Bike até 2000 euros. Quadro em alumínio ou carbono?

rapsh

New Member
Caros,

agradeço todas as ajudas e peço desculpa se fui ofensivo: não era o meu propósito.

Apenas quero ressalvar que estou determinado a comprar uma bicicleta até 2000 euros e essa determinação deriva do facto de o poder fazer, de o querer fazer e de estar convencido que um maior investimento inicial previne maiores investimentos futuros a curto/médio prazo. Estou determinado e agradeço que respeitem esta decisão.

Dizia um user que mesmo um piloto de F1 começa nos karts e evolui progressivamente. De facto tem razão, mas também é verdade que todas essas máquinas são-lhe "oferecidas" (i.e., os upgrades não lhe saem directamente do bolso) e ainda ganha dinheiro por as conduzir. E também é verdade que quem quiser comprar um carro de gama média/alta, ao comprar um BMW 530d, também lhe pode ser apontado que nas estradas portuguesas um BMW 320d faz o mesmo efeito. Mas a verdade é que existem outros factores de decisão que nos levam a comprar mais caro, pois se não fosse, todos conduziríamos fiat punto (sem ofensa) ou equivalentes. Mas insisto que não pretendia faltar ao respeito a ninguém.

Após ter lido tudo o que me disseram, bem como outras fontes e pessoas, estou decidido a:

- bike suspensão total em alumínio;
- suspensão frontal com curso de 120 mm;

Atendendo a estas características base podem, então, recomendar-me bikes até 2.000 euros com os melhores componentes disponíveis?

Obrigado e novamente peço desculpa pelo tom agressivo.
 

agirão

New Member
Não estejas preocupado com isso! Já agora, também sou de Coimbra! Vamos lá, com calma!

Pretendes uma bike para:
1. Curtir nuns trilhos, sem grandes preocupações de velocidade;
2. Ir para o monte e tentar (ou conseguir) acompanhar os teus colegas mais rápidos;

3. Dar prioridade ao conforto e segurança;
4. Preferes dominar a máquina com a técnica que terás;

5. Os caminhos que frequentas são mais do tipo Vale de Canas, Serra de Sicó e Lousã;
6. O Choupal é o teu destino de eleição (de preferência ao sábado à tarde, ou ao domingo);

7. Gostas mais de ver, e excita-te mais, o down-hill ou o free-ride;
8. Perspectivas longas saídas, em que 50 quilómetros é pouco;

9. Se tivesses uma mota TT, terias uma Honda XRF (de cross);
10. ou uma Dominator (dá para ir aos estradões, mas cuidado...);

11. Vês-te mais com um capacete integral;
12. ou com um normal;

13. Optarias por comprar caneleiras, cotoveleiras...;
14. ou uns sapatos SIDI (racing), umas luvas sem dedos ou um equipamento de licra de boa qualidade.

Se as tuas respostas tendem para as propostas com números ímpar, pensa numa máquina de cross-country! Se, pelo contrário, te inclinas para os pares, pesquisa em all-mountain.

Todas (ou quase...) as marcas têm esta diferenciação nos seus catálogos. Vai vendo com calma!

Se necessitares de ajuda, manda MP (se assim o entenderes), pois se eu puder ajudar, fá-lo-ei com todo o prazer!

Força!
 

MatchbOx32

New Member
Eu acho que faz todo o sentido um investimento inicial já a prevenir para uns aninhos, afinal fiz o mesmo há uns tempos.

De qualquer forma, e nesses moldes, recomendar-te-ia:

- Lapierre X-Control 210
- KTM Lycan 4.0
- Ghost AMR 5700
- Radon Stage 6.0
- Scott Spark 50
- Trek Fuel EX6

Foram estas as que considerei melhores opções há uns tempos, quando comprei a minha - a par da Canyon que não pareces muito inclinado a comprar. Curiosamente, no final acabei por comprar... Uma KTM Taser. :lol:
 

rapsh

New Member
agirão,

as respostas são:

1
3
5 e 6 (não excluo nenhuma)
7 e 8 (não excluo nenhuma)
9 ou 10 (não sei)
11 e 12 (não excluo nenhuma)
13

Sim, preciso de ajuda na escolha de marcas e modelos com as características que apontei: FS, alumínio, suspensão 120 mm curso, <=2000€, melhores componentes possíveis dentro do preço. O design ficará como critério de desempate final.
 

magabarai

Member
Boas Rapsh!!!

