Caixas de Direcção

rcpinto

New Member
Olá. Gostaria de saber se era possível que alguém (de preferência um dos nossos prós mecânicos :p ), nos ensinasse aqui a montar uma caixa de direcção ahead set e também uma das antigas de rosca (ainda existem por aí algumas...). Já agora gostava de saber se é possível substiuir o tubo de direcção de uma suspensão (arranjaram-me uma suspensão antiga, mas a coluna é de rosca e agora pra montar uma direcção ahead set tenho de trocar o tubo...). Se for possível que tipo de tubo tenho de arranjar e de que tamanho (grossura e comprimento??). Obrigado.
 

Peso-Pluma

New Member
Para montares caixas de direcção seja ela qualquer for de mtb necessitas de 1 ferramente especifica para isso. Também podes meter ao martelo mas isso não te vou ensinar :lol: .

Quanto ao tubo acho que podes esqueçer isso..provavelmente a suspensão de rosca deve ter tubo de 1polegada.. e um tubo ia-te ficar caro

abraços

Pluma
 

José Carlos

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Olá rcpinto, e bem vindo ao Fórum Btt :wink:

Em relação ás tuas questões:
Olá. Gostaria de saber se era possível que alguém (de preferência um dos nossos prós mecânicos ), nos ensinasse aqui a montar uma caixa de direcção ahead set e também uma das antigas de rosca (ainda existem por aí algumas...).
Como disse o Peso-Pluma é necessário uma ferramenta própria para o efeito, como por exemplo esta:
HHP_2.jpg

(e nem te passa pela cabeça o preço :shock: )

Mas existem caixas de direção há muuuuuiiiito mais anos do que ferramentas como esta, e solução era,
como já foi dito, o belo do martelo, mas atenção .... de borracha :mrgreen:
Não te vás por a bater nos rolamentos ou nos "copos" com um belo de um martelo de ferro
(ferro a bater em aluminio :shock: :shock: ), já estás a ver o resultado. É caixa no lixo, de certeza.

Mas este processo nem sempre é fácil pois ás vezes os quadros estão muito apertados
e torna-se muito difícil para a caixa entrar se ser a bater com muita força, e isso não pode ser.
Tem que se ir batendo levemente e uniformemente em toda a volta se grandes pancadas.

Uma coisa que tens que ter em atenção é ver se os "copos" estão a entrar ao mesmo tempo
em toda a volta do tubo, e não a entrar de um lado e não do outro, tipo "encavalitado".
Não sei se me percebes.

Depois deste processo há ainda que montar no tubo da susp. o "batente" da caixa
(não será bem este o nome, mas... :? ). Basicamente é uma anilha do diâmetro aprox.
do rolamento de baixo, e que entra mesmo à justa na coluna de direção.

Também há uma ferramenta própria para isto;
CRS_1.jpg

mas na falta da mesma, um tubo mais comprido por fora da coluna da susp. também serve.
Atenção para não danificares a "cama" do rolamento.

Depois de colocares os "copos" no quadro, e instalares o tal "batente" na susp., é só colocar os respectivos rolamentos,
enfiar a susp. no tubo de direção já com a caixa montada, e depois colocar a parte de cima da caixa.
Aqui varia um pouco de caixa para caixa, mas esta é a parte fácil do puzzle, pois já devem sobrar só duas ou três peças.

Por cima disto encaixas o avanço (se for necessário coloca algumas algumas anilhas
para criar altura até a coluna ficar toda dentro do avanço), e por cima disto tudo
a tampinha da caixa com o parafuso ao meio, o qual vais enroscando até a caixa estar sem folga
mas também sem prisão (é difícil perceber o ponto certo, digo já).

Ah! Entretanto esqueci-me de dizer que este parafuso aperta numa
"aranha",
que em principio deve vir com a caixa, e que se enfia dentro do tubo da susp.

Quanto ás caixas de rosca o processo é o mesmo, a única diferença é nesta última parte,
em que o aperto é dado por uma porca e uma contr-porca, ficando a coluna quase à face da contra-porca.
Isto leva a que tenhas que ter um avanço daqueles antigos em "L" que entra dentro do tubo da susp.
e em que o aperto é feito também por um parafuso no topo do avanço
mas que faz deslizar uma espécie
de cunha dento da coluna de direção (uma bela treta, diga-se de passagem :wink: ) Aquilo nunca está no sítio.

Quanto ao substituires o tubo, depende da susp. que te arranjaram.
Havia susp. que tinham um ou dois parafusos na corôa que apertavam o tubo de direção.
Se for o caso tirar o antigo é fácil, o problema é arranjares outro tubo para lá colocares.
Também podes "acrescentar" o tubo que lá está soldando um bocado de tubo da mesma medida (1" 1/8),
mas a soldadura tem que ficar muito bem feita por questões de segurança
e para o "batente" poder passar sem bater na soldadura.
Eu fiz isso numa forqueta rigida que tenho e ficou aceitável (fui à Masil).

Isto tudo assumindo que a susp. tem um tubo de rosca mas que já é de 1" 1/8, porque se for de 1" nada feito.

Quanto ao comprimento, uns 20 cm devem chegar. Depois cortas à tua medida.

Depois deste testamento, a minha opinião é: vai a uma loja e pede a opinião do mecânico. :lol: :lol:
Isto de estar aqui a escrever sem ver o material pode ser muito giro mas ás vezes só sai bacorada.
Até porque isto é tudo teoria, eu não faço nada disto (a não ser nas bikes mais velhas).
Caixas de direção são um dos componentes mais minuciosos na sua montagem,
a qual influencia e muito o bom funcionamento de uma bike, e são talvêz o único componente
que ainda me obrigue a ir à loja precisamente por não ter (nem faço intenção de comprar) as tais ferramentas.

Espero ter ajudado :? :lol:
 

José Carlos

New Member
doc said:
Fico espantado com as coisas que este homem sabe
Ah! Doc, e por falar em ferramentas descobri no site da Park Tool,
precisamente as duas que acho qe te fazem falta.

Ora vê lá se eu não tenho razão, e isto não são ferramentas essenciais a qualquer betetista:
BO_1.jpg


PNT_1.jpg


Mas também tens o conjunto, assim já podes convidar o pessoal para umas cervejinhas e uma caracolada.

Como a seguir ás caracoladas há sempre algum pessoal (não eu) que fica empenado da tripa,
o melhor era mandares vir também esta ferramenta:
TP_2small.jpg


Limpinho e direitinho.... :lol: :lol: :lol:
 

doc

Member
BRUTAL :shock: :shock: :shock:
Agora é que me deixas-te de rastos...
Sai um NOBEL para o Super-Biker
 
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