BIG.SEVEN CF XT-EDITION 2014 - Prototype Wheels

maddog

Member
BIG.SEVEN CF XT-EDITION 2014

zoom-bike-picture-d9493fb8309cda28922b4a9ff102d98e.jpg


NAME Big.Seven Carbon Comp R12
FORK Fox 32 Float 650B CTD Remote ready O/C (1.5T) - Evo 100
DERAILLEUR FRONT Shimano Deore XT HD triple SEM NENHUM
DERAILLEUR REAR Shimano Deore XT Shadow Shimano Deore XT 11V
SHIFTERS Shimano Deore XT ispec DEORE XT 1X11
BRAKE LEVER attached
BRAKES Shimano SLX M675 180 mm Cen / Shimano M675 160 mm Cen w/connect DISCOS TROCADOS PARA ASHIMA 6 FUROS
CHAINWHEEL Shimano Deore XT 40-30-22 ALTERAÇÃO PARA DOIS PRATOS Deore XT COM PRATO OVAL ABLACK
BBSET attached
CHAIN KMC X10 10s KMC X11 v
HUBS Shimano Deore Cen / Shimano SLX-12 Cen ALTERADOS PARA CUBOS PROTOTYPE EVO 3
RIM Merida Big.Seven Pro D ALTERADOS PARA AROS PROTOTYPE EVO 3
FREEWHEEL Shimano CS-HG-10 11-36 ALTERADO PARA K7 XT
TIRES Schwalbe Racing Ralph 27 Perf. 2.1 fold CONVERTIDOS P/ TUBELESS POR MIM
HANDLEBAR STEM Merida Pro Carbon 5° KCNC 90MM 96GR
HANDLEBAR Merida Pro OS 660 R12 FSA CARBON
HEADSET Big Conoid A-Bearing Neck
SEAT POST Merida Carbon H SB0 27.2 mm
SADDLE Selle Italia X1 Selle San Marco Aspide Racing Protek preto/cinza
PEDAL XC Alloy ALTERAÇÃO PARA PEDAIS SH 540

PESO ESTIMADO: 10KG
Link BIke original: http://2014.merida-bikes.com/en_int/...ition-492.html
Link Rodas Prototype: http://prototype.pt/product/wheel-mtb-650b#

Antes da estreia, retirei o selim, avanço, e guiador de origem por razões estéticas e também de retirar umas gramas.
- O selim um Selle Italia X1 com as cores preto, branco e Azul com cerca de 290gr saiu e para o seu local foi um provisório enquanto nao chega o San Marco com 177gr.
- O avanço e o guiador saíram pelas mesmas razoes, retirar um pouco de letras azuis no meio do preto, de momento encontram-se montados um avanço KCNC e um Guiador Hylix...ainda que seja provisoriamente, mas que já deu para retirar mais umas gramas.
- Converti os pneus para tubeless, não retirei tanto peso quanto o esperado, uma vez que as câmaras de ar de origem sao bastante finas e até leves, e coloquei bastante liquido por roda... 100ml aprox.

Ainda à porta da Kombina no Parque das Nações
10689924_880962511916267_2086683171672949953_n.jpg


Fotos do dia da estreia, Costa da Caparica as 08h....ignorem o selim :p

10678459_885766481435870_2725355205587117182_n.jpg

10626571_885766514769200_6354902941890842757_n.jpg


Durante a semana andei umas vezes, quase sempre por estrada para me ir habituando ao bixo.

Ontem foi dia de Arrábida testing, logo de 90KM
10702157_887986857880499_3056133877877680956_n.jpg


A leveza do Carbon 8) ;D
10353632_888130594532792_8587958578979631249_n.jpg

10710817_888130214532830_6046008841912444506_n.jpg


A primeira quinada...até me doeu tudo
10670028_888133741199144_3672597490571971832_n.jpg


Na Baia do Seixal
10710834_888134751199043_5693660573849519398_n.jpg


Agora e ao fim de 200km, já posso opinar sobre a maquina.

