Bike acima de 120 kg

Barradas Afonso

New Member
Boa noite a todos,
acabei de me inscrever neste fórum e decidi abrir esta thread para o pessoal mais entendido me poder ajudar a escolher ... Embora novo por aqui, sempre que possa ajudar alguém ou partilhar experiências/conhecimentos, assim o farei !!
Tenho lido bastantes foruns/artigos sobre iniciação no ciclismo (no meu caso btt) mas cá em Portugal não encontrei nada sobre bicicletas que aguentem com pesos acima da média(apenas no brasil, onde os preços não consigo comparar.. tanto pela moeda como pelas marcas que eles têm). Tenho esta preocupação porque sempre andei de bicicleta em criança (ate aos meus 15/16) grandes voltas pela serra de Sintra, saltos, derrapagens, corridas .. dava para tudo ! e tinha sempre o mesmo problema ... a pedaleira partia devido ao meu peso (com 14 anos tinha 80kg e 1.80mt) ou as rodas acabavam por empenar. Neste momento tenho 26anos, 1.93mt e 115kg, fui militar(marinha) 7 anos e confesso que já estive em muito melhor forma física. Estou decidido em adquirir uma bicicleta para "começar" ate 300/400€ mas que tenha a certeza que aguente com o meu peso. O meu objectivo é sair de casa e ir até a serra de Sintra (+/- 5km, ir e vir 10kms) fazer alguns trails (terra/ alcatrao) e voltar para casa (estrada/passeio)... caso queira variar, também pensei em pegar no carro e ir ate a marginal (entre cascais e oeiras, a cerca de 15km da minha casa) onde o percurso que iria andar já seria aquele pavimento próprio para ciclistas/perdestes.
Li bastante que para bicicletas abaixo dos 500€ , a maioria aconselha ir a decathlon, onde garanto a melhor relaçao qualidade/preço.. mas Gostaria que me aconselhassem, com maior preocupaçao nas medidas dos quadros para o meu tamanho e peso , e ja agora qual seria tambem o numero adequado de roda para mim.

https://www.decathlon.pt/btt-rockrider-520-275-cinza-id_8378535.html - Seria uma boa compra para mim??
https://www.sportzone.pt/desporto/ciclismo/bicicletas/montanha/terrain-40-27-5-5878262 - pelo mesmo intervalo de valor da bicicleta de cima, mas duma marca que eu nunca ouvi falar ...
http://www.lenamotos.pt/produtos/17-specialized-hardrock-disc/ - Barato demais não?! qual é o inconveniente?

Um obrigado desde já , aguardo ajudas
 
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Joseelias

Well-Known Member
No caso da Decathlon o tamanho da roda é simples de escolher pois apenas tens o 27,5. No caso da Sport Zone, vão tendo em 27,5 e 29.

Se um dos problemas é a resistência das rodas, em principio quanto maior a roda, menor será sua resistência por uma questão de física. Em rodas equivalentes, as 29 serão sempre mais flexíveis que as 27,5, e estas que as 26. Por isso, o melhor seriam umas 27,5. A escolha de uma bicicleta com aros de parede dupla é neste caso imperativo.

A questão da pedaleira já é mais complicada de resolver pois nessa gama de preços vais ter material muito básico. E os eixos pedaleiros quadrados e respectivas pedaleiras são conhecidos por terem mais facilidade em ganhar folga ao "arredondar" o quadrado que os une. Mas se fizeres um uso sem saltos ou manobras muito radicais não vejo problemas nesse aspecto. Tem atenção que as bicicletas que mostraste são apenas aptas para Btt ligeiro e que o fora de estrada delas é mais o uso de estradões. Qualquer descida mais violenta em velocidade já é arriscado, e se somarmos a questão do teu peso pode ter resultados menos bons.

Para a tua altura o quadro será será sem dúvida no mínimo um XL.

Esquece a Specialized. Em relação às outras estás a pagar para aí uns 250€ só pelo autocolante. Praticamente nada nela é sequer equivalente à B'twin ou à Spitz, e é inferior em quase tudo.

A Spitz é uma marca da Sport Zone, não sei se para complementar ou substituir a Berg e parece-me inferior à da Decathlon. Não cofio nada naquela suspensão que a Spitz trás. Aquele arco da suspensão soldado apenas do lado de fora com uma soldadura manhosa é a cara de um acidente nada agradável.

