Cãibras. Quem não teve já ?!

ZeCarlosSantos

New Member
Boas,

Eu apenas fui assolado uma vez pela "praga" das cãibras, mas foi em dose dupla. Foi no 2º passeio de BTT que participei (Antes disto só um nocturno) - Rota dos Bifes 2006 em Taíde - Póvoa de Lanhoso. Ora quem foi a esse evento ou leu aqui a descrição do mesmo apercebeu-se que aquilo não era destinado a quem se iniciava no BTT: Foi cerca de 1 hora e meia sempre a subir, poucos eram os sítios planos para relaxar as pernas, sob um calor infernal sem haver quase sombras nenhumas. Eu até consegui fazer a "escalada" mais ou menos bem, depois desfrutei da bela da descida mas quando voltei a apanhar uma pequena subida... Acabo-a e ZÁSSSS! Além de ser a 1ª vez que sofria deste "mal" foi logo a dobrar: Nas 2 pernas, nos músculos da coxa! Fiquei portanto impedido de sair da bicicleta pois não conseguia mexer as pernas, fiquei apoiado no quadro a esticar as pernas e lá houve uma que a dor foi desaparecendo... Consegui sair da bike e fiquei lá sentadinho a contemplar a paisagem enquanto a outra perna se recompunha :D
Lá fui eu calminho até ao fim do percurso, o que valeu é que já não havia grandes subidas pela frente...

Posso dizer que esta foi a minha praxe dos passeios de BTT :mrgreen:
Desde aí nunca mais :D

Cumprimentos
 

Chaves

New Member
Boas

E pah, a mim geralmente acima dos 60km começa-me a da uma dorzita (sinal que ela vem ai), mas não me esforço muito e então ela acaba por não aparecer, nunca tive nenhuma caibra a fazer Btt, agora este domingo aconteçeu-me uma cena do caraças, depois de fazer 47 km almoçei, dei uma arrumadela nas coisas e fui descanssar, acabei por adormeçer no sofa, a minha mulher chegou a casa para ai 40 minutos depois, como não sabia onde tinha as chaves, bateu a porta, e pah acordei sobressaltado e levanto-me do sofa, assim que me levanto assento-me outra vez ... no chão ... tive de esperar que a minha mulher viese para me ajudar não me conseguia levantar nem mudar de posição, fonix não quero sentir aquilo outra vez, doeu pa xuxu ainda agora passado mais de 24 horas me doi o musculo.

ha e tomo magnesio, vitaminas e como bananas, ninguem esta livre de as ter :shock:
 

Pax

New Member
O problema é que andas a comer bananinhas!!

Como lá tu umas sandes de couratos a ver se isso não vai ao sítio, ah e para não embuxares bebe uma pinguinha daquela ginginha que nós sabemos... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 

Songo

New Member
Quando nadava é que tinha algumas cãibras nos pés, normalmente a nadar bruços.

A andar de bicicleta só uma vez, a fazer estrada (muito raro!) e curiosamente 1 ou 2 dias depois de ter "gozado" com um colega meu por ele se tar a queixar de câibras, precisamente na natação hehe
 

Ivo_Azenha

New Member
Boas... :D

Eu em relação às cãibras..sou um massacrado,e como duas bananas por dia. Na natação se deixo de tomar o suplemento "Magnesona", é certinho e direitinho que tenho logo cãibras, não há hipotesse. Agora no BTT, tanto me faz tomar suplementos como comer 20 bananas que dá sempre cãibras. É que eu acho que não tenho carência de nenhuma substancia!!

Acho que no BTT como é um desporto alta intensidade(pelo menos para mim), obriga-me a trabalhar num regime anaeróbio, logo como há ausência de oxigénio os músculos em vez de fazerem a respiração aerobia, para obter energia( os famosos ATP's que a minha prof. de Biologia me falava), fazem fermentação lactica, logo, acido láctico, logo cãibras!!!

O QUE DEVO FAZER....???
- Abrandar? Mas eu andando assim já todos me passam, tão se abrandar....
Ultimamente até tenho feito umas apneias e corrida para ver se aumento a caixa!!!

Cumps...

