Bicicletas menos leves -> Sugestões para as emagrecer

jfreitas

New Member
Retomando o meu pedido de conselhos, e para não pensarem que ficou esquecido:
Estive a pensar no que poderia substituir para perder algum peso, sendoque gostava que a bike ficasse com 11,5 kg idealmente mas se chegasse aos 12 jáficava contente.
Pensei em avanço, guiador e espigão…
Ontem fui pesar o meu avanço, da marca Iridum (quenem conhecia) e de alumínio. 124 gramas! Ou seja, gastar 100 euros ousemelhante num avanço tipo ritchey ou outro de carbono para perder 20 gramasestá fora de questão e não adianta nada.Quanto ao espigão: o meu conjunto de espigão (Iridumde alumínio que vinha de fábrica) mais selim (sportourer X-race) pesa 668gramas, sendo que o selim sozinho pesa, pelo que vi na net cerca de 370 gramas.Ou seja, o espigão deve rondar cerca de 308 gramas.O guiador não pesei, mas tendo em conta o peso doavanço e espigão, calculo que não seja um componente com peso elevado emcomparação com a concorrência (com excepção dos de carbono).Há também a questão da resistência do materialporque o btt que faço é um bocadinho agressivo.Posto isto, acho que não há muito por onde mexersem ser as rodas, a conversão para tubeless, os pneus e eventualmentepedaleiro, pratos, cassete, corrente… A suspensão e amortecedor está fora de questãomudar porque são muito boas. Alguma sugestão mais? Que pneus tubeless comprar? Vale a pena pensar emcomponentes mais leves que os XT? E se sim quais?Obrigado pelas ajudas
 

FiCaçador

Elos Rápidos
O avanço deixa estar, mas o espigão, o guiador e acima de tudo o selim, se é para tirar peso, têm de ir à vida.
Vê os Easton EC70, selim nem sei, há tantas opções e os gostos pessoais variam muito.

Outras duas coisas "obrigatórias" são os punhos, ou pelos ESI ou por uns de espuma, Ritchey, Bontrager, por exemplo e claro passar para tubeless. Se as câmaras de ar forem também Continental então até já tens umas óptimas válvulas para recortar para a conversão.

Não transmissão, grupo XT com cassete SLX já é muito bom, não há muito por onde tirar peso significativamente. Só trocava os dois pratos maiores por apenas um 36T da Specialites TA, Stronglight ou SNV. E uns parafusos para pedaleiro mais curtos para poder meter apenas o prato do meio sem meter o maior.

Não referiste quais os discos, mas admitindo que são uns HS1 de 180 mm podes sempre meter uns de 160 mm e ainda tiras os adaptadores.

Além disto tudo, mudanças para mais leve que valham a pena só mesmo as rodas.
 

jfreitas

New Member
obrigado, estou a analisar essas hipóteses. os punhos só não pus porque estou a decidir a cor que vou escolher, que não será só para os punhos mas tb para jagwire e um ou outro autocolante ou parafuso, etc...
Lá vou ter de pesar o guiador hoje! :p
 

Xandinhu

New Member
Projecto Scott Aspect 45

Pessoal,
Venho apresentar a minha bichinha: Scott Aspect 45 ('modelo 2008')

Especificações:


Frame Construction TIG-welded
Frame Tubing Material 6061 aluminum
Fork Brand & Model Suntour XCR, 100mm travel
Brakeset Shimano BL-M485 hydraulic disc brakes, Shimano BL-M485 hydraulic levers
Shift Levers Shimano SL-MC40
Front Derailleur Shimano Acera
Rear Derailleur Shimano Alivio
Crankset Shimano FC-M341, 22/32/44 teeth
Pedals Wellgo LU-910
Bottom Bracket Shimano BB-UN26
BB Shell Width 68mm English
Rear Cogs 8-speed, 11 - 30 teeth
Chain KMC Z72, 1/2 x 3/32"
Seatpost Scott Team, 26.8mm diameter
Saddle SCT-10 SL Aspect
Handlebar Scott Comp

E as fotos da bichinha:











Dêem a vossa opinião e as vossas sugestões para melhorar e emagrecer a bichinha.
Boas pedaladas.


