Bicicleta Suspensão Total 29" - Trail/XC Agressivo

rui_gugo

New Member
Eu estou seriamente a pensar em ir buscar a 500s.

Mas estou indeciso no tamanho, pois normalmente uso S, mas segundo a tabela da ROCKRIDER uso o M e esse tamanho não está disponível.
 

moshinho

Super Moderador
eu tentei comprar uma dessas duas e disseram que o site estava errado e que na verdade não estavam disponíveis... nem sei se espere pela 900s ou se vá para a 500s e faça upgrades durante o próximo ano
Disseram-me o mesmo e no dia antes estavam disponíveis e depois ficaram no dia seguinte e depois ficaram esgotadas no próprio dia e depois no dia seguinte já tinham stock e depois esgotaram e depois ficaram disponíveis e depois esgotaram de vez...
Desde Abril ou isso que não havia stock.
Eles estão com falta de material devido à escassez nos fornecedores.
No fórum espanhol falam num quadro novo todo em carbono (sub-quadro em carbono; total peso menos 300gr) mas com o valor a começar nos 3000€, daí ter aproveitado esta, que neste tem não tem, subiram 100€, pois a bicicleta no mês passado era 2299€...
Neste suposto novo modelo, não sabem se vão continuar a usar as mesmas suspensões ou se vão para a sid/deluxe.
Num dos telefonemas que fiz para uma das lojas em Portugal, no dia em que estavam esgotadas, a informação que tinham é que a reposição de stock estava agendada para dia 06/02/2023 e que até lá não iriam ter e que não sabiam se iriam ter novo modelo.
No dia seguinte já havia stock e tinham 16 unidades (confirmei em outra loja por telefone), encomendei e paguei e supostamente a data de entrega é para dia 25, montada na loja e entregue.
O que eu acho que aconteceu é que a malta mete a bicicleta no carrinho e depois não compra. Enquanto estão no carrinho, estão a diminuir o stock mas depois quando no outro dia o sistema informático faz o refresh e como a malta não pagou, actualizam o stock.
Contudo devido ao material/preço mais acessível que outras marcas, a malta tem andado sempre em cima do acontecimento. O site tem opção de colocar e-mail a avisar na reposição do stock e foi assim que dei por isso :cool:
A verdade é que não queria gastar muito dinheiro numa full que fosse uma âncora.
Fiz esta compra de impulso e estou aqui meio que arrependido, pois terei de gastar bem mais dinheiro para a deixar um pouco mais leve e nunca irei ter uma full leve. Vou acabar por se calhar gastar em peças quase tanto como comprar outra marca, mas com um peso inferior.
O que estou a fazer alguma conta é também vender a chinesinha. Irei trocar a transmissão, travões e pneus e talvez o pedaleiro de uma para outra...quem ficar com a chinesinha leva todo este material novo e eu vou meter o meu usado na rockrider
Resumindo, irá ser mais uma chinesinha versão full :p
 

moshinho

Super Moderador
Eu estou seriamente a pensar em ir buscar a 500s.

Mas estou indeciso no tamanho, pois normalmente uso S, mas segundo a tabela da ROCKRIDER uso o M e esse tamanho não está disponível.
Eu meço 1,75m e na loja aconselharam-me um L.
Eu em M já acho grande e tenho de usar avanço de 70mm e o selim todo para a frente.
Gosto de bicicletas mais pequenas...as minhas costas agradecem.
A minha elasticidade é quase nula.
Há uma xc500s na loja de Torres Vedras, supostamente pelo que indica o site. Não sei de onde és mas podes ir sempre passear a Torres Vedras e aproveitas para te sentares na bicla e veres o tamanho :cool:

Edit: nas duas pelo site deles, a diferença de peso é 600gr a mais para a xc500s. Se não te importas com isso...(tendo em conta que a última vez que andei a fazer compras de upgrades o valor médio era: 1gr = 1€
 
Last edited:

DriveMe

Active Member
Basicamente as diferenças são na suspensão frontal, rodas, pedaleiro e espigão de selim.