Eu só te posso aconselhar sobre uma das bikes, a Scale 30 porque tenho uma ainda que o modelo de 2010. Eu procurei imenso, andei cerca de 2 meses a ver o mercado das bikes e a minha escolha recaiu sobre a Scale 30 por ser a bike que aliada a um bom conjunto quadro-suspensão (na altura RS SID, agora REBA) também trazia o resto do material bastante bom. Nomeadamente travões e transmissão. Mesmo agora acho que em termos de preço é a mais aceitável apesar de ter ficado mais cara.
Ficas com um dos melhores quadros e mais leves e com uma boa suspensão, o resto vais trocando conforme se for gastando.

Agora tens que pensar noutra coisa, tu queres a bike essencialmente para passear e este tipo de bicicleta é mais virado para rendimentos mais altos.

Tens também na decathlon a Rockrider 8XC que vem com quadro em carbono, suspensão rockshox SID Race, e o resto dos componentes de topo. Tudo por 1800 euros.

Espero ter ajudado.
Cumprimentos
 

mlouro

New Member
tendo em conta as tuas respostas, acho que fazes bem em optar pelas 120mm.

Às sugestões do MatchbOx32 acrescento a Cannondale RZ One Twenty e a nova Spark que já vem com 120mm. A Cannondale é mais robusta e é mais feita a pensar em trilhos mais agressivos enquanto que a spark mantém a linha mais racing. Pessoalmente nos 120mm ia mesmo era para a Canyon Nerve XC 7.0 ou 8.0, mas para primeira bike é normal ficar de pé atrás em comprar online.

Supondo que queres comprar numa loja perto de casa, quais são as marcas que tens ao teu dispor? Sabendo o curso e o tipo de bike que queres acho que não deves ligar demasido aos componentes, mas sim escolher a bike que te encha mais o olho, porque tirando as canyon e talvez as cube, não sei se vai haver grandes diferenças em termos de equipamento para esses valores e ao ires pela estética que mais te agrada, mais dificilmente vais pensar em trocar porque os componentes podem sempre actualizar-se e o quadro já é mais dificil.
 
Last edited:

Junior_

New Member
Boa tarde a todos, estive a ler atentamente todos as opiniões colocadas neste post e queria só acrescentar uma coisa. Quando algumas pessoas defendem que se deve optar por uma bike Rockrider ou Berg não podem esquecer que hoje em dia quem realmente fica com este "bicho" no corpo nunca está satisfeito, como tal ao fim de algum tempo pensa em novos voos e que valor tem essa Rockrider ou Berg?

Penso que o que se lê aqui já dá para te elucidar mas tudo depende realmente do uso que lhe darás. Deves procurar aconselhar-te perto dos teus amigos, aqueles que andam contigo e em quem confias. Para esse valor tens mais do que oferta :)
 

FJOTA

New Member
Boas

Vou comentar só algumas frases e poder dar a opiniao, visto que começei o ano passado, e tambem sou um gajo com 36.

o teu conceito de desporto é mais apertado que o meu, mas tudo bem. Sim é, um praticante é um praticante e normalmente de uma modalidade, não de varias, quem joga futebol só joga futebol.
Como sabes que só me sobra 1 dia? Somei (futebol de vês em quando 1, ginásio (musculação 3x por semana), cycling (spinning 2x por semana) e bodypump (1 x por semana). 1+3+2+1 = 7 mas o futebol é de vez em quando, logo será alternado com o BTT, foi aqui que pensei que fosses buscar o dia para btt.
Como sabes se não faço vários desportos por dia? Não sei, nem quero, ok, mas na linha anterior parece que é por dias no ginasio, ou será por horas? esquece tambem nao interessa.
Tenho de publicar a minha agenda agora? Ai tens agenda?
Acho que já sou um pouquinho crescido para não ter que dar satisfações da minha vida a estranhos, não achas? tu é que vieste para aqui faze-lo...
Já atrás referi que quero gastar o dinheiro que entendo porque posso e porque quero, ok? olha, uma satisfação da tua vida que não nos interessa, mas assim entende-se a ideia, mas eu fazia o mesmo, só que não posso, ou não quero?
A ajuda que pedi foi essencialmente técnica (alumínio vs carbono, HT vs FS e alguns modelos que tenho em mente). As respostas que tenho obtido são essencialmente de gostos pessoais não fundamentados e conselhos a dizer para não comprar uma bike tão cara. Bolas! - se calhar a maioria que aconselhou a não comprar nao começou agora
Se me quiserem ajudar sobre as ajudas técnicas que preciso, agradeço. Se quiserem opinar sobre a minha vida pessoal, dispenso os comentários. Eu perguntei para ver onde encaixava o btt, para ver o tipo de bicicleta a opinar.
[/I]

piranha
Se podes, queres e não tens problemas em gastar esse dinheiro avança.
Para mim dupla suspensão, se não tens os caminhos tipo estrada.

