29er BMC Fourstroke FS03

Boas companheiros do pedal,

Comprei há pouco esta bina e decidi criar um tópico com diário de bordo da mesma, uma vez que não se encontra muita informação sobre ela pela net.

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Montagem:

Quadro - BMC FourStoke FS03 29 2013 (Tamanho S)
Amortecedor - Scor
Suspensão - Rock Shox Recon Gold
Caixas de Direcção - BMC
Anilhas de Direcção - Carbono (3x5mm)
Tampa de Direcção - Ritchey Comp
Avanço - Syntace F149 (75mm)
Guiador - Scor MKII (700mm 9º)
Punhos - Esi Grips Chunky
Aperto de Espigão - KCNC SC9
Espigão de Selim - Thomson Elite Inline
Selim - Specialized Phenom SL Ti
Manipulos - Shimano XT SL-M780-B-I (2x10V)
Desviador Dianteiro - Shimano SLX Direct Mount (2V)
Desviador Traseiro - Shimano XT RD-M781 GS (10V)
Roldanas - Shimano XT Stock
Cassete - Shimano SLX (11-36D)
Corrente - KMC X10 XXSP
Pedaleiro - Shimano XT FC-M785-L (Botins Race Face)
Movimento Pedaleiro - Shimano XT SM-BB70 Stock
Parafusos dos Pratos - Shimano XT Stock
Pratos Pedaleiro Grande - Shimano XT (38D)
Pratos Pedaleiro Pequeno - Shimano SLX (24D)
Pedais - Shimano XT PD-M780
Travões - Shimano Deore
Rotores - Shimano RT76 (180mm/160mm)
Rodas - Mavic Crossride (QR15mm/12x142mm)
Válvulas UST - Notubes Universal 35mm
Pneu Dianteiro - Onza Canis (29x2.25'')
Pneu Traseiro - Onza Canis (29x2.25'')

PS: Esta montagem já tem várias alterações desde que a comprei, desde selim (Scor para Selle italia e depois para este), espigão (Scor para Thomson), Avanço (Easton para Syntace), Punhos (Lock On da BMC para Esi grips), Rodas (Alex Rims com Shimano SLX para Mavic Crossride), Desviadores, manipulos e pedaleiro (SLX para XT), Rodas com montagem tubeless com fita da tesa (a preta tipo gorilla tape) e selante continental revosealent.

A primeira impressão é a de a fama da qualidade BMC não engana. Desde a qualidade da pintura, a geometria, as características do quadro até pormenores como pequenas marcas do link superior para ajudar no ajuste do SAG do amortecedor, ou mesmo o acabamento dos parafusos dos pivots do quadro, é qualquer coisa fenomenal.
Esteticamente acho que é uma bicicleta daquelas que ou se adora ou se detesta. Eu sou dos que adora, as linhas rectas e bem definidas, um ar contemporâneo. A pintura preferia a de 2014 com um branco baço, mas esta era bem melhor negócio e continuo a gostar da pintura.

Veio com cerca de 13,7kg e neste momento está com 13,1kg mas com muito peso ainda que posso tirar (principalmente na barriga hehehe). Apesar desse facto, está muito bem distribuído pela bicicleta, ou seja, a andar nela ou a pegar nela nunca diríamos que teria este peso.

Vim de uma Hardtail 26'' com 100 de curso, ou seja uma diferença brutal o que junto com a falta de preparação na altura me complicou a vida ao inicio. De qualquer das formas estou a adorar a bicicleta. Apesar de ser 29'' é bastante ágil tanto a subir como a descer, tem uma geometria bastante interessante que a coloca com uma certa personalidade mista, ou seja, quem quiser fazer maratonas e etc, tem aqui uma boa opção, mas para quem, como eu, apenas gosta de aproveitar o desporto pelo que ele é, o contacto com a natureza, a adrenalina, o companheirismo, etc, tem também aqui uma grande opção, uma vez que tem também uma faceta bastante divertida.
O funcionamento da suspensão dianteira é o que a rock shox já nos habituou mas a surpresa está mesmo na traseira. Muito sinceramente pensei que este amortecedor Scor iria ser o calcanhar de aquiles da bicicleta mas enganei-me completamente. Este sistema de amortecimento junto com um dos amortecedores mais simples que já vi resulta num pacote bastante interessante. A bicicleta em si consegue anular grande parte do amortecimento quando pedalamos mas quando entramos numa zona mais técnica em que precisamos do amortecimento, parece que a bike se transforma. Nunca tive problemas a descer com a minha antiga, tirando o facto de que quando ia a acompanhar os meus colegas de 29'', eu ia quase sempre no limite e eles iam a passear hehe. Já nesta, dá muito maior margem para abusos.

