BH X-Tream (quadro) e travoes LX

#1
Bom pois é, para os que me conheciam converti-me ás suspensoes totais logo o mundo deve estar para acabar.
Assim comprei um quadro BH X-Trem com o qual apenas fiz uma volta (bastante a rolar mas que já dá para ter uma ideia do quadro)
assim e so uma nota o amortecedor é o ja famoso RP3

1- Decoração -> a mim que me considero um purista (quadros em cromoly com pinturas simples, exº a minha specialized) e a quem sempre as decorações da BH deixaram assim a modos que :-& , tive de engulir alguns sapos, mas a decoração desta nem esta muito Forte, ou seja esta gira e com a SID vermelha fica bem catita.

2- Peso -> é seguramente bastante mais pesada que a minha velhinha
penso que ande pelos 2.6Kg mais kilo menos kilo

3- comportamento -> tem um comportamento muito suave, o ponto forte é claramente a descer ou a rolar, apesar de nao ter feito descidas muito exigentes nem muito a queimar, deu para ver num salto em que aterrei no desnivel do buraco seguinte que é feito para isso.
Subir.... pois.... nao é que suba mal, mas para quem como eu esta habituado a uma cadencia relativamente lenta é um castigo, ou seja, numa cadencia assim o bombear assim é notorio e muito penalizante. Solução "dar às pernas" o que para mim é muito dificil mas terei que me habituar.

4- Outras -> o eixo pedaleiro esta bastante baixo em conduçao, logo numa voltinha bati mais ou menos 4x com os pedais no chao, algo a ter em atençao a andar
A bicicleta "morre" muito quando aparece um obstaculo ou pequena rampa, situações em que normalmente com uma rigida basta uma ou duas pedaladas mais vigorosas nesta pura e simplesmente a traseira afunda e quase nao sai do sitio.

5-Amortecedor-> de uma suavidade impresssionante, o RP3 ainda n me consegui aperceber muito bem das diferenças nomeadamente da posicao do meio para o mais fechado, mas tambem o percurso nao era o mais favoravel para tal.

Conclusao, parece um quadro para um uso descontraido, e de facto subir tem de ser encarado de uma forma um pouquinho diferente.


TRavoes LX->
iniciei a volta com eles com meia duzia de metros logo a travar bastante aquem de uns v-brakes, algo que foi melhorando. no fim a travagem alem de potente era bastante modulavel.
Prós-> Suavidade "na mante"
potencia (ainda nao a 100%)

Contras-> tamanho das manetes que para quem como eu tem manipulos Sram compridos (e gosta de punhos normais um pouco encurtados, neste caso tive de usar os punhos da Sram pequenos) limita bastante o uso de punhos e cornos.



OBS. apenas dei uma volta como tal algumas observaçoes podem pecar pelo exagero e outras por defeito
 
#2
Boas

Parabens pela nova aquisição, bem vindo ao "clube da FS",
mas sabes onde tens de a testar.:twisted:

Felicidades para a tua nova montada.
 
#3
fatjonh said:
Boas

Parabens pela nova aquisição, bem vindo ao "clube da FS",
mas sabes onde tens de a testar.:twisted:

Felicidades para a tua nova montada.
Boas...

POis é temos umas subiditas para ajustar contas LOL.
Agora começa a ser impossivel ir para aquelas bandas ao sabado, mas ja ando a fazer a cabeça ao pessoal daqui para la irmos um domingo destes ver se a bixa cumpre :D

Abraço

Brunio
 
#4
BH X-TREM

Ora viva Brunio!

Chamo-me Mário Rui. Também penso adquirir brevemente uma bike FS.
Por acaso a BH X-TREM também é do meu agrado. Disseste que compraste o quadro com amortecedor RP3. A bike já montada de fábrica vem equipada com outro amortecedor (penso que é um Focus). Estás a gostar da bike? Já agora qual é o peso? Estou indeciso entre esta e a Trek Fuel 80. Se puderes dar a tua opinião agradecia.

Até breve e obrigado

mruigomes
:)
 

ICH

New Member
#5
Eu tenho a X-trem LX desde final de Janeiro. Quanto ao amortecedor a melhor solução é bloqueá-lo. Eu mantenho o amortecedor de origem, o Focus, e anda sempre, excepto quando as descidas são durinhas, bloqueado.
Nesta posição ele mantém algum movimento aquando dos impactos. Em contrapartida não bombeia nada a pedalar.
Eu no início andava a deseperar pois parecia que andava para trás a subir fui à loja e disseram-me para o bloquear a subir. Maravilha.
O afundanço do eixo pedaleiro quando nos sentamos é realmente a pior coisa. No início fartava-me de bater com os pedais e às vezes até com os pratos da pedaleira. Agora já raramente acontece porque tenho mais cuidado.
A SoloBici do mês passado faz um pequeno teste a este quadro na montagem XT e o fulano aparentemente gostou muito.
 
#6
Olá ICH!

Obrigado pela tua opinião. Já agora deixa-me perguntar: quando queres bloquear o amortecedor, é possível fazê-lo em andamento ou tens que desmontar da bike? Estou indeciso entre a BH e Trek Fuel 80. A última vem com um amortecedor Rock Shox montado, aliás parece-me que o conjunto susp + amorte poderá ser um pouco superior, será? (não sou muito entendido neste assunto, mas vou por aquilo que tenho lido sobre a matéria). Estéticamente gosto da BH, mas gostaria de investir (dentro das minhas possibilidades) numa bike para alguns bons anos. A minha preferência são as maratonas e o meu objectivo será um dia fazer a famosa Travessia de Portugal. Não preciso de uma super máquina, pois o que importa sobretudo são as pernas em preparadas. Já vai longa a minha mensagem...gosto de conversar e aprender, trocando opiniões.

Obrigado mais uma vez e até à próxima

mruigomes :)
 
#7
Review2

Agora com mais uns km´szitos em cima já tenho uma opiniao mais definida.
assim: optei por dar um pouco mais de ar ao amortecedor (deorigem se comprares so o quadro vem o fox R, sem o ajuste do propedal) e neste momento ando com cerca de 240/250PSI, esta pressão tem 2 vantagens, o bombear a subir deixa de se sentir na posicao intremedia do "bloqueio" e ajuda a compensar a falta de cm´s na frente em que a SID apenas faz cerca de 7cm. De notar que mesmo com estas pressoes ando com a afinacao do rebound a cerca de meio e que mesmo assim o amortecedor nao anda propriamente aos coices.
Neste momento a bicicleta tem um comportamento bastante homogeneo entre as suspensoes, fazendo o amortecedor de tras no limite cerca de 2/3 do seu curso.
de resto a solidez parece bastante boa e o quadro em tamanho S ronda os 2,6KG (nao fui eu que medi), apenas as bichas deram um pouco trabalho para definir a melhor configuração.
assim como está é uma excelente bicileta de trialeiras, ágil qb e com um comportamento muito suave.

Abraço e boas pedaladas

Brunio
 

ICH

New Member
#8
Sim, podes bloquear e desbloquear o amortecedor em andamento. Não conheço muito bem a Fuel 80 apesar de já ter visto algumas. Realmente o conjunto suspensão amortecedor parece superior. Contudo acho que já vi algures gente a queixar-se dessa Manitou por ser mole de mais. O amortecedor se não estou em erro não tem bloqueio o que pode ser uma desvantagem.
 

ICH

New Member
#11
Olha, não sei de onde és eu vivo perto de V N de Famalicão se fores desta zona e depois quiseres experimentar, diz qualquer coisa. :D