Camada Global Heat Map do Strava no Google Earth

passosk58

Member
Boas...

Alguém sabe a maneira de colocarmos como camada no Google Earth o mapa e calor global do strava? (http://labs.strava.com/heatmap)

Para quê? Para desenhar percursos para BTT...no site do Strava tb dá para desenhar mas é muito lento e não é nada pratico..

Costumo usar o Google Earth para isso, e com esta camada tenho a certeza que o percurso que desenho pelo menos algumas bikes já passaram lá... ;)
 

SeteGu

Active Member
Não sei responder à pergunta mas consiga ajudar um pouco.

No GPSies também é possível desenhar percursos para BTT (ou fazer o donwload de outros já existentes). Se tiveres o Open Street Map como fundo dá para ver os trilhos existentes. Se faltar algum ou entretanto um que exista desaparecer podes tu mesmo editar o mapa.

Depois também há o trail forks. Para Portugal não tem muita coisa mas tem, pelo menos, os trilhos principais das zonas mais conhecidas em Portugal.
 

passosk58

Member
Obrigado setegu, esses truques eu já sei... ;)

Falei do Global Heat map o strava pois neste momento é o mais completo...e essa camada no Google earth era ouro sobre azul, pois no Google earth é o sitio mais fácil e mais pratico para "desenhar" percursos
 

FMCurto

Active Member
Strava Heat Map não é propriamente algo que possas tirar e pôr numa layer, a menos que a Google ou a Strava disponibilize não estou a ver muito bem como porque isso é um "teaser" para um recurso pago (na versão individual).

Podes criar o teu próprio a partir dos teus tracks se quiseres: http://www.gpsheatmaps.com/

Ou....aprendes a usar o JOSM, não é de todo um programa fácil mas é gratuito,corre em todas as plataformas e podes usar para contribuir com tracks. Foi incorporado recentemente o esse recurso (cortesia do Strava) para ajudar a melhor os mapas do Open Street Map:

Por defeito não vem activado, tens de ir ás preferências e activar:

3FeyW9t.jpg


Depois fica disponível para carregar no Imagery, e pode ser usado em conjunção com os outros tipos de layers: OSM,Bing,etc...
Aqui na versão Sintra:

iZGVEwL.jpg
 

passosk58

Member
boa FMCurto...ja instalei o programa já comecei a mexer com camadas, ja pus o mapa do terreno do bing e pus a camada do strava em cima! É mesmo isto que preciso...

Mas agora como se desenha um percurso no programa e se exporta em kml ou gpx ??? acho que não dá...
 

FMCurto

Active Member
Editar GPX não é díficil, tens plug-ins para isso (editGPX) criar de raiz não me lembro, tenho de ver.Mas vou testar uma alternativa com outro programa mais fácil e depois posto aqui.
 

FMCurto

Active Member
Então é assim... :)

Usando a informação sobre os "tiles" do Strava do JOSM, consegui modificar o ficheiro de mapas de um outro programa, tb freeware (opensource) e muito mais fácil de usar: Viking GPS

Tens de instalar o programa, e depois procuras o ficheiro maps.xml e espetas ESTE que eu te vou dar por cima:

Se for windows:
For Windows XP it is typically:

C:\Documents and Settings\<username>\.viking\maps.xml

à partida deves ver o Strava na lista de mapas, mas quando escolheres tens de mudar o Chache Layout de OSM para Viking e podes controlar a transparência com o Alpha:

sT6KVq3.jpg
 
Last edited:

FMCurto

Active Member
Sim,é exatamente para isso.Podes usar tb vários tipos de layers de base para visualizar.Experimenta, é gratuito, se tiveres dúvidas expõe aqui.
 

passosk58

Member
FMCurto...brutal! Espectáculo! Era mesmo disto que eu precisava... ;)

O primeiro desenho já saiu e exportei para o Locus em GPX agora é só andar atrás da linha....ehehehehe



É pena o programa ainda não estar muito desenvolvido, pois notam-se algumas limitações e é um pouco lento a responder aos comandos.
Uma questão a ver se me consegues responder - quando faço um percurso como posso ver a altimetria no programa? É que nas estatísticas do track não me aparece. Só consigo ver depois no google earth ou no telemovel...

