Bicicleta com mudanças automáticas... para quando?... ou já existe?

#1
Boas...

Devo ter sonhado com isto! Alguém me sabe dizer se existem bikes com transmissão automática, como nos carros?
É que eu não gosto muito de meter mudanças :mrgreen: e uma bicicleta dessas seria bem vinda!!!

Abraço
 
#3
É linda!

Mas esta bike não tem mudanças...
Tem é um sistema de transmissão inovador com os rodízios condutores da corrente colocados de modo a não tocar o chão, em condições de pedras e saltos... pois destina-se a Downhill.
Quando a minha GT fôr grande há-de ficar assim...

Abraço
 
#4
Mudanças automáticas mesmo tens as Nexave da Shimano... Tem um computadorzinho que actua os desviadores automaticamente... Nada de muito prático no entanto. É um sistema frágil apenas útil para bicicletas de passeio para pessoal que não sabe onde gastar o dinheiro!

Nesta página, parte de um site que eu e mais uns colegas andamos a fazer tens alguma informação que recolhi sobre isso.

http://gnomo.fe.up.pt/~em02147/BTT/index.php?pag=artigo&artigo_nr=51
 
#5
350plus said:
Mudanças automáticas mesmo tens as Nexave da Shimano... Tem um computadorzinho que actua os desviadores automaticamente... Nada de muito prático no entanto. É um sistema frágil apenas útil para bicicletas de passeio para pessoal que não sabe onde gastar o dinheiro!

Nesta página, parte de um site que eu e mais uns colegas andamos a fazer tens alguma informação que recolhi sobre isso.

http://gnomo.fe.up.pt/~em02147/BTT/index.php?pag=artigo&artigo_nr=51
Este site está muito fixe, principalmente os artigos de tecnologias, embora tenham alguns erros ou falhas, mas de escrita, e nota-se que ainda não estão acabados (por ex: o artigo "quadros e materiais").

Mas gostei muito da forma como estão escritos e nota-se que são actuais. Fico À espera que os completem... :)
 
#7
Pratoni:

O site ainda é basicamente um protótipo, ainda falta bastante trabalho como pudeste ver. Os artigos técnicos vão mesmo ser expandidos e corrigidos, pois vão constituir uma parte fundamental do nosso site. A parte dos tracks ainda tá um bocado incompleta porque ainda n houve tempo para registar os nosso trilhos favoritos! Quando tiver mais completo eu apresento-o na parte do forum própria!

Pjfa: Essa Nicolai, se não estou enganado usa um Rohloff SpeedHub montado no quadro. Não é automática, mas a meu ver bem melhor!
 
#9
Tive um desviador shimano acera,que punha mudanças sozinho...bem... não era bem quando eu queria e metia nos locais nos menos apropriados e metia sempre a mudança errada. :mrgreen:
 
#10
Boas,

Será que funciona bem? Adorava ter umas mudanças que quando diminui-se o ritmo de pedalada automaticamente ela mandava uma abaixo.

Boas pedaladas
 
#11
Acho que isso deve ser como os carros de caixa automática, é só acelerar, e perde a pica, dá gosto é ser eu a ter o controlo sobre as velocidades, e não que um computador ou caixa automática o faça por mim. Abaixo o que é automático, viva o manual. Deixem-se de tretas, velocidades automáticas, isso é para que não sabe andar ou não tem o minimo de experiência.
 

air

New Member
#12
Gosto de ter o controle do máximo variáveis que possa na bike, tal como no carro. Sabia que um sistema sem ABS é mais eficaz que um com o referido sistema?
 
#13
air said:
Gosto de ter o controle do máximo variáveis que possa na bike, tal como no carro. Sabia que um sistema sem ABS é mais eficaz que um com o referido sistema?
Xiiii, onde tu te vais meter... :)
Só para dar uma achega na tua observação, um automóvel sem ABS (e assumindo que essa é mesmo a única diferença entre dois veículos) só é mais eficaz na travagem se quem estiver no volante tiver a prática e "feeling" suficientes para discernir quando o pneu está no limite da aderência, ou seja, no instante antes de a roda bloquear e passar a deslizar (altura em que o atrito dinâmico entra em acção que, como todos sabem, é inferior ao atrito estático no ponto imediatamente antes da roda bloquear, logo segura menos o carro). Ora a verdade é que 99% dos condutores normais não tem essa capacidade, pelo que o ABS é um sistema mais do que adequado.
E acrescento ainda o seguinte: a eficácia que se retira dum sistema de travões sem ABS (tal como descrevi no parágrafo anterior) é perfeitamente possível num veículo com ABS, já que o ABS só entra em acção no momento em que a roda bloqueia. Ora se o condutor conseguir travar com a maior força possível antes de bloquear, o ABS não actua. Por alguma coisa os automóveis que competem na Formula 1 vêm equipados com ABS, e podes ter a certeza que não encontras em mais lado nenhum condutores/pilotos que tenham mais prática ao volante no que toca a travagens no limite.
 
#14
Pessoal, atenção ao :eek:fftopic:

FAlem lá de bikes, com ou sem mudanças automáticas :shock: e deixem lá os carros, essas coisas do Demo!!! :twisted: :twisted:
 
#15
He he, sei que é offtopic mas não posso deixar de corrigir o nfh num ponto! :twisted:

Dos regulamentos da F1:

11.5 Brake pressure modulation :
11.5.1 No braking system may be designed to prevent wheels from locking when the driver applies pressure to
the brake pedal.

O ABS é definitivamente proibido!

:back2topic:
Agora ontopic.

Sei que nos custa a admitir mas infelizmente um sistema automático pode controlar as mudanças muito melhor que nós. Imaginem um sistema CVT sempre capaz de vos manter na cadência de pedalada na qual são mais eficientes... Só que na prática e à luz da tecnologia actual um sistema desses ia pesar toneladas(+ um ou dois quilos, senão mais) numa bicicleta. Além disso o preço seria exorbitante... A tecnologia já ta aí toda à muitos anos,o problema é mesmo o peso e a complexidade...
 
#16
Este pessoal e mesmo preguicoso, entao agora querem mudancas automaticas para poupar no esforco, tanto fisico como mental, entao custa muito pensar qual a mudanca mais apropriada.
Entao o nosso cerebro serve para que? Conhecem algum computador melhor que o nosso cerebro?
O objectivo de andar de bicla e fazer exercicio certo? :twisted:
 

Bytes

New Member
#17
tpereira said:
Este pessoal e mesmo preguicoso, entao agora querem mudancas automaticas para poupar no esforco, tanto fisico como mental, entao custa muito pensar qual a mudanca mais apropriada.
Entao o nosso cerebro serve para que? Conhecem algum computador melhor que o nosso cerebro?
O objectivo de andar de bicla e fazer exercicio certo? :twisted:
A seguir compram uma mota e deixam-se dessas coisa de pedalar. :s :s :s
 
#18
Eh láááá... o que já para aqui vai... carros, Mercedes... ABS... eheheheh

Eu só perguntei se já existiam bikes que mudassem as mudanças sozinhas! :p

Biculas... eu sei andar de bicicleta... e se a bike mudar de mudança por mim, porque não hei-de saborear essa suposta inovação!?
Fura-Bytes... não preciso de fazer exercício aos polegares... :D :D

Para mim o conforto é tudo!

Abraço