Btt Braga

#1
Sou noob no btt, sou de Braga, acabei de comprar uma hardtail.
Gostaria de pedir alguns conselhos (que devo treinar/desenvolver antes de me esbardalhar toda no meio do monte) e que percursos posso ir fazendo?
O meu objetivo é passar de ser novata e cheia de medo, a conseguir enfrentar aqueles trilhos que dao adernalina ate ao mais corajoso e experiente. Tudo a meu tempo claro.

Um bem haja!
 
#2
Para quem começa, acho que é sempre mais motivador se conseguir arranjar um grupo que faça voltas regulares, não muito difíceis claro.
Depois de ganhares alguma resistência física, falta a parte da técnica, e aí também podes aprender com outras pessoas, que estejam á vontade para te dar umas dicas. Eventualmente há pequenos detalhes técnicos que podes treinar até á porta de casa, que depois te vão ajudar imenso nos trilhos.
Por exemplo, subir um passeio com bunny hop é uma coisa fácil de treinar que nos trilhos te ajuda imenso a ultrapassar obstáculos.
Mas devagar se vai ao longe!
 
#4
Olá Sarovsky
Arranjar um grupo é sempre uma boa opção. Embora possa ser o caso de não conheceres ninguém ou teres disponibilidade para passear a horas a que mais ninguém tem.
Sendo o caso, recomendo-te que uses a aplicação STRAVA (a App mais conhecida do pessoal da bicicleta e triatlos) que tem uma função “Explore Routes”. Consoante os km que queiras fazer, cria-te automaticamente um percurso a partir de casa passando pelos locais mais usados pelos restantes praticantes. É um excelente plano B - eu já usei várias vezes.
 
#6
Verdade Pedro Barradas. Tens os primeiros 2 meses para testar (penso que ainda se mantém) e custa um bom jantar por ano... Pouco para as funcionalidades que tem, na minha opinião. E esta da Explore Routes é uma delas. Vim para Setúbal e conhecia pouco a Arrábida; ajudou-me a descobrir muito do que conheço agora, com uns erros à mistura. O Beacon também é interessante para quem anda sozinho como eu.
Na minha opinião vale bem a pena. Em BTT gastamos muito mais dinheiro em cenas bem menos úteis :D
 
#7
eu por norma não uso GPS.... vou-me perdendo.... ou vou com quem saiba, ou sei eu (mais ou menos) e aqui as rotas faço no GoogleEarth... ou arranjo e importo par ao google earth...
O Beacon, é interessante... mas como tenho muitos sitios isolados sem rede aqui, de pouco vai servir. Ir para lugares dificeis com companhia.... sozinho so locais com menos riscos e/ou que haja probabilidade de passar alguem.
 
#10
Isso são os segmentos :D ou seja, pequenos troços do caminho para os quais existe uma classificação no Strava.
Esta é a ideia:
1. Clicas no icon Explore
2. Opção Explore Routes
Aqui podes escolher o tipo de percurso (estrada, fora de estrada), extensão e, muito importante, se queres um percurso em LOOP para que a extensão total implique voltar ao ponto de partida.
 

Attachments

#12
Sou noob no btt, sou de Braga, acabei de comprar uma hardtail.
Gostaria de pedir alguns conselhos (que devo treinar/desenvolver antes de me esbardalhar toda no meio do monte) e que percursos posso ir fazendo?
O meu objetivo é passar de ser novata e cheia de medo, a conseguir enfrentar aqueles trilhos que dao adernalina ate ao mais corajoso e experiente. Tudo a meu tempo claro.

Um bem haja!
Tens de ter calma e começar por baixo ;) nao tenhas pressa. Tal como disseram convem melhorares a condição fisica e a técnica antes de ires para trilhos hardcore. Tens de ganhar experiência em trilhos fáceis antes de te aventurares à grande.

Eu nunca mais me irá sair da cabeça uma queda que dei "com direito a um braço, clavicula e 2 costelas partidas" por pensar que um salto grande era facil, e que o faria da mesma forma que um de 1m.

É preciso respeitar o perigo.
 
#13
Obrigada pela partilha de experiencia! Vou respeitar, e muito, depois de ler isso.
Pode ser vergonhoso, mas eu para ja nem um degrau tentei subir :oops: experimentei andar com ela hoje e nao senti muita segurança, porque so chego com as pontas dos pes ao chao xD nao estou habituada...
Eu em gaiata era so gastar solas, agora é isto. Mas pronto, o meu objetivo final é esse, conseguir fazer trilhos lixados parecerem faceis:)
 
#14
Olá Sarovsky.
Penso que fazes bem em não tentar subir degraus... embora fácil para quem tenha experiência e técnica, quando comprei a minha primeira bike “à séria”, os 2 primeiros pneus que rebentei foi precisamente a tentar subir passeios: levantava desajeitadamente a roda da frente para a roda de trás bater forte no passeio (com o meu peso todo sobre a roda de trás) e bummm! :)
Começa por fazer uns estradões de terra e corta-fogos para te habituares ao feeling da bike. Ter a experiência de uma BTT antiga e uma destas novas é uma diferença monumental, requer habituação. Umas subidas em terra para começares a sentir as rodas a escorregarem nas pedras e raízes.

Usa SEMPRE capacete, SEMPRE. Não precisas de gastar uma fortuna, compra um que seja fresco e gostes - é suficiente para já.
Vê a tua bike de perfil - se o teu selim estiver à altura do guiador é um excelente ponto de partida. Não mudes a altura do selim por causa disso (eventualmente mudarias a altura do guiador mas deixa para 2as núpcias).
E, não sei se te disse, usa SEMPRE capacete.
Bons passeios