Berg X-pro 9 turns to Vertex Carbon 9.0 sub 9.5

Status
Not open for further replies.

RicardoCupra

New Member
Boa tarde Pessoal, como utilizador do forumbtt, mais de leitura do que escrita, e como tenho aprendido bastante aqui pelo mesmo, decidi ser altura de vos apresentar a minha btt, já com 700kms feitos em 7 meses e com algumas paragens pelo meio provocadas por exames ou mesmo saúde, bastante custosas pois é um desporto que tem vindo a desenvolver em mim grande gosto pelos passeios matinais ou nocturnos com o pessoal do pedal!


Berg Xpro-9 2008 by Berg Cycles -
Data de Aquisição : 27/12/2008
Preço: 590eur




dsc07029s.jpg



Equipamento original/updates Versão 12 Setembro 2011
Quadro: Alumínio 7050
Suspensão: Sr Suntour XCR c/TA Rock Shox Reba Race 100mm
Desviador da Frente : Sram X9
Desviador da trás : Sram X9
Triggers : Sram X9
Cassete: Sram PG 980
Travões: Shimano Deore Avid juicy Carbon
Manípulos Travões: Shimano Deore Avid juicy Carbon
Caixa de Direcção: A-Head
Pedaleira: Truvativ Firex GXP 3.3
Pedais: Shimano M520 Crank Brothers Egg Beather SL
Rodas:Cubos/Aros/Raios: Shimano Deore CL/Weinmann Alumínio Dupla Parede/ nd RCZ Race XC 2012/ Pillar double butted 2,0/1,8/2,0 mm
24 front and 28 rear/ RCZ Race

Chavetas:Deore
Travão Frente/Trás: Deore CL 160 / Deore CL 160 Ashima air Rotor 160 / Ashima Air Rotor 140
Pneus: Tioga Extreme XC 26/2.18 WTB Prowler 2.1
Guiador: Berg 25.4 KCNC SC Bone 31.6
Punhos: Berg KCNC Eva Vermelhos
Avanço: Berg 90mm ONOFF Extreme Lite
Espigão: Berg KCNC Ti pro lite 8000 Scandium
Aperto Espigão: Berg KCNC 31.6
Selim: Berg Berg 2011 Home made tunned






dsc07028u.jpg







Quadro

Tem uma geometria que me agrada bastante, não gosto de quadros muito acentuados, nem muito “conservadores” em termos de inclinação, qualidade de construção que até agora não me provoca nenhuma critica, é um BERG mas podia muito bem com outra Decor e vinil passar por outra marca. Tem um peso que pelo que me foi dito ronda as 1700gr no tamanho L o que não é nada mau. Em termos estéticos não é nada por ai além no entanto pelas razões que referi anteriormente esse pormenor estético não foi Determinante para a recusa da compra deste modelo.



dsc06695r.jpg



Transmissão

Tudo o que eu previa quando pensava em Sram X9+PG980 foi largamente ultrapassado. O conjunto x9 é de uma eficácia extrema, mesmo em situações mais agressivas com lama e muita areia a mistura. Em termos de afinações, em 700kms feitos só levou 1 afinação no momento em que encurtei os cabos, desde então, sempre 5 estrelas, com a manutenção indicada. Sem duvida uma Grande aposta desde modelo, fiquei fã da Sram. A pedaleira Truvativ desempenha o seu funcionamento e não compromete em termos de fiabilidade, ao contrário do que ouvi noutros casos do mesmo modelo, o eixo continua sem problemas de rolar e sem ruídos parasitas, a qualidade de construção parece me ser bastante boa.



