Caixa de direcção - manutenção (folga, montagem, lubrificação)

Companheiros do pedal,

Hoje ao mexer na minha bike que se encontrava pendurada á cerca de 2 meses verifico que o guiador se encontrava com muita resistência ao virar (tipo colado).
Comecei logo por desmontar a caixa de direcção e detectei que o problema era no rolamento inferior (próximo da roda) que se encontrava cheio de ferrugem não rodando. Segundo as características da bike tra-se de uma caixa de direcção integrada com rolamentos estanques Cane Creek, analisei o rolamento superior que se encontra em bom estado e dá pra ler esta referencia. MH-P03(Ø-41X6.5X45º), já corri a net toda á procura deste rolamento e não encontro exactamente como descrito… alguém com alguma informação que possa ajuda

obrigado
 
Pedro,até encontrar um novo é isso q vou fazer, mas o rolamento está em muito mau estado, precisa mesmo de ser substituido... já agora deixo outra pergunta ou duvida: estive apreciar as caixas de direcção e julgo que com 20 a 30€ consigo uma caixa identica ou mesmo melhor á duvida é; qualquer uma serve ou tem algum requisito a ter em conta?
 

Pedro MM

Member
Olha, sei de amigos meus que vão a uma casa de peças para automóveis e arranjam esses rolamentos e mais baratos que nas lojas de bikes!
Tem que ter essas medidas exactamente iguais, senão não dá!
 

tinric

Super Moderador
Boas

Existem basicamente 3 tipos de caixas no mercado e várias medidas de rolamentos...

Mas da minha experiencia... praticamente todos (ou quase) os rolamentos de 1 1/8 são iguais.

Por vezes fica mais caro (ou quase) comprar e rolamentos novos, que uma caixa... mas isso depende dos sitios e preços.

O exemplo que te dou é que o que referes um rolamento para 1 1/8 já testei o mesmo rolamento em caixa integrada, semi-integrada e normal (de copo exterior) e o rolamento é sempre o mesmo.

Já mandei vir dois rolamentos só, para uma caixa integrada por ter os cones e o resto bom... e ao fim de contas ficou ao mesmo preço (senão mais caro) que comprar uma caixa nova inteira.

abraço
 
Obrigado tinric,
Acho que tenho a minha duvida tirada, pela pesquisa que tenho feito também estou a chegar a essa conclusão, fica mais fácil e quase mais barato comprar nova caixa do que estar á procura e comprar novos rolamentos.

Obrigado pessoal, boas pedaladas e uma boa Páscoa a todos…
 

malagueta

Member
boas pessoal,

eu tenho uma caixa de direcção semi integrada e pelo pouco que percebo acho que assim é porque tem uns"copos" colocados no quadro onde as esferas trabalham...
Eu queria por rolamentos selados e a minha pergunta é se os rolamentos ficam directamente encostados ao quadro ou tem que levar na mesma estes tais "copos"?

cumprimentos e boa pascoa
 

#Kamikaze

New Member
Desenterrando um pouco este tópico para não abrir outro, uma boa dica para montar os copo é um usar torno de mesa com duas tábuas de madeira em cada lado para não amolgar os copos e ir apertando bem devagar.
A instalação ficou perfeita, sem folgas e ficou muito mais barata...
 

scoobys

New Member
Sei que este tópico já é antigo mas acontece me o mesmo, se aperto demasiado fica perr;o e dá estalidos, se aperto menos fica com folga.
Tenho de levar a bike ao mecânico. O que aconselham na zona de Carnaxide, Oeiras ou Lisboa.
Obrigado
 
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