Edit: nas duas pelo site deles, a diferença de peso é 600gr a mais para a xc500s. Se não te importas com isso...(tendo em conta que a última vez que andei a fazer compras de upgrades o valor médio era: 1gr = 1€

É isso, 600gr (a confirmarem-se) por 400 paus não é mau sobretudo se for comprar e esquecer.
Sendo um "projeto", é uma questão de manter ou não esses componentes, ou o valor que consegues no mercado em relação aos da XC 500s.

Impulso ou não, acho que qq uma delas continua a ser uma grande compra. Sem arrependimentos!
A matemática imediata que faço é a uma FS com o peso "da Chinesinha + a diferença de peso entre os quadros (+ amortecedor)".

Ficam já os parabéns para o que aí vem. :D
 

moshinho

Super Moderador
É isso, 600gr (a confirmarem-se) por 400 paus não é mau sobretudo se for comprar e esquecer.
Sendo um "projeto", é uma questão de manter ou não esses componentes, ou o valor que consegues no mercado em relação aos da XC 500s.

Impulso ou não, acho que qq uma delas continua a ser uma grande compra. Sem arrependimentos!
A matemática imediata que faço é a uma FS com o peso "da Chinesinha + a diferença de peso entre os quadros (+ amortecedor)".

Ficam já os parabéns para o que aí vem. :D
Não é bem assim porque a chinesinha tem componentes mais leves.
Já começo a formular algumas mudanças simples na minha cabeça mas ainda em estudo e depois depende da sorte.
Queria também mudar rodas, mas provavelmente vou manter as que traz que são mais pesadas.
Por exemplo: ontem vi um pedaleiro xx1 gxp de 11v em bom estado na net à venda em Espanha por 100€, contudo não demorou muito foi logo vendido...a minha é dub boost mas bastava mudar o BB e meter o prato e ficava com um upgrade muito bom e barato.
A alternativa é comprar um novo de outra marca, mais pesado mas também mais barato.
 

rui_gugo

New Member
Eu meço 1,75m e na loja aconselharam-me um L.
Eu em M já acho grande e tenho de usar avanço de 70mm e o selim todo para a frente.
Gosto de bicicletas mais pequenas...as minhas costas agradecem.
A minha elasticidade é quase nula.
Há uma xc500s na loja de Torres Vedras, supostamente pelo que indica o site. Não sei de onde és mas podes ir sempre passear a Torres Vedras e aproveitas para te sentares na bicla e veres o tamanho :cool:

Edit: nas duas pelo site deles, a diferença de peso é 600gr a mais para a xc500s. Se não te importas com isso...(tendo em conta que a última vez que andei a fazer compras de upgrades o valor médio era: 1gr = 1€
Optas-te por M ou L?

é que eu com o meu 1,71, perna curta, usarei o tamanho abaixo do teu, penso eu.
 

Pedro Barradas

Super Moderador
Optas-te por M ou L?

é que eu com o meu 1,71, perna curta, usarei o tamanho abaixo do teu, penso eu.
Na decathlon, o M (1.65-1.74m) será o teu tamanho. ( S é de 1.50 a 1.64m)

Ao Moshinho... estás ali no vai e não vai. acho que fizeste bem em ir para o M, ao invés do L.
 

moshinho

Super Moderador
Eu estou seriamente a pensar em ir buscar a 500s.

Mas estou indeciso no tamanho, pois normalmente uso S, mas segundo a tabela da ROCKRIDER uso o M e esse tamanho não está disponível.
Supostamente irá sair o modelo novo da xc900s para Novembro, caso queiras aguardar...
Supostamente sairá full carbon (com o sub-quadro de 1 pivot todo em carbono e a pesar menos 300gr) com sram gx mecânico e com suspensões SID, com opcionais asx e rodas carbono reynolds à semelhança da race900 actual.
Supostamente sairá a cerca de 3000€ + 500€ cada opcional
Ainda estou a pensar o que irei fazer...agora fiquei naquela...é certo que a xc900s actual é mais barata relação preço/componentes e também é certo que a nova fica praticamente ao preço de outras marcas mais conhecidas e aí se calhar é preferível as outras marcas pois são mais cotadas em venda.
 

