29er Bicicletas com roda 29 vantagens / desvantagens

CláudioR

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Boas.
Possivelmente isto que vou falar já foi aqui discutido. Tenho uma bicla que pesa entre 13kg e 14kg, roda 26. Nunca me deu problema nenhum mas gostaria de trocar por uma mais leve para ter mais rendimento e ter uma bicicleta mais actual (e mais leve também).

A minha dúvida é a seguinte:
Por exemplo, compensa investir 1000€ numa bicicleta roda 26 com 10kg ou é preferível investir 1000€ numa roda 29 que pese o mesmo que a minha bicla actual? Será que o conforto que a roda 29 proporciona consegue fazer esquecer o peso que tem?

Nunca experimentei roda 29 porque quem experimentou já me disse "não experimentes porque vais querer ter uma"! Tive oportunidade de experimentar e não o fiz porque tive receio de me apaixonar!

Ora, em período de investimentos contidos, gostava de saber se vale a pena comprar uma roda 29 com 13kg ou se compensa comprar uma roda 26 com 10kg.

Obrigado pela ajuda.

Cumprimentos,
CR
 

Medroso#78

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Boas,

Uma 26 com 10kg, usada certamente..... uma bike 26 com 10kg é um foguete, comparado com uma 29er com 13kg. ;)

...em relação ao conforto, ambas HT, a 29er é sem margem de dúvida mais confortável.
 

CláudioR

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Obrigado Medroso#78

Sim, os preços que indiquei foram meramente para servirem de exemplo... de qualquer das maneiras estou a pensar investir numa bike usada!

Então, mas vale a pena continuar a "puxar" o mesmo peso só para ter mais conforto com a 29er? Ou valerá mais investir num "foguete" de roda 26?
 

Medroso#78

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Pah, é uma questão muito pessoal. O ideal será fazer uns testes bem A SÉRIO. Eu tenho 26 e 29er, ambas FS, não saberia pedalar sem a minha "BIG BIKE", mas... não posso esquecer de alertar, que a minha 29er pesa 10kg. :)

...Uma 26 com 10 kilitos, dá muito gozo de se conduzir... uma 29er com 13kg, hade puxar E BEM pelo cabedal. Não o estou a desanimar da 29er, atenção... apenas estou a pensar alto (se é que me "intende"). As 29er são qualquer coisa de ESPETACULAR.... (dão uma confiança/gozo extra que não encontro nas 26) mas 29er com 13kg, sei não (nunca experimentei)!!!!!!!! :D
 
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ernez

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Já experimentei uma 29 com 13kg e... bem é qualquer coisa de normal, ehehehe, é igual a uma 26 com o mesmo peso, :D, tens sempre que puxar pelo cabedal, mesmo uma com 10kg, tens sempre que puxar pelo cabedal, chegas na mesma cansado ao teu destino, podes é demorar mais tempo, :D, vá já chega de brincadeiras, agora a minha opinião relativo á duvida, é pá, uma 26 com 10kg, provávelmente tem melhor equipamento que a 29 para o mesmo valor, e será já com quadro em carbono, se estiver em condições é claro, é de comprar, agora a 29 com quadro em aluminio, presumindo que assim seja, é pá, mesmo que lhe faças alterações em vista a melhorar e a baixar peso, é uma bicicleta nova é claro e é já roda 29, abraço.
 

Pedro Mata

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Sobre o assunto em epigrafe:

http://www.youtube.com/watch?v=Y6848A_xJjI

http://www.youtube.com/watch?v=pUxrpvg1vqQ

http://www.youtube.com/watch?v=YwiaISMxNeY


Peso:
http://4.bp.blogspot.com/-xvxMDxiU3...pvU/s1600/giantlineupsfor2014session+-+05.jpg
Nota: isto não é 100% certo varia dos modelo da roda/pneu usado.


Angulo de ataque (quanto menos mais facilmente passa por obstaculos):
http://2.bp.blogspot.com/-Ognj-y4SI...JFY/s1600/giantlineupsfor2014session+-+06.jpg


Flexibilidade do Bottom Bracket e Headtube: (quanto menos fléxivel melhor)
Nota: Mais uma vez varia de quadro para quadro.
http://4.bp.blogspot.com/-YxZRw3onjEg/UfWhtq851VI/AAAAAAAAAWw/wPuNIINwNQw/s1600/giantlineupsfor2014session+-+07.jpg



Area de contacto do pneu com o solo:
Nota: mais uma vez varia com o modelo do pneu
http://2.bp.blogspot.com/-M8tuDKSN3...03s/s1600/giantlineupsfor2014session+-+08.jpg



No meu caso, para o BTT que faço fiquei convensido e mandei vir uma 29er. Mais uma semana e já a testo.
Contudo sei que será muito melhor que a sua antecessora já que a 29er é mais leve 3,5kg e está muito melhor equipada o que não é o melhor comparativo. Mas a compra resume-se a um problema de juntas da anterior.

