Antes de mais, peço desculpa ao Di Santos pelo hijacking, mas penso que é melhor juntar toda a informação sobre este modelo num só tópico. Se for caso disso, peço à moderação para fazer o que achar melhor.
Aqui está a minha primeira análise à Trailrock 4.7. Lembro que sou um principiante e que sinto ainda não ter mãos para os trilhos da zona pelo que, por enquanto, tenho andado apenas em estrada. Assim posso aprender a conhecer as qualidades/fraquezas da bike... e as minhas também!
Mas não é por andar na estrada que ando aqui a passear o capacete, o percurso que costumo fazer não é pêra doce:
http://i.imgur.com/orX1b.jpg
http://i.imgur.com/9llWg.jpg
(imagino que para alguns isto até seja pêra doce... pois para mim não é!)
(entretanto já fiz um melhor tempo que este - 1h e 8min - com velocidade máxima de 60 e poucos Km/h)
http://i.imgur.com/lteuo.jpg
Impressões gerais da bicicleta são muito boas mas o meu ponto de comparação é um chaço velho, mau era! O que mais me marcou é a sua agilidade... mesmo com um quadro de pouco prestígio (e 20") consigo fazer curvas apertadas a altas velocidades com confiança, algo que eu não arriscava antes. Com +/- 14Kg a Trailrock não é leve, mas isso muda-se
Aliás, pesquisar upgrades - e depois comprá-los e instalá-los - é uma parte bem divertida deste hobby. Divertida e cara, já gastei 50€ num selim novo e tenho mais uns "pormenores" a mudar na lista :|
Vamos aos componentes.
Suspensão
http://i.imgur.com/RGDin.jpg
http://i.imgur.com/kIT7c.jpg
A Trailrock vem com uma RockShox Tora TK com controlo remoto (Poplock). É a minha primeira bicicleta com suspensão por isso estou, naturalmente, muito satisfeito! Ando neste momento a afinar o rebound... Também em estrada tenho-a quase sempre bloqueada mas há um ou outro segmento que se não é trilho, parece! Nesses troços a suspa reage com entusiasmo, mesmo quando ela é requisitada várias vezes num curto espaço de tempo. Não pensei encontrar um comportamento tão bom numa suspensão de molas, imagino a alegria de ter uma a ar comprimido (mais um upgrade na lista).
Travões
http://i.imgur.com/fRaB8.jpg
http://i.imgur.com/2xhpy.jpg
A bicla vem equipada com uns Avid Juicy 3. Tal como podem ver no gráfico do meu percurso habitual, começo a descer para depois subir a pique e o contrário acontece na viagem de volta. Os travões têm portanto tido pouco uso embora quando necessite de travar, é para travar a sério (travagens bruscas depois de descidas bem inclinadas). Assim que eu começar a ir para os trilhos a história será outra, nessa altura irei ter mais certezas sobre a sua performance.
Em termos de modulação não há comparação, bem melhor que v-brakes. As próprias manetes inspiram confiança, pode ser um pormenor mas é importante para mim. Se se deram ao trabalho de fazer boas manetes então o resto do material também ha-de ser bom. Bom sendo relativo, tenho consciência que estou a analisar material de gama baixa (mais um termo relativo) mas é salto tremendo comparado com a minha bicla anterior por isso é favor perdoar o excesso de entusiasmo.
Ponto negativo foram os próprios discos. Vinham ligeiramente empenados e roçavam constantemente nas patilhas, muito irritante. Nada que uma chave inglesa não tenha resolvido (obrigado internet!). Sei que são discos com apenas 2mm e que é um problema muito comum mas para uma bicicleta novinha em folha este tipo de coisas fica mal.
Transmissão
http://i.imgur.com/L5XEW.jpg
http://i.imgur.com/h69iD.jpg
http://i.imgur.com/TyR9A.jpg
Transmissão completa Sram X7, um dos grandes argumentos a favor deste modelo. Com 3x10 velocidades, cassete 11-32 e pedaleiro 22-33-44 tenho (quase) sempre a mudança que quero. Só mesmo nas descidas mais acentuadas é que daria jeito mais uma ou outra velocidade, mas são ocasiões muito raras. A subir nada a dizer, nem sequer chego a usar o carreto 32 atrás.
As mudanças à frente são suaves embora o manípulo necessite de *muita* força para fazer o trabalho. É feitio ou problema de ajuste, alguém sabe dizer? Não me incomoda muito, é mais por curiosidade. Pode ser um pouco chato de usar no fim do percurso quando a força já não abunda, mas ao menos o movimento alargado garante uma transição suave, a corrente nunca ficou indecisa no meio de dois pratos.
Atrás funciona tudo bem. O único senão é uma certa violência numa mudança ou outra. Acontece tão esporadicamente que não ligo a isso, mas acho curioso. Reparei que só acontece nas subidas, talvez seja pressão a mais nos pedais?
Rodas e Pneus
Rodas Weinmann Zac 19. Aqui a crítica começa mal: vieram ligeiramente empenadas, tanto à frente como atrás. Já comprei uma chave de raios, quando chegar eu trato-lhes da saúde. Ao menos não afecta o funcionamento dos travões, só por isso já valeu a pena deixar os v-brakes para trás.
Além disso, não sei bem o que dizer. Não sou qualificado para afirmar se a roda rola bem ou não e se os cubos são adequados. Portanto, em conclusão posso dizer que... ora bem... eu dou ao pedal e... as rodas rodam
Pneus são os Kenda Klaw XT 2.10. Com tacos bem pronunciados e separados parecem ser bons para off-road e maus para estrada. Mais uma vez, só quando eu for para os trilhos é que poderei dar mais informação. No entanto posso já dizer que até não são muito maus para estrada, já cheguei aos 60Km/h e não fazem muito barulho a rolar, já é qualquer coisa. Tenho usado 50 psi, não queria arriscar mais embora no pneu esteja escrito máximo de 65... Pode-se confiar nessas indicações? Quanto menos resistência a rolar, melhor!
Vários
Pedais Wellgo (em metal! E eu a pensar que eles eram todos de plástico). Não são nada de especial, numa daquelas mudanças "violentas" que falei anteriormente tive um pé quase a fugir completamente fora do pedal. Ah, e eles já provaram sangue humano, vou ficar de olho neles e esperar que não lhe tenham apanhado o gosto.
Selim Berg. Feio feio feio... é "gordo" e demasiado branco. Devia ser mais leve e mais discreto e com mais preto. Tipo o Selle San Marco SKN que já mandei vir. Mal posso esperar! Bicla nova e já estoirei 50€ num selim, está bonito está.
A nível de conforto até não tenho nada a dizer, com os meus calções almofadados (de marca obscura, B-United... alguém conhece?) anda-se bem.
Espigão, avanço e guiador Berg. Espigão básico, avanço básico, guiador básico com punhos básicos. O guiador e avanço são o próximo upgrade, não gosto nada destes guiadores levantados e o avanço parece tão curto. Um avanço mais comprido até pode não ser adequado para mim, mas que ficava melhor, ficava!
Também vou trocar o espigão num futuro próximo.
http://i.imgur.com/tFtx2.jpg
http://i.imgur.com/KrS9q.jpg
http://i.imgur.com/jEksL.jpg
http://i.imgur.com/LwD1A.jpg
Pronto, por agora é só, espero ter sido minimamente informativo. Assim que eu convencer uns amigos a partir para a aventura nos trilhos (ou então quando ganhar coragem para ir sozinho) irei certamente ter mais críticas (mais positivas que negativas, espero).
...ah, e novas fotos quando eu receber o selim (mas só se ficar bem na bike!)