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edununo

Well-Known Member
Acredita, ainda não andei com ela depois da troca dos discos. Montei-os na 5ª feira e só amanhã os irei testar.
 
Exacto, o melhor é mesmo usar uma aranha expansível. Na teoria, a questão da aranha nem deveria ser colocada, pois depois de apertar o avanço ela não está a realizar trabalho algum. Porém, como a DT Swiss possui o tubo em carbono, este pode (com as forças) 'dar-se', alterando minimamente a sua forma e levando o avanço a deslocar-se minimamente também. Consequência: folga.

Desta forma, e com um 'suporte' (aranha expansível) no interior do tubo, esta dará mais 'segurança' ao aperto do avanço e impossibilitará esses pequenos deslocamentos. Refiro as aranhas expansíveis precisamente por esse 'suporte', enquanto que com uma aranha standard poderá voltar a acontecer o mesmo, além de que poderá danificar as fibras do tubo.
 
Edununo, uns rotores Hope Mono Mini Lightweight, além do poder de travagem e peso (80gr), ficavam aí uma maravilha!
 
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edununo

Well-Known Member
Bruno, até que ficariam bem e são menos umas 54g no total. Quando gastar estes. :)

A volta que dei hoje foi pequena mas deu para ver que travão muito bem. Tenho de fazer mais kms para ter uma melhor ideia.
 

nogueira.nuno

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Eu sempre usei as aranhas convencionais nos tubos de carbono das forquetas ou suspensões que tive ;)

Aquilo não é para andar a tirar todos os dias, segundo se quiseres ainda podes cortar um andar daquele Par de freios e ficar só a rosca e a estrela freio e depois antes de instalar o "Truque" é dobrar com um alicate as pontas de maneira a quando entrar no tubo faça pouca pressão conta as laterais do tubo(há-de precisar sempre de um empurão leve com a ferramenta de instalação)(eu uso-a sempre!!) e terceiro como a caixa de direcção não precisa ser muito apertada, ou seja aperto minimo na tampa para tirar folga não vai fazer muita pressão na estrela para como que a puxar para cima e com isto arranhar tubo de carbono da coroa da suspensão ;) por isso facil, barato e Leve!!
 
nogueira.nuno, cortar um daqueles freios é uma óptima opção para tirar mais umas graminhas. ;)

No entanto, quando referi a opção das aranhas expansíveis não foi pela simples e rápida forma de as remover, mas sim para ficarem lá dentro a suportar o avanço e impedir 'moviemntos'. Disse isto também, porque parece-me a única forma de resolver estas folgas que estes users tanto se queixam. Não tenho uma DT, mas acontecia-me precisamente o mesmo na forqueta da bicicleta de estrada. Tem o inconveniente de ser mais pesada! :(
Nunca te aconteceu ganhar folgas na tua DT após umas voltas?
 

nogueira.nuno

Active Member
Boas, não, nunca tive folgas na direcção da minha DT ou outras na Bianchi, na de estrada sim mas claro, ao fim de andar em zonas de paralelos que até me metem doido e apenas nessas ocasiões. Como eu já disse até tenho varias chaves de torque mas não as utilizo, faço o aperto todo á mão mas nesta zona e certos sitios verifico sempre com regularidade. O que acaba sempre por segurar o tubo de carbono ou Aluminio acaba por ser o avanço e não isto por isso presumo que o problema das folgas venha em certa parte do aperto da braçadeira do avanço e não da zona da tampa porque aquilo como já disse é só mesmo para encostar e mais nada.

Ainda ontem estava adiccionar ao meu post que acerca das tais folgas ou problemas da DT em si mesma é que as DT consomem muito Oleo para a lubrificação das pernas e por isso podem é mais tarde ficar danificadas e com folgas internas por isso no maximo de 6 em 6 meses recomendo abrir as suspensões ;)
Um truque que tenho é pesar a suspensão a quando sai da revisão e ver o que perde em peso com o tempo, assim sei o oleo que já voou :)
Uma das coisas que faço sempre que ando é relubrificar as pernas com um pouco de oleo de Teflon para ajudar logo a ter as pernas lubrificadas ;)

Acerca das Aranhas:

Aqui está e dá para comprovar que o tubo não está arranhado por se ter soltado ou algo assim ;)
As fotos foram tiradas logo a tirar a tampa, não limpei nem fiz nada!


Bianchi:




Scott Addict:

 
Pois, realmente os impactos na de estrada, em certas situações, poderão não ajudar... Obrigado Nuno! ;)
Peço desculpa ao Edununo se o assunto saiu muito fora da sua análise.

ps: Podias cortar 3 de cada 6 pontas da aranha ;)
 

stuka666

Member
Boas,

mas então na de estrada aconselhas a fazer, tento no entanto o cuidado de andar sempre a verificar?

Pensei que seria mais problemático nas de btt.
 

essence_s

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A BH continua linda, pena essa chapita, mas isso com a cola fica outra vez novo!
Os discos apesar de n serem os mais leves, têm bom aspecto!
 

edununo

Well-Known Member
Já foi colada a tal peça. Nem se nota a diferença. Os discos estão a ter um desempenho muito positivo. Travam bem e as vibrações desapareceram. A Ultimate com a cassete SLX e estes discos está mais pesada umas 100g. Deve estar nos 8.45 + coisa - coisa.
Para mim já está muito bom.
 

edununo

Well-Known Member
Ontém fui a IX Passeio BTT da Cruz Vermelha de Frazão.
Passeio muito interessante e deu para tirar umas fotos.
A bike portou-se bem e a organização também. O meus parabéns.




A parte mais complicada: Uma descida digna de DH.



Algumas zonas bem bonitas



 

Nozes

Active Member
Belas descidas! :D

O granito é a melhor pedra para andar de bike,tracção nunca falta,mesmo em molhado...já o calcário aqui de baixo não é para brincadeiras!

Por falar em tracção,por acaso nunca mediste a largura do balão dos Rocket Ron 1.85? Queria tirar aqui uma dúvida...
 

omedaspikas

New Member
Boas...

Tive o duplo prazer de participar no passeio de Frazão e pedalar junto ao teu "avião" logo no início da prova... Parabens, tens aí uma bike lindíssima e super exclusiva. Apreciei particularmente o barulhinho das tuas rodas, pois nunca tinha ouvido nada igual... Em relação ao passeio, na verdade andamos mesmo por uma pista de DH, que até com a bike à mão era difícil de fazer :( mas de resto deu para aproveitar do melhor que o monte do Pilar onde cresci pode oferecer..

Abraço e boas pedaladas
 

edununo

Well-Known Member
Nozes, por acaso nunca medi. É só medir a parte mais larga certo?

omedaspikas, foi mesmo muito complicada essa descida e andei bastante tempo com a bike à mão nessa zona. De resto gostei bastante, em especial a parte posterior ao reforço alimentar.
 

daSilva15

New Member
tambem vi essa maquina bem de perto no Sabado ;) e está muito linda!
quanto as Rodas omedaspikas, tem aqui uma loja bem pertinho de "nós" que vende todos esses componentes prototype, TUNE, etc ;)
ainda estou a ponderar tambem nessa configuraçao de Rodas+pneus... estou so a tentar escolher a cor dos componentes...
abraço e disfruta da maquina!
 
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