29er BMC Fourstroke FS03

Está Excelente :) Adoro esse modelo de bicicleta. Atenção ao aperto que das no espigão do selim já parti um parafuso ao meio mesmo respeitando os valores de torque lá mencionados.
O aperto de espigão voltado assim para trás não te acumula sujidade na zona do parafuso ?
 
miguelcarromeu, eu por acaso quando estava a pesar achei pesado pois estava habituado aos rígidos e o meu ultimo de aluminio (viper) pesava 1400g. Depois ontem é que estava aqui a divagar pela net e a ver uns niner's e tal e realmente este bmc é bem leve!

No que toca a selins, não é o conforto que me incomoda, já experimentei vários selins (essax adrenaline, bbb anatomic, wtb silverado, selle italia slr gel flow, fizik thundra 1, specialized phenom 143, specialized romin 143 e outros que já nem me lembro) e nenhum me parou as dormências. Adorei o fizik, fininho, confortável, simples, e facilita bastante o movimento da bicicleta por ser estreito. Este último Specialized phenom, a versão antiga, quando o comecei a usar não tinha dormências, depois começou a ser cada vez mais desconfortável e a dar-me dormências, principalmente em estrada. Então estava a pesquisar e ouvi falar muito bem dos charge, especialmente do spoon, mas não sabia onde arranjar, quando afinal o António vende charge hehe. Gosto mais do Knife que tem carris em ti, é mais leve, e mais fininho. Pelo que pude testar até agora é um selim fantástico, mas a primeira volta andei com ele um bocado levantado e massacrou-me muito a "zona masculina". Vou comprar agora uns calções da onda com esponja 3D a ver se me resolve o problema com este selim, senão irei mesmo que ir para um Selle SMP ou um Selle Italia SLR Superflow. Provavelmente o problema sempre foi causado por calções que não eram grande coisa.

Andre.Lima, Obrigado pelo aviso. Eu no KCNC SC9 com 4Nm fazia a festa. Neste está a ser complicado. Já agora posso-te perguntar a quanto Nm partiste o parafuso? O meu com 7NM parece ficar spot on, mas vamos lá ver.
Infelizmente acumula alguma sujidade, mas este quadro tem o rasgo atrás :S. Era um bom pormenor ter o rasgo à frente, mas sendo este quadro um S e a estrutura do mesmo, seria quase impossível fazerem isso.

Já agora um aparte, Já alguém experimentou os Maxxis beaver? Estava a pensar neles ou nos COntinental X-King par ao inverno, mas os maxxis pareceram-me estranhamente leves não?
 
Last edited:
Penso que foi com 7Nm , foi substituído pela garantia. Agora tenho o com 6Nm.
Estou a Usar o Continental x king (versão 26) neste momento, até agora estou a gostar do pneu. Tenho o montado na roda da frente é muito semelhante ao rocket Ron. Tem também uma boa aderência direccional.
 
Fui agora confirmar e afinal está a 6Nm. Obrigado pelo conselho. Estranho é que o máximo é supostamente 10Nm.

O problema é que se eu for para os Xking iria ter que ir para os Protection por causa da conversão tubeless, que no conjunto custam mais uns 20/30€ que os Beaver, e pesam mais 300/350g no conjunto, o que numas rodas é uma diferença brutal.
Talvez os X-King sejam mais versáteis e as paredes mais resistentes, mas às vezes não sei até que ponto uma parede mais larga compensa. Será que os Racesport ou os Performance se dão bem numa conversão tubeless?
 
Last edited:

Insignia

Active Member
Se não forem protection é mais dificil, eu tenho o race king e ele tem muitos furinhos nas laterais desde novo, são muito finas.
 

RTC

Super Moderador
Eh lá...para sub 10 já tem que gastar umas lecas. Não é fácil.:rolleyes:

Uma FS29er de alu com 10.500/700gr já é muito bom.
 

miguelcarromeu

Active Member
Tens razão - esqueci o pormenor de ser 29". Estava a pensar na Kona do Nozes que está (bem) sub-10 e o quadro acho que até pesa um pouco mais.

