Bicicletas menos leves -> Sugestões para as emagrecer

icenep

Member
se assim for, realmente nao vale a pena tubeless com essas camaras de ar. Porque sempre protege mais um pouco...e por 90gr deve valer a pena essa proteccaozinha extra.
 

jonyboy

New Member
as rodas rcz ja vieram e ja estão montadas peso da bike sem pedais 12,08kg, peso a parte estas rodas são qualquer coisa... que suavidade notei que faço menos esforço no mesmo percurso.
 

koiratu

Member
Uma questão: Entre espigão do selim (o selim não vou trocar porque estou bastante satisfeito com ele - nem sei o peso que nunca o pesei, é um fi'zi:k do qual nem o modelo sei!lol), roda dianteira (Mavic XM317 com cubo shimano m475 ) e roda traseira (a minha tem um aro rockrider e o cubo nem sei o que é sequer!), quanto poderei pensar em perder? Tudo mercado de usados! (ando a namorar umas CrossRide, se tiverem ainda disponíveis aquele preço quando receber...haha). E, caso fique com elas, possivelmente deverei converter para Tubeless, pelo que tenho lido, para além de fácil de fazer, trás algumas vantagens...

De resto, estou a ponderar trocar o meu guiador (FSA XC-180), por um Ritchey WCS (alum

;)ínio também), e, por uma questão estética (raspados, parafusos enferrujadoss, etc) mas aproveitando para melhorar alguma coisa, o avanço (FSA OS170 100mm), e, assim que dê o peido-mestre, a caixa de direcção (ela já está um pouco presa, quando fiz a revisão fui logo avisado que em breve deve precisar de levar uma - e aí vou ter de pedir a vossa ajuda para saber o que ter em conta em termos de compatibilidade com a bike!).

Como vêm já tenho aqui uns bons € para gastar, ainda que em material usado! (a excepção será a caixa de direcção que quando precisar vai levar nova claro).

Já agora, as specs da bike:

Quadro - BH expert 870
Avanço guiador - FSA OS170 100mm
Tampa da caixa de direcção e extensores do guiador - intox
Travões - Deore a óleo
Disco frontal - formula oro 160mm
Disco traseiro - shimano sm-rt51
Guiador - FSA xc180
Manípulos - SRAM x-7
Cubo frontal - shimano hb-m475
Aro frontal - mavic xm317
Selim - fi'zi:k
Pedaleira - SLX
Desviador frontal - Deore lx mega 9
Aro traseiro - Rockrider comp
Desviador traseiro - SRAM x-9 9v

e a foto da praxe...

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Já agora, e pesada ontem com uma balança de malas de viagem... 12.7Kg, com os pedais que tem na foto (também serão trocados a seu tempo)
 
Boas pessoal,

Tenho uma BMC TE01 XT deste ano e pesa 10 kg e qualquer coisa, está toda de origem excepto, grade bidão Elite Custom de plástico, passei para monoprato de 32T (portanto o desviador frontal, o prato menor e o manipulo sairam) e tem pedais XT.
Onde é que posso ir buscar menos peso sem comprometer a viabilidade da bike?
Eu penso que a cassete é demasiado pesada, será um bom ponto de inicio?
Tendo em conta que a bike do Absalon anda nos 8.5kg gostava de levar a minha perto dos9.5kg!

Componentes:
Quadro - BMC TeamElite 01
Rodas - DT Swiss Spline 1501
Travões Shimano M8000
Transmissão - Shimano XT 1x11 M8000 (Completa)
Espigão - BMC Carbono (Pelo que me disseram o material da BMC é 3T)
Avanço - BMC Aluminio
Guiador- BMC Carbono
Suspensão Fox Float 32 Performance 100mm FiT4
Pneu Traseiro - Continental Race King 2.2 ProTection (a tubeless)
Pneu frontal - Continental Race King 2.2 RaceSport (com camara)


Obrigado,
Abraço
 

camponubla

Well-Known Member
Antes de nada, grande bicla!

Passa o pneu da frente a tubeless e já perdes umas gramas valentes por poucos €.

