Bicicletas Electricas uma outra alternativa.... Vossa opinião

Lazebike

New Member
Bom dia,
Desde que reparei num BTT com um design fenomenal, tenho andado muito interessado sobre o assunto das bicicletas elctrical bem como os pontos de revenda (assitencia) e marcas presentes no territorio nacional. Na verdade muitas não são la muito giras... alias são mais as feias que enchem nosso panorama do que propriamente aquelas que possam se integrar ou quisa chamar-nos a atenção.
Segue aqui umas imagens para exemplificar:

22269_1217494792672_1087944738_30550861_7572433_n.jpg


17169_1218659341785_1087944738_30552743_7008607_n.jpg


17169_1224067876995_1087944738_30563179_6097841_n.jpg
 

nfh

Member
A mim não me "choca" tanto a estética, mas sim o preço... mesmo as "pasteleiras" são caríssimas, o que compromete, de certo modo, uma massificação destas bicicletas mesmo junto dos aficionados das 2 rodas.
 

Daniel Maia

New Member
A mim não me "choca" tanto a estética, mas sim o preço... mesmo as "pasteleiras" são caríssimas, o que compromete, de certo modo, uma massificação destas bicicletas mesmo junto dos aficionados das 2 rodas.

Exacto,

Eu ando mais ou menos por dentro do preço do kit eléctrico, e andam à volta dos 100€ só o motor no cubo da roda, mais o controlador..a bateria custa cerca de 200€..

Um senhor encomendou um kit de motor, por volta desses preços, então eu perguntei-lhe que velocidades conseguia naquilo. E ele disse-me: "consigo mais ou menos 10km/h a subir uma rua mais ou menos íngreme, e 30km/h em plano.."

E eu pensei: "isto é a velocidade que eu faço a andar de bicicleta.."

Claro que há motores de 48V, outros de 96V, gastam imensa bateria, mas no fundo, andam bem mais, e para não falar que as baterias não duram para sempre, e ainda estão bastante caras. São estas as pequenas desvantagens,

Um abraço
 

Lazebike

New Member
Estes pontos estão todos certos. O preço de facto de qualquer materiais destes ainda continua sempre um bocado fora de mão. E é como tudo a KITS e KITS, segundo sei o melhor Kit disponivel no mercado europeu e internacional é da BIONX. Esses Kits são de tal forma reconhecidos que muitas marcas conhecidas até já os incluem dentro dos catalogues afim de poder fornecer uma E-Bike.
Nas Bicicletas electricas distingão-se 2 mundos nos tipos de sistemas o 1º chamado PEDELEC e o 2º E-BIKE(ou bicicleta intelegente)
As PEDELEC, são bicletas electricas que compensão a velocidade programada perante a força do Ciclista.
http://www.youtube.com/watch?v=658rHOckN7o um video aqui neste link ilustrando o sistema.
http://www.youtube.com/watch?v=svX0ZmkKaOg um video do Sistema BIONX em acção.

As e-Bikes são vamos chamar assim as Bicicletas de topo porque o sistema de controle bem como o motor, usam uma melhor gestão da energia e reaproveitam a força do ciclista ou as travagens para recargar a bateria augmentando assim a autonomia.
http://www.youtube.com/watch?v=ItPAhJMbSto

Resumindo:
Existe Kits mais baratos conforme nossos colegas nos diceram aqui em cima como baterias duvidosas, sistemas electronicos perfectiveis. (Entre 300 a 900Euros)
Existe Kits para "homens" como da BIONX que da para escolher capacidade/ força consuante a utilisação o que queremos dar(preços à partir de 1290Euros).

Pedelec: consuante a Marca mas sempre na ordem dos 1500 à 3000 euros
E-bikes: de 2500 a .........9000euros como a GRACE....

De todo caso penso que temos nos mentalisar que como a carro electrico vai fazer parte do nosso panorama, a bicicleta electrica é a evolução logica !!!!
 

Kaiser Mafra

Elos Rápidos
Para mim o gozo passa por não haver motor e ser o esforço da pessoa conseguir passar os seus limites e testar a sua aptidão na bicicleta .