Suspensao

A suntour XCR é uma suspensão muito pesada (cerca de 2.2kg penso eu). Isto compromete todo o desempenho da bicicleta, sinto a frente muito pesada e o funcionamento da suspensão não justifica sequer este peso, é uma suspensão muito dura e as Afinações existem mas é como se não existissem praticamente. Utilizo o ajuste de curso nos 80mm’s, gosto de ter a Frente baixa, e o amortecimento da suspensão parece me maior nesse curso. Em breve está agendada a primeira intervenção na suspensão, abrir tudo e ver o que se pode fazer para torna-la mais meiga, ouvi ai umas dicas que parece que resultam. No entanto é um dos primeiros componentes de Preço considerável a ser Trocado pois é aquele que na minha opinião vai mudar mais significativamente o comportamento global da bicicleta em todo o tipo de terreno.


Rodas

Mais um componente que, não sendo muito leve, não compromete em termos de desempenho a bicicleta. O conjunto Aros/cubos/raios tem sido bastante fustigado por pancadas secas e inesperadas (não absorvidas pela suspensão) no entanto, encontram-se tal qual no primeiro dia que utilizei a bicicleta. A manutenção dos cubos tem sido feita por mim, fácil e rápida, sempre limpos e lubrificados. Único senão em relação a este conjunto é o facto de os cubos serem o modelo de disco Centerlock, estou para trocar de travões e não estava com intenções em continuar com este tipo de fixação. A troca destes componentes também é uma das minhas intenções, mas pelas razoes anteriormente descritas, é uma troca com menos urgência relativamente à suspensão.


22052009349.jpg



Sistema de Travagem


Fiáveis, não muito bruscos, com potencia qb. Não tenho nada de negativo a apontar ao sistema de travagem shimano, no entanto e como já experimentei travões de disco de gama superior não posso tecer grandes elogios aos meus, posso apenas adiantar que como já disse não comprometem e cumprem até agora todas as minhas solicitações.


Pneus

Os Tioga, só estão lá até chegarem ao limite (e já não falta muito). Especialmente o pneu da Frente, Tioga Extreme, é muito pouco Certo em curva (no monte) o que por vezes provoca alguns sustos principalmente a Descer mais rápido, o pneu de trás tem boa tracção, e é bastante útil em terra, está a ficar bastante desgastado já nos tacos, os passeios que dou de monte tem muita pedra solta e penso que uma das razões que está a levar ao desgaste excessivo do pneu é esse. Em breve vou “chatear” aqui o pessoal do forumbtt para me darem umas dicas sobre uns pneus e também pela possibilidade de trocar para tubeless.


Perifericos

Em relação ao Avanço/espigão/volante, é tudo da Marca Berg, algo pesados e estão já a ser trocados por alguns componentes da ritchey WCS e também por outros mais leves, é feito com calma e aproveitando bons negócios. Para já uns dos investimentos foram os Bar-ends da ritchey que realmente dão bastante jeito. Esta semana Deve chegar mais um upgrade para ela neste campo. O selim da Berg também não compromete e não tenho tido “queixas” dos membros do corpo, mas quando puder troco por um esteticamente mais apelativo.

dsc06690.jpg

Conclusão Final


Na minha opinião na fasquia dos 600euros, este era um modelo que superava sensivelmente a concorrência mais directa (rockrider 8.1) especialmente em termos de transmissão, de resto perdia um pouco em suspensão, mas como eu também não acho a tora muito melhor que a XCR em termos de funcionamento, e peso, iria ser um componente a trocar na 8.1. A minha duvida na questão era exactamente esta, rockrider 8.1 ou x-pro9, na minha opinião fiz a escolha certa, e estou bastante contente com a mesma. No entanto e como este modelo foi descontinuado pela Berg, todos os meus companheiros de pedalada que tem o mesmo orçamento que eu tinha levam com o Carimbo Rockrider 8.1!


Opinem a vontade, upgrades e criticas. Eu vou mantendo o tópico o mais actual quanto possível.


abraços!

Ricardo Rocha
 
Last edited:

BAScarvalho

New Member
Re:[Analise] Berg X-Pro 9

Parabens
Tens uma boa bike
Devias mudar a suspensão da frente para um Fox 32, o espigao do selim, e o selim assim ficavas com uma maquina
Mas o que falta e o dinheiro
 

jota

Member
Re:[Analise] Berg X-Pro 9

Esta Berg para o preço que custa é uma proposta muito forte!

