BERG Trailrock 4.7 HD 2011

Di Santos

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Ficha técnica:
Referência00041851
QuadroAluminio AL4 6061
ForquetaROCK SHOX TORA SL 100mm C/ BLOQUEIO GUIADOR.
Mudança Fr/ TrSram X7 30 velocidades
Manípulos MudançasSram X7 3x10Vel
TravõesAvid Juicy 3 - Disco hidráulico 160mm
CubosFormula
ArosWeinmann Zac 19 Alumínio
PneusKenda Klaw 26x2.1 Dir/Tra
Jogo PedaleiroSram X7 GXP
PedaisWellgo
SelimBerg - Cycles
Espigão SelimBerg - Alumínio D: 30.9mm
UtilizaçãoFrequente em trilhos XC;Suspensão Rock Shox Torah 100mm c/ bloqueador para maior melhor performance quer em trilho quer em estrada; Transmissão 30vel para grande variedade de desmultiplicação
Peso14 kg
 
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Di Santos

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Hoje de manha comprei esta bike na sportzone.
adorei a bike, fiz hoje 15 quilómetros para experimentar, quer em todo terreno, quer em estrada, tem um comportamento bastante agradável.
a suspensão é o ponto mais forte da bike,mas tambem todo o jogo de mudanças, a pedaleira,e os travões são bastante satisfatórios em relação ao preço da bike.
fiquei feliz por a ter adquirido, aconselho vivamente.
amanha nova dose.
boas pedaladas
 

tiago ferreira

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Tens que fazer uma análise melhor, porque o que escreveste até agora está muito vago... Fala-nos sobre o comportamento da bike a subir, a descer, o conforto, etc. Diz também como é que os componentes se portam, como a suspensão, os travões, e a transmissão em diferentes trilhos e condições. Assim o pessoal já consegue ter uma ideia de como a bike se comporta.
E tenta também colocar fotos.

Cumps
 

Di Santos

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após 70 km com a BERG Trailrock continuo satisfeito.
passei numa poça cheia de lama e, após uma descida a 40m km/h em todo terreno a corrente saiu(não cai por pouco), mas penso que seja normal tinha muita areia e lama.
já dei os 50km/h sem problema nenhum.nas subidas as 30 velocidades dão muito jeito.
em breve deixo também umas fotos.
se alguém tiver esta bike ,que deixe aqui a sua opinião.
boas pedaladas.
 
Men ! Vê lá se te controlas nas descidas em "todo terreno", senão vamos perder a tão esperada análise à bike e aos componentes !
Como indicado na Ficha Técnica, a bike tem "suspa" para utilização frequente ! ! !
Tens que incrementar a frequência para evitar as quedas !
E já agora para quando uns upgrades para tirar "lastro" à lady ? !
 

rakal

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Comprei uma destas há uns dias para substituir a minha Bianchi rasca em aço do século passado (caiu-me no colo há uns tempos, não teria dado dinheiro por ela!). Ainda só andei em estrada (80Km) e só tenho a Bianchi como referência*, por isso não sei até que ponto a minha opinião poderá ser útil!

Já fotos arranja-se, vou ver se tiro umas amanhã ;)



*suspa Zoom perra, v-brake Promax na hora da morte atrás e Shimano XT à frente (compra de impulso, no comment), transmissão manhosa Acera/Altus, pedaleiro Shimano mistério, rodas bem desalinhadas, etc.
 
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rakal

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Antes de mais, peço desculpa ao Di Santos pelo hijacking, mas penso que é melhor juntar toda a informação sobre este modelo num só tópico. Se for caso disso, peço à moderação para fazer o que achar melhor.


Aqui está a minha primeira análise à Trailrock 4.7. Lembro que sou um principiante e que sinto ainda não ter mãos para os trilhos da zona pelo que, por enquanto, tenho andado apenas em estrada. Assim posso aprender a conhecer as qualidades/fraquezas da bike... e as minhas também!

Mas não é por andar na estrada que ando aqui a passear o capacete, o percurso que costumo fazer não é pêra doce:

http://i.imgur.com/orX1b.jpg


http://i.imgur.com/9llWg.jpg

(imagino que para alguns isto até seja pêra doce... pois para mim não é!)

