BH A55k expert pro LX

Fábio A.

New Member
zykon said:
NÃO LAVEM as bicicletas com máquinas de alta pressão.
Dá cabo dos rolamentos e fragiliza o alumínio...

:exacto:

Baldinho com água+detergente da loiça, e esfregá-la como deve ser!
Com muito carinho, de preferência! :lol: :mrgreen:

monty said:
esta bicicleta custa 850

O ZéFuras disse 750€ :roll: :mrgreen:

Cumprimentos
 

night-crawler

New Member
esfregá-la alto lá, vejam lá se ainda ha algum q se lembra de o fazer c a parte de "aço" do esfregão da cozinha, uma esponja macia
se for lavada logo a seguir à voltinha, a sujidade sai rápido, nada de pressões, nada de detergentes mto fortes
qt ao preço depende do sitio onde for comrpada, cm já disse a minha custou 679€ mas devia de a ter comprado cá em PT.
a suspensão continuo a dizer, MM na posição mais dura continua soft, eu hoje ia caindo por causa disso, se pesam 40 e 50 kilos n me
venham dizer q ela é dura, aí é normal q ela nem afunde, experimentem ter 80Kg e vao ver se n vai quase ao fundo :D


tão a ver as pedras do lado direito? agora imaginem a descida toda c pedras dessas alguns sitios c pedras q tinham o dobro do tamanho
e valas ao longo da descida, garanto q a suspensão vai abaixo

p o preço q tem, tinham de cortar em algum sitio, claro q os principais sitios sao a suspensão e a pedaleira, ah sim, novo ponto negativo
pelo menos no meu caso os aros vieram MTO mal concebidos, sao tao mauzinhos q n dá p desempenar, pq na zona da junção do aro
n ha quem lhe tire o empeno

atenção n quero parecer desapontado c a bike, nem pouco mais ou menos, relembro q tinha uma Team... isto p mim é um canhão
mas ha q saber reconhecer os pontos negativos, p mim é assim, o q veio c a bike morre c a bike, qd partir/estragar muda-se, antes
disso n vou tar a gastar mais dinheiro

 

ig9981

New Member
Pessoal, o que vos digo, e digo por experiência e tambem pelo que vejo, lavar à pressão não faz mal nenhum, desde que se cumpra a distância a que se lava, ou seja, manter o jacto da água a cerca de 20cm no minimo... Se vierem aqui a valongo, à estação de serviço da esso, é ver lá as bikes a serem lavadinhas... e estou a falar de bikes como a minha, a bh a55k, speciallizeds, cannyons, meridas, orbeas, ou seja, tudo grandes máquinas. E também o meu mecânico já me aconselhou a lavar assim, mantendo a tal distância do jacto. O que se deve fazer é deixar a bike secar bem, nem que seja de um dia para o outro e então lubrificar tudo.

A minha BH ficou por 800eur, com os discos formula oro 18 hidraulicos, transmissão deore/deore xt, pedaleira FSA, manipulo FSA, aros MACH M230 DISC com cubos shimano, pneus michelin country mud, e mais alguns pormenores que só mesmo vendo porque já não me lembro.... :mrgreen: :mrgreen:

Por acaso estou muito contente com a suspensão, embora saiba que existem muito melhores, mas tal como já tinha frizado, só este fim de semana encontrei o "ponto G" da suntour XCR e digo-vos uma coisa, não tenho nada a apontar, nem eu nem os meus 88kg, :mrgreen: e olhem que aqui nas serras de valongo as descidas descem mesmo!! :twisted: :twisted:
 

ig9981

New Member
Ah, ainda em relação à lavagem à pressão, o que danifica mesmo é não lubrificar depois de secar a bike, pois como na lavagem à pressão por vezes hà uma pequena entrada de água para os rolamentos e para as caixas de direcção e transmissão, é necessário lubrificar toda a máquina com um daqueles sprays próprios para bikes, em que o oleo entra mesmo para as caixas e rolamentos, para que não sequem e façam que aumente o atrito e apareça a ferrugem, pois isso sim é que rompe tudo...
Foi o que me disseram muitos dos meus amigos que também têm boas bikes já há muitos anos e nutrem igual paixão por este desporto e pelas suas meninas! E olhem que eles sempre as lavaram desse modo e nunca tiveram que substituir peças devido a lavagens...
 