Boas pedaladas,

Filipe Queirós
 

Lazebike

New Member
Do que pude verificar, o sistema pode ser optimizado e programado de maneira a fazer resistencia (assim carreguam a bateria) para uma seção de treino.
Quer dizer que certos sistemas (KITS BIONX) pode serem considerados Personal Trainer para os mais atleticos de nos.
 

TiagoVarela

New Member
Penso que o princípio pretendido numa bicicleta é a mobilidade, desporto e prazer ao praticar o desporto.
Estas bicicletas encaram a bicicleta de modo diferente de nós (praticantes de BTT). Encaram as bicicletas como meio de transporte, mais ou menos como uma solução barata de ir de X para Y.
Na perspectiva de veículo ecológico penso que estas bicicletas preenchem os objectivos pretendidos comparando por exemplo com uma carro ou uma mota. Mas comparando com a "comum" bicicleta não ganham em nada, só se ganha na preguiça!
Não se faz desporto, ou não se faz tanto...
Um dos principais factores contra é o elevado preço de custo... Não atraia quase ninguém mesmo!

Bom tema para debate!
 

nfh

Member
Eu vejo uma aplicação muito prática para as bicicletas eléctricas: adorava poder ir para o meu trabalho em duas rodas, mas não me posso dar ao "luxo" de chegar suado e passar o dia por lá sem tomar um banho :).
 

Jorge S

Member
Boas,

Eu tenho uma Yamaha Easy Super ( http://extraenergy.org/main.php?language=en&category=products&subcateg=65&id=104) em Albufeira com a qual vou ás compras e para o que lhe montei uns alforges de 50L que me permitem transportar 25kg com o mesmo esforço de uma bike normal sem carga, uma vez que tem um sensor de torque no pedaleiro que regula a ajuda a aplicar. Posso escolher entre 3 modos: Desligado (funciona como bike s/ motor), ajuda em 50% ou em 75% do esforço.
Isto quer dizer que posso decidir que nível de esforço irei fazer independentemente da carga que traga e em vez de ir treinar e depois ir ás compras, faço 2 em 1 e não toco no carro;)

AAh... e as subidas faço-as a 20 á hora:mrgreen:
 
Bem , não me levem a mal , mas não é a mesma coisa que comprar uma moto:nsei:, assim pelo menos podem passar por motoqueiros e não por ciclistas (falsos):rotfl::rotfl::rotfl:......eu gosto é de puxar por ela.........l.boas pedaladas e....força nos pedais.......
 

Jorge S

Member
Gostas de puxar por ela? Simples: a minha pesa 29kg e se andares com o motor desligado vais ver que puxas...e muito.
E não tem nada a ver com motos, nem em termos de legislação nem de visual.
 

Lazebike

New Member
Concordo com nosso amigo Jorge. De uma forma geral, acho que podemos ter aqui dois a tres tipos de Bikes.
Uma BTT tradicional com todos os kites desportivos para pesar o menos possivel afim de entrar em maratonas e etc...
Outra BTT electrica que com o peso acrechido do Kit electrico podera ser com uma Bike de treino afim de "Puxar pelo corpo" e ter assistencia quando demasiado cansados.
Inclusivo algums kits electrico permitem até funcionar ao contrario permitindo recargar a bateria.
A ultima sim de mobilidade urbana, eu adoro sentir o ar no rosto só que chegar ao trabalho a suar não é muito agradavel ... principalemente para os colegas.
Este sim aproxima-se bastante a filosofia Motoqueira com a avantagem de poder trepar passeios....
 

filipe MERIDA

New Member
Resumindo:
Existe Kits mais baratos conforme nossos colegas nos diceram aqui em cima como baterias duvidosas, sistemas electronicos perfectiveis. (Entre 300 a 900Euros)
Existe Kits para "homens" como da BIONX que da para escolher capacidade/ força consuante a utilisação o que queremos dar(preços à partir de 1290Euros).

Pedelec: consuante a Marca mas sempre na ordem dos 1500 à 3000 euros
E-bikes: de 2500 a .........9000euros como a GRACE....QUOTE]
quanto?? eu com esse dinheiro comprava uma bike, uma moto e um carro!!
estas pessoas devem andar loucas nao!!??
 

Jorge S

Member
Então faz as contas (combustível, óleo, pneus,baterias, peças de desgaste, etc...) e vê quanto pouparias fazendo uns milhares de km por ano de pedelec.
 
Top