No futuro, apostava numas crossride, Suntour Epicon e mudança de periféricos (avanço, espigão e guiador). De resto, não mudava mais nada.

Acho que os upgrades devem ser feitos sempre com pés e cabeça e de acordo com a bike que temos.
 

Próspero

New Member
Re:[Analise] Berg X-Pro 9

Viva,

Antes de mais parabéns pela compra, tenho uma igual mas de 2007 e embora neste momento também tenha uma FS, ando muitas vezes na X-PRO 9. As alterações que fiz mal a comprei foram:

Suspensão RockSox Revelation 426 air u-turn - - -> Mas que diferença!
Rodas Mavic Crossland - - - - - - - - - - - - - - - - - - -> Ainda não são as mais leves mas são excelentes, levam porrada que se farta e sempre impecáveis
Pneus Crossmax UST 2.1 frente e trás - - - - - - - -> Muito bons
Pedaleira XT - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -> Aconselho o investimento :)
Selin SMP Track - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -> Pesado mas confortável
Punhos Ritchey WCS ergo - - - - - - - - - - - - - - - - > Leves e confortáveis
Barends Ritchey WCS iguais aos teus - - - - - - - - - > Dão-me segurança e posições extra

Realmente a transmissão é o grande forte desta bike, sendo o elo mais fraco a pedaleira (que entretanto mudei, mas que mantenho como suplente). Já fiz muitas maratonas com lama, chuva, etc. e a transmissão não falha, é forte e feio mas não falha! Os travões realmente podiam ser melhores mas pelo preço...

Foi a minha primeira bike de BTT e continuará cá por casa por muitos anos, é fiável e agradável, mais uma vez parabéns
 

RicardoCupra

New Member
Re:[Analise] Berg X-Pro 9

obrigado pelas opiniões.

Em relação à modificação na suspensão, a minha escolha vai Recair sobre a Reba ou pela Epicon, sendo que se investir na Epicon posso logo comprar as fulcrum redmetal5 ou os Avid7, que era uma das escolhas que também gostava de fazer, por outro lado se comprar a Reba, o investimento ja é algo mais significativo e devo ficar "parado" mais algum tempo até juntar de novo dinheiro.

Esta semana chega o Avanço ritchey WCS, já vai dar outra vida a bike, e modificar um pouco a posição de condução, sinto falta de um avanço mais comprido. Estou também a pensar investir num espigão CNC que vi no ebay cujo peso ronda as 200g.

O selim devo comprar um BBB anatomicdesign branco ou preto (depois a combinar com a suspensão)



já agora deixo aqui uma pergunta, acham que vale a pena a troca destes travões por uns Avid 3 ? troca por troca, sendo os avid novos, ganho algo em termos de rendimento face a estes shimano ou é ela por ela ?

Os avid 3 suportam matchmaker?


abraços e obrigado!
 

nuno faia

New Member
Re:[Analise] Berg X-Pro 9

boas
tens ai uma boa base/bike para futura evoluçao!
quanto aos travoes,acho que os juicy3 serao muito equivalentes aos que tens agora!a trocar acho que trocava por algo superior do tipo avid elixir r,que se encontram em alguns sites a 150€ o par
 

Fábio A.

New Member
Re:[Analise] Berg X-Pro 9

Boas Ricardo !