rui_gugo

New Member
Supostamente irá sair o modelo novo da xc900s para Novembro, caso queiras aguardar...
Supostamente sairá full carbon (com o sub-quadro de 1 pivot todo em carbono e a pesar menos 300gr) com sram gx mecânico e com suspensões SID, com opcionais asx e rodas carbono reynolds à semelhança da race900 actual.
Supostamente sairá a cerca de 3000€ + 500€ cada opcional
Ainda estou a pensar o que irei fazer...agora fiquei naquela...é certo que a xc900s actual é mais barata relação preço/componentes e também é certo que a nova fica praticamente ao preço de outras marcas mais conhecidas e aí se calhar é preferível as outras marcas pois são mais cotadas em venda.
Eu é mesmo pelo preço.
Também gosto do design
Talvez mude rodas e suspensão frontal dose chegar a comprar, a ver vamos
 

DriveMe

Active Member

moshinho

Super Moderador
Tive de ir espreitar!!

Sim a bike não vem assim :)
Essa dos links é a de corrida.
A única coisa que tem e que supostamente sairá para venda ao público é o quadro :p
O resto dos componentes é tudo só para usar nas corridas.

Supostamente sairá full carbon (com o sub-quadro de 1 pivot todo em carbono e a pesar menos 300gr) com sram gx mecânico e com suspensões SID, com opcionais axs e rodas carbono reynolds à semelhança da race900 actual.
Supostamente sairá a cerca de 3000€ + 500€ cada opcional
 

moshinho

Super Moderador
Eu estou seriamente a pensar em ir buscar a 500s.

Mas estou indeciso no tamanho, pois normalmente uso S, mas segundo a tabela da ROCKRIDER uso o M e esse tamanho não está disponível.
És de onde?
A minha já chegou. Se fores de perto, podes ver o tamanho da minha.
De momento está na loja de Setúbal.
A Decathlon está novamente com stock em M e L.
De qualquer das formas tenho andado a pensar e não sei se devolvo a bicicleta ou não.
Acho que foi compra de impulso e não pensei bem no assunto e talvez consiga arranjar melhor por pouco mais...
 

DriveMe

Active Member
A verdade é que não queria gastar muito dinheiro numa full que fosse uma âncora.
Fiz esta compra de impulso e estou aqui meio que arrependido, pois terei de gastar bem mais dinheiro para a deixar um pouco mais leve e nunca irei ter uma full leve. Vou acabar por se calhar gastar em peças quase tanto como comprar outra marca, mas com um peso inferior.

Boas.
Não vejo razão para ficares arrependido. Diria que a XC500s ainda é dos conjuntos mais interessantes do mercado. O que torna menos interessante, para mim, é à uns meses atrás ter sido vendida a 2k, e a possibilidade de o preço cair (se ainda houver stock) com a chegada do novo modelo. Ou ainda o novo modelo ficar mais próximo do valor atual da XC500s, do que dos 3k estimados.

Mas isto tb vale o que vale, é aquele atestado de burrice "setivessesperadomaisumasemanasnãogastavatanto" que passo a mim mesmo, sem olhar ao fator divertimento (ou até ao facto de não ter de esperar que "chegue" ou esteja em stock).
Se a questão é o peso, e o peso do quadro anunciado é 2.2kg (o que deve ir para os 2.4/2.5 com amortecedor), é uma questão de rever a tal relação preço-peso. Dei aqui com uma review interessante:

