Caminho Sanabrês!!
Abraço e Boas pedaladas.
Paulo Freitas
 
#6
Caminho Aragonês



Quando acordei a primeira coisa que fiz foi ver o tempo...
Chuva e nevoeiro era o que me esperava este inicio de Caminho, ao fim de 15kms o tempo levantou e foi um dia espetacular para a pratica da modalidade.
Esta etapa não apresentou grandes dificuldades com trilhos e paisagens fabulosas

2º Dia
Somport - Sanguesa
103kms \ 916m de acumulado

Puerto de Somport



Inicio do Caminho




Optei por fazer os primeiros kms do caminho por estrada devido á quantidade de neve nos trilhos





Estação de Ski de Candanchú



Canfranc-Estacion



Já nos trilhos antes de Jaca













Jaca



Citadela de Jaca







Santa Cilia de Jaca









continua...
 
Last edited:
#7
Fantásticas fotos, este ano grupo CORTATRILHOS, esta planear começar o caminho em Astorga, pelas fotos não deixa margem de duvida experiencia única, este grupo, em 2009 realizou, Porto – Braga - Santiago, em 2010 Vila Mou - Santiago – Finisterra.
 
#8
Boas !!
Astorga é um excelente ponto de partida, livram-se da meseta castelhana e usufruem dos Picos da Europa...
Boas pedaladas e buen Camino!!
Paulo Freitas
 
#9
Acabadinho de chegar a casa e de fazer hoje parte dos Caminhos de Santiago, Caminho Portugues mais concretamente. 140km com 8 horas que separar Vila Nova de Cerveira de Santigo.

Para quem já fez este caminho e pensa voltar a fazer a entrada em Santiago foi modificada. Mais kilometros mas já nao se leva com a subida do Hospital que tanto custava. De resto os caminhs estao impecaveis!

Abraço
 
#11
Continuação do 2º Dia :

Ligação entre Puente la reina de Jaca e Artieda






Berdún ( a outa variante do Caminho Aragonês que segue pelo lado direito do Embalse de Yesa)



Perto de Artieda





Embalse de Yesa ao longe



Artieda



Embalse de Yesa





Saida de Ruesta






Chegada a Undués de Lerda








Undués de Lerda



Entrada na Navarra



Sanguesa á vista



Cheguei ao Albergue pelas 18h e já lá estavam 2 peregrinas uma alemã e uma Francesa ( Nesta noite não houve problemas com o ressonar dos peregrinos), foi ir ao supermercado comprar o Jantare conversar um pouco antes de dormir...
 
Last edited:
#13
Aquilo que te posso dizer é que depende dos kms que fazes e das etapas que programas...
Eu programei este Caminho para 10 dias e acabei por fazer apenas 8 dias pela minha cabeça e porque entrei num desafio comigo mesmo ( mais para a frente vais entender o que digo).
Este Caminho é muito acidentado, com muitos singles e trilhos técnicos que é aquilo que eu gosto no BTT, mas um pouco duro para se fazer com alforges, felizmente levei a mochila e pude usufruir no máximo do Caminho.
Eu costumo dizer aos meus amigos que quando se anda a direito o caminho tem pouca beleza, e quando andas a subir para depois descer ai está a essência do BTT na minha óptica ( Quando sofres a subir a Cruz de Ferro ou o Cebreiro ou os Pirinéus vais usufruir de Paisagens Fantásticas e depois de estares no Topo vais descer e continuar a usufruir de Grandes paisagens, ao contrário das Longas planicies entre Burgos e Lèon que se apanha uma tremenda seca)
Espero não me ter alongado...
Bjs e boas pedaladas...
 
#14
Comecei a pedalar as 08h00 da manhã saindo de Sanguesa e apanhei logo uma subidita de 20 kms muitos deles em singletrack para acordar em pleno...
Um dia de verão devido ao imenso calor que se fez sentir em Espanha!!
Optei por ir até Los Arcos local que já conheço de caminhos anteriores, mas desta vez fiquei nun novo Albergue privado que tinha visto na net e com excelentes condições!!
Só ouve um único senão que foi um peregrino italiano que se peidava e roncava que nem um porco...

