Bike até 700 €

Nande

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#21
VFJ, o ednuno tem razão: o quadro da bike tem de ser do tamanho certo pois não o podes cortar ou esticar.
De resto, para a bike ficar exactamente à tua medida podes/deves:
Regular a altura do selim (óbvio demais), ou até mudar de selim para outro melhor para ti (cada cu, sua sentença :D)
Regular a posição das manetes
Cortar o comprimento do guiador para a tua largura de ombros/tamanho, ou até mudar o guiador para outro com ângulos diferentes
Mudar o avanço para outro mais curto ou comprido

... a lista é quase infindável. No quadro é que não se mexe!
Na verdade, a maioria das pessoas anda com a bike “tal e qual” como vem da loja. Estes ajustes de que tanto falamos são fundamentais para que te sintas mais confortável e eficiente em cima de uma bike, embora poucos o façam. Se tiveres interesse, podes fazer um bike fit depois de comprar a bike (é uma boa ideia) e custa-te regra geral entre 50 a 100€ - um bom investimento para conforto futuro.
Provavelmente não imaginas, mas mudar 1cm no comprimento do avanço pode fazer uma enorme diferença na condução :eek:
 

Nande

Active Member
#22
Posso dar-te um exemplo fácil de entender: comprar um fato.
Quando experimentas um fato, pode ficar “mais ou menos bem”. Muitas pessoas usam o fato como sai da loja, apenas fazendo as baínhas das calças.
Para um fato ficar mesmo bem, podes ter de encurtar e apertar as mangas, cintar o casaco, apertar as pernas, etc...
Será a diferença entre teres um fato normal ou um fato que te fique a matar :cool:
 
#23
VFJ, o ednuno tem razão: o quadro da bike tem de ser do tamanho certo pois não o podes cortar ou esticar.
De resto, para a bike ficar exactamente à tua medida podes/deves:
Regular a altura do selim (óbvio demais), ou até mudar de selim para outro melhor para ti (cada cu, sua sentença :D)
Regular a posição das manetes
Cortar o comprimento do guiador para a tua largura de ombros/tamanho, ou até mudar o guiador para outro com ângulos diferentes
Mudar o avanço para outro mais curto ou comprido

... a lista é quase infindável. No quadro é que não se mexe!
Na verdade, a maioria das pessoas anda com a bike “tal e qual” como vem da loja. Estes ajustes de que tanto falamos são fundamentais para que te sintas mais confortável e eficiente em cima de uma bike, embora poucos o façam. Se tiveres interesse, podes fazer um bike fit depois de comprar a bike (é uma boa ideia) e custa-te regra geral entre 50 a 100€ - um bom investimento para conforto futuro.
Provavelmente não imaginas, mas mudar 1cm no comprimento do avanço pode fazer uma enorme diferença na condução :eek:
Isso já é muito à frente para mim, que estou habituado a andar na minha bike com os ajustes básicos de selim e pouco mais e a verdade é que não tenho razões de queixa.
 

edununo

Well-Known Member
#24
Vamos lá ver se nos entendemos. A minha ideia é comprar uma bike adequada ao meu tamanho, sem ter de andar a trocar/ adaptar componentes que não sejam os que a bike traz de origem, ok!
Lógico que tenho de pôr o selim à altura certa para o meu tamanho, isso é óbvio.
O Nande disse tudo.

https://www.decathlon.pt/btt-rockrider-xc-050-id_8575904.html

Esta bike tem no tamanho M um avanço de 70mm e segundo a Decathlon dá para estaturas entre 1.65 e 1.74.
Será que esse avanço é o indicado para todo o universo de pessoas com esse tamanho?

Ainda para mais alguém que quer fazer tiradas longas, deveria ter mais cuidados nesse sentido.
 

Nande

Active Member
#25
Julgo que o principal motivo desta conversa ter ido para aqui foi tu teres falado em quereres fazer “grandes empreitadas” como o Caminho de Santiago.
eu já fiz o Caminho francês (800km) numa bike sem nenhum bike fit - como vinha da loja. Não morri!
Quanto mais km quiseres fazer na bike, mais deves dar atenção a estes detalhes - para não estragarmos o corpinho porque este não dá para trocar ;)
 

edununo

Well-Known Member
#26
Julgo que o principal motivo desta conversa ter ido para aqui foi tu teres falado em quereres fazer “grandes empreitadas” como o Caminho de Santiago.
eu já fiz o Caminho francês (800km) numa bike sem nenhum bike fit - como vinha da loja. Não morri!
Quanto mais km quiseres fazer na bike, mais deves dar atenção a estes detalhes - para não estragarmos o corpinho porque este não dá para trocar ;)
Além de que uma bike bem ajustada proporciona uma experiência de utilização muito superior.
Há muitas lojas que permitem a troca de componentes na altura da compra da bicicleta. Ajusta-se o preço ou troca por troca se for o caso.

Quando comprei a minha bike de estrada, troquei logo o selim por um que ja tinha e troquei a cassete, pois não queria a que vinha de origem.
 
#27
Ok, malta, vou dar atenção aos vossos sábios conselhos, pois eu sou um leigo nesta matéria.
Irei ter isso em consideração, com certeza, mas presumo que só andando uns bons kms nessa nova bike, seja ela qual for. é que conseguirei ter uma ideia dos ajustes necessários ao meu corpo.
 

Nande

Active Member
#28
VFJ, se fores como eu, não terás a mínima ideia dos ajustes necessários. Eu não tinha :)
Decidi recorrer a um profissional. Não me sentia mal na bike; agora sinto-me incomparavelmente melhor!... e mais eficiente também.
Fica com estas dicas.
Anda uns tempos com a bike e... faz um bike fit antes da tua primeira grande empreitada ;)
 
#29
Além de que uma bike bem ajustada proporciona uma experiência de utilização muito superior.
Há muitas lojas que permitem a troca de componentes na altura da compra da bicicleta. Ajusta-se o preço ou troca por troca se for o caso.

Quando comprei a minha bike de estrada, troquei logo o selim por um que ja tinha e troquei a cassete, pois não queria a que vinha de origem.
OK, não sabia que tudo isso era possível. Irei olhar com atenção para esses pormaiores,

E, quanto às bikes que eu postei, estão bem? Fiz uma boa avaliação?
Considerariam outras hipóteses?
 

Nande

Active Member
#30
Compra roda 29” SEMPRE!

Sou suspeito, pois prefiro a Scott e a Specialized que te recomendei por serem 2 modelos que tenho/tive. Ambos indicados para o que queres fazer. Nunca usei as outras marcas por isso a minha opinião sobre elas seria apenas teórica.