BTT NA SUIÇA???

Morai24

New Member
Em agosto de 2009 pude pedalar em geneve e uma coisa vos digo é lindo, de geneve a cion, peço desculpa se escrevi mal, é de outro mundo mesmo, subir as montanhas, descer aos lagos é absolutamente lindo. Muito boas pedaladas a quem lá vai e as maiores felicidades por lá e a quem lá está com certeza vão adorar.
 

salgado52

Active Member
Já agora,para quem lá está(Suíça)ou quem já lá esteve,qual a melhor altura do ano para a prática do Btt por essas terras helvéticas?
 

meggi1984

New Member
Boas a responder ao salgado52 acho que a melhor altura é mesmo esta a época primavera verão porque no inverno não se anda deslizasse eu tou na parte alemã moro mesmo no centro da cidade de zürich tou um cadito longe da parte francesa embora de vez em quando vou a fribourg visitar uns colegas que la tenho...
E mesmo aqui na parte alemã vesse muitos tugas mas não conheço nenhum com o vicio das bikes.
 

Rresende

New Member
Morai24 é Nyon :p Tive nessa zona.
Tive lá também em 2009 penso eu.
E aquilo é mesmo maravilhoso. Pena nessa altura não ter nenhum gosto por bicicletas. Hoje enquanto dou as minhas voltinhas só penso como seria maravilhoso estar lá novamente com a minha Ghost :3
 

GTMiguel

Member
Rresende, pode ser também Sion, depende da distância que ele tenha feito. Sion fica perto de Sierre. Ficam no Cantão de Valais.

Já tive o prazer e a sorte de ter estado 2 vezes de férias nesta zona e é fantástico. Infelizmente, nunca pratiquei BTT por lá.
Só tive a sorte de espreitar as descidas de downhill. São de cortar a respiração, daquilo que vi :)
 

AFP70

Active Member
Também eu já rolo na Suiça (neste caso Alemã)

Boas Companheiros (as),

Tratando este tópico de voltas realizadas na Suiça e estando eu neste momento a "passar férias" neste país, mais propriamente numa estância que fica em Teufen, a 7 kms de St. Gallen (Suiça Alemã) vinha através do mesmo informar que possuo no Forum BTT, na secção Crónicas, um tópico onde partilho as minhas experiências Betetisticas (Crónicas de um Bravo do Pelotão por Terras Helvéticas).

Esta semana efectuei na companhia da minha companheira (MERIDA), uma volta para aquecimento, que correu mal (ver crónica, último post).

Os meus próximos objectivos serão de partilhar convosco as próximas aventuras a realizar no SANTIS (+/- 2.500 mts de altitude), que fica a cerca de 20 kms da minha estância.

Como rolo em solitário neste momento, desde já deixo aqui o convite para quem morar perto ou estiver nas redondezas para me contactar por email (bravosdopelotao@sapo.pt) se desejar combinar umas voltas. Apareçam, há trilhos para todos os gostos...

Cumprimentos,
Alexandre Pereira

P.S: Não sei se perante o moderador desta secção, este post poderá ser considerado uma duplicação de informação, mas achei por bem divulgar...
 
Last edited:
T

tuga 27

Guest
pedalar em zurich

procuro companhia para pedalar em zurich,se alguem tiver interessado que avise que andar só é uma seca.;)
 

AFP70

Active Member
Pois é malta, eu também sofro do mesmo mal.

Até Dezembro 2011 "rolava" em solitário nas zonas de St.Gallen e Appenzell.

Uma vez que falo e escrevo fluentemente o francês, resolvi mudar para Lausanne em Janeiro do corrente, onde me encontro a residir (a passar férias enquanto procuro novo patrocinador, ehehehe…). Ainda não tive oportunidade de "rolar" (as baixas temperaturas e a neve não o permitem), no entanto já efetuei muito trabalho de pesquisa nas áreas em redor com vista a futuras aventuras (Crónicas de um Bravo do Pelotão por Terras Helvéticas).Andar só, nunca me demoveu (é um mal menor em minha opinião), embora acarrete alguns riscos e precauções redobradas, sobretudo em montanha.

De qualquer forma aqui fica o apelo a quem residir nas zonas de Lausanne, Vevey, Montreux e arredores para que me contacte (bravosdopelotao@sapo.pt) e possamos agendar umas voltas.

Cumprimentos,
Alexandre Pereira
Um Bravo do Pelotão, neste caso sem…
 

meggi1984

New Member
Boas amigo AFP70 o inverno este ano foi um pouco rigoroso com temperaturas bastante baixas cheguei a estar uma semana em casa por não se poder trabalhar tambem ja não ando a uns meses a ver se agora começo a dar mais umas corridas ao fim de semana se algum dia vieres para a zona de zürich da uma apitadela.
 