EDIT:

E vai daí:

- rodas
- suspensão
- travões
- discos

Está aqui mais de um kg ;)
 
Obrigado pelos comentários povo ;)

Hehehe 10kg era qualquer coisa, mas também não me parece possível sem entrar em grandes loucuras.
Este projecto, obviamente que a trocar peças tento sempre algo mais leve, mas mais do que isso é uma bina que tem que aguentar os 97kg (work in progress lool) do dono, que o faça durante muitos kms, com pouca probabilidade de ter problemas, e nesse espaço de tempo, seja pura diversão.

Quando a comprei vinha com 13,7kg, agora vai nos 13kg certos, já fico contente. Estava habituado a uma de 10,5kg mas esta não aparenta nada mesmo o seu peso em andamento. Sem pegar nela nunca lhe dava mais do que 12kg. E é esse o meu objectivo, gostava de a ter nos 12kg, mas com tempo e sem grandes loucuras.

Vou comprar agora os calções a ver se me ajusto a este selim e ficar já com tudo definido, e depois tenho algumas coisas que gostaria de resolver, os travões trocar para uns slx (não decidi se os xt valem a pena a diferença), as rodas se não for possível retirar a folga, montar umas com aros arch ex da notubes (ou uns mavic xm819 dos novos por mais umas 60g no total e menos uns 40€, já contando com a fita do aro), o que me tira logo umas 300 ou 400g à bike,

Cumps e Boas Pedaladas

EDIT: Pois realmente numas boas rodas e uns pneus pelas 600g, tirava logo quase 600g à bike.
 
miguelcarromeu, isso é verdade, nas rodas e pneus iam 600g, nas suspensão 200g, amortecedor 50g, num bom guiador e avanço mais 100g, travões mais 50/100g, mas são tudo coisas caras.
Prometi a mim mesmo que nesta bike só ia trocar se o que tivesse actualmente ficasse gasto ou partido, ou se realmente não estivesse a cumprir a função. Uma reba de 2015 não digo que não, tal como um Monarch RT3, mas tem que ser com calma. Não passo de um estudante hehehe.
 

PenduluM

New Member
Então so ias trocar o que estivesse gasto e em vez de juntares o dinheiro para comprar uma rodas em condições andas a meter parafuzinhos, apertos e tampas bling bling?

A bike nao melhorou em nada, e perdeste uma oportunidade em fazer um upgrade a serio.
 

miguelcarromeu

Active Member
As rodas serão aí o primeiro upgrade que acho que tens de ter em conta; mesmo que não mudes mais nada, nas rodas, ganhas mesmo muiiiiiiitooooo. Tudo isso ao teu ritmo, claro ;)
 

RTC

Super Moderador
Então so ias trocar o que estivesse gasto e em vez de juntares o dinheiro para comprar uma rodas em condições andas a meter parafuzinhos, apertos e tampas bling bling?

A bike nao melhorou em nada, e perdeste uma oportunidade em fazer um upgrade a serio.

Uh? E uma coisa invalida a outra? Queres ver que ele gastou nisso o mesmo que ia gastar numa rodas...
 
PenduluM, "Acho" que tenho liberdade de gastar o meu dinheiro no que quiser e bem entender. "Acho"

Em pimps, gastei 40€, que upgrade a sério comprava com isso? -.-'
Para além disso comprei, porque para mim a parte estética tem importância (não mais do que a performance, fiabilidade e resistências mas tem) e o material que substitui estava me a incomodar.