Zé Furas

New Member
Boas!
Fábio A. said:
monty said:
esta bicicleta custa 850

O ZéFuras disse 750€ :roll: :mrgreen:
Quando comprei a minha, mesmo aí ao pé de ti, na Baixa da Banheira, estava a 750€. :p
Tanto que foi esse preço dado nessa loja que me permitiu negociar com o homem que me a vendeu, aqui em Odivelas. :wink:

Quanto à lavagem, raramente lavo com máquina de pressão. Só lavo assim quando ando na terra dos meus pais, porque lá tenho uma. Mas cá, lavo com mangueirada e um paninho.

night-crawler, belos trilhos!
Quem me dera a mim ter uns trilhos assim aqui na minha zona... :cry:
Só tenho assim quando vou até à terra dos meus pais... :( Mas aí são muito bons! :#1:

Quanto aos componentes, também gostava de ter melhores :mrgreen:, mas até dar ando com estes. Depois logo se vê.

Abraços
 

ig9981

New Member
Fábio A. said:
Fábio A. said:
Eu peso 53,7kg +/- :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Afinal peso 51,7kg :shock:
Sempre são menos 2 kg... :roll: :mrgreen:

Cumprimentos! :wink:

Se andasses a pensar comprar componentes em carbono para meteres a tua bike mais leve acho que já não precisas!! :D :D Estou na brinca! :mrgreen:


Pessoal, mais uma dica sobre as lavagens, isto também me aconselharam a fazer, +- de 200 em 200km, isto para quem faz btt regularmente ( ou seja, 200km de terra pó e lama) deve-se lavar muito bem a corrente, transmissão, pedaleira, pedais e cubos das rodas (por fora, na zona dos apertos) com petróleo! Eu já fiz isso duas vezes, visto a minha bike ter quase 500km. Deita-se um bocado de petroleo numa garrafa cortada ou lata e lava-se tudo com uma trincha ou pincel, depois de lavar com o petroleo lava-se tudo com água e quando secar lubrifica-se tudo com um daqueles sprays indicados...
O petróleo elimina todo aquele óleo ressequido que acumula na pedaleira e cassete, bem como todo o tipo de sujidade mais entranhada... E não afecta em nada os componentes nem a pintura, pois até os mecânicos usam isso para lavar peças e também misturam petroleo na agua quando é para fazer uma lavagem mais a sério nos automóveis...
Não querendo parecer chato acho que é uma dica que pode ser util para o pessoal...

Abraços e boas pedaladas!! (amanha vou fazer a santa justa e a serra da pia, dois ossos durinhos de roer!!) :twisted: :twisted:
 

night-crawler

New Member
sim tb lavava a minha bike antiga c petroleo, e aconselho q o façam, sai toda a porcaria q ha p sair incluido os AUTOCOLANTES
por isso ponham-se a pau, aquele autocolante da escora se o querem conservar, e o q vem nos desviadores, cuidado ao dar
petroleo nessas partes q a cola tb vai à vida

[[]]
 

Fábio A.

New Member
ig9981 said:
Pessoal, mais uma dica sobre as lavagens, isto também me aconselharam a fazer, +- de 200 em 200km, isto para quem faz btt regularmente ( ou seja, 200km de terra pó e lama) deve-se lavar muito bem a corrente, transmissão, pedaleira, pedais e cubos das rodas (por fora, na zona dos apertos) com petróleo! Eu já fiz isso duas vezes, visto a minha bike ter quase 500km. Deita-se um bocado de petroleo numa garrafa cortada ou lata e lava-se tudo com uma trincha ou pincel, depois de lavar com o petroleo lava-se tudo com água e quando secar lubrifica-se tudo com um daqueles sprays indicados...
O petróleo elimina todo aquele óleo ressequido que acumula na pedaleira e cassete, bem como todo o tipo de sujidade mais entranhada... E não afecta em nada os componentes nem a pintura, pois até os mecânicos usam isso para lavar peças e também misturam petroleo na agua quando é para fazer uma lavagem mais a sério nos automóveis...
Não querendo parecer chato acho que é uma dica que pode ser util para o pessoal...

