Bolsas, alforges, etc

RMMTB

New Member
Voltei recentemente a andar de bike e uma coisa que me tem chateado é não ter sítio para nada.
Quando um gajo é puto, ferramentas, peças e afins, é mentira. Carteira, são aquelas fininhas da Eastpack, que só levam o BI. Chaves, é uma para a porta do prédio e outra para a de casa. E telemóvel é só um.
Agora em adulto, epah, são dois telemóveis, é uma carteira grossa cheia de cartões, são chaves que nunca mais acaba e já nos lembramos de levar ferramenta e kit de primeiros socorros. Resultado, primeiro que me arrume tudo é um martírio.

Até agora tenho andado com mochila, mas faz-me muito calor nas costas e não fica fácil aceder aos telemóveis. Já andei a ver várias bolsas de quadro e ontem encontrei na Specialized uma assim baixinha, que para mal dos meus pecados, também não cabe por causa dos bidons.
Comprei também um porta-bagagens, com a ideia de passar a levar a mochila em cima daquilo com uns elásticos, mas além de ficar super estranho em termos de aspecto (só costumo ver estas cenas em bikes de cidade), também fica muito inclinado para a frente.

Agora as minhas questões:
Que outro tipo de bolsas podem existir e onde encontrar?
Há alguma coisa estilo alforges, mas para meter na parte da frente do quadro?
Devo manter o suporte atrás? Ou há algum tipo de suporte mais para estas bikes?

PS: Fartei-me de pesquisar, mas não encontrei nada sobre isto aqui no fórum.
 

merujo

New Member
Vou-te descrever como fiz com a minha.
Eu queria uma bolsa para o tel, e tinha encontrado uma da scott que ficava mesmo à maneira, em cima do quadro, perto da direcção. Mas estava esgotada.
Então fiquei-me pela típica bolsa debaixo do selim, onde levo camara de ar, desmontas, moedas, chaves casa, uma chave sextavada (quando vou de noite ainda cabem duas pilhas cr123) e a bolsa nem é muito grande. No espigão meti outra camara de ar presa com braçadeiras, e no teu caso, em vez de levares dentro da bolsa, levas só esta no espigão e um tel cabe dentro dessa bolsa.
Levo dois bidons com água, uma bomba de encher ao lado do bidon e para o telemovel arranjei outra solução. Comprei uma daquelas bolsas de fazer jogging onde se mete o iphone (cabem lá outros tels), tirei a fita do braço e amarrei, só a bolsa, com braçadeiras ao quadro. A capa fecha com um velcro, pelo que lhe cosi mais uma tira, para quando levo capa com bateria incluída. Posso dizer-te que já saltei, já caí, já fiz de tudo e o telefone nunca saiu de lá, e é de fácil acesso. Se quiseres tiro fotografias.
Mais bolsas que isto depois também se torna demasiado :p

Se quiseres mesmo meter alforges, já é outra história, mas depois não podes andar no meio dos montes :p
 
Last edited:

RMMTB

New Member
Os alforges que andei a ver são pequenos (não são de meter atrás, mas sim no quadro):
sku558691small.jpg

As dimensões que estão no site é do conjunto todo, mas pelos comentários, isto leva uma carteira e pouco mais. Aliás, tens lá uma imagem que mostra que é mais pequeno que a caixa de um CD.

Pois, a bolsa debaixo do selim é capaz de ser mesmo o melhor para aquelas coisas que raramente (espero eu) se usam. Para o telemóvel acaba por não dar jeito, é preferível essa adaptação que fizeste.
Já agora, podes meter aí umas fotos para perceber melhor a ideia? :)

jnoiva, por acaso são fixes, mas não quero bolsas para a frente do guiador. Achei piada a esta:
http://www.topeak.com/products/Bags/TriBag
Sempre é mais dentro do género do que procuro.
Descobri também que no Barreiro já há stock desta:
http://www.decathlon.pt/PT/b-twin-17350493/
Vou passar lá a ver...
 