 

FiCaçador

Elos Rápidos
Os pneus são razoavelmente bons e leves.
Tudo o resto é do mais pesado que há, não vejo mais nenhum componente que valha a pena manter.
Mais vale comprar logo uma bicicleta nova, ou então ir começando a trocar tudo, pouco interessa a ordem.

Claro que só trocando o selim, os discos e os punhos por material leve e convertendo a tubeless, caso não esteja já, dá para tirar logo quase 1 kg sem gastar muito dinheiro, mas só isso não chega para que a bike não continue a ser pesada.
Só por substituir a suspensão dá para tirar logo quase outro kg, mas isso já custa dinheiro, e com os restantes componentes a situação é igual ou parecida.
 

Xandinhu

New Member
Projecto Scott Aspect 45

Insignia o orçamento é limitado, por essa razão ter comprado uma bicicleta tão "básica". Espero poder ir melhorando esta menina aos poucos, começando com alguns "periféricos" como referiu o Baba.

FiCaçador
ainda agora comprei a bike e já me estás a desmoralizar? Mas obrigado pelas dicas.
O selim já ando a sondar o mercado. Mas que selim me aconselham de preço razoável/baixo?
Os punhos já estão encomendados, os discos não vou poder trocar tão cedo visto que estes são rebitados e não aparafusados... e mais uma surpresa que eu irei mais tarde revelar.




 

Xandinhu

New Member
I l l u m i n a t u s obrigado pelo esclarecimento... ainda agora aqui cheguei e já estou a aprender!
Já agora esclareçam-me mais uma coisa, terei que comprar discos "center lock" ou quaisquer discos poderão ser adaptados?
 

Xandinhu

New Member
GTI-R obrigado pela dica, vou sondar os mercados em termos de qualidade / preço para ver qual a melhor decisão a tomar.
E já agora, que selim me aconselham a um preço razoável?
 

Kitinhof1999

New Member
Conor 8500 muito pesada!

A uns tempos atras comprei a conor 8500 27.5 (de 2014) mas tive uns probelemas na suspenssão e acabei por por a sr suntour epicon que tirei quase um quilo e mais tarde umas rodas novas (black jack s.lite) e optei por pôr 2 pratos e meti uns xt ao fim de tudo a bike está em 12.600.
Vou deixar aqui as fotos e o material.
O que aconselham para tirar peso? Em principio vou meter um quadro em carbono estava de olho no KTM Aera.

Guiador: Ritchey comp
Avanço: Ritchey comp
Caixa de direção: XLC
Punhos: Isi grips
Travões:Shimano
Mudanças: Shimano Deore
Carrinho e desviador: Shimano Deore
Espigão:AFX
Selim: Selle Italia SLS
Rodas e cubos: Black jack S.lite 27.5
Pedaleira: Shimano
Pratos: Shimano XT (2 pratos)
Pedais: Shimano
Cassete: Shimano Deore
Pneus: Rubena Charybois 27.5 tubeless
Suspenssão: Sr Suntour Epicon 27.5
Quadro: Conor 8500 27.5


















Aguardo respotas! :D
 
S

swatchteam

Guest
Boa tarde Kitinhof1999, o que posso aqui dizer e regra geral digo a toda gente: quando compram algo, compram há medida do bolso, depois quando apanham o gosto começam de evoluir o material aí a coisa muda de figura! Esta questão tem dois versos ou seja justifica investir em um quadro em carbono quando o material que aqui descreves não te irá ajudar em muito na redução de peso ou quem sabe comprares uma bike nova?
Existe tambem o caso de alguns quadros de aluminio terem bom peso e aí compensar evoluir o material e aqui deixo umas opções ao que tu tens:

Guiador: Ritchey WCS
Avanço: Ritchey WCS
Caixa de direção: Ritchey WCS
Punhos: Esi grips - RACER'S EDGE
Travões: Shimano XT com discos 160mm
Mudanças: Shimano XT
Carrinho e desviador: Shimano XT
Espigão: Ritchey WCS
Selim: Selle Italia SLS
Rodas e cubos: Mavic Cross Ride 27.5
Pedaleira: Shimano XT
Pedais: Crank Brothers Candy SL
Cassete: Shimano XT
Pneus: Rubena Charybois 27.5 tubeless
Suspenssão: Magura 27.5
Quadro: Conor 8500 27.5
 

frito30

New Member
Bom dia,

na processo de emagrecimento/melhoramento da minha maquina preciso dos seguintes componentes:

avanço;
guiador 700 mm;
espigao 34.9
aperto de espigao;

O que aconselham?
O meu orçamento para tudo é de 120 euros (mais euro - euro).

