Bicicletas de suspensão total

MSoares

Member
Boas

Gostava de colocar uma questão aos mais entendidos em mecânica e bicicletas de suspensão total que é a seguinte: há alguma diferença entre as bicicletas de suspensão total que têm o amortecedor na horizontal e as que o têm na vertical? Aquilo é só por uma questão estética, ou física e mecanicamente haverá alguma coisa que as diferencie?
 

pauloeste

New Member
Já tens algo sobre esta temática aqui:

http://www.forumbtt.net/showthread.php/1094-sistemas-de-suspensão-traseira-e-seus-amortecedores

No entanto posso dizer-te que a principal causa de tanta diversidade de sistemas de suspensão traseira prende-se com um facto extremamente relevante no mundo dos negócios: são as patentes que as marcas registam, para evitar plágio e fazerem crer que o seu sistema é melhor que os outros.

Importa ainda dizer que desde a posição do amortecedor horizontal/vertical (se de mola/óleo; gás/ar; com valvula de inércia ou não; tamanho do curso; etc.), o próprio tipo de suspensão (ex.: four bar linkage; mono pivot; pivot virtual; multi pivot; horst link; etc.) e a geometria do quadro, influenciam na resposta aos impactos.

Espero ter ajudado (a confundir).
 
A posição do amortecedor tem influência, visto que é um dos factores que influenciam a linearidade/progressividade do sistema, assim com a própria sensibilidade. É um assunto algo complexo e que só pode ser respondido comparando os diferentes sistemas de suspensão e não só a posição do amortecedor em si. Só para te dar umas luzes, assim muito em geral, um amortecedor na horizontal tem tendência a ser mais linear (ainda mais se estiver alinhado com as escoras traseiras), enquanto que um amortecedor na vertical tende a ser mais progressivo. Porém, tal como eu disse, depende muito do sistema de suspensão, assim como do próprio amortecedor.
Abraço
 
Top