jmdcfigueiredo

New Member
Aconselho-te a compra de uma bolsa para debaixo do selim para levares câmara de ar suplente e demais ferramentas e uma igual a ESTA que se monta na testa do quadro para levares à vontade carteira, maço de tabaco, dois telemóveis, chaves de casa... com a vantagem de que têm uma capa impermeável para os dias mais húmidos ;)
 

RMMTB

New Member
Aconselho-te a compra de uma bolsa para debaixo do selim para levares câmara de ar suplente e demais ferramentas
Obrigado. :) Era disso que tava a falar quando disse "coisas que raramente se usam". :p Quanto a essa bolsa de montar na testa do quadro, é do mesmo género da que meti acima, mas muito mais barata. A diferença é que a que meti acima já é impermeável, não precisa de capa (e custa $12).
 

jmdcfigueiredo

New Member
Certo, mas permite-me alertar-te para o facto de que a que indiquei ficar entre o tubo horizontal do quadro enquanto que a que indicas-te fica toda acima do tubo o que acho que fica feio...

A que tenho é muito discreta (também por a bike ser preta) e foi uma excelente aquisição.
Não pesa nada nem incomoda e oferece muita arrumação num sitio muito acessivel.
Além disso é muito rápida de por e tirar usando para tal velcro.

Vê como fica por exemplo nesta foto:
sdc10893a.jpg
 

RMMTB

New Member
Certo, mas permite-me alertar-te para o facto de que a que indiquei ficar entre o tubo horizontal do quadro enquanto que a que indicas-te fica toda acima do tubo o que acho que fica feio...
Deves estar a referir-te à Toppeak não?
tribagmeshmnt1.jpg


Essa realmente fica feio, mas a que eu estava a falar era a QQ Sport EVA, que é exactamente o mesmo esquema:
lproduto6016.jpg


Agora a diferença de preço é realmente significativa, visto que essa é "dada" praticamente (e o esquema de abertura por fecho também não deve ser tão prático em andamento).

Reparei agora que o porta-bagagens na tua bike não fica assim tão estranho e parece-me igual ao que comprei. A tua bicicleta tem é a zona do espigão um pouco mais alta, por isso fica direito.
Já agora, os parafusos que prendem junto da roda não interferem com os carretos e disco? Ou cortaste os parafusos?
 
Last edited:

jmdcfigueiredo

New Member
My bad RMMTB, não me tinha apercebido dessa!
Seja como for a que indiquei acho que é mais bonita e mais barata!

Quanto aos parafusos arranjei-os à medida e portanto não tive necessidade de os cortar e não, não interferem com o disco nem com a cassete.
 

huppy

Member
Essas bolsas vão marcar o quadro no sitio onde ficarem presas\apoiadas.

Eu quer me parecer que voces levam coisas em demasia simplesmente para ir pedalar...
Para que a carteira? Precisamos apenas de dinheiro, e no limite o BI e cartão que identifique a apolice da seguradora...

Ferramentas e camara vai no bolso ou debaixo d banco.
 

jmdcfigueiredo

New Member
huppy, a bolsa é em tecido (pelo menos a minha) e não marca o quadro coisa nenhuma.

De resto e quanto às coisas que a malta leva serem em demasia deixo-te a lista do que costumo levar.
Telemóvel, carteira (já estou farto de perder dinheiro por levar nos bolsos do jersey). maço de tabaco e isqueiro (não comento...), chaves de casa, receptor GPS por bluetooth. Isto claro além da câmara de ar e conjunto de ferramentas que vai debaixo do selim.

Costumo trazer esta tralha nos bolsos do jersey e garanto-te que não é muito confortável, mais ainda agora de verão que um gajo soa das costas e o cartão do tabaco vai ao ar, a carteira fica toda ensopada em suor...
Além disso tens também o risco de numa eventual queda de costas dares cabo de tudo o que lá levas além de te poderes aleijar...
 

RMMTB

New Member
maço de tabaco e isqueiro (não comento...)
Estás entre amigos. :D Quanto à tralha, também detesto andar com coisas nos bolsos. Já na mota, os meus amigos andam todos de mochila e tralha nos milhentos bolsos dos casacos, enquanto a minha parece uma Paneuropean, mas ao menos não vou com 30kg de talha em cima do pêlo.
 
Top