Mais nada! :wink:

Após passar a trincha com o petróleo, é ver as "massas" acumuladas a escorrer... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

E pessoal, tenham cuidado com os ditos sprays nos discos...
Senão ... digam aos pinheiros para se desviarem! :mrgreen: :lol: :lol:

Cumprimentos
 

ig9981

New Member
Ora aqui vai uma foto, no cimo da serra da pia, neste domingo passado... A qualidade é de telemovel, acho que está aceitável... LOL :mrgreen:

eusi7.png
 

ig9981

New Member
Zé Furas, uma question, que pneus usas na tua bike??

Nas fotos do primeiro post que fizeste curti bastante o piso do tioga da frente, qual é o modelo?? Sabes preços disso?

Eu tenho os michelin country mud, estou muito satisfeito com eles e em relação ao preço acho que são muito acessivéis, 12.90€ na decathelon, mas ao fim de 520km, embora tenho feito alguma estrada com temperaturas bem altas, acho que o desgaste do pneu traseiro é um pouco elevado... O desgaste do tioga como é? Consegues dar aí uma ideia?
 

Zé Furas

New Member
Boas!

Pois, no site da BH diz que os pneus de origem são esses michelin, mas na minha e na do meu irmão vieram os tioga. Já vi outra bike aqui, igual à minha, que também traz os tioga. Não sei quais serão os melhores.

Quanto ao desgaste, acho normal. Se bem que o de trás já está muito mais gasto que o da frente.
O da frente está, penso eu, feito para ser mais ágil, para ser mais fácil virar. Parece ser mais fino que o de trás e mesmo o piso é mais aberto.
O de trás está mais virado para aderência, parece-me. Sinceramente, se pensas em meter o da frente atrás, és capaz de ter problemas... Não me parece muito seguro... :nsei: Mas digo isto sem qualquer conhecimento "científico". É apenas o meu senso comum a falar.

O modelo é o mesmo em ambos mas, existem dentro do mesmo modelo, um pneu para a frente e outro para trás. São os Tioga Factory XC 1.95 R para trás e Tioga Factory XC 1.95 F para a frente.

Já agora, como já disse, atenção que me pareceu que o da frente fura muito. Aconselho a utilização daqueles produtos líquidos anti-furo. Antes de usar o líquido tive 3 furos, e pós-liquído, zero! Isto apenas no da frente. O de trás nunca furou.

Quanto a preços, só sei o que anda pela net... Nas lojas, não faço ideia.
Neste site http://www.fizzbikes.com/ , estão a 8,99€ cada, em promoção.
Aqui, http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=1068 , a 17,83€ :shock: cada ou a 29,73€ o par :shock:. Aqui vê-se bem a diferença do piso. :wink:

Os preços na net costumam ser mais baratos, não quer dizer que seja sempre assim. Já vi artigos mais baratos em lojas do que na net.

Abraço
 

Fábio A.

New Member
ig9981 said:
Ora aqui vai uma foto, no cimo da serra da pia, neste domingo passado... A qualidade é de telemovel, acho que está aceitável... LOL :mrgreen:

Cadê o capacete?! :hmmm: doh







:mrgreen:
 

ig9981

New Member
Fábio A. said:
ig9981 said:
Ora aqui vai uma foto, no cimo da serra da pia, neste domingo passado... A qualidade é de telemovel, acho que está aceitável... LOL :mrgreen:

Cadê o capacete?! :hmmm: doh







:mrgreen:

Alf_PKS_0 said:
Estava pousado no chão, mas ele cortou a foto :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Ora exactamente!! LOL :mrgreen: eu admito que não jogo com o baralho todo, mas também não sou suficientemente apanhado para andar a descer a serra por vezes a 50km/h sem o respectivo "kiko". :mrgreen: :mrgreen:

