Cadência de respiração em BTT

studer

New Member
Num desporto, o controle da respiração sempre foi por mim encarado como algo de fundamental.

Na natação respiramos a cada 2, 3 ou 4 braçadas consoante o esforço q estejamos a fazer. Na corrida inspiro a cada 3 passos e expiro a cada 3, ou 2/2 em situações de maior esforço.

E no BTT? Esta questão surje quando estou a "rolar". Como respiram? Para mim rolar não envolve um grande esforço logo inspiro em 4 pedaladas e expiro em 4 pedaladas também. Em subidas tramadas passo para 2/2.

Esta técnica por mim deduzida de outros desportos é correcta? Há outras melhores?

Obrigado.
 

jginja

New Member
viva,
na corrida e no btt nunca dei muita importância ao facto de ter a respiração assim tão marcada por compasso.
procuro manter uma respiração calma e controlada, mas sem contas.
uma respiração relaxada tendo em conta a orografia do terreno é para mim mais importante. a respiração relaxada em consonância com o batimento cardíaco.

boas pedaladas
 

dzogchen

New Member
Boas,

O controlo da respiração na bicicleta, para mim, não deve de ser tão controlado como o da natação, porque na natação e na maior parte dos estilos a cabeça esta dentro de água e é importante o controlo da respiração porque representa um dispendio de energia, de aerodinamica e provavelmente de concentração. Durante a corrida de bicicleta, para mim o importante é manter uma respiração regular (sem a tal ocasional respiração funda) e sobretudo respirar bem, já que se tentares suster a respiração para manteres a mesma a um certo ritmo de pedalada podes estar a promover uma exercicio quase anaeróbio o que torna o teu metabolismo pouco rentável e muita produção de àcido lactio que se acumula nas celulas.

Abraços

Nuno Jesus
 

MrOverclock

New Member
Eu acho que na bicicleta não tens que te preocupar com isso. Eu quando fazia natação respirava de 3 em 3 o de 4 em 4, mas aí tinha uma razão especal para tal :wink:
No btt eu respiro aquilo que o corpo me pede. Se a respiração começar a ficar muito violenta é porque já estou a abusar! :mrgreen:
 

Alf

Active Member
Quando nadava, preferia com a respiração de 3 em 3, ou de 2 em 2, mas perdia um pouco de rendimento (na água).

No BTT nunca me preocupei com isso. Às vezes nas subidas longas e não técnicas tento controlar um pouco.
 
Top