Kumbaiala

New Member
Aqui vai o site do turismo de Suíça com a rotas nacionais de BTT. Tens mapas interactivos, locais de dormida e links para sites locais. Além disso podes comprar livros com mapas, tanto online como nas livrarias na Suíça. Eu fiz parte de algumas rotas e digo-te que é duro e deslumbrante. A página também dá acesso às rotas nacionais de cicloturismo, das quais também fiz a rota 1 (do Ródano) e a rota 2 (do Reno). Para umas férias são espetaculares.

http://bikeland.myswitzerland.com/en/welcome.cfm

Vê este site também:
http://www.guidevtt.com/ListeCompleteParcours.php

E alguns do meus tracks...
http://www.everytrail.com/view_trip.php?trip_id=220356
http://www.everytrail.com/view_trip.php?trip_id=177273
 

Kumbaiala

New Member
Puz-me a desenterrar os bookmarks que tinha sobre BTT na Suíça e arredores e encontrei algumas coisas que fiz e outras que ficaram por fazer. Na zona de Verbier há muitos tracks a explorar e onde se podem usar os elevadores de ski para transpôr as inclinações difíceis /impossíveis. Aqui fica o link:

http://www.verbier.ch/en/what-to-do/geo-localized-vtt-tracks

Em França, na zona do Jura e Annecy (perto de Genebra), também existem trajectos fantásticos. Nesta altura só é possível praticar desportos de Inverno, mas os meses de Junho e Julho costuma ser óptimos para o BTT.
 

Kumbaiala

New Member
Chamo a atenção para uma coisa importante, a que eu nunca liguei, mas fiz mal. Se forem para as montanhas na Suíça verifiquem se têm um seguro que inclua a assistência na montanha. Isso normalmente não está incluído nos seguros de saúde normais e não sei se o sistema português de saúde cobre essas situações (o Suíço não cobre). Os custos de salvamento/assistência na montanha ascendem facilmente a vários milhares de euros.
 

AFP70

Active Member
Boa tarde meggi1984,

Neste momento não possuo meio de locomoção próprio (carro), pelo que deslocar-me a Zurich só se for de comboio, mas aí já se torna um pouco (expensive), uma vez que o transporte de bicla é taxado nos comboios ao mesmo preço do bilhete para adulto.

De qualquer forma obrigado pelo convite, veremos se esta situação no futuro se altera, tudo dependerá do “patrocinador” e da ocupação que vier a desempenhar.

Um abraço e boas curvas,
Alexandre Pereira
 

AFP70

Active Member
Boa tarde Kumbaiala,

Realmente as informações postadas são muito interessantes.

Já analisei alguns dos tracks que postou nos links http://www.guidevtt.com/ListeCompleteParcours.php e http://www.verbier.ch/en/what-to-do/...zed-vtt-tracks os de alta montanha são realmente o que procuro.

O único senão é que os mesmos (início) se encontram a mais de 60 kms de Lausanne e para quem não tem carro (o meu caso neste momento), torna-se complicado gerir esta situação (tempo, comboios, despesas associadas).

Constatei que a sua grande maioria é feita em estrada (1º link), quando por norma tento fazer o máximo por caminhos de terra. Por experiência também sei que “esta malta” asfalta quase tudo, pelo que na pior das hipóteses vai ser estrada. Fruto da experiência destes últimos tempos, cheguei à conclusão que não interessa a forma como se chega lá acima, o que interessa é poder desfrutar destas magníficas paisagens.

Obrigado mais uma vez pela disponibilidade e pela partilha.

A meu ver a situação para poder fruir desses maravilhosos trilhos passará por encontrar “uma alma” que partilhe do meu vício e possamos juntos seguir de “biatura” para esses locais.

A ver vamos, se a partir de Abril/Maio consigo colocar no tópico (Crónicas de um Bravo do Pelotão por Terras Helvéticas), umas crónicas dignas destas paisagens.

Um abraço,
Alexandre Pereira
 

Kumbaiala

New Member
Realmente a Suíça não é barata, mas a qualidade da oferta também é muito boa. Eu fiz vários percursos da cicloturismo de fim-de-semana a vários dias, mas também fiz vários de BTT quer na Suíça quer na França. Uma das grandes vantagens na Suíça é podermos transportar a bicicleta nos comboio rápidos (IC e ICE), mesmo que tenha um custo adicional. Eu quando estive aí adquiri o Half-Price card que custa 165 CHF por um ano. Com ele tens uma redução de 50% nos bilhetes. É uma questão de fazeres contas, mas numa viagem Zurique - Genebra pagas o cartão. Além disso a SBB faz muitas promoções para vários destinos. É uma questão de estares atento.

Nos trajectos de vários dias ficava em parques de campismo (há muitos e são de excelente qualidade) ou então em Pousadas da Juventude. As pousadas não são tão baratas como noutros países (ainda assim, muito menos de que num alojamento normal) e são excelentes (principalmente os pequenos-almoços).
 

AFP70

Active Member
Kumbaiala,

Tem toda a razão no que diz. Tenho inclusive o cartão da SBB que faz o desconto de 50% em qualquer viagem na Suíça. Os 1ºs 165 CHF de viagens (descontos) são realmente para amortizar o custo efetivo do cartão, no entanto quer queiramos ou não é um custo e depois mesmo com desconto de 50% em transporte é sempre um custo a multiplicar por dois (bicla + pessoa).

Neste momento e como ando “en quête d’un nouvel emploi”, as energias e os custos são gastas na prossecução desse objetivo (há que racionar meios e gastos).

Logo que encontre um novo “sponsor”, a conversa será outra, ehehehe….

Cumprimentos,
Alexandre Pereira
 
Top