Cabos de mudanças completos?Como fazer?

*Richard*

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Boas Pessoal!! :wink:

Gostaria de montar na minha bike,um conjunto de cabos de mudanças completos,para pôr fim à entrada de lama,água,etc!! :roll:

Agora pergunto,isto é possível,em todas as bikes??

Existe algum sistema,para adaptar??

Abraço,Ricardo
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

é perfeitamente possível. A única coisa que vai ficar estranha, é que os quadros não estão preparados para bichas completas.
(os cabos são sempre completos, as bichas é que podem ou não ser)

Basta comprar uma bicha com o tamanho desejado e fazer passar o cabo como sempre. A dificuldade está em depois prender as bichas completas ao quadro. Podes usar abraçadeiras (zip-ties) ou apoios próprios como estes:

image_BZ.YP.0002_1.jpg


É fácil. Em termos de afinação é exactamente igual.

Jepas
 

jpsantos

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Podes sempre optar pela solução de cabos selados, que têm uma bicha interior que acompanha o cabo do inicio ao fim, sendo a bicha exterior montada como as outras "normais".

Eu tenho estes, e estou satisfeito:

sealedderailleurcambiosgb8.jpg

É o Mud Lovers da Transfil
 

100do

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Ou podes optar por meter uma bicha completa desde o desviador até à zona do tubo de selim.

Eu tinha pensado meter completa, mas ficava mal a passar ao longo do quadro. Por isso decidi meter só até à zona do selim, onde há um apoio. Desde aí não voltei a ter problemas com pó ou lama, e já lá vai muito tempo. Antes andava sempre a afinar mudanças e nunca ficavam bem. Pudera, a culpa era disso :lol:
 

ESTIMA

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Boas,

Já pensaram em limpar e lubrificar os cabos regularmente?
Colocam a mudança na primeira (nas mudanças invertidas é ao contrario), depois soltam o cabo com o manipulo (colocam mudanças sem fazer rodar a roda. O cabo deve ficar com folga suficiente para doltar as bichas dos batentes, depois é só lubrificar e fazer deslocar a bichas ao longo do espaço disponivel.

Atenção que existe sempre uma folga entre os cabos e as bichas, se a bicha for completa o funcionamento pode não melhorar antes pelo contrario.
 

100do

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Isso era o que eu fazia com bastante frequência, mas bastavam uns km e voltava ao mesmo.
Se o pó ou a lama entrarem, não há lubrificante que resolva o problema. Aliás, quando metia óleo, achava que ainda era pior. Funcionava bem na hora, mas logo de seguida pareciam desafinadas. Uma das vezes mexi na tensão do cabo e o pó era tanto que desisti de meter mudanças até chegar a casa :s
Desde que mudei a bicha, acabaram-se as chatisses.
 
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