Quando compras uma bike a primeira coisa que fazes é adaptas-te! Coisa que tive que fazer comprando selins, espigões, avanços. Depois, com o desgaste ou necessidade vou trocando para coisas melhores.
No gosto de deitar dinheiro fora, e ter material semi novo empilhado em casa não é comigo.
As rodas eram a minha única opção quando as que vieram com a bike partiram o cepo aos 100km e os senhores da SC Vouga armaram-se em esquisitos para darem garantia (admitiram que era um problema, mas enfim).
Se não tivesse acontecido de repente, já estava decidido numas hope/arch ex.

Não fiz má opção, são umas rodas bem resistentes, rolam uma maravilha, são bonitas, muito pouca torção, só têm mesmo o problema da folga, que nem sequer é perceptível a andar e muitas vezes a mexer com a mão, mas eu sou um completo freak de folgas e barulhos e comigo a bicicleta tem que estar a 100%. Só por isso falo em trocá-las! Se achasse que precisava de umas rodas agora, comprava, mas se sei que tenho coisas bem mais importantes neste momento como, travões, pneus de inverno, selim e umas botas de inverno, era apenas uma forma estúpida de gastar dinheiro.

Obviamente que sei que as rodas, principalmente os aros, são um dos segredos para ter uma 29 que se comporte devidamente. Mas neste momento tenho outras prioridades que me vão levar o dinheiro das rodas, tal como acima referi.
 
Last edited:
Epah, hoje chegaram mais bling-bling's...

Parafusos da Manetes/Grade de Bidon | Mr-Ride M5x15mm

p3pb11431444.jpg
p3pb11431445.jpg


Peso - 4g (4 Uni.)

Ao inicio ainda pensei que não encaixariam nas manetes shimano, uma vez que têm uma cabeça em forma cónica e com a base algo larga para um parafuso M5 em aluminio. Nem tem muito que se dizer a não ser que a cor encaixa perfeitamente no verde da minha bike, e que aparentam ter bons acabamentos, o que para o preço (5€ os 4, acho que é bastante bom).

p4pb11431443.jpg


p4pb11431442.jpg


Eu sei que para a maioria do pessoal isto parecem upgrades sem sentido e algo fúteis, mas para mim é importante olhar e gostar, e quando comprei esta bike, a pintura não me agradou particularmente, mas aproveitei o negócio. Com estes upgrades estéticos a bike começa a ganhar aquele look mais "racing" e mais vivo, que era o objectivo, não ficar uma bike sem graça, mas também sem parecer uma árvores de natal, um bom meio termo.

Cumps
 
Boas pessoal,

Infelizmente estive parado este último mês devido a problemas de saúde. Finalmente está tudo resolvido e ontem já fui andar na bina.
Ficam aqui umas fotos e mais logo ou amanhã posto umas filmagens gopro para não pensarem que isto é só dar lustro e tirar fotos no suporte hehe.

p4pb11561564.jpg


p4pb11561566.jpg


p4pb11561568.jpg


Cada vez gosto mais desta moça xD!!!

Quanto aos problemas de dormências na zona masculina, o charge não me preencheu as medidas pois fazia demasiada pressão na zona, ao ponto me me pôr a pele on fire.
Voltou o Specialized, e comprei uns calções ondabike. Estava de pé atrás, mas são realmente bons! Não tive mais dormências!

Cumps e Boas pedaladas!
 
[video=youtube;XjM607fps30]https://www.youtube.com/watch?v=XjM607fps30[/video]

Aqui está a menina a andar.

PS: Tou muito fraquinho loooool
 

miguelcarromeu

Active Member
Olha a minha Camber!!!! :D :D :D :D

"Fraquinho" a descer ao lado do teu primo, nem tanto, né?!! Epá, que saudades dessa bike :(

Bom vídeo. Há partes em que a câmara aponta muito para baixo ;)
 
Hehe, brigado. Pois ficou para baixo. Testei em casa, parecia fixe o ângulo mas esqueci-me que o objectivo também era filmar o da frente :S.
Ainda estou muito preso e a subir pareço as velhinhas xD. Mas claro que nunca na vida me consigo colar a ele. A tua camber leva boa vida com ele hehehe.
 
Top