Bicicletas menos leves -> Sugestões para as emagrecer

[COLOR=#3E3E3E]icenep[/COLOR] said:
ideias ha muitas. Qual o orçamento disponivel??
tens travoes, pedaleiro, pedais, rodas, pneus, etc....depende do orçamento que tens.

cumprimentos
Não apresentei um orçamento porque estou numa fase de perceber o que existe e pode ser substituído. Talvez considere gastar até 500-1000€ em modificações ao longo de 1 ano com a bicicleta.
 
tudo pode ser substituido :D
obviamente que ha coisa que valem mais a pena que outras, quando a selim, pedais, guiador, espigao e avanço, nao vou mencionar pois nao sei o peso desses perifericos que tens ai montados, mas certamente que aqui poderás tirar algumas gramas.
Mas, por exemplo, esses pneus sao pesadissimos, colocando outros mais leves como rocket ron, consegues tirar umas 500gr, se colocares como tubeless (dependendo das camaras de ar que tens), podes tirar entre 200 a 400gr +-, ou seja com uns 60euros, consegues tirar quase umas 800gr.
Pedaleira, colocando uma slx ou xt ou alguma sram de gama identica, tiras umas 200gr, com uns 120/130euros.
Rodas, podes sempre colocar as da moda (ZTR Crest), creio que andam a volta dos 400euros, mas tens outras opcoes mais baratas ja com pesos muito bons (mas tambem nao sei quanto pesam as tuas rodas).
Travoes, aqui tambem ha muita escolha em modelos e a nivel de preços, falei mais em travoes, nao pelo peso mas sim pela segurança...ou seja, eu melhorava talvez esses travoes mas nao ligava muito ao peso, mas por exemplo ja arranjas uns slx ou xt a bom preço e têm uma travagem superior a esses que tens.

Com esse orçamento, consegues na boa tirar 2kg...
 
[COLOR=#3E3E3E]icenep[/COLOR] said:
tudo pode ser substituido :D
obviamente que ha coisa que valem mais a pena que outras, quando a selim, pedais, guiador, espigao e avanço, nao vou mencionar pois nao sei o peso desses perifericos que tens ai montados, mas certamente que aqui poderás tirar algumas gramas.
Mas, por exemplo, esses pneus sao pesadissimos, colocando outros mais leves como rocket ron, consegues tirar umas 500gr, se colocares como tubeless (dependendo das camaras de ar que tens), podes tirar entre 200 a 400gr +-, ou seja com uns 60euros, consegues tirar quase umas 800gr.
Pedaleira, colocando uma slx ou xt ou alguma sram de gama identica, tiras umas 200gr, com uns 120/130euros.
Rodas, podes sempre colocar as da moda (ZTR Crest), creio que andam a volta dos 400euros, mas tens outras opcoes mais baratas ja com pesos muito bons (mas tambem nao sei quanto pesam as tuas rodas).
Travoes, aqui tambem ha muita escolha em modelos e a nivel de preços, falei mais em travoes, nao pelo peso mas sim pela segurança...ou seja, eu melhorava talvez esses travoes mas nao ligava muito ao peso, mas por exemplo ja arranjas uns slx ou xt a bom preço e têm uma travagem superior a esses que tens.

Com esse orçamento, consegues na boa tirar 2kg...
Obrigado pelas dicas. Sendo assim, provavelmente vou começar por investir nos pneus. De seguida nos periféricos da bicicleta e apenas depois nas rodas. Valerá a pena andar a trocar tudo que é XT por XTR ou o XT já tem um bom compromisso de qualidade/peso?

Obrigado.


Abraço.
 
em resposta ao jncunha. esta semana adquiri a referida bicicleta (29er). foi à balança, por curiosidade, e em vez dos anunciados 11.9 Kg - geralmente referentes ao tamanho S, sem pedais e selim - verificou-se que o tamanho M (17'') pesa ~13.2 Kg.

aproveito para perguntar se é possível a conversão para tubeless, com estes aros Ambrosio Cross Disc 29, visto ser a única alteração que pretendo fazer a curto prazo.
 
jfrodrigues said:
em resposta ao jncunha. esta semana adquiri a referida bicicleta (29er). foi à balança, por curiosidade, e em vez dos anunciados 11.9 Kg - geralmente referentes ao tamanho S, sem pedais e selim - verificou-se que o tamanho M (17'') pesa ~13.2 Kg.

aproveito para perguntar se é possível a conversão para tubeless, com estes aros Ambrosio Cross Disc 29, visto ser a única alteração que pretendo fazer a curto prazo.
Insignia said:
UI, 13.2 kg para a bicicleta que é parece-me impossivel, secalhar encheram o quadro de areia...
Bem, se o tamanho S sem selim e sem pedais pesa 11,9 kg e a tua com quadro M pesa 13,2 kg, então a minha de quadro L deve pesar cerca de 14kg ou então mais! :eek:
 
Opinem aqui por favor:

A minha bicicleta pesa neste momento 11,09kgs, o quadro pesa cerca de 2kgs, as duas rodas completas (camaras de ar e liquido), pesam no total 4,88kgs
Num quadro de carbono, sei que podia ganhar umas 800g.
E nas rodas, o que seria um peso referencia? Ganho alguma coisa relevante mudando apenas as rodas mantendo os pneus como agora? (só um dos pneus pesa 670g)
 
nas rodas, colocar por exemplo 2 pneus a pesarem 500-550gr, e tirar as camaras de ar com liquido e colocar tubeless. So alterando esses pneus e tubeless, poderás tirar umas 500-600gr.
Com uns 50-60euros fazes a festa, isto sem trocares as rodas.
Bem, nao sei qual é o resto do material que tens na bike, mas um quadro com 2kg, e a bike so pesar 11.09kg...deves ter bom material. Digo isto, porque tinha um quadro a pesar 1.6kg, rodas com 1.6kg, full xt, selim, espigao e guiador em carbono, e o minimo que consegui foi 10.400...
 
