Calções largos vs Lycra

rui_araujo

New Member
Até ler este tópico usava calções largos com uma parte interior almofadada (decathlon de 9.95). Ontem dei a primeira volta com uns calções de lycra (também da decathlon) e decidi-me a encostar os calções largos! Lycra é muito mais confortável e não prende no selim! Recomendo a toda a gente que tem dúvidas em experimentar a fazê-lo.

Boas pedaladas!
 
Last edited:

Polako

New Member
Boas, sempre usei calções "largos" embora não sejam nada largos e impossíveis de prender no selim.... respeito quem pense o contrário e de quem usa lycra que é a maioria do pessoal com quem eu ando, no entanto eu não senti a necessidade de trocar, sinto-me bem confortável assim, tb sou sincero não me vejo de lycra, mas como tudo tb isso pode mudar.
 

Nimrod

New Member
Boas pessoal, sou novo nestas andanças das bike, e recentemente adquiri uma cannondale rz120 one, e fiz uma viagem com cerca de 35 km, as pernas aguentaram, mas o rabo não, e por isso ando a ver se consigo aumentar o conforto, para tal ando a ver se compro uns calçoes, só k não sei quais os mais confortaveis, calções de lycra ou os largos, o k me aconselham? Nâo keira gastar muito até ai uns 60 euros. A bike tras um selim fi zik tundra 2, não sei se é muito confortável por si só, mas pelo menos por enquanto vou mante-lo. Obrigado desde já.
 

rui_araujo

New Member
Nimrod: experimenta uns de lycra da Decathlon que só custam 10 euros. Já experimentei largos e já experimentei lycra, sendo os mais confortáveis sem dúvida os de lycra. Mas é uma questão de experimentares, e se comprares esses que te aconselhei não ficas a perder muito.

Também há calções largos com interior almofadado na Decathlon por 10 euros. Se realmente tiveres curiosidade: compra os 2 para ver a diferença (os 2 ficam-te por menos de 20 euros).

Boas pedaladas!
 

varinho

New Member
Parece-me que só se fala em largos sem que os mesmos venham com uns justos, onde se encontra a esponja!
Olhem que os há!!!!

@Nimrod
Não deites fora só 10€´s nuns calçõe... Mais vale gastar mais um pouco, pode até ser nuns outros da Decathlon... mas, de gama superior!
 
Last edited:

rui_araujo

New Member
varinho: os largos de 10 euros de que falo da decathlon são uns que vêm com uns justos por debaixo, que são almofadados. Aconselhei estes 2 porque são os mais baratos que há e servem perfeitamente para uma pessoa ter uma noção da diferença entre os dois tipos de calções.


Abraço!
 
Last edited:

varinho

New Member
Sim, acredito que serão uns largos com justos por dentro, mas, dúivido que sejam porreiros! Já tive calções da Decathlon e sei, que eles têm pelo menos 3/4 gamas de esponjas, o que é bem notória a diferença entra elas. E por 10€ deve ser da mais básica, que na minha opinião, deve atrapalhar mais do que ser confortável, isto pelo formato da mesma!
 

rui_araujo

New Member
A sério? (Desculpem pelo off-topic) Vi uns de 34 euros, serão esses que têm uma esponja melhor ? Se sim gostava de experimentar, pois apesar de gostar dos meus, ainda me dói sempre um bocado passado uns 30/40 kms.

Abraço!
 

José Martins

Administrator
Pessoal, o tema deste tópico são as diferenças entre os calções de licra e os largos, conforme o titulo indica.
Para aconselhamento sobre quais os calções a comprar com base neste ou naquele aspecto, existe um tópico próprio no "Estou a pensar comprar".
Consultem o mesmo, exponham lá as vossas duvidas e assim, teremos a informação mais concentrada e fácil de aceder.
 

José Martins

Administrator
Não tens nada de pedir desculpa.
Foi apenas uma chamada de atenção pela positiva e com vista a partilhar a informação com o resto do pessoal, nada mais.
 

Nimrod

New Member
Caro cristovão peço desde já desculpa pela confusão k a minha duvida possa ter causado, eu sei k talvez fosse melhor colocar a minha duvida noutra secção do forum, mas tb acho k é melhor coloca-la neste tópico, pois este tópico tem td a a ver com a minha dúvida. Talvez tenha explicado mal a minha duvida, ou talvez como expliquei tenha inumeras interpretações, mas basicamente o k keria saber era se até o orçamento x ficava melhor servido com uns calções largos, ou com uns calçoes justos de lycra, pois é o tema deste tópico. Mais uma vez desculpa pela confusão lançada.
 