Antes de mais, boa analise :wink:
Quanto à tua menina, concordo com tudo o que disse o jota !
A tua transmissão é bem boa, e os travões também não devem ser nada maus !
Fica só mesmo a faltar umas rodas melhorzitas, suspensão, e perifericos para ficares com uma grande máquina :)

Boas pedaladas, e vai actualizando com fotos :p

Cumpz

Ps- Já agora.. quanto ao trocar os Deore por uns Avid3.. Eu tenho uns SLX, e o meu pai tem uns Avid3, e os meus são ligeiramente superiores :wink:
Já tive a oportunidade de exprimentar uns Deore e gostei (na altura tinha uns Avid BB5), mas ... já foi à algum tempo :lol: Experimenta os SLX ! :wink:
 

RicardoCupra

New Member
Re:[Analise] Berg X-Pro 9

nuno faia said:
boas
tens ai uma boa base/bike para futura evoluçao!
quanto aos travoes,acho que os juicy3 serao muito equivalentes aos que tens agora!a trocar acho que trocava por algo superior do tipo avid elixir r,que se encontram em alguns sites a 150€ o par

exactamente, testei hoje uma btt com juicy3 e nao me compensa a troca, mesmo que seja por custo zero. Vou juntar mais umas massas e investir depois nos 5 ou 7, ou perder a cabeça nalguma promoção louca. Em relação aos travões quero manter mudar para a avid, prefiro À shimano.

Fábio.A

acabou de chegar o avanço ritchey WCS para a menina, e esta semana já encomendo o espigao cnc com 200gr, parece-me bastante boa compra.

As rodas quando trocar troco numa época que precise de comprar discos, pois estas são Centerlock e quero mudar para 6furos, assim escuso de gastar dinheiro desnecessário em discos e/ou em adaptadores



abraços! e boas pedaladas
 

RicardoCupra

New Member
Re:[Analise] Berg X-Pro 9

Novidades!!



cá está ele... :D


dsc07050c.jpg



e agora montado


dsc07054.jpg



reduzi o peso em relação ao avanço anterior sensivelmente para metade...


grão a grão, fica a meu gosto... próxima semana espigão de selim.



abraços
 
Re:[Analise] Berg X-Pro 9

Boas.

Tenho a dizer que a máquina está muito boa.
Comprei uma Rockrider 8.1 sensivelmente na mesma data que esta. Nas lojas sportzone que visitei nunca vi este modelo, senão teria ficado a pensar mais um pouco. Apenas vi uma XPro 7 (ou algo parecido, já não me recordo exactamente) por cerca de 450€ mas com componentes também mais baixos.

Como estás com uma análise podias ir deixando uma actualização dos componentes da bike e o preço da cada upgrade.
E aos componentes que retiras, ficas com eles ou tentas vender?

Fica bem.
 

Iloper

Member
Re:[Analise] Berg X-Pro 9

tens aí uma bike com um optimo equipamento. agora são so uns upgrades de rodas e suspa e tens bike pra muitos anos com um optimo rendimento

parabens pela análise tb, muito detalhada!
 

RicardoCupra

New Member
Re:[Analise] Berg X-Pro 9

Excentrico said:
Boas.

Tenho a dizer que a máquina está muito boa.
Comprei uma Rockrider 8.1 sensivelmente na mesma data que esta. Nas lojas sportzone que visitei nunca vi este modelo, senão teria ficado a pensar mais um pouco. Apenas vi uma XPro 7 (ou algo parecido, já não me recordo exactamente) por cerca de 450€ mas com componentes também mais baixos.

Como estás com uma análise podias ir deixando uma actualização dos componentes da bike e o preço da cada upgrade.
E aos componentes que retiras, ficas com eles ou tentas vender?

Fica bem.


excêntrico, realmente esta bike estava com uma promoção brutal, e tive de entrar em contacto com o responsavel pela berg cycles, o marco fidalgo e com mais um amigo meu que trabalhava numa loja Sportzone (a do arrabidashoping) para ele me conseguir arranjar não uma, mas DUAS iguais a esta, comprou também um grande amigo meu, pelo que sei foram das ultimas em stock a nivel nacional e foram enviadas para o porto, tive muita sorte. Em relação aos componentes vou mantendo a lista inicial actualizada, rasurando o que vinha de origem e actualizando os componentes novos.

Os relação a pesos, bem ainda não pesei nada pois não tenho balança digital em casa, vou ver se arranjo uma fiável.