Também podes comprar uns pneus de 450 g + câmara de ar de 100 g + 100 g de liquido e fazes a festa.

Ou um pneu tubeless ready e utilizares sem câmara, que fica um pouco mais leve.

Vais ficar com um pneu mais frágil nas laterais, mas não se pode ter tudo.

A câmara de ar tem de ser das que dá para tirar o interior pipo, como as Schwalbe SV 14 A XX-Light ou as continental Supersonic.
 
Acho que é mais a ausência de material do que a qualidade do mesmo (garfo rígido e 1x9), o quadro é um Rockrider 8.1.

Rodas Giant Sxc-2 27,5 (discos e chavetas leves)
F. total 2060g com Schwalbe Racing Ralph 27,5 2.25 (670g)
T. total 2815g com GeaxSaguaro 27,5 2.0 com K7 9v XT

Optando por umas rodas mais leves e tubless (500€), seria possível obter um peso total de 3.2kgs?
 
Comprar ztr crest, e colocar como tubeless uns racing ralph e rocket ron liteskin (sao muito leves...para tubeless tenho as minhas duvidas, pois devem furar facilmente, eu proprio estou tentado a comprar mas tenho receio de serem frageis demais), mais cassete, discos e chavetas, e liquido e fita tubeless....talvez consigas chegar ao teu objectivo (menos de 3.2kg)....é fazer as contas.
Ja agora, o que achas do geax saguaro?? É que irei tambem mudar para 27.5, para a frente o pneu escolhido será um rocket ron...mas para tras tenho umas 4 hipoteses ( racing ralph, crossmark, saguaro ou charybdis)...
 
o primeiro post dos malukinhos do peso de 2015 ena ena :D tou em pulgas (noooooooooooot), bem vamos ao que interessa, big problem o meu conjunto de rodas pesa 5000 gramas, sim 5000gramas hahaha, ja estou a começar a emagreçe-las, ja vou trocar os pesadissimos pneus e camaras de ar, os pneus de orige e camara de ar pesam no conjunto 1kg 760g d pneu mais 240 de camara com liquido. as camaras está resolvido 1s de 140gr ja com liquido e os penus tambem, um de 560g pra frente e um de 440g pra trás.ou seja 720 gramas ja vão foram da minha gorda.
agora a questão futura e as rodas em si ate 200 euros umas rodas leves e fiaveis, para 27.5 aceitam-se sujestões, alguem sabe por exemplo o peso certo das ozone xc 27.5 com cubos sram ou cubos ozone, as mais faceis de encontrar?? tou a ver que as tenho que ir pesar a sportzone. as minhas rodas zlexrims zx24 pesam cerca de 2200 gramas o par, ahah queria ver se me livrava de pelo menos 400 ou 500 gramas.

abraços e bom ano
 
ja agora esquecime de mencionar o peso da cassete que é a hg50 10v é de 340g e os discos são center lock 180gr cada um com a "tranca" ja pesei os discos normais da minha 26 e pesam 150g ja com parafusos. ou seja rodas sem center lock perco mais 60g
 
Esquece as rodas ozone.
Cubos Sram=precisa manutencao diaria
Cubos ozone=shimano= dores cabeca
Pensa em comprar umas rodas RCZ, convertes as rodas em tubless e ai sim, vais notar uma melhoria enorme.
 
tambem aconselho...rodas rcz convertidas em tubeless. É o que tenho actualmente.
Por acaso tenho umas rodas rcz quase novas para venda (tamanho 26")...pois passei para 27.5.
 
Eu tenho em 26 e nunca me queixei disso. Tambem ja tive a olhar pras rcz e pras blaackjack. Converter em tubless nao ta nos planos prefiro camras de ar ultra leves cm liquido a difrença de peso nao e quase nenhuma. Ja andei em tubless e quando furou foi ula chatice. Aindq pra mais com pneus shwalbe mt finos.
 
Se todo mundo anda com pneus tubless (ainda por cima oa schwalbe), porque raio andas tu com camaras de ar, ainda por cima "ultralights" se depois lhe colocas liquido e ao minimo toque furas logo?™??!™
OMG
 
porque a diferença de peso entre o kit tubless e as camaras de ar que tenho atualmente é de 100 gramas lol isto com liquido nas camaras, se fosse a por os kit com liquido a diferença passava para 60 ou 50 gramas, o que não é nada.
 
Eu nunca usei essas camaras ultralights... Mas antes usava camaras de ar com liquido antifuro da sportzone, e cada camara pesava 326gr... Essas devem ser mesmo muito finas...