P.S.: Se houver aqui alguém especializado em Biologia(ou qualquer coisa assim que me corrija)
 

rafamarques

New Member
Faço Downhill e já me deu muitas cãibras... Não sei do que é, mas muito provavelmente será do mau aquecimento. Só sei que quando acabo a prova (provas rápidas mas de grande intensidade) começa logo as cãibras.
Estou a pensar em ir ao médico, pois até já estou com medo da próxima prova.
Da última vez que me deu foi em 3 sítios diferentes ao mesmo tempo e numa perna, estava mesmo com muitas dores, quase que não aguentava (o que vale é que me fizeram umas massagens com uma pomada qualquer)

Cumprimentos
 

TMiranda

Member
Eu até ao dia 21 de Setembro, mais propriamente até ao 3º Raid Gatões - Colheita do arroz, não sabia o que eram cãibras :D

Mas neste dia pouco depois dos 20 kms de prova fui "atacado" com cãibras nas coxas... e não era uma de cada vez, era logo nas duas pernas ao mesmo tempo, e que dores :shock: :shock: :shock: o que tornou o resto da prova numa dura batalha, com mais de 5 paragens até ao final dos 40kms :!:

e por acaso até sou um tipo que come bastantes bananas :mrsock:

Falta de água, isso garanto que não foi, ás costas levava 2Lt + 0,5Lt (isostar) no bidon + 1 garrafa de água em cada controlo (3) e reforço (1)... cheguei ao fim com o bidon seco e o camelbag com umas miseras gotas no fundo
 

Chaves

New Member
Boas

geralmente as cãibras sempre me acompanharam, antes de me preocupar com elas apareciam ao 50/60 kms nas minhas voltinhas, começei me a preocupar e começei a tomar magnesona ou magnesio, não é que as cãibras pioravam de volta a volta e agora teimam em apareçer ao 20/30 kms, acabei por tirar a prova deixar-me dessas tretas de complementos e atirar-me as bananas, assim que as cãibras começam a dar sinal como uma banana e a cãibra pura e simplesmente desapareçe durante mais uma ou hora e meia, resultado apartir de agora levo sempre duas bananas.
 

serginho

Member
Eu por acaso também sou bastante atacado...como pelo menos uma banana por dia ao pequeno almoço mas mesmo assim...

Acho que vou tomar uns suplementos. As dores são mesmo horríveis. Tive no domingo durante a maratona do Vale do Vouga e só na quarta é que as dores quase desapareceram...enfim...
 

BR_STB

New Member
Posso partilhar a minha cruz..como quase todos os dias 1 banana, em dia de btt como 2..ás vezes até mais lol...paralelamente tomo centrum para compensar algumas carências...
Normalmente ando 2/3 vezes por semana, nunca faço mais que 40Kms e também costumo jogar futsal 1 vez por semana. Ultimamente tenho sido atacado fortemente pelas cãibras tanto no btt como no futsal ao ponto de ter que parar por compelto cheio de dores...não sei o que fazer para ultrapassar isto. Falta de treino não é...isto começou em santarem na ultima maratona e agora é todos os dias.

Provavelmente vou ter que fazer uma visita ao medico para perceber o que poderá estar a causar isto. Não sei se uma pausa no desporto resolve mas custa tanto passar pela bixinha todos os dias e não utiliza-la...lol

Boas pedaladas!
 

RicardoTerminal

New Member
Eu sempre que decido fazer uma maratona acabo sempre por ter duas ou três cãibras, mas como eu suporto bem a dor, é sempre a dár gás na mesma!!! :twisted:
 
suportar a dor não é a resolução dos problemas... a dor é como um semáforo k nos dá indicação do k se passa com o nosso corpo, e isso temos que respeitar...
Prevenir e tratar... não ultrapassar o problema com o suportar a dor!!!
 

SandraFS

New Member
Eu começei a particar BTT desde Maio,isto oficialmente, no incio nunca tive cãibras, mas também as voltas eram pequenas, tive 20 - 25 Km, agora há uns tempos para cá tenho me aplicado e já me atiro para os passeios de 40 e 50 KM.

Acontece que quando chego entre os 30 e os 40 km, ai estão as cãibras aparecem, e é logo nas duas pernas. Paro alongo os musculos, ando um bocado e depois desaparecem, quando penso é desta que me vou escapar, ai estão elas, e tenho a preocupação de comer bananas antes do inicio do esforço, bem como ao longo do mesmo.