Cumps.
 

ernez

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Pedro mata. o que aparece ai nos videos é o que tento explicar á montes de postes atrás, mas como eu não sou engenheiro mecanico, mas sim licenciado em fisica, ninguem me ligou,:D mas pronto, nem me dei ao trabalho de tentar explicar mais concretamente os pontos de vantagem da roda 29, poderia acabar por passar por mentiroso, espero que os duvidosos ou os mais septicos se deem ao trabalho de perder alguns minutos a ver pelo menos o segundo video, abraço.
 

nasp

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Confesso que desde que comecei no btt que tinha o fetiche das 29 muito antes de massificarem. Este domingo finalmente tive a oportunidade de experimentar uma, logo agora que ate já tenho uns trocos de lado pra comprar. Desilusão completa, não gostei. Acho tudo demasiado grande rodas, guiador, etc, simplesmente não encaixei. A subir mais um pouco de pedal como já esperava mais esforço, agora a descer não consegui encontrar nada de muito bom como tanto se fala. Vou continuar com a minha velhinha 26. É claro que pertenço ao grupo dos empenados domingueiros.
 

Annunaki

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PRIMEIRO ESTANHA-SE EDEPOIS...ENTRANHA-SE DE TAL FORMA QUE É PARA TODO A VIDA!!!!
E está tudo dito entre o minuto: 0.30 eo 0.55
[video=youtube;BNpOUireCVE]http://www.youtube.com/watch?v=BNpOUireCVE[/video]
 

ktm excr

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Boas.
Experiência in loco, ontem, que serviu de resposta às minhas duvidas e agora às tuas:D. Um dos elementos de um grupo com o qual saio, passou de roda 26 com cerca de 12 Kgs, para uma 29 de aproximadamente o mesmo peso, talvez menos pois trocou de rodas, (1750g), durante este periodo de cerca de 3 meses, que medeiam essa evolução em conjunto com todo o treino que ele se dedicou a fazer (nunca no minimo de 40 Km, diarios com exceção de fins de semana com cerca de 80Km) é vê-lo a progredir ( e era dos que se arrastava). Ontem, na nossa volta, levou a 26, e foi vê-lo a arfar, sem nunca conseguir descolar, coisa que já n acontecia há algum tempo. Pela minha experiência (pouca) digo-te, andei de KTM Myrron 26 toda xtr c/ rodas mavic, parece uma pena, e andei com uma Myrron 29, e, n tem nada a ver, a passgem pelo mau piso, a descer, e até mesmo a subir, 29 é a delicia, até no mesmo no batimento cardiaco apesar de igual a sensação de esforço e desgaste parece ser atenuado, o unico contra encontrado foi......piso com barro, ai ..... a 29 qdo acumula o "barrinho" ou lama no "pineu", doi um bocadinho mais:D. Atenção que, esta é a opinião de quem anda numa bicicleta que pesa 16 Kilinhos mal pesados, ihihihihihih, portanto ..... espero ter ajudado.
:confused:
 

pemartins

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Boas pessoal, estou num dilema como muita gente. Quero iniciar-me no btt, já tenho 5 anos de prática de ciclismo de estrada, mas nunca andei a sério numa bicicleta de btt além de uma de supermercado que tinha quando era mais jovem, à cerca de 15 anos atrás. Agora vem a dúvida, tenho 1,75m e 65kG, a início sempre pensei que as 29er fossem demasiado grandes mas após ler as 36 paginas deste tópico e ler alguns relatos de pessoal com a mesma altura que eu, onde dizem que se sentem bem, fiquei na dúvida se devo avançar para a roda maior. O que me aconcelham?
 