Alumínio se não tens já alguma pratica a cair, se não lá se vai o quadro, a garantia não cobre, uma rachadela e já era. melhor ajuda destas palavras
Claro que o teu gosto (pela estética) deve contar e muito, para não ficares a moer porque não escolheste a outra. isto tambem, o que interessa é que gostes TU e não os outros

É verdade que muita boa gentinha popa na compra para gastar mais nos upgrades e no final sai mais caro - amigo piranha gentinha??? então porque é que aconselhas aluminio?? será melhor logo para o carbono?? a pensar no futuro, certo?
Como costumo dizer, sou pobre de mais para comprar coisas que não gosto, ou e não me servem. Há casos que são ricos de mais para ter coisas tão pobres



Agora a ajuda, se é que serve de alguma coisa.
Eu o ano passado comprei a minha bicicleta HT e a pensar em ''praticar'' Btt, mas como praticamente nada sabia fui vendo, perguntei aqui umas coisas, fui a uma loja e fui aconselhado lá, e foi o que fiz melhor, é certo que me vendeu uma das que tinha para vender, mas só que tambem ''comprei'' a amizade de mais de 40 pessoas neste ano, isto só alguns poderão dizer o mesmo.
Passado este ano fiz 4.500 km (não são muitos, mas ando pouco) esta chega bem, era o que podia comprar, e estou satisfeito, mas há sempre uns upgrades que terão que ser feitos, mas isso vem com o desgaste, e mesmo aqui serão ponderados, prefiro gastar na gama deore e com a diferença para a xt gasto com a minha mulher e o meu filho, a xtr é muito bonita.
Outra ajuda que posso dar será que de facto tendo uma FS é sempre mais confortável, e torna-se mais rapido fazer alguns caminhos mais difíceis, mas há a questão do peso, e aqui 2000€ para uma FS...são ''peanuts'', como é que ficamos quanto ao futuro??.
O que aconselho mesmo é ires a uma loja em que serás cliente assiduo, tendo isto varios pros e conntras, mas terás sempre onde ir pedir uma ajuda, compras fora vais à loja e pagas até uma lavagem ou simples afinação de mudanças.
Por aqui me fico, e peço desculpa se estou a ''ofender'' em alguma coisa, mas não é verdade.
Boa compra e bons passeios.
 
Last edited:

agirão

New Member
Junior!

Já agora, por mera curiosidade, o que aconselhas e porquê? Todo o produto tem comprador, dependendo de inúmeras variáveis! E, aqui, não se quer saber o que não se quer, mas o que se pretende! Eu não me importaria nada de ter uma Rockrider, ou uma Berg! Já reparaste no racio preço/qualidade/fiabilidade/assistência dessas bikes?

Não percebo o porquê de só os amigos poderem aconselhar! Olha que o mundo não é tão mau assim...!

Um abraço para ti!
 

rapsh

New Member
FJOTA,

li a tua resposta e encaixei. No entanto, não querendo alimentar a polémica, faço sempre questão de me colocar no lugar das pessoas com quem discuto e a comprová-lo foi o pedido de desculpa pela minha dureza na resposta. És livre de o aceitar ou não, mas pelo teor da 1º parte do teu email, vejo que ficaste ressentido.
Ainda assim, convido-te a colocares-te no meu lugar e analisares o teor do teu post:

"Eu julguei que fosse desporto mesmo."
Como praticante e amante de certas modalidades, é ofensivo para mim que não as consideres um desporto. Não sei qual a tua definição de desporto e não sei se é da tua opinião que as modalidades que pratico não me sujeitam a esforço intenso ou se elas próprias são a prova da minha inaptidão para o BTT. Nem vejo mesmo a relevância de saber se pratico desporto e qual a sua importância na possível aptidão para andar de bibicleta. Novato como sou nestas coisas, já me arrependi de ter dado a resposta a esta pergunta.

Vendo o que fazes durante a semana, só te sobra 1 dia, em que poderá ser dividido entre futebol e ciclismo (Btt), e para 1 dia por semana queres gastar 2000€ numa bicicleta?
Entendeste que mesmo concluindo que só faria BTT uma vez por semana, não era merecedor de uma bicicleta de 2.000 €? Reformulo, achaste que era um erro comprar uma bicicleta de 2000€. Podemos sempre fazer a analogia de que quem tira a carta não deve, ou melhor, erra em comprar um BMW 530d. Deve, de facto começar com um Punto.
e em carbono??
Confesso a minha ignorância na definição da liga do quadro. Mas foi exactamente por isso que iniciei o tópico.
Ao que parece nem é costume fazeres Btt, certo?
Devo inferir que, por ser iniciante, não tenho direito a ter uma bicicleta cara?