Com o tempo vou acrescentando mais feedback dos componentes em si.

Cumprimentos,
jOrGe.mRNh
 
Grande máquina, não me importava de ter uma destas :p.
Vou sonhando, vai continuando a dar pormenores, pois eu também não me importo muito com a competição apenas o lazer das voltas.
 
Obrigado :)
Agora estou a planear trocar o avanço primeiro e depois o guiador. Reduzir o avanço para 70mm e o guiador talvez um de carbono.
Estava virado para o Thomson X4 mas pus-me a pesquisar e fartei-me de ver fotos deles rachados :S. Tinha o FSA Afterburner mas não encontro feedback, ou o ritchey wcs Trail (mas preferia preto anodizado para combinar com o avanço hehe) ou o Race Face Turbine (muita caro! quase 80€).

O guiador nem sei se vou para elevado ou recto.
Se fosse recto talvez ia para o truvativ Noir que combina na perfeição com a cor da bicicleta.
Elevado talvez para o thomson carbon AM.

Alguém me dá uma ajudinha? hehe
 

RTC

Super Moderador
Está muito porreira essa BMC.
Não é uma cor que cative mas com esses apontamentos em verde acaba por ficar engraçada.

Avanço podias comprar um conjunto 3T ou o guiador/avanço da Truvativ. Guiador numa 29, talvez recto não será melhor?

Esse amortecedor aprova?
 
Obrigado, a cor ao inicio era a única coisa que me deixava de nariz torcido, mas com o tempo fui interiorizando a ideia e agora gosto bastante. Depois de limar umas arestas, é possível a bike ficar bem porreira com este verde.

Avanço e guiador, curto bastante o material 3T, mas raramente vejo feedback a nível de torção e resistência. Também gosto bastante do material truvativ, mas o avanço tem 75mm, ou seja nesse caso talvez fosse melhor manter o syntace.

Estive a pesquisar melhor e cheguei à conclusão de que o que não faltam são fotos e relatos de problemas com avanços, ou seja, tendo em conta aos anos que o thomson x4 é vendido e a fama indestrutível da marca, o que convida o povo a apertar aquilo à hulk e o problema das rachadelas aparece. Ao par disso vi bastantes marcas conceituadas como a Yeti ou Turner que vendem as bicicletas de fábrica com thomson, ou seja, eu apertando tudo com chave trigonométrica, não deverei ter problemas de certeza. Estava portanto a pensar no avanço thomson x4 70mm em conjunto com o guiador truvativ noir t30 10s, 700mm, 9º, com as medidas ideias e a um preço convidativo.

Mas agradecia qualquer tipo de sugestão uma vez que não tenho experiência nenhuma com guiadores de carbono e poderá haver melhor opção que desconheça para avanço.

O amortecedor para já estou satisfeito. É um amortecedor simples, tem afinação de recuperação, bloqueador (completamente aberto ou completamente bloqueado), e trabalha bem melhor do que esperava.. Em caminhos mais acidentados noto a bike a perder um bocado de tração, mas talvez seja por causa da recuperação lenta (prefiro assim). Só estou com medo de chegar agora à hora de fazer revisão e ver onde vou arranjar peças para isto hehe. Provavelmente o importador tem disto.
Talvez mais tarde meta um Monarch RT3 preto dos novos (também fiz preview no photoshop e fica top! xD).

Se o próximo mês correr bem vou trocar os travões por uns SLX ou XT. Os deore são porreiros, mas os SLX são mais potentes.