kily

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Pemartins. Eu vou responder por mim. Tenho 1,80m de altura, 84kg de peso. A minha bike é roda 26, é de alumínio e suspensão total, fora alguns upgrades não é nada de especial. Já tive a oportunidade de usar uma 29 semi-rigida em carbono com valor de mercado acima dos 3000€ (bem mais que a minha) por mais do que uma vez e posso dizer-te que me decepciona muito a roda 29. Acredito que muita gente adore aquilo, pois não dependendo só da altura do ciclista, depende muito do que gostas de fazer.Numa roda 29 parece que vais a conduzir em cima da roda da frente, tem o beneficio de ultrapassar melhor algumas irregularidades como um tractor já que perdes em manobrabilidade, logicamente rola mais depressa mas a eito. Perdes nas subidas, nos arranques e no divertimento, ganhas em velocidade de ponta alem de que para estaturas baixas fica mal (mas isso é a minha opinião). Para quem prefere um modo de ciclismo mais trail, ou allmountain, enduro, perde no essencial que é o prazer que tira daquilo e aí acho que uma FS com roda 26 está muito bem e por isso apareceram as 27,5 que acho que não muda nada em relação às 26 (puro marketing, menos para quem as compra claro), se for para competir XC ou maratonas, talvez a 29. Sinceramente acho a roda 26 muito mais divertida de conduzir que uma 29, então se eu mudasse por modas, iria talvez para uma 27,5, mas imagino que o preço das coisas na 26 vão baixar pelo que me vou manter nas 26 e tirar partido das modas dos outros.
 

pemartins

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A bicicleta é para fazer de inicio meias-maratonas mas o orçamento é curto, 700€, 800€ no máximo, estou virado para as radon mas as race 5.0 já não há no meu tamanho.
 

ernez

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Praticamente tudo o que o que o kily referiu, não é verdade, a roda 29 só perde em arranque em relação á 26, se leste as 36 páginas sabes disso é claro, agora depende para o que queres a bicicleta, para andar com amigos aos domingo, ou para fazeres umas maratonas. Se for para dar umas voltas ao domingo com amigos, estão por ai bicicletas de roda 26 fantasticas a preços de saldo, se for para fazer umas maratonas, ai ia para a 29, abraço.
 
Eu confesso que só li algumas paginas, e li algumas barbaridades tanto a defender as 26 como as 29er.
como que sobes numa 29 como subias numa 26 com os mesmo batimentos. esta foi uma das diferenças que eu notei quando troquei de bike. na 29er os batimentos subiram entre 5 a 10 bpm médios por subida. sim ela puxa mais por nós. mas uma coisa também é certa ela sobe muito mais rápido que a roda 26. isso que leio que a 29 é lenta a subir não concordo, a minha 29 sobe muito mais rápido que a minha 26, mas como já disse exige mais de mim, se bem que com a 26 não conseguia puxar mais por ela.

quando comprei a 29 alguns amigos disseram-me que fazia mal que era marketing que não ia notar diferenças. mas passado 2 meses e pouco e 1800km posso dizer que ela anda bem mais que a 26er, pelo menos no meu caso.

boa pedaladas a todos
 

jaws

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Saudações.

Eu também ando com as mesmas duvidas, e do pessoal que conheço que atualizou-se de 26er para 29er, estão todos super satisfeitos. Quando lhes faço a mesma pergunta, "Fico pela 26 ou vou para 29?" todos respondem "29!!!".
 

kily

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"Se for para dar umas voltas ao domingo com amigos, estão por ai bicicletas de roda 26 fantasticas a preços de saldo, se for para fazer umas maratonas, ai ia para a 29".

Parece que a única coisa que se faz com a bicicleta a sério é maratonas... Sinceramente, concordo que para maratonas a 29 é potencialmente melhor, tanto concordo que o mencionei. Mas, meu amigo há muita mais vida no ciclismo para além das maratonas. Assim sendo tudo que escrevi sobre o que penso e sinto como diferença não é mentira ao contrário do que o amigo ernez transmitiu. Digo mais, é-me indiferente se compram 26 ou 29, mas se perguntam eu respondo o que acho. Para mim será sempre melhor uma suspensão total e pode ser roda 26 perfeitamente porque é mais divertida e manobrável para pisos mais técnicos. Não digo que nunca terei uma 29, mas neste momento e para o que faço com uma bike vou-me deixar quietinho na 26 porque me divirto mais e vai embaratecer.
Essa coisa de andar a querer espetar rodas 29 a toda a gente como se todos quisessem ganhar mais dois segundos na maratona, até fica mal. Nem toda a gente faz maratonas, ou Xc e mais ainda, nem toda a gente quer competição e como a diferença de preços é superior (entre bikes iguais) e por norma são mais pesadas, não me parece uma atitude muito inteligente gastar mais só porque os campeões usam bikes patrocinadas roda 29 espetadas pelas marcas.
 
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