- Quadro: Tem uma boa construção, com uma geometria que rapidamente me habituei a ela, a rigidez do mesmo surpreendeu-me pela positiva, uma vez que tinha uma ideia pré concebida que iria sentir muita torção (como se eu não tivesse habituado na Factor, em que a escora traseira cedia bastante), ao nivel de absorção de impactos e pequenas vibrações, nota-se bastante a diferença entre um quadro rígido de Al, e um em CF uma vez que este quadro Merida com o passar dos Kms não se torna desconfortável para as costas/coluna, logicamente não posso comparar com o "conforto" da factor.

- Suspensão: Sempre fui RS fan, pelo que nunca tinha tido uma Fox, apenas tinha experimentado em algumas ocasiões. Esta ainda necessita de levar mais uma ou outra afinação, quer a nível de rações do rebound, pois ainda ando a habituar me a mesma, mas de uma forma geral, tem uma precisão, um trabalhar suave embora acho que a minha reba da Factor tenha a capacidade de absorver melhor as pequenas irregularidades/vibrações.

- Transmissão: Xt what else... bem como vim do Sram X9 9v, para o Xt 10v, existem coisas que se tem de reaprender e adaptar, o caso dos selectores Xt terem mais funções, e como é lógico tudo novo e afinadinho fica com uma precisão espectacular.

- Travões SLX, tem uma boa potencia de travagem, quando chegou a volta na Arrábida já as pastilhas se encontravam acamadas, pelo que pude logo usar e abusar da travagem, não há pastilhas a chiar, a potencia vai se mantendo mesmo com os aquecimentos.
Os discos vão ser trocados por uns ROTOR/ASHIMA

- Rodas/pneus. As rodas são mesmo um dos TOP do conjunto, com o QR12MM na traseira dá uma sensação de solidez na mesma. Tem um funcionamento impecável, não se sente atrito algum ao rodar com ela no ar e procurar vibrações---zero. O cepo tem um "cantar" lindo.
Quanto aos pneus, RRalf, já conhecia e usado na traseira da Factor pelo que gostei bastante, mas na frente há ali algo que não me agrada, falta-me verificar e dar mas umas afinações na susp. mas acho que o problema é mesmo este pneu na frente.... vamos ver se não tenho de montar um outro.. o Ron por exp e guardar aquele para gasta-lo posteriormente na traseira.

- Componentes: Espigão selim em Carbono, vai ficar...mas ainda tenho de o pesar.
Avanço e guiador saíram, para de certa forma retirar as letras azuis e brancas que tinham, o avanço é leve (104gr) o guiador nem por isso.
Selim, saiu pela mesma razão dos restantes, colocar um mais "neutro" sem os azuis pretos e brcs e também retirar umas gramas.


Mais umas fotos...

Peso das camaras de ar, guiador, avanço, tampa direcçao, punhos
IMG_20140928_182004

svDOrPpC_Pf3JBmjS0Jv_v0LRCSCfBs0W6G3iesNQnk=w555-h416-no

1SBCOsRhvqEF7SDIlaLaJJ8Ja_BXnPNdgJMWh0DhUy0=w555-h416-no

IMG_20140928_160723

IMG_20140928_160850


Peso actual:
IMG_20140928_194056


Para agora já chega ;D

Venham daí os comentarios
 
Last edited:

Miguel79

New Member
Aí está o belo do charuto!!!! :)
Muito porreira como já te disse,isso agora quer é muitos e bons kms!!!
Grande abraço.
 

ernez

Active Member
Gosto da bicicleta, estou a ver que vai sair daqui um projeto abaixo dos 10kg, o que me despertou mais a atenção foi o bidon de água, ou será de outro liquido? Lol.
 

jose.apoli

New Member
Foi uma das bicicletas que cheguei a considerar antes de comprar a minha scott scale 710.
Uma pergunta? como foi esse negócio das rodas? essa Merida não vêm com essas rodas !!!?, foi pelo factor peso? pois esses 10kg e muito pouco são muito mas muito bons....
julgo ser o peso dessas rodas...estou certo?
já agora que achas desse remote CTD da fox, tenho um na minha e de verdade parece ser uma valente treta, pois têm 3 posições e só duas funções, pois os modos C e T, são praticamente iguais.
Nota: atenção aos discos ashima, pelo que oiço falar vais gastar dinheiro, vais reduzir o peso da bike umas gramas e vais deixar de ter travões para ter uns abrandadores.