Se não tens pesando trocar a FOX em breve, podes mandar por o cartucho da ND Tuned (o OVR). Tiras na ordem de 200 gramas à forqueta. Os pedais XT são muito bons e robustos, mas podes por uns exustar (não sei se continuam com problemas de desgaste nos veios) ou uns xpedo mforce TI 8 (213g vs aos 343g dos xt). Nos punhos por poucos € também tiras umas gramitas (Bontrager XXX lite - 15 gramas os 2 com as tampas), a grade do bidão (Bontrager XXX 14 g)....

Não sei o peso das rodas que levas.......mas se pesarem 2 kg, podes por umas de 1,5 kg ou menos (os € que gastes poderão ir dos 250 € das blackjack aos 600 € ou mais de outras marcas)

Não comentas nada do selim, mas também podes tirar muito peso daí. Eu tinha um espigão em carbono da ONOFF de 195g e troquei para um de AL da MSC de 149g.

Mira os posts do pessoal do Weight Weenies e poderás tirar ideias de onde podes ganhar umas gramas....

 

Insignia

Active Member
Para o material que tem não diria estar com esse peso.
Nas rodas já tens umas levezinhas, onde podes perder peso fácil é punhos, tubeless á frente, uma Fox SC, trocares o cepo e colocares uma cassete Sram tambem tirava peso e ganhavas mais amplitude de cassete.
 
O meu objetivo é começar a ver onde posso tirar peso quando precisar de tirar componentes, ou seja, quando trocar uma cassete por exemplo!

A ideia do cepo e cassete Sram também já me surgiu! Mas não sei se compensa antes meter uma cassete XTR... Acho que compensa mais meter uma cassete XTR que é bem mais leve que a XT.

A questão dos pneus... tenho camara porque tive um corte no pneu e queria desgastar este pneu em treinos e quando tiver provas meto um pneu novo, só não sei se meto Maxxis Ikon ou Race King ProTection.

A suspensão é um caso complicado porque ela desde nova tem um problema no CTD e descobri ontem que o Rebound também não funciona (está preso) e portanto vou ter de mandar para a garantia :/
E o selim estou a pensar meter um Fizik Antares R3 mais tarde, poupo quase 100g!

Fabio, eu gosto muito destes discos eheh :p Acho que prefiro as gramas extras ahah

Quanto aos punho, entendo as vossas sugestões mas eu não gosto de punhos de silicone/espumosos tipo ESI Grips, já tive e não me habituo :D Gosto de sentir o guiador ao máximo, sei que tenho mais desconforto mas sinto mais confiança na condução...
 
Last edited:

Pedro Barradas

Super Moderador
Acho que compensa mais meter uma cassete XTR que é bem mais leve que a XT.
E o preço é 3X mais e a durabilidade 2x menos... Eu acho que não compensa...

As BMC têm os quadros pesados. Não é defeito é feitio.
 
E o preço é 3X mais e a durabilidade 2x menos... Eu acho que não compensa...

As BMC têm os quadros pesados. Não é defeito é feitio.

Sim então como me explicam que o Julien Absalon tem uma bike de 8,5 kg (cujo quadro é igual ao meu) ?
Com todas as sugestões que o pessoal acabou de dar, a bike desce para perto desse peso! É preciso tempo e € ;)
 

Pedro Barradas

Super Moderador
Há outras coisas que se mudam e não se vêm... rolamentos do eixo pedaleiro, por exemplo
Depois como já aqui foi dito:

A suspensão
Os travões,
Os discos
Os cranks
A cassete
Os pneus
As rodas ( apesar de essas já andarem na casa dos 1500g)
O selim
E ainda , apesar de teres componentes em carbono, haverá outras marcas com componentes também em carbono ainda mais leves...
Mas esse kg ou menos que tirares de pouco irá adiantar se não houver pernas para ela!!! ;), o caso muda de figura no caso de alta competição.... Mas esse pessoal, pode dar-se ao luxo de em cada prova mandar para o lixo uma cassete XTR....

è a minha opinião. Tens uma boa máquina. Eu não mexia nisso. Tudo o que fizres para reduzir peso, vai reflectir-se e bem na menor fiabilidade.
 
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