RicardoCupra
New Member
Boa tarde Pessoal, como utilizador do forumbtt, mais de leitura do que escrita, e como tenho aprendido bastante aqui pelo mesmo, decidi ser altura de vos apresentar a minha btt, já com 700kms feitos em 7 meses e com algumas paragens pelo meio provocadas por exames ou mesmo saúde, bastante custosas pois é um desporto que tem vindo a desenvolver em mim grande gosto pelos passeios matinais ou nocturnos com o pessoal do pedal!
Quadro
Tem uma geometria que me agrada bastante, não gosto de quadros muito acentuados, nem muito “conservadores” em termos de inclinação, qualidade de construção que até agora não me provoca nenhuma critica, é um BERG mas podia muito bem com outra Decor e vinil passar por outra marca. Tem um peso que pelo que me foi dito ronda as 1700gr no tamanho L o que não é nada mau. Em termos estéticos não é nada por ai além no entanto pelas razões que referi anteriormente esse pormenor estético não foi Determinante para a recusa da compra deste modelo.
Transmissão
Tudo o que eu previa quando pensava em Sram X9+PG980 foi largamente ultrapassado. O conjunto x9 é de uma eficácia extrema, mesmo em situações mais agressivas com lama e muita areia a mistura. Em termos de afinações, em 700kms feitos só levou 1 afinação no momento em que encurtei os cabos, desde então, sempre 5 estrelas, com a manutenção indicada. Sem duvida uma Grande aposta desde modelo, fiquei fã da Sram. A pedaleira Truvativ desempenha o seu funcionamento e não compromete em termos de fiabilidade, ao contrário do que ouvi noutros casos do mesmo modelo, o eixo continua sem problemas de rolar e sem ruídos parasitas, a qualidade de construção parece me ser bastante boa.
Suspensao
A suntour XCR é uma suspensão muito pesada (cerca de 2.2kg penso eu). Isto compromete todo o desempenho da bicicleta, sinto a frente muito pesada e o funcionamento da suspensão não justifica sequer este peso, é uma suspensão muito dura e as Afinações existem mas é como se não existissem praticamente. Utilizo o ajuste de curso nos 80mm’s, gosto de ter a Frente baixa, e o amortecimento da suspensão parece me maior nesse curso. Em breve está agendada a primeira intervenção na suspensão, abrir tudo e ver o que se pode fazer para torna-la mais meiga, ouvi ai umas dicas que parece que resultam. No entanto é um dos primeiros componentes de Preço considerável a ser Trocado pois é aquele que na minha opinião vai mudar mais significativamente o comportamento global da bicicleta em todo o tipo de terreno.
Rodas
Mais um componente que, não sendo muito leve, não compromete em termos de desempenho a bicicleta. O conjunto Aros/cubos/raios tem sido bastante fustigado por pancadas secas e inesperadas (não absorvidas pela suspensão) no entanto, encontram-se tal qual no primeiro dia que utilizei a bicicleta. A manutenção dos cubos tem sido feita por mim, fácil e rápida, sempre limpos e lubrificados. Único senão em relação a este conjunto é o facto de os cubos serem o modelo de disco Centerlock, estou para trocar de travões e não estava com intenções em continuar com este tipo de fixação. A troca destes componentes também é uma das minhas intenções, mas pelas razoes anteriormente descritas, é uma troca com menos urgência relativamente à suspensão.
Sistema de Travagem
Fiáveis, não muito bruscos, com potencia qb. Não tenho nada de negativo a apontar ao sistema de travagem shimano, no entanto e como já experimentei travões de disco de gama superior não posso tecer grandes elogios aos meus, posso apenas adiantar que como já disse não comprometem e cumprem até agora todas as minhas solicitações.
Pneus
Os Tioga, só estão lá até chegarem ao limite (e já não falta muito). Especialmente o pneu da Frente, Tioga Extreme, é muito pouco Certo em curva (no monte) o que por vezes provoca alguns sustos principalmente a Descer mais rápido, o pneu de trás tem boa tracção, e é bastante útil em terra, está a ficar bastante desgastado já nos tacos, os passeios que dou de monte tem muita pedra solta e penso que uma das razões que está a levar ao desgaste excessivo do pneu é esse. Em breve vou “chatear” aqui o pessoal do forumbtt para me darem umas dicas sobre uns pneus e também pela possibilidade de trocar para tubeless.
Perifericos
Em relação ao Avanço/espigão/volante, é tudo da Marca Berg, algo pesados e estão já a ser trocados por alguns componentes da ritchey WCS e também por outros mais leves, é feito com calma e aproveitando bons negócios. Para já uns dos investimentos foram os Bar-ends da ritchey que realmente dão bastante jeito. Esta semana Deve chegar mais um upgrade para ela neste campo. O selim da Berg também não compromete e não tenho tido “queixas” dos membros do corpo, mas quando puder troco por um esteticamente mais apelativo.