RMMTB

New Member
Bem, eu já caí com os dois e doeu com os dois! :p Os de lycra não se estragaram (na terra), mas sofri danos na pele por baixo dos calções. Os largos também não se estragaram (asfalto), mas não sofri dano nenhum na zona coberta.

Em termos gerais, gosto mais da lycra, tanto que faço desporto (muitas vezes em competição) desde os meus 10 anos e sempre dei preferência a vestuário de lycra. Por exemplo, as minhas t-shirts de ed. física, ténis, futebol, voleibol e badminton era tudo lycra (não eram completamente coladas ao corpo). Outro exemplo, as camisolas de inverno do ténis eram justas, numa espécie de neoprene, com mangas em lycra para manter a temperatura do corpo, mas deixar movimentar os braços à vontade.
Portanto quanto a mim, lycra FTW...

Agora, por outro lado, os calções largos são mais práticos. Tenho bolso para meter o telemóvel e a carteira, não fica tudo a olhar para mim se encostar para beber um café e de facto a resistência que provocam não é nada de especial. Acho que acabam por ser muito melhores para um uso casual e voltas simples, deixando a lycra para treino e/ou competição. E os calções de rede que têm por baixo, deixam passar mais ar para refrescar o "material", algo que até dá jeito porque como são em esponja, aquecem que se farta.

Acho que isto é daquelas coisas que o melhor é experimentar os dois. Eu até prefiro lycra, mas dispenso roupa completamente justa e em muitos casos vou acabar por usar os largos.
 

Skaza

New Member
eu uso dos 2 tipos, mas vejo mais vantagens nos de lycra....e dou preferência a esses, só utilizo os largos quando as voltas são mais pelo alcatrão.
 

B00gieman

New Member
Mais uma acendalha para a fogueira... gosto de subir, mas gosto ainda mais de descer... não sou de fazer muitos km em estrada, gosto mais da terra, ainda que seja para andar apenas meia dúzia de km para tirar o vício.
Sinceramente uso licra, calções com alças e uso com boxers por baixo sem problema nenhum, Sinto-me super confortável. Admito que os calções largos tenham algumas vantagens em termos de protecção em caso de queda.
No final, devemos é andar de bicicleta na companhia dos amigos, partilhar um lanche no meio do mato, prestar auxílio a quem nos peça, proteger a floresta e ser-mos felizes.
Essa é a essência do bem estar, do desporto. É isso que se deve procurar.
Se usar licra é mais macho ou não, isso para mim é discussão da primária.
 

dfilp

Active Member
Uso os de licra, e por cima sempre os calções largos. A não ser que seja para fazer estrada (e minimizar os atritos). De resto licra, só para dançar balé :D (bricadeira, mas já não me sinto muito à vontade a andar só de licra ;) )
Até porque licra com joelheiras e outras protecções não fica muito bem.. :lol:
 
Epá.. Gosto mais de me ver com os largos mas sinto-me mais confortável com os de licra!!
E agora?:fpalm:
hehehehe
Uso os dois.. mais os de licra por tudo o que já foi dito.
 
ESta questão dá-me vontade de rir porque no meu grupo metade usa lycra e a outra metade usa largos. :) como se vê não há consenso. eu comecei por usar os largos, até experimentar a lycra. Com lycra sinto mais conforto e com uma vantgaem, gosto muito de descidas e quanto mais técnicas melhor e já apanhei alguns sustos com calções largos que prendiam no selim e depois quase me espalhava.
 

SeteGu

Active Member
varinho said:
Parece-me que só se fala em largos sem que os mesmos venham com uns justos, onde se encontra a esponja!
Exatamente... sendo que muitos têm bolsos, etc...

Eu uso largos basicamente por questões estéticas... as únicas desvantagens é que por vezes se podem prender ao selim e são menos aerodinâmicos (será que na pratica se nota a diferença?).
 

Bakoman

New Member
Eu uso daqueles largos com a licra e "almofada" por dentro, não dispenso os largos por fora pela questão estética e pelo bolso com fecho.
 
Top