De resto, posso dizer que acho das bicicletas com o jogo de cores mais bonito que por aí anda, bastante vistosa sem ser berrante e com aspeto espacial.
Boas pedaladas e vai dando o feedback da bicha.
 

maddog

Member
Tiagobart,obrigado e as rodas são mesmo top, mas nao foi só pelos 2 raios :D

jose.apoli , A maquina de origem tras uns aros Merida (Alexrims) com ums cubos SLX, o negocio das rodas, foi a retoma destas rodas de origem e um bom desconto das Prototype...Foi a cereja no topo do bolo (negocio).
Nenhuma bike vem com umas boas rodas, e desta vez decidi investir logo de inicio, como é lógico tirei umas boas gramas só na troca das rodas.

Quanto ao Comando do CTD, é algo que pouco ou nada uso... e talvez ainda siga a sugestão do Jocas e tiro aquela treta ali do guiador e fique só directamente na perna da suspa.

Relativamente aos discos Ashima, desculpa mas discordo, sou utilizador de 2x180 ashima/rotor na minha Factor, e em nada perdi poder de travagem com essa troca, bem pelo contrario... Agora que são bem mais ruidosos do que os discos originais Formula, lá isso são mas também bem mais leves do que qualquer disco de 160 ;)

Obg
 

maddog

Member
Ora vamos lá actualizar isto; :p

Chegou o tão aguardado selim.
San Marco Aspide Racing Protek
1468574_900008706678314_1422599075429166216_n.jpg

Peso: 184gr

10626465_900008743344977_1537323219245957662_n.jpg

65513_900008783344973_284878120492207542_n.jpg


E agora....o objectivo principal conquistado ;D

1897925_900171559995362_1543797885591818676_n.jpg

Sub 10
Com bastante liquido nos pneus, e suporte de GPS.
 

Tiagobart

Member
Lindo o selim, os San marco esteticamente são brutais, o meu em conforto deixa um pouco a desejar, mas com uns bons calções aguentasse bem. Esse tem aspecto de ser bem confortável. Bom peso, grande maquina.
Parabéns
 

maddog

Member
Relativamente ao selim, já se encontra "formatado" ao befe ou será o contrario??? :fpalm: isto porque teve uma tirada de 185km ( Ch.Caparica-Alter do Chão), habituei-me rápido a ele, mas qundo os kms sao muitos em estrada/estradão é obvio que se torna incomodativo.

Quanto à maquina, continua sempre a bombar, conta já com mais de 2500kms em 3 meses.

Saem umas fotos!!
Alter do Chao
1891090_932790096733508_3274335143325534191_n.jpg


10846047_925149377497580_8374821355294974127_n.jpg


Last ride 2014
10801691_939715509374300_6431522819269359879_n.jpg

10906438_939314099414441_2160853449891118689_n.jpg

10868040_933885483290636_3174125819446021640_n.jpg

10906073_939722229373628_1160818385919707599_n.jpg
 

SeteGu

Active Member
Boas fotos!

Esse selim ficou aí bem. Também tenho um San Marco e é bastante duro mas já há muito que me habituei a ele.

Isso é que é fazer kms.
Continuação de boas pedaladas maddog ;)
 

maddog

Member
Aqui fica fica um video, com umas passagens da Big7

[video=youtube;9VImdfaJ2GY]https://www.youtube.com/watch?v=9VImdfaJ2GY[/video]
 
Top