Conclusão Final
Na minha opinião na fasquia dos 600euros, este era um modelo que superava sensivelmente a concorrência mais directa (rockrider 8.1) especialmente em termos de transmissão, de resto perdia um pouco em suspensão, mas como eu também não acho a tora muito melhor que a XCR em termos de funcionamento, e peso, iria ser um componente a trocar na 8.1. A minha duvida na questão era exactamente esta, rockrider 8.1 ou x-pro9, na minha opinião fiz a escolha certa, e estou bastante contente com a mesma. No entanto e como este modelo foi descontinuado pela Berg, todos os meus companheiros de pedalada que tem o mesmo orçamento que eu tinha levam com o Carimbo Rockrider 8.1!
Opinem a vontade, upgrades e criticas. Eu vou mantendo o tópico o mais actual quanto possível.
abraços!
Ricardo Rocha
Berg Xpro-9 2008 by Berg Cycles -
Data de Aquisição : 27/12/2008
Preço: 590eur
Equipamento original/updates Versão 12 Setembro 2011
Quadro: Alumínio 7050
Suspensão: Sr Suntour XCR c/TA Rock Shox Reba Race 100mm
Desviador da Frente : Sram X9
Desviador da trás : Sram X9
Triggers : Sram X9
Cassete: Sram PG 980
Travões: Shimano Deore Avid juicy Carbon
Manípulos Travões: Shimano Deore Avid juicy Carbon
Caixa de Direcção: A-Head
Pedaleira: Truvativ Firex GXP 3.3
Pedais: Shimano M520 Crank Brothers Egg Beather SL
Rodas:Cubos/Aros/Raios: Shimano Deore CL/Weinmann Alumínio Dupla Parede/ nd RCZ Race XC 2012/ Pillar double butted 2,0/1,8/2,0 mm
24 front and 28 rear/ RCZ Race
Chavetaseore
Travão Frente/Trás: Deore CL 160 / Deore CL 160 Ashima air Rotor 160 / Ashima Air Rotor 140
Pneus: Tioga Extreme XC 26/2.18 WTB Prowler 2.1
Guiador: Berg 25.4 KCNC SC Bone 31.6
Punhos: Berg KCNC Eva Vermelhos
Avanço: Berg 90mm ONOFF Extreme Lite
Espigão: Berg KCNC Ti pro lite 8000 Scandium
Aperto Espigão: Berg KCNC 31.6
Selim: Berg Berg 2011 Home made tunned
Data de Aquisição : 27/12/2008
Preço: 590eur
Equipamento original/updates Versão 12 Setembro 2011
Quadro: Alumínio 7050
Suspensão: Sr Suntour XCR c/TA Rock Shox Reba Race 100mm
Desviador da Frente : Sram X9
Desviador da trás : Sram X9
Triggers : Sram X9
Cassete: Sram PG 980
Travões: Shimano Deore Avid juicy Carbon
Manípulos Travões: Shimano Deore Avid juicy Carbon
Caixa de Direcção: A-Head
Pedaleira: Truvativ Firex GXP 3.3
Pedais: Shimano M520 Crank Brothers Egg Beather SL
Rodas:Cubos/Aros/Raios: Shimano Deore CL/Weinmann Alumínio Dupla Parede/ nd RCZ Race XC 2012/ Pillar double butted 2,0/1,8/2,0 mm
24 front and 28 rear/ RCZ Race
Chavetaseore
Travão Frente/Trás: Deore CL 160 / Deore CL 160 Ashima air Rotor 160 / Ashima Air Rotor 140
Pneus: Tioga Extreme XC 26/2.18 WTB Prowler 2.1
Guiador: Berg 25.4 KCNC SC Bone 31.6
Punhos: Berg KCNC Eva Vermelhos
Avanço: Berg 90mm ONOFF Extreme Lite
Espigão: Berg KCNC Ti pro lite 8000 Scandium
Aperto Espigão: Berg KCNC 31.6
Selim: Berg Berg 2011 Home made tunned
Quadro
Tem uma geometria que me agrada bastante, não gosto de quadros muito acentuados, nem muito “conservadores” em termos de inclinação, qualidade de construção que até agora não me provoca nenhuma critica, é um BERG mas podia muito bem com outra Decor e vinil passar por outra marca. Tem um peso que pelo que me foi dito ronda as 1700gr no tamanho L o que não é nada mau. Em termos estéticos não é nada por ai além no entanto pelas razões que referi anteriormente esse pormenor estético não foi Determinante para a recusa da compra deste modelo.