O capacete estava pousado porque essa foto foi tirada após 1h30m de termos arrancado, ou seja, foi mesmo a seguir às bolachas e ao isostar!! LOL :D



Abraço!
 

ig9981

New Member
Zé Furas, obrigado pelas dicas!! Eu não fazia ideia que esses tioga eram do mesmo modelo, sendo diferentes consoante o local onde forem aplicados. Eu de facto queria era um piso igual ao da frente mas para meter tanto na frente como atras, mas sendo assim o melhor é mesmo não inventar, para evitar arranhar a bike!! :D
Acho que vou continuar nos country mud, quando o desgaste do de trás começar a ser muito elevado eu troco com o da frente...
Em relação aos furos, penso que esse tioga deve furar devido a ter os tacos muito espaçados, deixando assim o pneu com muita borracha mais vulnerável ao pico... Penso eu...

Um abraço e boas pedaladas!!
 

ig9981

New Member
Pessoal, ontem à noite, ao lubrificar a bike descuidei-me um pouco e deve ter ido um fumo de spray para o disco traseiro, quando fui dar uma voltita a seguir à lubrificação reparei que estava a travar mal... Limpei logo o disco com alcool e depois de uma descidazita com a manete do travão a pegar um pouco a bike ficou novamente a travar bem.

A minha dúvida é que, depois da minha volta de hoje, fiz 60km de estrada durante a tarde, reparei que o disco traseiro está mais escuro na zona onde o calço do travão lhe pega, assim com um ar azulado, mas a bike está a travar bem e o disco não está empenado. Não sei se isso já estava antes de levar esse tal fumo do spray ou se ficou assim por causa disso.

Alguém me sabe dizer se essa côr é normal devido aos próprios kilometros e de o travão começar a ter o uso normal? A minha bike tem 578km.



Zé Furas e restante pessoal que tem também esta bike, podem me confirmar se nas vossas máquinas o disco também apresenta alguma diferença de côr da parte onde o calço pega em relação ao resto do disco? (tenham em conta também os quilometros que já fizeram)

NOTA AOS MODERADORES: fiz uma pesquisa no site e vi alguns tópicos sobre problemas relacionados com os discos e sua limpeza, mas não encontrei nenhuma resposta para a minha questão em concreto, e gostaria que o pessoal que tem uma máquina igual desse a sua opinião, daí ter colocado este post aqui e não na parte sobre as questões de mecânica em geral... Mas se decidirem mudar este post de sítio aqui o je também compreende..


Um abraço!!
 

Zé Furas

New Member
Boas!
ig9981, os meus discos também estão diferentes na zona de travagem, bem como os do meu irmão. Mas não é azulado... :huh: Está assim, tipo, sujo.
Mas se notares alguma diferença na travagem, experimenta tirar as pastilhas e passar-lhe uma lixa.

Eu, para evitar esse problema de sprays nos discos, uso um lubrificante que é uma espécie de espuma, e assim não salpica para zonas indesejadas. :wink: Comprei-o logo quando comprei a bike porque me foi aconselhado. E realmente é bom! :mrgreen:

Abraço
 

ig9981

New Member
Zé Furas, o problema já está resolvido!
Hoje de manhã fui fazer mais um treino, cerca de 30km no habitat natural das nossas "cabras", e antes passei pelo mecânico onde a comprei, ele disse logo que era normal a diferença de côr, mas o ar azulado deveria ser de um pouco de óleo que estivesse nas pastilhas. Deitou uma camada de spray próprio para o efeito, disse-me para ir dar uma volta e dar umas travadelas para o liquido secar e limpar os calços/discos, e aquilo ficou com esse tal ar "sujo", ou seja, é o ar de disco que deixou de estar "na montra" e passou a ser utilizado.. :mrgreen: :mrgreen:
E prontos, já deu para fazer uns slides na terra sem stresses... (no asfalto não porque o pneu desaparece literalmente) :twisted:

Já agora, quando te lembrares, mete aí o nome desse tal produto lubrificante em espuma, pois parece-me uma ideia muito boa!!


Um abraço e obrigado por teres perdido tempo a ir espreitar a tua BH!!
 
Top