(entretanto já fiz um melhor tempo que este - 1h e 8min - com velocidade máxima de 60 e poucos Km/h)





http://i.imgur.com/lteuo.jpg

Impressões gerais da bicicleta são muito boas mas o meu ponto de comparação é um chaço velho, mau era! O que mais me marcou é a sua agilidade... mesmo com um quadro de pouco prestígio (e 20") consigo fazer curvas apertadas a altas velocidades com confiança, algo que eu não arriscava antes. Com +/- 14Kg a Trailrock não é leve, mas isso muda-se :D Aliás, pesquisar upgrades - e depois comprá-los e instalá-los - é uma parte bem divertida deste hobby. Divertida e cara, já gastei 50€ num selim novo e tenho mais uns "pormenores" a mudar na lista :|


Vamos aos componentes.


Suspensão

http://i.imgur.com/RGDin.jpg

http://i.imgur.com/kIT7c.jpg

A Trailrock vem com uma RockShox Tora TK com controlo remoto (Poplock). É a minha primeira bicicleta com suspensão por isso estou, naturalmente, muito satisfeito! Ando neste momento a afinar o rebound... Também em estrada tenho-a quase sempre bloqueada mas há um ou outro segmento que se não é trilho, parece! Nesses troços a suspa reage com entusiasmo, mesmo quando ela é requisitada várias vezes num curto espaço de tempo. Não pensei encontrar um comportamento tão bom numa suspensão de molas, imagino a alegria de ter uma a ar comprimido (mais um upgrade na lista).


Travões

http://i.imgur.com/fRaB8.jpg

http://i.imgur.com/2xhpy.jpg

A bicla vem equipada com uns Avid Juicy 3. Tal como podem ver no gráfico do meu percurso habitual, começo a descer para depois subir a pique e o contrário acontece na viagem de volta. Os travões têm portanto tido pouco uso embora quando necessite de travar, é para travar a sério (travagens bruscas depois de descidas bem inclinadas). Assim que eu começar a ir para os trilhos a história será outra, nessa altura irei ter mais certezas sobre a sua performance.
Em termos de modulação não há comparação, bem melhor que v-brakes. As próprias manetes inspiram confiança, pode ser um pormenor mas é importante para mim. Se se deram ao trabalho de fazer boas manetes então o resto do material também ha-de ser bom. Bom sendo relativo, tenho consciência que estou a analisar material de gama baixa (mais um termo relativo) mas é salto tremendo comparado com a minha bicla anterior por isso é favor perdoar o excesso de entusiasmo.
Ponto negativo foram os próprios discos. Vinham ligeiramente empenados e roçavam constantemente nas patilhas, muito irritante. Nada que uma chave inglesa não tenha resolvido (obrigado internet!). Sei que são discos com apenas 2mm e que é um problema muito comum mas para uma bicicleta novinha em folha este tipo de coisas fica mal.


Transmissão

http://i.imgur.com/L5XEW.jpg

http://i.imgur.com/h69iD.jpg

http://i.imgur.com/TyR9A.jpg


Transmissão completa Sram X7, um dos grandes argumentos a favor deste modelo. Com 3x10 velocidades, cassete 11-32 e pedaleiro 22-33-44 tenho (quase) sempre a mudança que quero. Só mesmo nas descidas mais acentuadas é que daria jeito mais uma ou outra velocidade, mas são ocasiões muito raras. A subir nada a dizer, nem sequer chego a usar o carreto 32 atrás.
As mudanças à frente são suaves embora o manípulo necessite de *muita* força para fazer o trabalho. É feitio ou problema de ajuste, alguém sabe dizer? Não me incomoda muito, é mais por curiosidade. Pode ser um pouco chato de usar no fim do percurso quando a força já não abunda, mas ao menos o movimento alargado garante uma transição suave, a corrente nunca ficou indecisa no meio de dois pratos.
Atrás funciona tudo bem. O único senão é uma certa violência numa mudança ou outra. Acontece tão esporadicamente que não ligo a isso, mas acho curioso. Reparei que só acontece nas subidas, talvez seja pressão a mais nos pedais?