Transmissão
Tudo o que eu previa quando pensava em Sram X9+PG980 foi largamente ultrapassado. O conjunto x9 é de uma eficácia extrema, mesmo em situações mais agressivas com lama e muita areia a mistura. Em termos de afinações, em 700kms feitos só levou 1 afinação no momento em que encurtei os cabos, desde então, sempre 5 estrelas, com a manutenção indicada. Sem duvida uma Grande aposta desde modelo, fiquei fã da Sram. A pedaleira Truvativ desempenha o seu funcionamento e não compromete em termos de fiabilidade, ao contrário do que ouvi noutros casos do mesmo modelo, o eixo continua sem problemas de rolar e sem ruídos parasitas, a qualidade de construção parece me ser bastante boa.
Suspensao
A suntour XCR é uma suspensão muito pesada (cerca de 2.2kg penso eu). Isto compromete todo o desempenho da bicicleta, sinto a frente muito pesada e o funcionamento da suspensão não justifica sequer este peso, é uma suspensão muito dura e as Afinações existem mas é como se não existissem praticamente. Utilizo o ajuste de curso nos 80mm’s, gosto de ter a Frente baixa, e o amortecimento da suspensão parece me maior nesse curso. Em breve está agendada a primeira intervenção na suspensão, abrir tudo e ver o que se pode fazer para torna-la mais meiga, ouvi ai umas dicas que parece que resultam. No entanto é um dos primeiros componentes de Preço considerável a ser Trocado pois é aquele que na minha opinião vai mudar mais significativamente o comportamento global da bicicleta em todo o tipo de terreno.
Rodas
Mais um componente que, não sendo muito leve, não compromete em termos de desempenho a bicicleta. O conjunto Aros/cubos/raios tem sido bastante fustigado por pancadas secas e inesperadas (não absorvidas pela suspensão) no entanto, encontram-se tal qual no primeiro dia que utilizei a bicicleta. A manutenção dos cubos tem sido feita por mim, fácil e rápida, sempre limpos e lubrificados. Único senão em relação a este conjunto é o facto de os cubos serem o modelo de disco Centerlock, estou para trocar de travões e não estava com intenções em continuar com este tipo de fixação. A troca destes componentes também é uma das minhas intenções, mas pelas razoes anteriormente descritas, é uma troca com menos urgência relativamente à suspensão.
Sistema de Travagem
Fiáveis, não muito bruscos, com potencia qb. Não tenho nada de negativo a apontar ao sistema de travagem shimano, no entanto e como já experimentei travões de disco de gama superior não posso tecer grandes elogios aos meus, posso apenas adiantar que como já disse não comprometem e cumprem até agora todas as minhas solicitações.
Pneus
Os Tioga, só estão lá até chegarem ao limite (e já não falta muito). Especialmente o pneu da Frente, Tioga Extreme, é muito pouco Certo em curva (no monte) o que por vezes provoca alguns sustos principalmente a Descer mais rápido, o pneu de trás tem boa tracção, e é bastante útil em terra, está a ficar bastante desgastado já nos tacos, os passeios que dou de monte tem muita pedra solta e penso que uma das razões que está a levar ao desgaste excessivo do pneu é esse. Em breve vou “chatear” aqui o pessoal do forumbtt para me darem umas dicas sobre uns pneus e também pela possibilidade de trocar para tubeless.
Perifericos
Em relação ao Avanço/espigão/volante, é tudo da Marca Berg, algo pesados e estão já a ser trocados por alguns componentes da ritchey WCS e também por outros mais leves, é feito com calma e aproveitando bons negócios. Para já uns dos investimentos foram os Bar-ends da ritchey que realmente dão bastante jeito. Esta semana Deve chegar mais um upgrade para ela neste campo. O selim da Berg também não compromete e não tenho tido “queixas” dos membros do corpo, mas quando puder troco por um esteticamente mais apelativo.
Conclusão Final
Na minha opinião na fasquia dos 600euros, este era um modelo que superava sensivelmente a concorrência mais directa (rockrider 8.1) especialmente em termos de transmissão, de resto perdia um pouco em suspensão, mas como eu também não acho a tora muito melhor que a XCR em termos de funcionamento, e peso, iria ser um componente a trocar na 8.1. A minha duvida na questão era exactamente esta, rockrider 8.1 ou x-pro9, na minha opinião fiz a escolha certa, e estou bastante contente com a mesma. No entanto e como este modelo foi descontinuado pela Berg, todos os meus companheiros de pedalada que tem o mesmo orçamento que eu tinha levam com o Carimbo Rockrider 8.1!
Opinem a vontade, upgrades e criticas. Eu vou mantendo o tópico o mais actual quanto possível.
abraços!
Ricardo Rocha
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