Iloper said:
tens aí uma bike com um optimo equipamento. agora são so uns upgrades de rodas e suspa e tens bike pra muitos anos com um optimo rendimento

parabens pela análise tb, muito detalhada!


obrigado iloper, eu tenciono manter o tópico actualizado, não só com a continuação da analise mas tb com alguns relatos de pedaladas, já agora costumo pedalar pelo porto/gaia alguns passeios por canelas, companhia pm :)


abraços e bom Domingo!
 

Próspero

New Member
Re:[Analise] Berg X-Pro 9

Viva Ricardo,

Como te disse tenho uma mas de 2007 (quando a comprei era igualzinha à tua), mas mal pude troquei a suspensão, e que diferença, ficou com uma condução muito mais segura, aconselho.

Se um dias destes puder mando-te uma PM para combinarmos umas voltas e assim podes experimentar a minha, eu sou de Ermesinde e costumo pedalar nessa zona, Ermesinde, Valongo, Lordelo, etc.

Como não conheço a zona de Gaia para pedalar, juntava o útil ao agradável

Diverte-te!
 

RicardoCupra

New Member
Re:[Analise] Berg X-Pro 9

Próspero


quando quiseres, mais pessoal ao grupo é sempre bem vindo.


Estou em negociações para uns Avid Elixir R, parece que os travões vem primeiro que a Suspensão...

alguém usa estes travões que me possa dar algum feedback? não percebo muito bem onde se enquadram, entre os five e os Seven?


abraços
 

jota

Member
Re:[Analise] Berg X-Pro 9

RicardoCupra said:
Estou em negociações para uns Avid Elixir R, parece que os travões vem primeiro que a Suspensão...

abraços

Pessoalmente não fazia já essa alteração! Acho que mais valia investires na suspensão! Os travões Shimano chegam e sobram! Na suspensão ganhavas umas boas gramas e melhoravas bastante o comportamento da bike. Como já sugeri anteriormente, a EPICON ficava muito bem nessa bicicleta.
 

RicardoCupra

New Member
Re:[Analise] Berg X-Pro 9

jota


a ideia de trocar a suspensão era mesmo a principal, no entanto surgiu a oportunidade de vender os meus travões tal como estão e por mais uns trocos (poucos) meter os Elixir R ou mesmo uns Five, por isso estou embalado para esta modificação.

A Epicon é uma forte aposta, ou a Epicon ou uma Reba la pro fim do ano quando vierem as promoções.


um abraço e boas pedaladas.
 

jota

Member
Re:[Analise] Berg X-Pro 9

RicardoCupra said:
jota


a ideia de trocar a suspensão era mesmo a principal, no entanto surgiu a oportunidade de vender os meus travões tal como estão e por mais uns trocos (poucos) meter os Elixir R ou mesmo uns Five, por isso estou embalado para esta modificação.

Assim já é outra música! Se podes vender, vende! Eu é que não sou apologista de trocar para ficar com material empatado!
 

RicardoCupra

New Member
Re:[Analise] Berg X-Pro 9

jota said:
RicardoCupra said:
jota


a ideia de trocar a suspensão era mesmo a principal, no entanto surgiu a oportunidade de vender os meus travões tal como estão e por mais uns trocos (poucos) meter os Elixir R ou mesmo uns Five, por isso estou embalado para esta modificação.

Assim já é outra música! Se podes vender, vende! Eu é que não sou apologista de trocar para ficar com material empatado!


exactamente, também não gosto de guardar, até porque não tenciono montar mais nenhuma bike para além desta.

Em principio entao será isso, troca dos Deore por Avid 5 ou Elixir R


abraços
 

RicardoCupra

New Member
Re:[Analise] Berg X-Pro 9

Pessoal, grande duvida...



Epicon RLD 2010 ou Reba SL 2009 ?


diferença de preço ronda os 80/90euros, quase já dava para meter as Redmetal5...


Estou como o touro no meio da ponte... :roll: :roll:
 
Status
Not open for further replies.
Top