3º Dia
Sanguesa - Los Arcos
104 kms\1536 m de acumulado

Sanguesa




Rocaforte
A partir daqui começava a subir










Monreal




Santa Maria de Eunate








Puente La Reina
União do Caminho Aragonês com o Caminho Francês



 
Last edited:
#15
Que paisagens fantásticas! Estas aventuras são mesmo algo que fica para a vida!

Pelo que percebi, o caminho Aragonês é uma espécie de "extensão" do caminho francês, certo? Ou seja, a maior parte do caminho que fizeste corresponde ao caminho francês?
 
#16
Del9Jumbo, loucura é o nosso dia-a-dia neste pequeno ponto celestial denominado "TERRA" :D
A tua aventura é Viver em pleno, parabéns pela epopeia :clap:, continua com estes autênticos quadros de rara beleza, a malta agradece.
Já agora, como te sentiste a fazer tantos dias com a mochila ás costas? E que peso levavas? É que na nossa Travessia de Portugal - num tópico aqui do Forum - optamos por mochilas, cerca de 10 Kilos, e sofri bastante para chegar a bom porto, principalmente no peso sobre o rabo :fpalm:
Abraço.
 
#17
Pelo que percebi, o caminho Aragonês é uma espécie de "extensão" do caminho francês, certo? Ou seja, a maior parte do caminho que fizeste corresponde ao caminho francês?
Se conoce como Camino Aragonés el tramo del Camino de Santiago que transcurre entre Somport y Puente la Reina. El Somport, el Summus Portus de los romanos, es un puerto de montaña pirenaico fronterizo con Francia, a más de 1.600 metros de altitud. Por otro lado, la localidad navarra de Puente la Reina ha sido desde siempre considerada por la literatura jacobea el punto de unión entre el Camino Aragonés y el Camino Francés; sin embargo, para ser del todo precisos, donde confluyen realmente los dos caminos es en el pueblo de Óbanos, situado a algo más de dos kilómetros antes de Puente la Reina. Como puede verse en el croquis, la distancia entre Somport y Puente la Reina es de 165 kilómetros y, por lo tanto, es factible recorrerla en 6 ó 7 jornadas a pie.

El Camino Aragonés tiene su origen en uno de los cuatro caminos medievales de peregrinación más importantes procedentes de Francia, concretamente del Camino de Arles (Vía Tolosana). Era el utilizado por los peregrinos procedentes del sur de Francia y de Italia. Actualmente es el segundo camino más frecuentado por los caminantes, con mucha diferencia respecto al masificado Camino Francés.

Espero ter esclarecido a tua dúvida...

Já agora, como te sentiste a fazer tantos dias com a mochila ás costas? E que peso levavas? É que na nossa Travessia de Portugal - num tópico aqui do Forum - optamos por mochilas, cerca de 10 Kilos, e sofri bastante para chegar a bom porto, principalmente no peso sobre o rabo
Eu senti-me bem com a mochila ás costas e foi a 1ª vez que andei com a mochila ( nem a testei antaes de ir fazer o Caminho), levei 6 kgs na mochila e 4 kgs na bolsa do guiador!!
O único problema é mesmo esse o peso em cima do rabo,e a transpiração devido á mochila.

Abraço e Boas pedaladas...
 
#18
Continuação do 3º dia

Saída de Puente la Reina




Manerú




Calçada Romana á saída de Ciruaqui





ligação Ciruaqui - Lorca





Lorca



Estella




Bodegas Irache




Villamayor de Monjardim



Ligação até Los Arcos







Chegada a Los Arcos



Albergue



Continua...
 
#19
4 º Dia
Los Arcos - Villafranca dos Montes de Oca
112kms 1450mts de Acumulado

Mais um dia onde comecei a pedalar pelas 8h da manhã, uma etapa sem grandes problemas, onde tive a sorte de ficar num novo Albergue situado dentro de um Hotel Rural com umas condições fantásticas onde só estavamos 5 peregrinos...

Saída de Los Arcos





Chegada a Viana




Viana






Ligação Viana - Logrono







Logrono







Parque de La Grajera







 
Last edited:
#20
Viva! Lindas fotos, lindos camiños, isto é Santiago!! Mas é mais para o Verão, de tadem Via de la Plata, desde Salamanca...
Um forte(100Kg)abraço! Do Concelho vizinho...