Bike caida na 2ª circular...

Para além de uma atitude irresponsável, parece que não percebes as coisas à primeira...
Entraste em várias entradas, mas isso não significa que as placas não existam. Significa que tens uma via rápida com velocidade limitada a 80km/h e com veículos a circularem a velocidades superiores a essa. Para além de correres o risco de seres atropelado, podes com essa atitude originar acidentes imputáveis a ti.

Peço desculpa pelo tom mais inflamado do discurso, mas trabalhando num hospital há vários anos, irrita-me este tipo de atitudes de quem não respeita os outros ou não tem dois dedos de testa para pensar nas consequências dos seus actos!
 

commendatore

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E a insistência no assunto. Até por PM. Rapaz, desculpa a sinceridade e não sei que idade tens, mas se tens amor à vida... deixa-te de avarias e circula onde podes e deves.
Queres fazer as tuas regras? Os heróis acabaram quando inventaram a pólvora. Andas a ver se te magoas a sério. Esquece essa ideia.
 

nuno_85

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Independentemente de ser ou não legal é uma grande imprudência andar de bike na 2a circular...De qualquer das formas espero que o ciclista não tenha sofrido nada de grave e recupere rápido...
No entanto, ao ver este tópico não consigo evitar pensar em tantas outras estradas igualmente perigosas para os ciclistas e onde lá andam tantos (eu inclusive), mas que não não era suposto serem perigosas, por exemplo a Marginal...
 

romaosl

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Pode-se dar o caso de alguém que não seja de Lisboa, e não conheça a via, entre lá sem querer. Tendo em conta que não há sinalização, pode acontecer por falta de conhecimento. Penso que é uma grande falha das entidades responsáveis não proibirem lá a entrada a bicicletas.
 

commendatore

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Mas... vejamos: Está no código da estrada... se fores para uma estrada numa localidade que não te é conhecida entras um IP ou num IC ou na VCI de bicicleta?

Como controlar? Portagens? Sinalização de 100 em 100 metros?
É bom senso e cumprir o código da estrada. Tão simples quanto isso.

Daqui a pouco o SERGIOL diz que costuma fazer o túnel das Amoreiras na tranquilidade. Ou a CREL. A mim pouco me importa por onde ele ande ou não, apenas o quero sensibilizar para o perigo que corre e que coloca os outros que lá circulam (bem e com veículos autorizados.)
 
Acima de tudo é preciso ter 2 palmos de testa. Fazer a 2ª circular de bike ? Mais um bocado dizem que fazem o IC19. Ou vão ao Porto pela A1 e ainda param em Aveiras.
 

TiagoMAIAC

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Só para avisar que se eu alguma vez for ao chão de mota por causa dum amigo do pedal desvairado por uma estrada destas, se não tiver partido nada quem lhe parte a mona sou eu.

Juízo, e não alimentem trolls
 

gcaetano

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De facto, andar em estrada, mesmo que não seja muito movimentada já é, por inúmeros motivos, razão para andar com máxima cautela... Não consigo imaginar o que passe na cabeça de alguém que, conscientemente, decida pedalar na 2ª Circular...

Mas a história da sinalização (ou melhor da ausência ou falta de precisão da mesma) é também pertinente... Sei de uns colegas que, não conhecendo bem a zona, começaram a descer Ranholas, guiados pelas placas. Provavelmente por distracção, só se aperceberam do (bonito) serviço quando chegaram mesmo à entrada do IC19, onde estava um carro da GNR. Acabaram por ter sorte porque os guardas foram porreiros e fizeram-lhes uma "mini escolta" indicando-lhes o caminho correcto. Estranhando a faceta fui ao Strava verificar e reparei que existe um segmento que se inicia precisamente nessa subida de Ranholas para a Rotunda da BP. Naturalmente que é possível fazer o segmento sem entrar no IC19 uma vez que existem por ali um par de ruas que lhe dão acesso sem ser pelo Itinerário Complementar. Ainda assim dei uma olhada num par de tracks que passaram nesse segmento e, em alguns, desceu-se até à entrada do IC e voltou-se para trás (resta saber se conscientemente ou por desconhecimento) e vi pelo menos 1 ou 2 em que, aparentemente, foram percorridas algumas centenas de metros no IC (desde o nó de Mem Martins/Mercedes até ao final da via)...

Isto para dizer que, independentemente da sinalização, é precisa atenção e, acima de tudo, bom senso!
 

miguelcarromeu

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Vamos lá distinguir aqui 2 situações completamente diferentes:

1.º - ser ou não possível circular de bicicleta na 2.ª Circular;

2.º - a irresponsabilidade de tal acto.


Relativamente ao primeiro ponto, no IC19 é proibido, sem dúvidas: é uma daquelas vias que aprendemos no código que são "Destinadas ao trânsito automóvel", ou seja, quase auto-estradas, distinguindo-se pela ausência de determinados tipo de barreiras e/ou separadores (corrijam-me se estiver enganado).

Na 2.ª Circular, por acaso, não tenho a certeza que assim seja! IC é um itinerário complementar e IP um itinerário principal. Mas no IP2, por exemplo, há muitas zonas onde se anda de bicicleta apesar de, teoricamente, não se dever. Mas também não deviam ter cruzamentos nivelados, etc. etc., não vamos por aí, por isso esqueçam essas siglas.