Muito obrigado pela ajuda!!!:D:p;)
 

FMCurto

Active Member
Gratuito, que corra em várias plataformas (Mac,Windows e Linux) não conheço mais nenhum do género. O que em conjunto com qualquer serviço de cloud fica acessível em qualquer sítio/plataforma.

Por defeito o programa não tem informação de altimetria e por alguma razão que desconheço não consegue ir buscar online, consegues ver num track gravado ( botão lado dto em cima do track -> propriedades) e ver os gráficos e tal.Se queres ver num track criado tens de "pôr" lá essa informação.

Para isso vais precisar dos ficheiros DEM (Digital Elevation Data) que podes descarregar gratuitamente aqui: http://viewfinderpanoramas.org/dem3.html , mais concretamente precisas DESTE e DESTE . Extrai ambos os ficheiros para uma mesma pasta e poem num sítio acessível (ex:desktop).

Depois crias uma layer DEM:
XME7nG0.jpg


e poens la esses ficheiros:
LIdDhjk.jpg


Assim o programa já tem informações de altimetria, só precisas ir à Layer do track e no menu que se acede com o botão dto,escolhes: Transform-> Apply DEM data -> Overwrite
oEvDtXI.jpg


Só precisas de salvar ou exportar o track.
Já está.

É boa politica guardares o que estas a fazer num ficheiro Viking, assim para a próxima não precisas de repetir tudo, é só abrires esse ficheiro e já lá tens as layers.Só precisas desenhar o track ;)
 
Last edited:

passosk58

Member
FMCurto!! Tu és uma máquina!!! Já fiz e resultou...espectáculo!
Verdadeiro serviço publico ao serviço do BTT

Mais uma vez muito obrigado!
 

antalves

Member
Boas
Estou a tentar instalar o Viking GPS para Mac.
Não estou a conseguir localizar a App, só encontro para o Windows.
Alguém pode ajudar?
Obrigado
 

FMCurto

Active Member
Boas,

Infelizmente para Mac, o processo não é tão simples como p Windows,porque o programa não tem um port especifico para Mac mas tb não é nenhum bicho de sete cabeças.

A maneira mais simples é instalar o Mac Ports q disponibiliza uma grande parte das Apps Linux p Mac. https://www.macports.org/

Só que o MacPorts tem necessidade de outras "ferramentas":

1. Instalas o "Xcode and the Xcode Command Line Tools" p a tua versão de Mac: Podes encontrar na MacAppStore

https://itunes.apple.com/us/app/xcode/id497799835

(Julgo que tens de abrir o XCode para aceitar os termos de utilização)


2. Instalas o MacPorts para a tua versão de Mac: https://guide.macports.org/#installing.xcode

Depois de tudo instalado abres uma janela de Terminal (Apps->Utilities->Terminal)

Tens de colocar (para ele fazer um update):

sudo port -v selfupdate

E depois:

sudo port install viking

Já está, é só escreveres viking no terminal.

Não é simples,mas no geral vale a pena, julgo que para não irás encontrar nada grátis tão completo para Mac.

 

antalves

Member
Boas
FMCurto, obrigado pela dica.
Fiz tudo como indicado, mas não consegui instalar a app.
No final no ultimo comando viking a app não arranca.
"Parsing command line options failed: Cannot open display:
Run "viking --help" to see the list of recognized options."

Já instalei 2 a 3 vezes mas o resultado é o mesmo.
Conheces algumas app's mesmo sendo pagas?
 

FMCurto

Active Member
Os mapas já lá estão, adicionas uma layer de Mapa e escolhes o tipo de mapa que queres, fica no lado esq /inferior. Tens aí mais em cima um post com a descrição do processo p layers de elevação, o processo é igual.
 
Top