Still, it doesn’t quite live up to Canyon’s statement of being “probably the lightest full-suspension frame in the world”. For those wondering, here’s how the new Lux stacks up against the claimed frame weights (including shock) of some of its competitors;
  • Specialized S-Works Epic EVO – 1,659g
  • Giant Anthem Advanced Pro – 1,735g
  • Orbea Oiz OMX – 1,740g
  • Specialized S-Works Epic – 1,869g
  • Scott Spark RC HMX SL – 1,870g
  • Canyon Lux World Cup CFR – 1,894g
  • Cannondale Scalpel Hi-Mod – 1,910g
  • Trek Supercaliber – 1,933g
  • Santa Cruz Blur 4 – 1,933g
  • Merida Ninety-Six RC – 2,064g
Because those are the published frame weights from the manufacturers, we’ll have to take those numbers with a grain of salt. That said, we have had the chance to weigh the latest Giant Anthem frame, which came in at a confirmed 1,800g with a Fox Float DPS shock.

In addition to the flagship CFR frame, the Lux World Cup will also be available in a cheaper CF variant. Both frames feature identical moulds with the same geometry and suspension design, and they’re claimed to hit the same stiffness and strength values. The CF frame is simply heavier, with a 390g weight penalty over the CFR frame.

A CF mais básica anda nos 3.5/3.6k. Sinceramente, não sei o que vale. Tenho acompanhado apenas as e-bikes e tem boa fama, são competitivas.
Por outro lado, a OiZ (acho as Orbeas muito porreiras, há uma Rise H30 no grupo e aquilo é máquina) está nos 3.5k. Aqueles 1,740 a serem reais, com amortecedor, e o quadro ser o mesmo do que o indicado nessa review.. parece-me ótimo.

Contas feitas por alto, estamos a falar de uma diferença de 1k para podermos ter um ponto de partida melhor (menos +- 350 gr no conjunto quadro + amortecedor; se fiz bem as contas). E, claro, penso sempre que no terreno quer a Oiz quer a CF dão uma coça à RR (mas pode não ser correto, e nem sequer tenho forma de saber isto).
 

moshinho

Super Moderador
Se não estou em erro a xc500s traz rodas pesadas...investiga o peso.
Consegues comprar no mercado de usados rodas de 1,5kg por cerca de 200/250€
Em relação ao tamanho...a bicicleta é grande. Se "vestes" S, escolhe o S.
Vai sair novo modelo da xc900s não da xc500s.
Quanto ao valor...o preço não desce...vai ter sempre tendência a subir...
em 2019 ou 2020 a xc900s era a 1899€, depois passou para 2099€ acho eu e até ao mês passado estava a 2299€ e agora antes de meterem stock passaram para 2399€...a nova em princípio passará para 2999€ pelo que é "falado"...por isso...
O meu problema é que tenho uma pena de 9,7kg HT e sai-me uma com 12,95kg a sair da loja com pedais de plataforma e que tenho de emagrecer um pouco que contas feitas deve ficar a rondar os 11kg (que pelos vistos não é mau numa full mas também não é bom).
 

moshinho

Super Moderador
Segundo a marca:
Coluer stake 5.1 11,96kg era 3550€ ou algo género
Coluer stake 6.1 12,4kg menos 100 que a anterior
coluer stake 7.1 11,5kg 4500€ ou isso

de momento não têm os preços no site...devem de estar a actualizar...para cima provavelmente
 

Pedro Barradas

Super Moderador
O meu problema é que tenho uma pena de 9,7kg HT e sai-me uma com 12,95kg a sair da loja com pedais de plataforma e que tenho de emagrecer um pouco que contas feitas deve ficar a rondar os 11kg (que pelos vistos não é mau numa full mas também não é bom).
Opá.. estás a dar demasiada importancia à questão do peso da bike. As minhas HT tem todas cerca de 10,5/11kg. Até podiam ter 9kg, que escalfava-me igual. ;)

Para mim, o limite do razoável numa FS, para XC/ Maratona serão os 12kg.

rodas muito leves, normalmente é sinonimo de menor robustez. um par de rodas de 1600-1700g, é muito bom. Eu aqui te dias e trilhos que levam muita porrada... calhauzada solta e não só, ribeiras, uns pequenos drops... tanto que tenho na bike que costuma ser mais escalfada, uma roda de tras vocacionada para all.mountain.
 
Top