PS: Tempo de sobra (férias) e photoshop ao lado; pus-me a fazer previews da bike hehehe. Autocolantes das rodas verdes a combinar e parafusos de pedaleiro prototype verde (anodizado quase igual ao da minha pintura).

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nunokas

Member
Boas.

Guiadores em carbono topo nos testes de torsão e fadiga?
Vai para syntace duraflite carbon ou então um belo race face sem teres que assaltar um banco ;)

cumps
 
Se pudesse, usava syntace em tudo. O problema é que um avanço de 120€, e um guiador de 180€ é complicado. O truvativ por exemplo custa 95€, quase metade, e no syntace ia ter que cortá-lo.
O race face gosto bastante dos next, mas é 30€ mais caro que o truvativ e para além de o ter que cortar, a estética do truvativ encaixa perfeito na minha bike com o cinza. Não sei é até que ponto o race face não será melhor a nível de torção.
Também gostei bastante do Easton EC70 flat, mas também não encontro grandes reviews sobre ele nem sei até que pontoa aguentava umas escadinhas de vez enquanto ou umas descidas mais abusadas com um gajo de 95kg.

nunokas, já experimentaste algum destes?
 

RTC

Super Moderador
Claro que isto não é nenhuma ciência mas para mim carbono é realmente Syntace e Race Face. Alumínio nem por isso. Caros para o material em questão.
Montei um Syntace Vector Carbon 630mm na minha 29er em 2011 e ainda lá está. Uma rigidez (também não é muito largo é certo) brutal. Na altura ainda não havia o 660mm. E fadiga também acredito que seja do melhor. Tem levado muita porrada "louvado seja Deus"! :D

Gostei desses autocolantes das rodas em verde. Os parafusos, nem por isso. Nunca achei muita piada a isso.
 
Ehehe, eu nesta bike prometi a mim mesmo que me ia deixar de pimps, mas o pedaleiro xt morre mesmo ali, tá a precisar do factor bling.

Syntace adoro a filosofia dos gajos. Garantias, testes, controlo de qualidade, etc. Mas 180€ por um guiador e ter umas rodas de 200€ talvez seja um investimento um bocado desequilibrado para mim.
O race face next até acho bem mais bonito que o truvativ, principalmente a ligeira elevação que tem que esconde aquela curva superior que os easton rectos têm por exemplo. No entanto lá no site na descriçao diz XC/Trail/AM mas na barra fala em XC race e um bocadinho de trail. Eu gostava de evoluir a bicicleta mas gostava de ter componentes em que pudesse confiar a 100%, algo que se tivesse que descer umas escadas descia de consciência tranquila, ou podia relaxar numa descida mais abusada.

Eu quando tive KCNC SC Bone com o avanço SC Wing, cada descida que fazia quase que ia a tremer. Ia sempre a pensar: "Se isto parte agora, esbardalho-me todo".
 

miguelcarromeu

Active Member
Boas

Vou acompanhar este tópico. Esta bina suscita-me curiosidade.

Não era suposto trazer uma Fox CTD de 120mm ?

Apesar de na descrição eles mencionarem "trail/AM", a geometria é claramente XC. O que não significa que não seja capaz de fazer uma perninha (neste caso uma "rodinha") em AM. Os 69º de HA não são muito limitativos e, se a suspensão for de 120mm, uma roda 29" com 120 mm e 69º de HA já encosta muitas 26" de 140 mm à box.

Quanto às escadas, vai sem medo :)
 
Boas miguelcarromeu,

A minha é a Fourstroke FS03 SLX de 2013: http://www.bmc-racing.com/us-en/bikes/2013/mountainbike/platform/xc/fourstroke/fs03_29/slx/.
Nesse link como podes ver pela descrição no site (montagem que a minha trouxe), tem algumas diferenças para a foto, como as rodas, desviador traseiro, etc.
Veio com 100mm à frente e atrás, mas tenho um amigo com uma FS02 Trailcrew, e essa sim já vem com fox 120mm à frente, guias de corrente, etc.
Mas tocas-te num ponto interessante. Se as fotos não enganam, as de 2014, vem todas com 120 à frente. Pelo que tive a comparar nas geometrias, a nova vem com algumas diferenças, principalmente no que toca a tubo superior, ângulo do espigão do selim (73º vs 73,5º) e ângulo de direcção (70º vs 69º).