Agora, relativamente ao segundo ponto, acho que é plena LOUCURA chegarmos sequer a PONDERAR entrar na 2.ª Circular de bicicleta. Nem me vou perder em argumentos. É insano, no mínimo.
 

canuco

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Para efeitos do código da estrada, a circulação de velocipedes nas 2ª circular é permitida, a menos que exista sinalização em contrário. Já nos IC´s e nos IP´s é proibida a circulação de velocipedes, entre outros.
Cruzamentos desnivelados, só são obrigatórios nas auto-estradas e nas vias reservadas.
 

canuco

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Sendo a 2ª circular uma via onde a velocidade máxima está limitada aos 80km/h, se considera perigoso circular lá de bicicleta, o que dizer das outras vias fora das localidades onde a velocidade máxima é de 90km/h??? Aí não seria mais perigoso?
 

Jocas22

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preferia circular numa berma da A2 onde a velocidade máxima é 120kms, que numa berma da 2ª circular em hora de ponta onde a velocidade se calhar nem aos 50kms chega, mas isto cada maluco com a sua.

quanto mais não fosse basta ver o indice de sinistralidade desta via...
 

canuco

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Atenção que eu não defendo a circulação de velocipedes na 2ª circular....longe de mim.
A 2ª circular deve ser a via onde existem mais acidentes por dia em Portugal.
Em termos legais é que não é proibido circular lá...mas é preciso ser muita maluco...
 

Manchanegra

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Circular de Bike em algumas ruas de Lisboa já é insano quanto mais na 2ª circular, mas, eu já vi uma bike a circular na 2ª circular (entre as saidas da Alta de Lisboa e a do Campo Grande sentido Aeroporto Benfica). Já vi bikes a circular no tunel do Aeroporto (sem capacete), já vi bikes a fazer a Gago Coutinho pela faixa do Bus em plena hora de ponta quando o passeio tem a largura de uma faixa e está vazio. Enfim. Há loucos para tudo.
Na 2ª circular considero particularmente perigoso porque não há grandes escapatórias e qualquer toque minimo por originar um choque em cadeia com as consequencias que dai podem advir e que se adivinham graves para o ciclista.
 

nlconcept

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...já vi bikes a fazer a Gago Coutinho pela faixa do Bus em plena hora de ponta quando o passeio tem a largura de uma faixa e está vazio.

Não percebo qual o problema de circular na Gago Coutinho na faixa do BUS... Acho que é uma via igual a tantas outras em Lisboa...
Pior é circular no passeio pois aí é proibido...

Se formos a pensar assim, só podemos circular em zonas que tenham ciclovia ou então fora da hora de ponta...
 

NFurtado

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Quanto a andar na 2ª Ciruclar é fácil de responder - Não é preciso sinal ou Lei para o proibir! A Prudência basta-me. Se bem o código da estrada tb diz que os utilizadores devem abster-se de actos que causem perigo ou transtorno aos demais utentes da via.
Quanto a esta
Não percebo qual o problema de circular na Gago Coutinho na faixa do BUS... Acho que é uma via igual a tantas outras em Lisboa...
Pior é circular no passeio pois aí é proibido...
basta-me mais uma vez o código da estrada e um polícia mal disposto que queira enviar os meus €60 à Troika!

Epá.. com tanto trilho paralelo à 2ª circular.. para quê circular no asfalto
:bompost:
 
basta-me mais uma vez o código da estrada e um polícia mal disposto que queira enviar os meus €60 à Troika!

Penso que uma das alterações previstas ao código da estrada é mesmo a permissão das bikes em utilizar as faixas do BUS.
Mas concordo que é de doidos andar em algumas vias de Lisboa.

Ainda a semana passada assisti na Gago Coutinho a 3 "marmelos" a circular na faixa do BUS já de noite sem luz nem capacetes e por pouco não foram atropelados pelos taxistas, essa rua é mesmo utilizar-se o passeio e se a PSP quiser multar que multe, é preferível a multa e estar vivo. lol
 

commendatore

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Se há malta perigosa é a malta dos autocarros e os taxistas. A mim raramente me apanharão nessas faixas de rodagem.
Ontem vinha no IC20 e tb lá apanhei um cicilista ( local, sem capacete e só com reflectores nos pedais) como se nada fosse... na berma e a dar-lhe bem até. São riscos. Eu não queria ser o desgraçado de automóvel que lhe dê um toque.
É uma questõa de tempo. QUem anda à chuva molha-se e só não acontece a quem não se mete na estrada, mas há que ter 2 dedos de testa.


E... a 2ª circular tem cruzamentos desnivelados, tem as faixas separadas por betão e o limite de 80km/h é em 2 sítios: Na curva que antecede o Estádio da Luz e junto ao Aeroporto. Aí o limite costuma ser 80 porque é onde estão os radares. A seguir passa a 180 dependendo da hora e dos cavalos que o carro tiver. NINGUEM faz a 2ªCirc. a 80.
E deve ser uma experiência engraçada ir na berma na 2ªCircular e levar uma razia de um motão a 90 ou 100km/h mesmo em hora de ponta e em trânsito compacto. Já um tipo com uma scooter tem medo dessa situção, quanto mais de bicicleta.

Mas se é para correr riscos, acho que preferia descer o viaduto Engº Duarte Pacheco. Sempre batia um record pessoal de velocidade.
 
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