Pratico atletismo três vezes por semana e pedalo sempre ao fim de semana.

Será que há alguém que me possa explicar uma forma de acabar com isto.

Feliz natal a todos
 

SURFAS

New Member
NÃO SE PODE NUNCA ACABAR COM AS CÃIBRAS!!!

Há 3 tipos (os principais e mais correntes) de problemas que provocam as ditas:

-Desgaste ou cansaço físico, como se fosse um despertador a dizer "já tás de rasto!!" por má preparação ou mesmo por excesso do exercício.

-Transpiração de onde se perde 3 componentes essenciais para os músculos: SÓDIO, magnésio e potássio os tais electrólitos

-Falta de magnésio no organismo, que devido à alimentação de hoje em dia é cada vez menor e em muito pouca quantidade para o que é necessário.
Já se estuda a insuficiência da ingestão de magnésio com a probabilidades de ataques cardíacos!! Visto o magnésio ser muito responsável pela contracção do músculo - coração em bombear o sangue.


ATENÇÃO A MAIOR PARTE DAS CÃIBRAS NO BTT E EM DESPORTOS DE ENDURANCE OCORRE DEVIDO A FALTA DE SÓDIO QUE SE PERDE PELA TRANSPIRAÇÃO!!

Agora cada um é que terá de se auto-avaliar. Eu em 20 anos de surf sempre tive problemas de cãibras e aí não é falta de sódio, há em excesso na água :lol:.
Já é um problema de falta de magnésio no organismo, até de noite me dá cãibras. Passei a tomar um suplemento - Magnespasmil que é um Lactato de magnésio.


Agora não se pense que poderão desaparecer, podem-se diminuir o seu surgimento com mais treino, suplemento de magnésio e SÓDIO (este durante o passeio ou maratona) mas nunca eliminar por completo.
No caso da Sandra o teu corpo está no limite dos 40/50 km é natural que aos 30/40 km comece a queixar-se, se aumentares o limite para os 80 vais ver que estas desaparecem e passam para os 60/70. É uma questão de endurance e acontece a todos os que começam a esticar os kms. Agora tens de ter em atenção que a partir das 2 horas de pedalada precisas de suplementos para "alimentares" os músculos - barras, geis, sandes, .... e muita água com electrólitos. Eu tomo estes à uns bons anos Hammer Endurolytes e são considerados dos melhores, mas se tiver num daqueles dias MAUS nem estes me salvam.
E as Bananas são muito boas mas às cãibras pouco fazem, estas são maioritariamente ricas em potássio e não são precisas muitas para repor o que é perdido.

Aqui ficam algo que aconselho a ler sobre o magnésio http://www.vrp.com/articles.aspx?page=LIST&ProdID=art1715&search_in=articles e o Sódio http://www.cyclingnews.com/fitness.php?id=fitness/2006/sodium_intake
 

Johnny17

Member
Por acaso nunca tive cãibras a pedalar! Só a dormir ou a descançar :p
Já acordei algumas vez a meio da noite por causa delas! :mrgreen:

Boas pedaladas!
 

SandraFS

New Member
Olá a todos
Quero agradecer ao Surfas pela explicação sobre as Câibras, e chego à conclusão que tenho de começar a fazer mais Kms e tomar uns aditivos :tungas: :cheers: para por a maquina chegar ao fim sem Cãibras.

Bons treinos
 

TheShadow

New Member
Tens que começar aos poucos a aumentar as distâncias e os esforços.
Eu tb tinha muitas de inicio, mas agora nas voltas domingueiras praticamente não tenho.

Se aumentar mais o esforço nas mesmas distâncias ainda me safo bem, mas se aumentar esforço e distâncias sem me alimentar durante os mesmos elas aparecem ou então começo a ficar com as pernas rijas e tenho que parar.
 

SandraFS

New Member
Obrigado TheShadow, vou aceitar o teu conselho e também o do Surfas, o meu marido que me acompanha nas voltas de BTT e que tem mais experiência que eu, está a sempre a dizer-me come qualquer coisa, ou toma este gel, e eu pergunto para quê seestou bem e não tenho fome.
Pois é já cheguei a conclusão que a minha teimosia não me leva a lado nenhum e que tenho mesmo que comer sem ter fome.

Feliz natal para todos
 
Top