De qualquer forma sinto-me satisfeito com os 100mm e tenho a frente à altura perfeita. E muito provavelmente este próximo ano voltam a colocar a geometria da minha e curso de 100mm, uma vez que vão voltar a lançar a speedfox (130mm penso) e nesse caso o objectivo da fourstroke ia ficar em conflito.

Estou cada vez mais a adorar a bike. É um autêntico camião. Conseguimo-nos segurar na trajectória que quisermos. Aliás, nos últimos dois rides meti-me 2 vezes naquelas trajectórias kamikaze (desatenção), uma traileira em que me pus no pior sitio possível e outro buraco que me parecia mais pequeno e afinal resultou numa pancada bem mas bem seca mesmo, não nas suspensões mas nos braços hehe (razão pela qual quero ter alguma resistência e fiabilidade de sobra).

O sistema de amortecimento é algo fenomenal. Podemos subir com o amortecedor desbloqueado que ele não bombeia, sendo sensível o suficiente para ter algum conforto e ir lendo o terreno de forma a ganhar alguma tracção.
Estou também surpreendido com os pneus e a montagem tubeless ready com estas rodas mavic. Estes pneus são bastante leves e têm as paredes fininhas. Vindo de uma experiência desagradável de há alguns anos com uma conversão fulcrum red metal 5/pneus rubena (depois de o pneu começar a perder ar, por pouco não contava uma montanha aos tombos) e estava com medo que em curvas mais puxadas ou mesmo em rock gardens com pedras perpendiculares que fizessem torcer o pneu ou algo do género me fizesse descolar o pneu. Já passei por todas essas situações com a bike e nem 1 psi perdeu, fantástico!

Eu não tenho medo a escadas. Comecei no Dh e o vicio continua lá. Tenho medo é que me meta a comprar coisa todas xpto weight weenies e o vicio me induza em abusos que depois resultam em ir a pé para casa com 2 guiadores e sem 2 dentes hehehe.
 
Desculpem o offtopic:

Mas o miguelcarromeu tem um nova profile pic e é da pinta xD Grande foto, depois posta aqui ou noutro sitio em tamanho maior, dava fixe para um wallpaper

:back2topic:

Está linda essa BMC ;) Eu já vi uma igual ao vivo e gostei muito, acho que te vais divertir bem nela
 
miguelcarromeu, tenho 75mm e visto que 60mm fica curto demais, ia para os 70mm. O objectivo não é notar uma diferença astronómica, mas com 70mm o posicionamento fica perfeito. Troco também pois comprei este avanço usado (pechincha), e ainda o usei 2 anos. Apesar de eles darem 10 anos de garantia mesmo ao 2º dono, eu não sei a vida que ele teve antes de mim, por isso está na altura de trocar.

Thanks andre ;)

PS: Realmente granda avatar miguel!
 
Sim, ando bem com 75mm. Não tenho dores, sinto-me confortável, a posição a descer está equilibrada e a subir também.
Queria trocar fundamentalmente por causa da vida que o avanço já tem, e para algo mais rígido (este apresenta alguma torção e gostava de algo mais sólido). O peso é secundário, a estética se fosse a combinar com o avanço, algo preto brilhante, melhor. A medida a trocar e trocar, ia para algo ligeiramente mais curto.
 

nunokas

Member
Boas.

Syntace f149? Olha que é bem rigido ;)
É claro que há mais rigido nos modelos para as modalidade de gravidade mas o conceito desse avanço vai de encontro à tipologia XCísta desse quadro :)

cumps
 

miguelcarromeu

Active Member
Pois, pelos 5 mm podias ajustar no selim. Mas se queres mesmo trocar, vê os novos Renthal Apex - rigidez e leveza, sempre orientado para um uso agressivo:



Quanto à imagem do avatar, podem ver as restantes no meu tópico, AQUI.
 
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