De todas, a da Decathlon não dá hipóteses e é a melhor de longe. Mas lembra-te, com estas bikes e para o teu peso nada de grandes saltos como dizes que fazias no passado. Terreno mais técnico é a velocidades reduzidas pois as suspensões estão lá apenas para dar conforto e os travões podem não ser capazes de te parar convenientemente.
 

Barradas Afonso

New Member
Joseelias , muito obrigado pela elaborada opiniao.. sim de facto tinha essa ideia, de que quanto mais pequena a roda, mais "aguenta".
Ok , no caso da pedaleira, caso eu compre essa rockrider da decathlon, à posteriori posso vir a fazer um upgrade da pedaleira na mesma? Ou bikes nesses valores não "servem" para esses upgrades?!
Realmente fiquei esclarecido, so mesmo essas dúvidas que coloquei em cima persistem ...
Muito obrigado mais uma vez!!
 

joseruivo

Active Member
Ok , no caso da pedaleira, caso eu compre essa rockrider da decathlon, à posteriori posso vir a fazer um upgrade da pedaleira na mesma?

Podes, a largura e diâmetro da caixa do eixo pedaleiro são "standard" - provavelmente o mais comum dos muito standards que existem, estás à vontade.

Bons passeios,
joseruivo
 

joseruivo

Active Member
https://www.decathlon.pt/btt-rockrider-520-275-cinza-id_8378535.html
eu estou a ver se compro a rock rider 520 ,tem parede duplo
nao sei muito,mas sei que a roda quando mais larga ,mais possibilidade de dobrar

E onde é que no site da Decathlon vês a largura da roda? Não estarás a confundir com diâmetro, 27.5"? Se for o caso, não penses em nada mais pequeno do que 27.5".

E a questão só poderá ser relevante para saltos, porque numa utilização normal com um diâmetro de roda maior o impacto é menor, por isso a roda até pode, em teoria, ser menos robusta, que não faz mal.
 

Pedro Barradas

Super Moderador
nao sei muito,mas sei que a roda quando mais larga ,mais possibilidade de dobrar
Não é larga ( aliás no site não indica qual a largura da jante)... Estás a referir-te a diâmetro da jante... A parede dupla é superior e mais resistente que uma jante de parede simples..
 

Barradas Afonso

New Member
ok pessoal muito obrigado pelos esclarecimentos...
Hoje fui a decathlon, e pedi para me reservarem esta bicicleta ate amanha https://www.decathlon.pt/btt-rockrider-520-275-cinza-id_8378535.html , era preta (para mim Top) e o quadro é o XL .. o assistente diz que oferecem a primeira revisao aos 6 meses (afinações, lubrificações , apertos, etc)
Fiquei com o bicho por esta : https://www.decathlon.pt/btt-rockrider-560-275-preto-id_8364715.html . Mas é mais do dobro ... e como estou a iniciar, não me queria meter logo assim de cabeça numa bike tao dispendiosa ... O assistente da decathlon diz que por ele , sem duvidar levava a de 599€. Ele diz que so a suspensao vale 300€ , mais a pedaleira que é muito superior à da rockride de 250€ e as mudanças tambem sao duma gama superior... mas será que vale assim tanto os 600€ ??!
Eu tenho a bicicleta reservada ate amanha... tomei o resto do dia de hoje e de amanha para ponderar...
Na vossa opinião , qual o melhor negócio ? (sem comparar diretamente qualidade, pois a rockrider 560 é obviamente superior à rockrider 520)
a rockrider 520 a 250€ ou a rockrider 560 a 600€ ?

Obrigado pessoal, conforme os vossos conselhos, amanha ja vou buscar a bicha !! :)
 

Barradas Afonso

New Member
Esqueci-me dum pormenor importante ... a Rockrider 560 não há em nenhuma loja física o meu tamanho de quadro (XL) , logo teria quer efetuar a compra on-line , com um prazo de entrega de 3 a 5 dias úteis.. logo seria uma compra de 600€ sem ver fisicamente a bicicleta (o que me deixou de pé atras , pois pretendo exprimentá-la primeiro e depois sim comprá-la )
Obrigado uma vez mais
 

Pedro Barradas

Super Moderador
Se não gostares devolves... tens sempre os 14 dias de rflexão.
Se gostaste da 520, dificilmente não gostarás de 560. a geometria é identica.
Compra a 560.
 