Rodas e Pneus

Rodas Weinmann Zac 19. Aqui a crítica começa mal: vieram ligeiramente empenadas, tanto à frente como atrás. Já comprei uma chave de raios, quando chegar eu trato-lhes da saúde. Ao menos não afecta o funcionamento dos travões, só por isso já valeu a pena deixar os v-brakes para trás.
Além disso, não sei bem o que dizer. Não sou qualificado para afirmar se a roda rola bem ou não e se os cubos são adequados. Portanto, em conclusão posso dizer que... ora bem... eu dou ao pedal e... as rodas rodam ;)

Pneus são os Kenda Klaw XT 2.10. Com tacos bem pronunciados e separados parecem ser bons para off-road e maus para estrada. Mais uma vez, só quando eu for para os trilhos é que poderei dar mais informação. No entanto posso já dizer que até não são muito maus para estrada, já cheguei aos 60Km/h e não fazem muito barulho a rolar, já é qualquer coisa. Tenho usado 50 psi, não queria arriscar mais embora no pneu esteja escrito máximo de 65... Pode-se confiar nessas indicações? Quanto menos resistência a rolar, melhor!


Vários

Pedais Wellgo (em metal! E eu a pensar que eles eram todos de plástico). Não são nada de especial, numa daquelas mudanças "violentas" que falei anteriormente tive um pé quase a fugir completamente fora do pedal. Ah, e eles já provaram sangue humano, vou ficar de olho neles e esperar que não lhe tenham apanhado o gosto.

Selim Berg. Feio feio feio... é "gordo" e demasiado branco. Devia ser mais leve e mais discreto e com mais preto. Tipo o Selle San Marco SKN que já mandei vir. Mal posso esperar! Bicla nova e já estoirei 50€ num selim, está bonito está.
A nível de conforto até não tenho nada a dizer, com os meus calções almofadados (de marca obscura, B-United... alguém conhece?) anda-se bem.

Espigão, avanço e guiador Berg. Espigão básico, avanço básico, guiador básico com punhos básicos. O guiador e avanço são o próximo upgrade, não gosto nada destes guiadores levantados e o avanço parece tão curto. Um avanço mais comprido até pode não ser adequado para mim, mas que ficava melhor, ficava!
Também vou trocar o espigão num futuro próximo.

http://i.imgur.com/tFtx2.jpg

http://i.imgur.com/KrS9q.jpg

http://i.imgur.com/jEksL.jpg



http://i.imgur.com/LwD1A.jpg



Pronto, por agora é só, espero ter sido minimamente informativo. Assim que eu convencer uns amigos a partir para a aventura nos trilhos (ou então quando ganhar coragem para ir sozinho) irei certamente ter mais críticas (mais positivas que negativas, espero).

...ah, e novas fotos quando eu receber o selim (mas só se ficar bem na bike!)
 
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supergordo

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Boas, sou novo por aqui, por isso desculpem qq coisinha. Também comprei esta bike à cerca de 3 semanas e já fiz quase 400km com ela. Não consigo fazer grandes comparações porque a que tinha antes também era um "chaço", e por isso qualquer uma que comprasse parecer-me-ia sempre excelente. Mas pelo preço (e para quem não tem grande orçamento) parece-me um boa opção. Entretanto convenceram-me a comprar uns pedais de encaixe (coisa que sempre disse que nunca faria...). E hoje estive a tentar substituir os de origem pelos que comprei (são da B'twin), mas pelos vistos foram apertados com recurso a um martelo pneumático, porque nem rogando a todos os Santos consegui desapertá-los, nem com ajuda...
 

supergordo

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Já "encharquei" a rosca com WD40 e nada. Estou ver se encontro um tubo oco para servir de alavanca, pode ser que assim lá vá.
 

parrinha

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supergordo estas a desapertar no sentido correcto? o pedal direito tem rosca direita, ou seja desaperta no sentido anti-horário, e o pedal esquerdo tem rosca esquerda, que desaperta no sentido horário
 

NewbieBTT

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Alguns pedais são bastante complicados de tirar pois estão bem apertados, precisas de uma chave, não allen como ja vi fazer mas sim uma que agarre junto ao pedal e com um braço grande conseguir realizar um bom momento.
 
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