Obrigado e abraço
 

icenep

Member
Boas pessoal...neste momento tenho a seguinte bike:

Quadro.: Drossiger superlight limited edition
Pedaleiro.: Shimano XT 3 x 9v
Pedais de encaixe: Union 5600
shifters: Shimano Deore
Corrente.: Shimano Deore
Rodas.: Fulcrum RedMetal 5 convertidas para tubeless
Pneus.: FRT Schwalbe Rocket Ron 2.1" Atras Kenda SmallBlock 8 1.95" (ambos versao Performance montados como tubeless)
Cassete.: Shimano XT
Avanço/Espigão/Guiador.: Ritchey PRO (avanço e guiador) Ritchey WCS (espigao)
Desviador Traseiro.: Shimano XT
Desviador Frente.: Shimano XT
Suspensão.: Rock Shock Reba DualAir
Travões.: Shimano SLX
Discos.: Avid HS1 160mm
Selim.: "SanMarco" dos chinocas

A bike está a pesar +- 10800gr.
O que fazer para esta emagrecer? Neste momento tenho duas hipoteses em cima da mesa. Ou mantenho-me fiel á roda 26" e invisto numas rodas mais leves, perdendo umas 200 ou 300gr, e a bike fica com umas 10500gr.
Ou invisto num quadro em carbono, de notar que o meu é em aluminio mas apenas pesa 1600gr, ou seja, ha quadros em carbono que pesam quase isto. Entretanto vi um quadro Cube em carbono a venda a pesar 1100gr, ou seja, iria perder 500gr.
O problema é que para fazer o investimento do quadro, só o farei se tiver a certeza que o mesmo consegue levar com rodas 27.5 atras (com pneus 2.1 ou 2.25), para no futuro se quiser poder aumentar a roda sem ter de estar novamente a trocar de quadro.
Alguem sabe se os quadros Cube em carbono o GTC ou o ELITE em 26", são compativeis com 27.5??

Cumprimentos


 

jncunha

New Member
Boas,

Gostaria de saber que ideias têm para emagrecer esta KTM ULTRA 1964 29' FOX Limited Edition:

QUADRO: QUADRO: Ultra 27,5' Alumínio 6061 Tripla Espessura M: 1451; Direcção 1.1/8 > 1.1.5 taper; BSA; FD Band-Type Down-Swing, Ext: 135QR | DIMENSÕES DO QUADRO: 21"
SUSPENSÃO: FOX 32 Float 27,5 O/C
AVANÇO: KTM Line AS-021
CAIXA DIREÇÃO: KTM Team B303AM Drop-In Taper, +10
GUIADOR: KTM Line HB-FB21L X2 Recto, 680mm
TRAVÕES: Shimano M395
DISCO DIANTEIRO: Shimano RT54 180mm
DISCO TRASEIRO: Shimano RT54 160mm
MANÍPULOS: Shimano Deore M610
DESVIADOR TRASEIRO: Shimano XT M786 Shadow
PEDALEIRO: Shimano Deore M610 (42-32-24)
CENTRO PEDALEIRO: Shimano BB51-Unit BSA
CASSETE: Shimano HG62 10v (11-36)
PEDAIS: VP-195-E
AROS: Ambrosio Cross 27,5
PNEUS: Schwalbe Rapid Rob 27x2.1
CUBO DIANTEIRO: Shimano M615-CL
CUBO TRASEIRO: Shimano M615-CL
PUNHOS: KTM Team
SELIM: KTM VL-1489
ESPIGÃO: KTM Line SP-612 350/27.2

PESO: 11,9kg

Os dados foram tirados do site da KTM e a bicicleta é uma roda 29.

Obrigado.


Abraço.

 

icenep

Member
ideias ha muitas. Qual o orçamento disponivel??
tens travoes, pedaleiro, pedais, rodas, pneus, etc....depende do orçamento que tens.

cumprimentos
 
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