Joseelias

Well-Known Member
Nestas gamas de preço até 50€ fazem muita diferença ao nível do equipamento. Enquanto nas gamas superiores a "guerra" é por reduzir gramas enquanto o funcionamento é semelhante, nas gamas de entrada o aumento de preço significa sempre mais funcionalidades, tecnologia mais avançada, standards mais modernos e também menos peso. Repara que entre as duas bicicletas há cerca de 1,5kg de diferença que é muito.

Há também o factor resistência, em que partes de plástico nas gamas mais baixas costumam ser substituídas por metal nas gamas acima, e onde a protecção contra os elementos (água, lama, pó) é maior em locais como os cubos das rodas ou eixo pedaleiro.

Também concordo que se gostaste da 520, mais gostarás da 560 pois o equipamento é superior em tudo e isso normalmente traduz-se em maior suavidade e precisão de funcionamento.

A 520 serve bem para andar em estrada e circular por estradões, e desde que não hajam demasiados abusos fora daquilo para que foi planeada e tenha a manutenção feita acredito que será uma boa bicicleta. O que te tens que perguntar é o que pretendes fazer em relação ao ciclismo agora e no futuro próximo, e se tens condições para comprar uma bicicleta superior daqui a seis meses ou um ano caso queiras evoluir e entrar num Btt mais exigente e tenhas decidido pela 520.

Se ao comprares agora a 520, puderes comprar uma nova bicicleta como a 560 ou superior num futuro próximo sem grandes problemas, até podes experimentar agora com a 520 para não gastares muito.

Mas se ao comprares agora a 520 isso puder comprometer a compra de uma bike melhor e que sirva aquilo que queiras fazer no futuro, e tiveres condições para comprar a 560 agora (sem entrares em loucuras para as tuas economias) então o melhor seria comprares a 560.
 

Pedro Barradas

Super Moderador
Oh Bruno... Então ;) Não se recomenda a aquisição de bikes em 2ª mão a pessoas que nada percebem do assunto... a menos que tenham alguém entendido a quem pedir opinião
 

Barradas Afonso

New Member
Boas pessoal ... Tanta volta, e não vai ser nenhuma rock rider... vai ser uma KTM lol
http://www.ktm-bike.pt/pt/loja/3245-bicicleta-ktm-miami-29-prt-lar-24s-detail.html , antes de me dirigir a decthlon para ir buscar a minha rockrider 520, passei numa casa de bicicletas aqui perto de minha casa (Bicicletas Brasil) e comprei uma ktm Miami por 550€ com oferta do bebedouro, conta kms e primeira revisao ... Sr Ségio 5estrelas , decidi fazer negócio com o mesmo.
Paguei já 150€ de sinal , e a bicicleta ficou a ''afinar'' ... amanha vou ja la buscá-la.
Que acham ? Boa compra ou mau negócio?
Obrigado
 

Barradas Afonso

New Member
brunomiguel , tambem as vi antes de decidir participar aqui no forum... e reparei que exsitem muitos modelos desactualizados, e algumas alteraçoes que (para mim , que nada percebo) nao sei se sao muito boas ou muito mas !
 

Joseelias

Well-Known Member
É um mau negócio na minha opinião. Compraste uma bicicleta praticamente igual à 520 em termos de componentes (apenas os travões são melhores, e a suspensão será-o marginalmente), a pesar mais quase 1kg, e pagaste cerca de 200€ única e exclusivamente por um autocolante!

Por 400€ tinhas a 540 que também já tem travões de disco hidráulicos, a suspensão é igual, tem 27 velocidades contra as 24 da KTM, a pedaleira permite a substituição dos pratos em vez de ter que ser uma toda nova e pesa menos 1.2kg.

Se falarmos da 560 então, é o equivalente a comprares um Renault Clio quando mais ou menos pelo mesmo preço podias ter comprado um Megane.

Mas é bonita e é roda 29, se isso for uma preferência tua.
 
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