Foram exactamente estes os sentimentos que tive quando li o teu post. Agora, se realmente tentaste colocar-te no meu lugar, diz-me realmente em que é que este post, na realidade, me ajudou, para além de me ter sugerido que era um erro em comprar uma bike de 2000 porque só ando 1 vez por semana e porque os desportos que pratico... para este argumento não sei que conclusão tiraste.

Meu caro, por mim agradeço o relato da tua experiência e já pedi desculpa pelos termos da minha resposta. Por mim o assunto está encerrado.
Se quiseres aceitar o pedido de desculpa, fico satisfeito. Se não quiseres... life goes on.

Mas também te ficava bem admitir que o teu post, ao ridicularizar (reformulo: menorizar) a minha experiência, não foi muito correcto. Podia ter sido escrito de forma diferente.

Fica bem e pode ser que eu até seja, qualquer dia, o 41º amigo que fizeres no BTT.
 

Junior_

New Member
Boas, acho que fui mal interpretado. Não quis falar mal de qualquer uma das marcas mas pelo ou ouço, encontram-se alguns problemas numa futura troca, foi nesse sentido que falei da RockRider e da Berg. Todos sabemos que a relação preço qualidade é interessante não discuto mas em relação à fiabilidade e assistência não ponho as duas no mesmo saco... Em relação aos amigos, não quis com isso dizer que as opiniões dos restantes membros fossem inúteis, apenas acho que se alguém da sua confiança o puder ajudar numa altura de largar 2000€...

Falou-se de muita coisa, muita marca, muito tipo, eu sou adepto da FS e por isso talvez me inclinasse para a Spark 50. Essa minha escolha prende-se com o facto de ser uma Bike rápida, fácil de manobrar e como ainda tenho as costas em bom estado :) essa seria a minha possível escolha.

Um abraço Agirão
 

agirão

New Member
Concordo com as tuas justificações! Um negócio deste calibre é sempre uma dor de cabeça!

Abraço e pedaladas fortes!
 

b2lr0g

New Member
Boas, na minha opinião as marcas Specialized e Scott, estão muito valorizadas, acho que não tem equipamento tão bom para o preço que tem comparadas com outras marcas. A explicação é a qualidade dos quadros, mas não me parece que outras marcas, como Cube, Ghost, etc.. não tenham a mesma qualidade. Penso que se aproveitam um pouco de serem marcas que estão na "moda" e fazem preços muito mais elevados que as outras marcas, daí para mim, abdiquei completamente de comprar bikes dessas 2 marcas.(Já tive uma Specialized). Na minha opinião prefiro uma HT, pk acho k se consegue maior diversão, mas como estás decidido em comprar uma FS, dá uma vista de olhos nas Ghost's por ex...no outro dia tive a ver uma numa loja e gostei bastante, o preço rondava os 2000€. Não me lembro qual era o modelo, mas penso que seja equivalente a este (sendo este o modelo de 2012, o que vi era o de 2011, com as cores preto e branco), mas penso que o equipamento era esse. No meu caso com +/- o mesmo valor decidi fazer uma a la carte, também penso que podias ter em consideração.
Cumps

PS: essa que meti aí é o modelo em Carbono, logo é mais cara, a que me referia era esta
 
Last edited:

fudji

New Member
bicicleta nova

boas pessoal do pedal preciso de ajuda tenho 2000euros para investir numa nova maquina mas não sei o que comprar.
tem que ter como principais características, ser uma rígida e de carbono, malta o que há por ai de bom bonito e "barato"
espero que me possam ajudar ........
 

goatrider

New Member
Dá jeito informares a malta sobre o que queres fazer com a bici, só assim a malta te pode aconselhar. XC? DH? Ir à ao café? Etc e tal...

Mas com esse dinheiro todo já devias ser rapaz para saber o que queres de uma bicicleta... prepara-te para ir largar a massa toda na decathlon numa RR de carbono equipada a XPTOR, baseados nas famosas relações preço/equipamento do "ForumBTT" :)
Boa sorte!
 

pikanso

New Member
Aluminio-http://www.radon-bikes.de/xist4c/web/ZR-Race-10-0_id_18386_.htm
carbono-http://www.radon-bikes.de/xist4c/web/Black-Sin-8-0_id_18405_.htm
 

fudji

New Member
obrigado pessoal pela ajuda já comprei a maquina nova escolhi uma focus raven 6.0 2012 roda 26 e consegui um preço bastante bom, já estava muito virado para b`twin 8xc mas esta focus foi amor a primeira vista para mim tem um quadro muito bonito e até traz bom material mais uma vez muito obrigado pela ajuda......
 

goatrider

New Member
Esperaaaa mais um pouco para te convencerem a ires comprar a RR.

Agora a serio.
Essa Focus é brutal! Andei a namorar uma há uns tempos. Parabéns pela escolha. :)
 
Top